Hospital Dom Malan contrata médicos em caráter emergencial

(Foto: Arquivo)

O Hospital Dom Malan, em Petrolina (PE), está com vagas disponíveis para médicos. A convocatória é excepcional, tem caráter emergencial e visa a preencher as vagas destinadas aos cargos.

A oportunidade é para os Neonatologistas (plantão/sala de parto), Pediatras (plantão/emergência), Ginecologistas/Obstetras (plantão/emergência) e Evolucionistas diaristas nas modalidades de Pediatria/Neonatologia (para atuação no Alojamento Conjunto).

LEIA MAIS

Bahia ultrapassa marca de 3 mil mortes por coronavírus

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou desde o último boletim, 5.113 novos casos de Covid-19 e 56 mortes. Com os dados atualizados nesta quinta-feira (23), o estado alcançou e ultrapassou a marca dos 3 mil mortos pela infecção do coronavírus. O boletim informa que agora a Bahia soma 138.358 casos confirmados desde o início da pandemia e 3.044 mortes.

A Sesab informa que 120.862 pacientes são considerados recuperados e 14.452 encontram-se ativos.Na quarta-feira (22) a Bahia registrava 133.245 casos confirmados e 2.988 óbito por Covid-19.

A secretaria atribui altos números de novos casos a instabilidade e lentidão no sistema e-SUS VE do Ministério da Saúde, registrado desde o final de semana. A pasta explica que  municípios baianos ficaram impossibilitados de registrar em tempo oportuno os casos ambulatoriais de coronavírus (Covid-19).

Os casos confirmados ocorreram em 408 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (37,07%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.351,54), Itajuípe (2.845,15), Ipiaú (2.511,28), Dário Meira (2.287,58) e Aurelino Leal (2.263,46).

Pernambuco confirma 1.858 novos casos de covid-19 e ultrapassa 83 mil infectados

Número de novos casos se aproximou de 2 mil apenas nessa quinta-feira (Foto: Internet)

Pernambuco voltou a registrar mais de mil casos positivos de covid-19 nessa quinta-feira (23). O boletim aponta 1.858 novos pacientes infectados pelo vírus. A justificativa para a alta, informa a Secretaria Estadual de Saúde (SES) é o “acúmulo de notificações dos últimos dias, devido à instabilidade no e-SUS Notifica”.

Apenas 179 (9,6%) dos casos são graves e os outros 1.679 (90,4%) são de pacientes com sintomas leves. Com os números de hoje Pernambuco tem 83.240 casos positivos do novo coronavírus. Também foram registradas mais 59 mortes.

Há óbitos datados de 20 de abril. Apenas sete são de ontem (22). Pernambuco soma 6.211 vítimas fatais da covid-19. Até o momento a SES não forneceu o número de curados, que ontem passavam de 60 mil.

Governo da Bahia prorroga toque de recolher em Juazeiro até dia 29 de julho

Toque de recolher foi prorrogado pelo Estado (Foto: Ascom/PMP)

O Governo da Bahia prorrogou o toque de recolher em Juazeiro até dia 29 de julho. A medida foi publicada no Diário Oficial dessa quinta-feira (23), um dia após a proibição da circulação de pessoas à noite ter se encerrada na cidade do Norte do estado.

“Fica determinada a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 18h às 5h, até 29 de julho de 2020, no Município de Juazeiro, em conformidade com as condições estabelecidas no respectivo Decreto Municipal“, diz o Decreto n° 19.851/2020.

O toque de recolher foi anunciado pela primeira vez em 24 de junho (leia aqui), quando o Estado interviu nas ações municipais de enfrentamento à covid-19. Em relação ao comércio, a Prefeitura de Juazeiro não se pronunciou se renovará o decreto municipal.

Araripina registra mais uma morte por covid-19

Mais um óbito e 32 novos casos de covid-19 na cidade

O número de vítimas fatais da covid-19 no município de Araripina (PE) teve alta. O boletim de quarta-feira (22) confirmou a 9ª morte pela covid-19, porém, a Prefeitura não forneceu detalhes sobre sexo, faixa etária e se o paciente tinha comorbidades.

Além de mais um óbito, a Secretaria de Saúde registrou 32 novos casos de covid-19. A cidade soma 441 casos positivos, dos quais 200 já estão curados. Outras 52 pessoas estão sendo investigadas e aguardam resultado do exame laboratorial.

Sesab não recomenda uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O uso da cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina não é recomendado na Bahia (veja aqui e aqui). O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas através de um vídeo divulgado na quarta-feira (22). A decisão é baseada em estudos os quais não identificaram a eficácia dos remédios no tratamento preventivo da covid-19.

