Parnamirim tem alta nos casos positivos e Prefeitura critica população

Prefeitura criticou população que não respeita isolamento (Foto: Internet)

Parnamirim, no Sertão de Pernambuco, confirmou mais nove casos positivos de covid-19 na quarta-feira (15). Seis pacientes são mulheres e os demais são homens. Todos estão em isolamento domiciliar e têm quadro estável. Com os registros de ontem a cidade soma 64 infectados.

Quase 20 casos em dois dias

Desse total, 39 já estão curados e há ainda um óbito registrado. 12 pessoas seguem como casos em investigação, aguardando resultado da coleta laboratorial. Na terça-feira (14) foram 10 novos registros positivos.

Diante do crescimento dos registros positivos a Prefeitura criticou parte da população que desrespeita o isolamento. “O registro de novos casos pode estar ligado a realização de festas em casa ou aglomerações proibidas em praças, lojas de bebidas e ruas”, lamentou a gestão municipal.

Prefeitura de Dormentes inicia nova fase de enfrentamento a Covid-19

A Prefeitura de Dormentes iniciou nesta quarta-feira (15) uma nova fase no enfrentamento a Covid-19 no município. Dormentes tem se destacado nas ações de prevenção e combate ao vírus e têm conseguido achatar a curva de contaminação da doença.

A prefeita Josimara Cavalcanti informou, através das suas redes sociais, que a partir desta quarta, um novo protocolo está sendo adotado no município. “Nosso acompanhamento sanitário vai ser feito diretamente pelos nossos agentes de saúde que vão acompanhar mais de perto as pessoas que vierem das cidades próximas em que o vírus está em maior circulação, garantindo maior segurança para a população”, explica Josimara.

LEIA MAIS

Sobradinho registra sete casos do novo coronavírus e confirma 192ª curas clínicas

(Foto: Agência CH)

Em boletim epidemiológico divulgado na última terça-feira (14), a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, informou o registro de sete casos do novo coronavírus e a 192ª cura clínica.

Os pacientes confirmados são, três mulheres de 29, 32 e 35 anos, uma idosa de 60 anos, um homem de 38 anos e duas crianças de 7 e 10 anos, todos diagnosticados através de teste rápido.

Com esta atualização, o município contabiliza 239 casos confirmados, e 192 curas clínicas, sendo 36 ainda ativos. Até o momento, Sobradinho possui 80,33% dos casos clinicamente curados, e onze óbitos foram registrados.

LEIA MAIS

Números da Covid-19 continuam crescente em Juazeiro e o município se aproxima de 50 mortes pela doença

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta quarta-feira (15), a Secretaria da Saúde confirmou 23 novos casos da Covid-19 em Juazeiro, sendo 12 do sexo feminino, 11 do sexo masculino e, destes, um é profissional da saúde. Com esse dado chega a 1.566 pessoas que contraíram a doença. Dos resultados obtidos, 20 foram por teste rápido, três pelo LACEN de Salvador e a faixa etária dos novos casos é de 24 a 88 anos. Fora os três óbitos, as 20 pessoas estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município. A SESAU confirma ainda que sete pessoas estão recuperadas da doença chegando ao número de 530 pessoas clinicamente curadas.

Juazeiro tem nesta data 9.768 exames realizados, com 8.202 exames negativos para a Covid-19 que foram considerados descartados. Dos 1.566 que tiveram resultado positivo para a doença, 871 são do sexo feminino, 695 do sexo masculino, sendo 131 profissionais de saúde. Juazeiro tem 966 pessoas em isolamento domiciliar, 28 pacientes confirmados com a COVID 19 internados, 20 em leitos de UTI e oito em leitos intermediários.

