Boa notícia: vacina de Oxford para Covid-19 é segura e induz resposta imune

O efeito deve ser reforçado após uma segunda dose da vacina, segundo os cientistas. (Foto: CDC/Unsplash)

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram nesta segunda-feira (20) que, de acordo com resultados preliminares, a vacina da universidade para a Covid-19 é segura e induziu resposta imune no corpo dos voluntários. Os resultados, que já eram esperados pelos pesquisadores, se referem às duas primeiras fases de testes da imunização. A terceira fase está ocorrendo no Brasil, entre outros países.

Entenda a novidade anunciada

A vacina de Oxford é a mais adiantada, das que estão em pesquisa. Ela está sendo testada também no Brasil e testes iniciais agora apontam que ela é segura e induz o corpo a reagir contra a Covid-19; o resultado é o esperado.

LEIA MAIS

Dormentes inicia nova etapa de testagem da covid-19

Confira quem pode fazer o teste da covid-19 (Foto: Ascom/PMD)

O último boletim divulgado – no domingo – pela Secretaria de Saúde de Dormentes, no Sertão do São Francisco, apresentava 170 casos positivos de covid-19 e 162 curados. Exemplo na testagem dos moradores, nessa segunda-feira (20) a Prefeitura deu início a mais uma etapa nos exames para identificar a doença.

Como fazer o exame

O foco são os profissionais que precisam se deslocar a outras cidades com grande número de infectados, a exemplo de Petrolina. A população pode agendar a testagem no aplicativo “Atende em Casa” ou solicitar o exame nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro.

Quem pode solicitar

Podem fazer o exame motoristas e profissionais da saúde, caminhoneiros, vendedores, policiais, pacientes que fazem hemodiálise e/ou estão em tratamento de câncer, pacientes com doenças crônicas que fazem tratamento fora do domicílio; e gestantes que fazem pré-natal de alto risco em Petrolina.

Covid-19: Pernambuco confirma mais 663 casos e ultrapassa 80 mil infectados

São mais de 80 mil infectados e mais de 6 mil mortes (Foto: Internet)

Mais 663 casos positivos de covid-19 foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), nessa segunda-feira (20). Com os números de hoje, o estado soma 80.115 infectados pelo novo coronavírus. Também foram registradas mais 52 mortes.

Com a atualização de hoje, Pernambuco totaliza 6.036 óbitos desde o início da pandemia. 486 casos positivos confirmados nessa segunda foram classificados como leves, isso representa 73%. Outros 177 (27%) são de pacientes graves. Em relação aos óbitos, 32 (61%) são de 9 de maio a 16 de julho.

Outros 20 (39%) são dos três últimos dias, 11 no dia 18 de julho e apenas cinco mortes foram registradas no domingo (19). O número de curas apenas será divulgado ao final do dia.

Após Bolsonaro, Onyx Lorenzoni testa positivo para covid-19

Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni testou positivo para covid-19. Ele fez o anúncio em sua rede social, na manhã dessa segunda-feira (20). Segundo o ministro, os sintomas começaram a aparecer na última quinta-feira. O exame foi feito no dia seguinte e o resultado foi liberado hoje.

Onyx seguirá o isolamento social e também revelou que está tomando azitromicina, ivermectina e cloroquina. É importante lembrar que tais medicamentos ainda não tem comprovação científica da eficácia contra o novo coronavírus.

Jair Bolsonaro

Antes de Onyx, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), havia testado positivo para covid-19. O resultado saiu no dia 7 de julho e após um novo exame, na semana passada, novamente Bolsonaro voltou a positivar. A expectativa é que o presidente faça um novo teste nessa semana.

Com mais dois casos positivos, Salgueiro chega a 274 pacientes infectados com covid-19

Cidade se aproxima de 300 casos (Foto: Ascom/PMS)

Salgueiro (PE) confirmou, no domingo (19), mais dois casos positivos de covid-19. Com os números de ontem, a cidade soma 274 pacientes infectados desde o início da pandemia, no mês de março. Os novos casos são de um homem e uma mulher, ambos submetidos a testes rápidos.

Ambos estão em isolamento domiciliar. De acordo com o boletim de domingo, Salgueiro tem 115 pacientes recuperados, 12 óbitos e mais 13 pacientes em investigação. Para tentar controlar a disseminação do vírus na cidade, a Prefeitura proibiu o consumo de bebida alcoólica dentro e fora dos estabelecimentos comerciais (confira aqui).

Só saia se for realmente necessário e use máscara. A prevenção é um dever de todos. Faça a sua parte também. Se puder, ajude a conscientizar as outras pessoas sobre a necessidade de se adotar as medidas preventivas“, alerta a Prefeitura.

Associação defende autonomia de médicos para uso de hidroxicloroquina

A Associação Médica Brasileira (AMB) elaborou uma nota pública na qual defende a autonomia dos profissionais para receitarem a hidroxicloroquina para pacientes da Covid-19. No texto, a diretoria da entidade vê motivação política nas críticas ao fármaco e aponta risco de “legado sombrio para a medicina brasileira, caso a autonomia do médico seja restringida, como querem os que pregam a proibição da hidroxicloroquina”.