“Não se deve tomar nenhum medicamento cujo estudo científico tenha sido publicado aprovando que é capaz de trazer qualquer tipo de benefício e sobretudo, ser seguro, não causar efeitos adversos […] Essas medicações deverão ser utilizadas apenas em ambiente controlado, dentro de ensaios clínicos”, pontua Vilas-Boas.

Os estudos clínicos foram realizados pelo Comitê Estadual de Emergência em Saúde Pública da Bahia, que ainda recomenda aos gestores o não estabelecimento de protocolos com o uso de medicações. O gasto de recursos públicos para aquisição dos remédios sem eficácia comprovada também é vetado.

Confira a seguir a decisão da Sesab

Vacinação contra gripe em ‘drive thru’ imuniza quase 200 pessoas em Petrolina

Gestantes, crianças de seis meses a menores de 6 anos e mulheres no pós-parto até 45 dias foram vacinadas contra a gripe nesta quarta-feira (22), por meio do sistema ‘drive thru’, disponibilizado pela Prefeitura de Petrolina. Montada na Avenida da Integração, a estratégia conseguiu imunizar 195 pessoas.

A vacinação em sistema ‘drive thru’ – em que não é necessário sair do veículo para receber as doses – faz parte das ações do município no sentido de diminuir o risco de transmissão de infecções respiratórias, evitando aglomerações nos postos de saúde.

LEIA MAIS

Petrolina fecha quarta-feira com mais de 100 curados da covid-19 e total de recuperados chega a 881

Petrolina tem mais 103 curas clínicas da Covid-19 nesta quarta-feira (22). Com isso, já são 881 recuperados, representando 40,1% do total de casos confirmados: 2.205. Foram realizados mais 371 testes rápidos, com 41 positivos. O município também recebeu 32 confirmações por meio de exames laboratoriais.

Dos 73 novos casos que constam no boletim desta quarta, 20 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, todos confirmados por exames laboratoriais. Com isso, já são 188 positivados na unidade prisional.

Dos testes, são 24 pessoas do sexo masculino com idades entre 05 meses de vida a 78 anos, e 17 do sexo feminino, entre 20 a 74 anos. Dos exames laboratoriais são 23 pacientes do sexo masculino, entre 07 meses de vida e 79 anos, e 9 do sexo feminino entre 9 e 56 anos.

Petrolina recebeu um exame do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) confirmando Covid-19 em uma adolescente de 12 anos que faleceu no último dia 16. Agora, o total de óbitos subiu para 48.

A prefeitura aguarda o resultado da análise do material biológico que foi coletado de homem de 73 anos, que faleceu na noite desta terça-feira (21) em um hospital da rede pública e foi notificado como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Após estabilização de sistema do Ministério da Saúde, Bahia registra mais de 6 mil casos de Covid-19

(Foto: ASCOM/SESAB)

Com a estabilização do sistema s-SUS VE do Ministério da saúde (entenda aqui), a Bahia apresentou nesta quarta-feira (22) um acúmulo no lançamento de novos casos de coronavírus, de acordo com boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Com isso, o estado registrou 6.401 novos diagnósticos e 52 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h.

Com a atualização, a Bahia chegou a 133.245 casos confirmados de coronavírus no acumulado, com 2.988 óbitos. O estado ainda contabiliza 116.246 pessoas curadas e 14.011 casos ativos.

Secretarias de Saúde de todos os estados foram informadas pelo Departamento de Informática do SUS (DataSUS), órgão ligado ao Ministério da Saúde, que o sistema e-SUS VE apresenta problemas técnicos nesta terça-feira (21). A plataforma concentra as notificações dos casos ambulatoriais de coronavírus  no Brasil.

O problema, de acordo com nota emitida pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), é que o e-SUS passa por grande lentidão e instabilidade. Entre as consequências da instabilidade, está a possível subnotificação de casos.

Uauá: Prefeitura decreta lockdown a partir do dia 24

Lockdown será de 24 a 31 de julho (Foto: Reprodução/ Internet)

Mais um município baiano adotará o lockdown para tentar controlar a disseminação do novo coronavírus. A partir desta sexta-feira (24), Uauá estará em quarentena mais rígida. A medida foi anunciada no Decreto n° 1.125/2020 (veja aqui), publicado no Diário Oficial de terça-feira (21).

O lockdown vigorará até dia 31 de julho. Enquanto durar o decreto, fica determinado o “fechamento total dos estabelecimentos e prestadores de serviço, com restrição de circulação de pessoas”. Dessa forma, serviços da construção civil, casas lotéricas, publicidade e o comércio não essencial deverá suspender as atividades.