Sobre os três óbitos registrados neste boletim, um se trata de uma idosa de 88 anos que veio a óbito na última segunda-feira (13), porém o exame só foi liberado nesta terça-feira comprovando a Covid-19. A paciente faleceu no Hospital Promatre e tinha como comorbidades doença cardíaca crônica e diabetes. Os outros dois óbitos são de pacientes que não apresentavam comorbidades, ambos estavam internados no Hospital São Pedro em Remanso e vieram a óbito ontem (14) – uma mulher de 36 anos e um homem de 56 anos. Com estes registros, Juazeiro chega a 42 óbitos em decorrência da doença.

Covid-19: Prefeitura de Petrolina reforça importância do distanciamento social

Desde a divulgação do Plano de Contingenciamento no combate ao novo coronavírus, publicado em março, diversas ações simples, mas de enorme eficácia têm sido realizadas pela Prefeitura de Petrolina. E com a publicação do decreto municipal nº 050/2020, que começou a valer desde a segunda-feira (13), reforça-se o pedido para que população siga atentamente as medidas de prevenção e ajude a dirimir o aumento dos casos confirmados na cidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adoção de recomendações das instituições oficiais de saúde do Brasil são a principal forma de reduzir o contágio da Covid-19. Uma pessoa infectada com o vírus pode transmitir a doença a até 6 pessoas e os números chegam a dobrar quando não se respeita a quarentena, principalmente, se a pessoa mora em uma cidade onde já foi declarada a transmissão comunitária.

LEIA MAIS

Agência do Itaú em Petrolina é temporariamente fechada após suspeita de funcionários com covid-19

Unidade localizada na Avenida Guararapes tem funcionários com suspeita (Foto: Divulgação)

O Blog Waldiney Passos recebeu relatos de usuários do Itaú, em Petrolina, nessa quarta-feira (15) sobre o fechamento da unidade localizada na Avenida Guararapes, Centro da cidade. Dois funcionários teriam testado positivo ontem (14), ligando o sinal de alerta entre os servidores.

Medida preventiva, afirma banco

Procurada pelo Blog a assessoria do Itaú informou que a agência em questão foi “fechada temporariamente por suspeita de covid-19”. A unidade 1478 foi fechada para higienização, para em breve ser reaberta. Os clientes devem priorizar o atendimento virtual ou na agência da Avenida Souza Filho.

Confira a nota do Itaú:

“O Itaú Unibanco informa que a agência 1478, em Petrolina (PE), foi fechada temporariamente por suspeita de covid-19 e todos funcionários da unidade foram afastados temporariamente de suas funções. A agência foi fechada para higienização, seguindo todos os protocolos de limpeza e o uso de antissépticos adequados.

O Itaú reforça a orientação para que os clientes usem os canais digitais para efetuar operações que podem ser realizadas por meio destes, como pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços disponíveis em https://www.itau.com.br/coronavirus/”.

Com dados de hoje, Pernambuco supera 74 mil casos positivos de covid-19

Pernambuco soma mais 1.384 casos hoje, 15/07 (Foto: Internet)

O boletim dessa quarta-feira (15), divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirma mais 1.384 casos positivos de covid-19. Com os dados de hoje, o estado soma 74.960 pacientes infectados. Também foram registradas mais 57 mortes.

Dos novos casos, 1.221 (88%) são leves e 163 (12%) foram classificados como graves. Em números totais, 21.484 são pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 53.476 têm ou tiveram sintomas leves.

Quanto aos óbitos do boletim, 35 (61%) ocorreram entre 22 de abril e 11 de julho. 22 (39%) são dos três últimos dias. Pernambuco soma 5.772 mortes. O boletim completo será divulgado ao final do dia.

Lagoa Grande inicia toque de recolher nesta quinta-feira

Isolamento social mais rígido começa a valer amanhã (Foto: Ascom PMLG)

Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, é mais uma cidade pernambucana a endurecer as medidas de enfrentamento a covid-19. A partir desta quina-feira (16) tem início o toque de recolher, das 19h às 4h, pelos próximos 15 dias.