Embora reconheça não haver, por ora, “estudos seguros, robustos e definitivos sobre a questão”, a entidade de classe diz ser “importante lembrar que o uso off label (não prevista na bula) de medicamentos é consagrado na medicina, desde que haja clara concordância do paciente”.

Para a AMB, “é bastante provável que cheguemos ao final da pandemia sem evidências consistentes sobre tratamentos”. E que “muitos sairão da pandemia apequenados, principalmente médicos e entidades médicas que escolherem manipular a ciência para usá-la como arma no campo político-partidário”.

A nota da AMB é divulgada dois dias após a Sociedade Brasileira de Infectologia recomendar o abandono desse medicamento no tratamento dos pacientes de COVID-19. A hidroxicloroquina voltou a ser defendida neste fim de semana pelo presidente Jair Bolsonaro, que há duas semanas divulgou ter sido infectado pelo coronavírus.

A entidade foi ainda a responsável pela mobilização que levou à escolha de Nelson Teich como ministro da Saúde após a saída de Luiz Henrique Mandetta do cargo, em abril.

Na nota divulgada hoje, a AMB conclui: “não podemos permitir que ideologias e vaidades, de forma intempestiva, alimentadas por holofotes, nos façam regredir em práticas já tão respeitadas. Não se pode clamar por ciência e adotar posicionamentos embasados em ideologia ou partidarismo, ignorando práticas consolidadas na medicina. Isso é um crime contra a medicina, contra os pacientes e, sobretudo, contra a própria ciência”, diz o texto, assinado pela diretoria da entidade.

Brasil tem mais de 2 milhões de casos de covid-19 e 79 mil mortes

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O Ministério da Saúde divulgou hoje (19) novos números sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 2.098.389 casos confirmados da doença e 79.488 mortes registradas. Os casos recuperados somam 1.371.229.

Nas últimas 24 horas, o ministério 23.529 registrou novos casos e 716 mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, 647.672 casos estão em acompanhamento.

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,8 %. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 37,8. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 957,5.

LEIA MAIS

Boletim da covid-19 fecha domingo sem alterações de casos confirmados em Petrolina

Petrolina não confirmou novos casos da covid-19 neste domingo (19). São 1.945 casos registrados até o momento, com 719 curas clínicas. Do total de positivados, 168 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes.

O boletim mostra que 1.518 foram confirmados por testes rápidos da prefeitura e 427 diagnosticados através de exames laboratoriais. Petrolina continua com 43 óbitos.

Internamentos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 65%. Dos 40 leitos disponíveis, 26 estão ocupados, sendo que 11 pacientes são de Petrolina e 15 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo.

Taxa De Ocupação De Leitos 19.07.2020

 

Covid-19 já matou 50 pessoas em Juazeiro

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Um homem de 77 anos de idade é a 50ª vítima fatal da Covid-19 em Juazeiro (BA). Ele estava internado no Hospital Regional de Juazeiro, veio a óbito neste domingo (19) e tinha hipertensão como comorbidade. Com este dado, Juazeiro chega a 50 óbitos ocasionados devido infecção do Coronavírus na cidade.

A boa notícia é que a Secretaria da saúde informa que mais 14 pessoas estão clinicamente curadas para a Covid-19 e, com este dado, chega a 643 pessoas recuperadas da doença. Juazeiro registra ainda que mais oito pessoas testaram positivas para a Covid-19, chegando a 1.793 infectadas pela doença.

São cinco pessoas do sexo feminino e três do sexo masculino sendo um profissional de saúde. Dos resultados obtidos, sete foram por teste rápido e um pelo LACEN de Salvador e os novos casos têm idade entre 29 e 92 anos. Destes, sete estão em isolamento e um está internado.

Juazeiro tem nesta data, 10.260 exames realizados com 8.467 exames negativos para a Covid-19 que foram considerados descartados. Dos 1.793 que tiveram resultado positivo para a doença, 998 são do sexo feminino, 795 do sexo masculino, sendo 152 profissionais de saúde.

Juazeiro tem 1.064 pessoas em isolamento domiciliar, 36 pacientes confirmados com a Covid-19 internados, 23 em leitos de UTI e 13 em leitos intermediários.

Taxa de ocupação dos leitos destinados a pacientes de Petrolina com Covid-19 aumenta em 5% e cresce também a quantidade de bairros com pessoas infectadas pela doença

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 60%. Na sexta-feira (17) a taxa de ocupação estava em 55%. Dos 40 leitos disponíveis, 24 estão ocupados, sendo que 9 pacientes são de Petrolina e 15 de outras cidades da região. Clique aqui para ver os dados completos.

 

Os dados deste sábado (18) mostram também um aumento no número de bairros e comunidades com casos confirmados da covid-19, pulando de 114 para 123 localidades, incluindo a Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, com 168 casos confirmados até o momento.

A lista completa de localidades com casos confirmados pode ser conferida clicando aqui.

