Covid-19: Sobradinho registra 215ª cura clínica

83,33% dos infectados já venceu a doença (Foto: Edmilson Santos)

O município de Sobradinho, na região Norte da Bahia, chegou a 215 pessoas curadas da covid-19. Os dados apresentados no boletim de sexta-feira (17) indicam taxa de 83,33% de recuperados. Ao passo que houve crescimento desse índice, a Prefeitura também registrou mais nove casos positivos.

Sobradinho chega a 258 pacientes infectados. Os novos registros são de quatro homens – com idades entre 26 e 57 anos – e cinco mulheres, entre 24 e 42 anos. Todos foram submetidos a testes rápidos. Há ainda 11 óbitos e seis pacientes em investigação.

Além das 215 curas, a Secretaria de Saúde também celebra o fato de Sobradinho chegar a 29 dias sem internações por covid-19 no Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres ou regulações na UTI da Rede PEBA. Quem tiver sintomas da doença deve acionar os seguintes números: Vigilância Sanitária: (74) 98814-0095 ou Vigilância Epidemiológica: (74) 9 8818-3736.

Brasil confirma mais de 34 mil novos casos positivos de covid-19

(Foto: Ilustração)

Os dados de sexta-feira (17), divulgados pelo Ministério da Saúde, indicam o registro de 34.177 novos casos positivos da covid-19. Agora o Brasil soma 2.046.328 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 1.321.036 estão curados.

Por outro lado, 77.851 brasileiros já perderam a batalha para a covid-19 e estão na estatística dos óbitos. Apenas ontem foram 1.163 óbitos. Por estado, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Pará são os líderes de casos. De acordo com os dados informados às 18h30 de ontem, a taxa de letalidade é 3,8 %.

O Nordeste tem a segunda maior taxa de mortalidade, com 43,6 a cada 100 mil habitantes. O boletim completo do Governo Federal pode ser acompanhado no Portal Coronavírus.

Petrolina registra mais 59 casos de Covid-19 e mais duas mortes nesta sexta-feira (17); veja os números

Mais 354 pessoas foram testadas para a Covid-19 em Petrolina. Desse total, 50 positivaram para o novo coronavírus: são 32 pessoas do sexo feminino com idades entre 01 a 67 anos, e 18 do sexo masculino, entre 2 a 73 anos. Os dados estão no boletim desta sexta-feira (17), que ainda traz 9 resultados positivos de exames laboratoriais. Os pacientes são 6 pacientes do sexo feminino, entre 21 a 49 anos, e 3 do sexo masculino entre 37 e 49 anos.

Com esses 59 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 1.844 casos do novo coronavírus – destes, 168 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. São 1.426 foram confirmados por testes rápidos da prefeitura e 418 diagnosticados através de exames laboratoriais. As curas clínicas aumentaram para 679.

Petrolina tem mais dois óbitos por covid-19, sendo que um deles ocorreu no último dia 15 e o exame do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) confirmando a doença só chegou nesta sexta. Era uma mulher de 53 anos, com histórico de comorbidades. O novo óbito ocorreu nesta sexta-feira, em um hospital da rede pública. O paciente – um homem de 55 anos – também tinha histórico de doença crônica. Com isso, o número de óbitos aumentou para 43.

Bahia soma 118.657 infectados e 2.738 mortos por Covid desde o início da pandemia

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Bahia registrou 2.284 novos infectados pelo coronavírus e 45 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas. As informações constam no boletim da Secretaria da Saúde estadual (Sesab) desta sexta-feira (17). Agora o estado soma 118.657 casos confirmados desde o início da pandemia e 2.738 mortes.

No dia anterior, quinta-feira (16), o estado contabilizava 116.373 casos e 2.693 óbitos.

A Sesab informa que 94.923 pessoas já são consideradas recuperadas da Covid-19 no estado, enquanto 20.996 seguem em monitoramento e são considerados casos ativos.

Os casos ocorreram em 403 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (39,25%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.999,72), Itajuípe (2.523,06), Ipiaú (2.062,22), Lauro de Freitas (1.861,52) e Madre de Deus (1.853,70).