Distribuidores de gás e água, lojas que comercializam alimentação/medicamentos para animais somente poderão atuar via delivery. Farmácias, postos de combustíveis (exclusivamente para abastecimentos), funerárias e concessionárias de serviços públicos essenciais, tais como, energia elétrica e água poderão abrir normalmente. O lockdown também proíbe a circulação de pessoas das 18h às 5h.

Pernambuco confirma 941 casos positivos de covid-19 e 63 óbitos nessa quarta-feira

(Foto: Internet)

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), nessa quarta-feira (21), registra 941 novos casos de covid-19. Com os números de hoje são 81.392 pacientes infectados pelo novo coronavírus desde março.

Dos novos pacientes, 817 (87%) são leves e outros 124 (13%) foram classificados como graves. O boletim de hoje também confirmou mais 63 óbitos, elevando para 6.152 mortes pela covid-19. Há registros desde o dia 12 de maio. As informações completas do boletim serão divulgadas ao final do dia.

Serra Talhada confirma 19ª morte por covid-19

(Foto: Reprodução)

Serra Talhada (PE) confirmou mais 82 casos positivos de covid-19, no boletim de terça-feira (21). Com os números de ontem a cidade sertaneja soma 1.529 pacientes infectados pelo novo coronavírus. Também houve o registro de mais um óbito.

A 19ª morte é de um paciente de 66 anos, morador do Bom Jesus, bairro que já soma 153 casos positivos. Ele estava internado no Hospital Regional (Hospam) e veio a óbito na tarde de ontem. Os casos suspeitos totalizam 56 e os recuperados são 811.

Na tentativa de controlar a disseminação do vírus, a Secretaria de Saúde implantou diversas barreiras sanitárias móveis em Serra Talhada. “O objetivo das barreiras é abordar os veículos e orientar os condutores sobre a prevenção contra o novo coronavírus”, explica a Prefeitura.

Bolsonaro volta a testar positivo para covid-19, afirma emissora

O novo exame realizado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) deu positivo para covid-19. A informação é da CNN Brasil. O teste foi feito na terça-feira (21) e o próprio Bolsonaro teria confirmado o resultado à equipe da emissora na manhã de hoje (22).

Esse é o terceiro teste ao qual Bolsonaro é submetido e todos tiveram resultado positivo. Isso significa que o presidente segue infectado pelo novo coronavírus, duas semanas após confirmar a contaminação. Bolsonaro permanece em isolamento no Palácio da Alvorada.

De acordo com a CNN Brasil, apesar de novamente testar positivo, Bolsonaro está sem febre. Ele ansiava poder viajar ao Piauí caso o teste fosse negativo. Além dele, outros membros da equipe ministerial, como Onyx Lorenzoni (Cidadania) e o novo ministro da Educação, Milton Ribeiro estão com covid-19.

Bolsonaro faz novo teste de covid-19 e aguarda resultado

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (21) que fez um novo teste para covid-19 e que aguarda o resultado. Se der negativo, ele disse que retorna ao trabalho presencial no Palácio do Planalto e que poderia até viajar ainda essa semana.

“Fiz exame agora. Amanhã cedo sai o resultado. Se Deus quiser vai dar negativo, aí a gente volta à normalidade. A próxima viagem [será, caso o resultado seja negativo,] na sexta-feira, para o Piauí”, afirmou a apoiadores na entrada do Palácio do Alvorada.

LEIA MAIS

Vacina contra a Covid-19 começou a ser testada nesta terça-feira no Brasil

A fase 3 dos testes da Coronavac, a vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o Laboratório Sinovac Biotech já começou. A vacina será aplicada em 890 voluntários da área da saúde do Hospital das Clínicas, na capital paulista. Esta é uma das mais promissoras vacinas existentes hoje, que já comprovou sua eficácia nas fases 1 e 2.

A vacina é aplicada em duas doses que já começa nesta terça (21). A outra dose será aplicada após 14 dias. Os pesquisadores do Hospital das Clínicas vão analisar os voluntários em consultas que são agendadas a cada duas semanas. A estimativa é concluir todo o estudo da fase 3 de testes em até 90 dias.

“A partir do fechamento do estudo, que deve acontecer em setembro, entramos na fase de acompanhamento, que é muito contínua. A qualquer momento, a partir daí, poderemos ter a abertura parcial do estudo que indique a sua eficácia. Se esse estudo for concluído antes do final deste ano – e essa é uma expectativa real – poderemos ter essa vacina disponível para a população brasileira já no início do próximo ano”, disse Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.