A medida foi anunciada nessa quarta-feira (15) pelo prefeito Vilmar Cappellaro. Durante a vigência do decreto municipal, fica “vedado a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, em todo território do município de Lagoa Grande – PE (Distritos, Povoados e Lugarejos), inclusive pelos visitantes e frequentantes das regiões adjacentes”.

Fiscalização com PM e apoio do MPPE

A Prefeitura atuará em conjunto com a Polícia Militar e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para fazer valer o decreto municipal. Cappellaro também pediu consciência aos moradores. “Não queremos fechar comércio, não queremos decretar lockdown, respeitamos o direito de ir e vir das pessoas. Esperamos que a população atenda. Todas as ações que fazemos são no sentido de prevenção de vidas“, disse.

O que está liberado

Serviços de saúde e segurança pública, além de restaurantes, lanchonetes e farmácias estão autorizados a funcionar durante o toque de recolher. Contudo, somente por delivery ou drive-thru. A comercialização presencial está vedada. Os que já estão autorizados a funcionar durante o dia devem seguir o horário máximo de fechamento.

“A restrição prevista não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde, segurança e preparação de alimentação, desde que estejam devidamente identificados, apresentando declaração, carteira funcional ou documento equivalente“, frisa a Prefeitura. O uso de máscaras segue obrigatório.

Salgueiro confirma mais 21 casos positivos de covid-19

Por outro lado, mais três pessoas estão curadas da covid-19 (Foto: Divulgação)

Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, confirmou mais 21 casos positivos de coronavírus, apenas na terça-feira (14). 12 pacientes são mulheres e nove homens, todos submetidos a testes rápidos da Prefeitura. Desse total, três pessoas estão internadas em unidades hospitalares.

Os demais permanecem em isolamento domiciliar, acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos bairros onde residem. Com os dados de ontem, Salgueiro chegou a 237 pacientes infectados. A notícia positiva do boletim é a recuperação de mais três pessoas. Agora Salgueiro tem 113 curas clínicas.

O número de óbitos permanece o mesmo, 11. Há ainda cinco pacientes em investigação. “Reforçamos a importância de que cada cidadão cumpra rigorosamente as orientações repassadas quanto às medidas de prevenção, tais como: higienização das mãos, não compartilhamento de utensílios, distanciamento social e sempre que for possível fique em casa”, pede a Prefeitura.

Todos os casos leves de coronavírus vão começar a ser testados em Pernambuco, anuncia secretário

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou que testes para detecção do novo coronavírus serão realizados no Estado em todas as pessoas que apresentarem suspeita de covid-19. A declaração foi feita nesta terça-feira (14) durante coletiva de imprensa transmitida pela internet.

Segundo André Longo, serão ofertados exames RT-PCR (no ínicio dos sintomas) e testes rápidos (voltados a pessoas que já passaram mais de sete dias do início dos sintomas). Na manhã dessa quarta-feira (15), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) enviará uma nota aos municípios para que as secretarias se estruturem e iniciem a testagem.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina realiza quase 530 testes da covid-19 nessa terça

Esta terça-feira (14) foi mais um dia de trabalho intenso das equipes de saúde da Prefeitura de Petrolina. Foram realizados 526 testes rápidos, com 62 casos confirmados. O município também recebeu 20 confirmações por meio de exames laboratoriais.

Dos testes, são 32 pessoas do sexo feminino com idades entre 6 meses de vida a 73 anos, e 30 do sexo masculino, entre 14 a 54 anos. Dos exames laboratoriais são 12 pacientes do sexo feminino, entre 01 mês de vida a 59 anos, e 8 do sexo masculino entre 01 mês de vida e 79 anos.

Com esses 82 novos casos, Petrolina contabiliza 1.670 registros até o momento – destes, 168 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. Do total de positivados, 1.282 foram confirmados por testes rápidos da prefeitura e 386 diagnosticados através de exames laboratoriais. As curas clínicas aumentaram para 629.