Secretaria da Saúde de Juazeiro realiza nova testagem em idosos e funcionários do Abrigo São Vicente de Paulo utilizando método de maior eficácia no diagnóstico da Covid-19

(Foto: Ascom/PMJ)

A Secretaria da Saúde (SESAU), de Juazeiro, realizou nesta quinta-feira (16) mais uma testagem rápida para diagnóstico da Covid-19 em funcionários e idosos do Abrigo São Vicente de Paulo. Desta vez, foi utilizado o método SWAB para diagnóstico de antígenos virais, que coleta o material para amostra através do nariz, tem maior eficácia e o resultado é obtido entre 15 e 30 minutos.

Foram aplicados 34 testes entre idosos residentes e funcionários da casa. Dos testes aplicados, 2 testaram positivos e são de funcionários que já estão afastados de suas funções.  A cozinheira Clébia Batista foi uma das que realizou o exame e para ela “foi muito bom para saber quem tem ou não a doença e poder trabalhar de forma mais tranquila”, afirmou.

A médica Alana Moreira aplicou os testes e explicou como funciona o método. “Esse teste pode ser feito a partir do primeiro dia do sintoma quando o vírus está nas vias aéreas e as chances de identificar precocemente a doença é bem maior, o que acaba diminuindo a cadeia de transmissão”, esclareceu. Para ela, o teste é importante para quem está em uma instituição de longa permanência, principalmente, para os funcionários, pois estes saem diariamente para suas casas retornando no dia seguinte. “É essencial saber quem tem a doença, isolar esta pessoa e intensificar o monitoramento dos seus sinais vitais. Mas, o principal é identificar a doença nos trabalhadores de forma precoce para que ele seja afastado e não contamine os idosos da instituição”, frisou.

Covid-19: com números de hoje, Pernambuco supera 77 mil pacientes infectados

São mais de 77 mil infectados (Foto: Internet)

Mais 1.332 novos casos positivos de covid-19 foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). O boletim dessa sexta-feira (17) também registra 33 novas mortes. Com os dados atualizados, o estado totaliza 77.423 pacientes infectados e 5.869 óbitos.

Novos registros

Dos novos casos, 1.205 (90%) são leves e 127 (10%) são de pessoas com sintomas graves. Quanto aos óbitos, 19% (58%) aconteceram entre 18 de abril e 13 de julho. Outros 14 (42%) são dos três últimos dias. O boletim completo será divulgado ao final do dia.

Agência do Santander em Petrolina é fechada ao público para higienização

Agência amanheceu fechada para atendimento ao público (Foto: Brena Souza/Rádio Jornal Petrolina

Depois do Banco Itaú ser fechado por suspeita de covid-19 na equipe de funcionários, nessa sexta-feira (17), foi a vez da unidade do Santander não abrir as portas. Localizado na Avenida Souza Filho, Centro da cidade, a agência está passando por “procedimento de limpeza” e somente reabrirá na segunda-feira (20).

LEIA TAMBÉM

Agência do Itaú em Petrolina é temporariamente fechada após suspeita de funcionários com covid-19

Procurado pelo Blog Waldiney Passos, o banco não comentou se há suspeita de covid-19 no quadro de funcionários da unidade. Os clientes que precisarem de atendimento devem fazê-lo em Juazeiro (BA), aconselha o Santander. Veja a seguir a nota do banco:

“O Santander informa que a agência localizada à avenida Souza Filho 195, em Petrolina (PE), está passando por um procedimento de limpeza e higienização nesta sexta-feira, 17/7, e será reaberta ao público na segunda-feira, 20/7. Até lá, os clientes estão sendo direcionados para a agência de Juazeiro (BA), que fica na praça Dr. José Inácio da Silva 15, a cerca de três quilômetros da agência de Petrolina.