Secretaria de Saúde de Petrolina registra 101 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Petrolina tem 719 pessoas curadas da Covid-19. Os dados constam no boletim deste sábado (18), que não apresenta novos registros de óbitos. A Secretaria de Saúde realizou um mutirão neste sábado com 303 pacientes e 92 positivaram para o novo coronavírus.

São 53 pessoas do sexo feminino com idades entre 02 a 79 anos, e 39 do sexo masculino, entre 25 dias de vida a 83 anos. Os dados do boletim deste sábado ainda trazem 9 resultados positivos de exames laboratoriais. Os pacientes são 6 pacientes do sexo feminino, entre 26 a 50 anos, e 3 do sexo masculino entre 29 e 48 anos.

Com esses 101 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 1.945 casos do novo coronavírus – destes, 168 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. São 1.518 foram confirmados por testes rápidos da prefeitura e 427 diagnosticados através de exames laboratoriais. Como não houve novos óbitos neste domingo, Petrolina continua com 43 óbitos.

População de Lagoa Grande está respeitando toque de recolher, avalia Prefeitura

Polícia Militar é peça fundamental no cumprimento do decreto (Foto: Ascom)

Nessa semana o município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, decretou toque de recolher, das 19h às 4h (confira aqui). E na avaliação da Prefeitura, os primeiros dias foram positivos. Na visão do município e órgãos como as policias Civil e Militar, além do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) não houve prejuízo ao comércio.

“População e comerciantes de supermercados, farmácias, lanchonetes, bares, restaurantes, têm cumprido as restrições; alguns usando deliverys e, seguindo com orientações aos seus clientes”, ressalta a Prefeitura. A restrição de locomoção à noite seguira até 31 de julho.

Orientação e multas

Nesse meio tempo a Polícia Militar atuará de forma ostensiva, para não apenas orientar quem descumprir o decreto. Passada essa fase, os infratores estarão sujeitos à multas, conforme explica o tenente coronel Carvalho, comandante da 7ª CIPM.

LEIA MAIS

Covid-19: Juazeiro confirma mais 27 casos positivos e dois óbitos nesse sábado

Veja os números desse sábado (Foto: ASCOM)

Mais 27 pessoas testaram positivo para covid-19 em Juazeiro (BA) nesse sábado (18). O boletim de hoje também confirma mais dois óbitos e 36 curas clínicas. Os pacientes positivados têm entre sete meses de vida e 84 anos. 18 são mulheres e os demais, homens.

Um profissional de saúde está entre os infectados. Todos foram submetidos a testes rápidos na Secretaria de Saúde (SESAU) e apenas dos pacientes estão internados. Com os números de hoje Juazeiro soma 1.785 pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

Óbitos

Em relação aos óbitos, ambas as vítimas são mulheres. Uma morte aconteceu no dia 08/07, em Salvador, mas o resultado do exame apenas foi liberado na sexta-feira (17), após fechamento do boletim de ontem. A paciente tinha 79 anos, era hipertensa e era portadora de problemas cardíacos. A outra vítima era uma jovem de 33 anos. Ela estava internada no Hospital Regional de Juazeiro, tratando um câncer.

Com mais dois óbitos Juazeiro alcança a marca de 49 vítimas fatais. Somando os 36 curados de hoje a cidade totaliza 629 vitoriosos contra a covid-19.

Trindade: prefeito anuncia novas medidas sanitárias para tentar frear covid-19

Medidas seguem até 15 de agosto (Foto: Ascom PMT)

Trindade, na região do Araripe pernambucano, chegou a 229 casos positivos de covid-19 na sexta-feira (16) e o prefeito Everton Costa anunciou novas medidas de enfrentamento a doença. Até o dia 15 de agosto o comércio terá horário reduzido e continuará valendo a proibição da abertura dos bares e academias locais.

Mudanças

As medidas estão listadas no Decreto Municipal n° 19/2020. O comércio somente poderá funcionar das 9h às 17h, com exceção dos considerados essenciais (confira aqui). Academias e bares seguirão fechados até segunda ordem. A prática de atividades esportivas em praças e quadras também foi vetada.

Medidas sanitárias

O isolamento do Centro Comercial será ampliado. Ainda segundo a Prefeitura, os idosos com comorbidades seguirão sendo monitorados pelas equipes de saúde; bem como a higienização nas vias públicas prosseguirá. Outra ação para controle da covid-19 é a implantação das blitz itinerantes. O uso de máscaras segue obrigatório, bem como o respeito o distanciamento social.

 

Covid-19: Pernambuco confirma 1.086 novos casos e ultrapassa 78 mil infectados

Veja o boletim desse sábado (Foto: Internet)

O boletim desse sábado (18), divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) traz a confirmação de mais 1.086 casos positivos e 59 novos óbitos. Com os números de hoje o estado soma 78.509 pacientes infectados e 5.928 mortes.

Casos de hoje

Dos novos casos confirmados nesse sábado, 962 (88,6%) são de pacientes com sintomas leves e 124 (11,4%) são graves. Quanto aos óbitos, 23 (39%) são dos três últimos dias e os demais, desde 24 de abril. O boletim completo será divulgado ao final do dia, listando as curas clínicas.