LEIA MAIS

Petrolina tem mais três óbitos por covid-19, totalizando 40

Esta terça-feira (14) foi mais um dia de trabalho intenso das equipes de saúde da Prefeitura de Petrolina. Foram realizados 526 testes rápidos, com 62 casos confirmados. O município também recebeu 20 confirmações por meio de exames laboratoriais. Dos testes, são 32 pessoas do sexo feminino com idades entre 6 meses de vida a 73 anos, e 30 do sexo masculino, entre 14 a 54 anos. Dos exames laboratoriais são 12 pacientes do sexo feminino, entre 01 mês de vida a 59 anos, e 8 do sexo masculino entre 01 mês de vida e 79 anos.

Com esses 82 novos casos, Petrolina contabiliza 1.670 registros até o momento – destes, 168 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. Do total de positivados, 1.282 foram confirmados por testes rápidos da prefeitura e 386 diagnosticados através de exames laboratoriais. As curas clínicas aumentaram para 629.

Petrolina tem mais três óbitos por covid-19 – totalizando 40, mas apenas um ocorreu nesta terça-feira: mulher de 56 anos, que faleceu no Hospital Universitário (HU). Os outros dois aconteceram anteriormente e só foram confirmados agora. O segundo é de uma mulher de 64 anos, que faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no último dia 11. Ela havia sido notificada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas um exame laboratorial que só chegou nesta terça atestou covid-19. O terceiro registro é de uma mulher de 90 anos que faleceu na UPA, no último dia 5, mas a Vigilância em Saúde só recebeu a Declaração de Óbito (DO) nesta terça.

A prefeitura aguarda o resultado da análise do material biológico que foi coletado de um homem de 52 anos que faleceu nesta terça em um hospital da rede privada e foi notificado como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Bahia chega aos 110 mil casos e 2,5 mil mortes por Covid-19

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Bahia chegou aos 110.029 casos confirmados e 2.584 mortes causadas pelo coronavírus desde o início da pandemia nesta terça-feira (14). Nas últimas 24 horas a Secretaria da Saúde (Sesab) registrou 3.138 novos infectados e 49 óbitos. As informações constam no boletim da pasta.

No dia anterior, segunda-feira (13), o estado somava 106.891 casos confirmados e 2.535 óbitos.

A Sesab informa que 82.151 já são considerados recuperados e 25.294 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 399 municípios baianos.

Acompanhe a taxa de ocupação dos leitos destinados a pacientes de Juazeiro com Covid-19 nesta terça-feira (14)

Com relação aos pacientes com a Covid-19 confirmados e que estão internados em leitos de UTI, intermediários na UPA, em hospitais pactuados pela rede PEBA e na rede privada, são contabilizados nesta terça-feira, 27 pacientes com percentual de aproximadamente 1,75% casos que necessitam de suporte hospitalar e em enfermarias.

O número de óbitos registrados representa um percentual de aproximadamente 2,53%, significa que 39 pessoas vieram a óbito em decorrência da Covid-19.

Veja a seguir os dados de pacientes de Juazeiro confirmados com a Covid-19 internados em leitos na UPA municipal, em hospitais pactuados pela rede Pernambuco Bahia (PEBA) e na rede privada do Vale do São Francisco:

LEIA MAIS

Pernambuco confirma mais 675 casos positivos e ultrapassa 73 mil infectados por covid-19

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nessa terça-feira (14), mais 675 novos casos de covid-19 e 63 óbitos. Com os números de hoje o Estado soma 73.576 pacientes infectados e 7.715 mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Dos pacientes confirmados hoje, 557 (83%) são leves e 118 (17%) têm quadro grave. Em relação aos óbitos, 38 (60%) aconteceram entre 7 de abril e 10 de julho. 25 (40%) são dos três últimos dias de julho. O boletim completo será informado ao final do dia.