Paciente de 75 anos vence covid e faz apelo a população de Ipubi: “Fique em casa”

Seu José Pereira está curado da covid-19

Mais um paciente conseguiu vencer a covid-19 no município de Ipubi, Sertão de Pernambuco. Até quinta-feira (16) a Secretaria de Saúde contabilizava 95 recuperados entre 176 pacientes infectados pelo novo coronavírus. O mais recente a ter alto é seu José Pereira, de 75 anos.

Ele estava internado no Hospital Marcelino da Silva Mudo. “Graças a Deus posso dizer que fui curado. Eu senti o abraço de Jesus Cristo. Fui muito bem atendido pelos médicos, enfermeiros. Agradeço a todos que trataram de mim. Foi uma graça do nosso Senhor Jesus Cristo“, celebrou ao ter alta da unidade.

Seu José também fez um apelo aos moradores da cidade. “Quem tiver que ficar em casa, fique em casa para não se contaminar. É um problema que dá muito trabalho ao pessoal aqui“, destaca. Veja a mensagem dele na íntegra:

Serra Talhada confirma mais 53 casos e se aproxima de 1.300 infectados pela covid-19

(Foto: Reprodução)

Serra Talhada (PE) confirmou mais 53 casos positivos de covid-19 no boletim de quinta-feira (16). A cidade soma 1.295 infectados pelo novo coronavírus e segue sem conseguir achatar a curva da doença. Dos números registrados ontem, 51 vieram através de testes rápidos e dois no Hospital Regional da cidade, o Hospam.

Por outro lado, dos quase 1.300 infectados, 710 estão clinicamente curados. Há ainda 80 pacientes em investigação, além de 15 mortes confirmadas desde o início da pandemia da doença.

Centro de Atendimento da Covid-19

Diante do crescimento dos casos, a Prefeitura entregou ontem, uma unidade para atender exclusivamente pacientes com sintomas do novo coronavírus. O “Centro de Atendimento da Covid-19” funcionará – inclusive aos finais de semana – nos três turnos.

Prefeito da cidade, Luciano Duque (PT) voltou a cobrar respeito ao isolamento social e às medidas impostas pelo Estado e município. “O Governo tem procurado fazer sua parte, nós precisamos entender que vamos precisar conviver com esse vírus por muito tempo, até ter uma vacina. O novo exige um comportamento diferente, nós sabemos que podemos nos contaminar”, frisou.

Salgueiro registra mais um óbito por Covid-19

(Foto: Arquivo)

A prefeitura de Salgueiro apresentou nessa quinta-feira (16), dezoito novos casos positivos para o Coronavírus. Tratam-se de doze pacientes do sexo feminino e seis do sexo masculino confirmados através de testes rápidos e pelo método Swab. Todos os novos casos confirmados encontram-se em isolamento domiciliar supervisionado pelas Unidades de Saúde.

Infelizmente, de acordo com a prefeitura, mais um óbito foi registrado no boletim diário. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, idosa, com histórico de comorbidades, que se encontrava em tratamento na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Regional e foi a óbito na última segunda-feira (13). O LACEN/PE confirmou o resultado do teste como positivo para o Coronavírus nesta quinta.

Prefeitura divulga boletim da covid-19 com aumento de curas e sem registro de novos óbitos

Petrolina tem mais 33 curas clínicas e não registrou nenhuma morte pela covid-19 nesta quinta-feira (16). Com isso, já são 672 recuperados, representando 37,6% do total de casos confirmados: 1.785. Do total de positivados, 168 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes.

A prefeitura realizou 517 testes nesta quinta, com 34 positivos. O município também recebeu 10 exames laboratoriais positivos para a covid-19. Dos testes, são 18 pessoas do sexo masculino com idades entre 01 a 61 anos, e 16 do sexo feminino, entre 8 meses de vida a 61 anos. Dos exames laboratoriais são 7 pacientes do sexo feminino, entre 24 e 44 anos, e 3 do sexo masculino entre 07 meses de vida e 47 anos.

Do total de casos positivados até o momento, 1.376 foram confirmados por testes rápidos da prefeitura e 409 diagnosticados através de exames laboratoriais.

A prefeitura aguarda o resultado da análise do material biológico que foi coletado de uma criança do sexo feminino, de 10 meses de via e sem histórico de comorbidades, que faleceu na noite desta quarta-feira (15) em um hospital da rede pública e foi notificada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O resultado do exame confirmará o tipo de síndrome respiratória.

Internamentos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 57,5%. Dos 40 leitos disponíveis, 23 estão ocupados, sendo que 8 pacientes são de Petrolina e 15 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo.

Taxa De Ocupação De Leitos 16.07.2020 (1)

Município de Uauá (BA) ultrapassa 100 casos de Covid-19

Cidade de Uauá. (Foto: Divulgação)

Em novo boletim divulgado no início da noite desta quinta-feira (16), a Secretaria de Saúde de Uauá informou que o município registrou mais 21 novos casos de infecção pelo coronavírus. Com esses números já são 108 casos positivos contabilizados na cidade.

Dos 108 casos confirmados, 47 já alcançaram curas clínicas, restando assim 61 casos ativos.   8 pessoas aguardam resultados de exames de laboratório e 129 estão em isolamento domiciliar. Apesar das barreiras sanitárias e outras medidas adotas pela gestão municipal para evitar a contaminação da população, os números continuam crescendo.

Secretaria da Saúde de Juazeiro registrou 100 novos casos, 35 curas clínicas e mais três óbitos pela Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta quinta-feira (16), a Secretaria da Saúde confirma 100 novos casos da Covid-19 em Juazeiro, sendo 50 do sexo feminino, 50 do sexo masculino e, destes, 12 são profissionais da saúde. Com esse dado chega a 1.666 pessoas que contraíram a doença. Dos resultados obtidos, 91 foram por teste rápido, nove pelo LACEN de Salvador e a faixa etária dos novos casos é de 01 a 71 anos.

Fora os três óbitos, as 97 pessoas estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município. A SESAU confirma ainda que 35 pessoas estão recuperadas da doença chegando ao número de 565 pessoas clinicamente curadas.

Juazeiro tem nesta data 9.960 exames realizados, com 8.294 exames negativos para a Covid-19 que foram considerados descartados. Dos 1.666 que tiveram resultado positivo para a doença, 921 são do sexo feminino, 745 do sexo masculino, sendo 143 profissionais de saúde. Juazeiro tem 1.024 pessoas em isolamento domiciliar, 32 pacientes confirmados com a Covid-19 internados, 18 em leitos de UTI e 14 em leitos intermediários.

Sobre os três óbitos registrados neste boletim, ocorreram nos dias 09/07, 13/07 e 15/07. O primeiro se trata de uma senhora de 83 anos, estava internada no Hospital Neurocárdio e como comorbidade possuía problemas neurológicos. O segundo é de outra idosa de 74 anos, a mesma estava internada no Hospital Regional de Juazeiro e tinha como comorbidade hipertensão e diabetes.

O terceiro óbito é de um idoso de 71 anos, o paciente estava internado no Hospital São Pedro em Remanso e também apresentava hipertensão e diabetes como comorbidades. Com estes registros, Juazeiro chega a 45 óbitos em decorrência da Covid-19.

Pernambuco soma mais de mil casos hoje e ultrapassa 76 mil infectados por covid-19

(Foto: Internet)

Pernambuco ultrapassou a marca de 76 mil pacientes infectados com a covid-19. O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nessa quinta-feira (16) confirma 1.131 novos casos positivos e 64 óbitos. Agora o estado soma 76.091 casos positivos e 5.836 mortes.

Os números de hoje indicam que 962 (85%) são de pacientes leves e 169 (15%) têm sintomas graves. Quanto aos óbitos, 46 (72%) ocorreram entre 24 de abril e 12 de julho. Outros 18 (28%) são dos três últimos dias.

“A Secretaria de Saúde reitera que, nas últimas semanas, Pernambuco vem observando tendência de queda dos casos e dos óbitos pela Covid-19. Além disso, as análises apontam redução em todos os indicadores na comparação entre as semanas epidemiológicas 27 (28/06 a 04/07) e 28 (05 a 11/07)”, destaca o Governo do Estado.