Julio Lossio entrega prefeitura sem pagar 13º salário dos servidores e com as contas de luz, água e telefone atrasadas, afirma Miguel Coelho

Prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) e Secretária de Administração, Lucivane Lima/Foto: Blog Waldiney Passos

Acompanhado pela secretária de Administração, Lucivane Lima, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB), durante coletiva com a imprensa local, também tratou ontem (5) sobre os atrasos salariais dos servidores da Saúde e Educação. 

Telefonia, luz e água

Além dos problemas físicos postados anteriormente, o serviço de atendimento da Prefeitura foi prejudicado por conta de atrasos nos pagamentos de contas de água, luz e telefone. A operadora de telefonia já cortou todas as linhas da Prefeitura, enquanto, a Celpe e a Compesa estão com pelo menos três meses de atraso.

“Estamos negociando essas dívidas e conseguimos impedir o corte de luz e água. Já o serviço de telefone deve ser reativado em breve, pois procuramos a operadora para equacionar as dívidas e restabelecer as linhas”, explicou o prefeito. 

Dívida 

Segundo um levantamento prévio da Secretaria da Fazenda, a dívida da Prefeitura já ultrapassa cerca de R$ 45 milhões. “Nessa conta não estamos colocando os empréstimos que teremos que assumir no futuro. É importante dizer que ainda não fechamos esse levantamento, portanto, a dívida pode ser maior”, relatou Miguel. 

Veja no vídeo as explicações das pelo prefeito Miguel Coelho e pela secretária de Administração, Lucivane Lima.

Confira vídeo:

Prefeito Miguel Coelho mostra o estado lastimável em que recebeu a prefeitura

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB), reuniu a imprensa nesta quinta-feira (05) para falar sobre as dificuldades encontradas no início da gestão. Na oportunidade, o gestor socialista também comunicou uma série de intervenções para reequilibrar a máquina pública e retomar alguns serviços que foram suspensos por falta de pagamentos ou deterioração estrutural.

Antes da coletiva, os repórteres circularam pela sede da Prefeitura para conhecer o estado de conservação de várias salas e departamentos que apresentam danos estruturais, fiação exposta, vazamentos entre outros problemas. Em seguida, Miguel apresentou através de slides algumas fotos da forma como foram encontradas a Central de Transportes, o Restaurante Popular, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a antiga Secretaria da Cidade e Secretaria de Desenvolvimento Social.

Entre os problemas na estrutura dos prédios públicos, a situação mais delicada está no Restaurante Popular e na Superintendência de Transporte. O centro de alimentação já foi interditado por falta de condições de funcionamento. A câmara frigorífica foi arrombada e diversas cadeiras quebradas. No setor de transportes, diversos veículos estão quebrados ou com pneus furados. Foram identificadas duas ambulâncias do Samu danificadas e sem condições de uso. Já no edifício-sede, os técnicos encontraram uma série de problemas na estrutura. A cobertura do prédio está sem manta de proteção, suscetível a vazamentos, diversas salas encontram-se com buracos, rachaduras e mofo. Veja no vídeo a seguir o estado deplorável em que se encontram estes equipamentos:

Confira o vídeo:


Nesta sexta-feira (06), iremos postar também o vídeo com as falas de Miguel Coelho e da secretária de Administração, Lucivane Lima, relatando a situação financeira encontrada pela nova gestão, inclusive com o atraso dos salários dos servidores da Saúde e Educação e nos pagamentos de contas de água, luz e telefone.

PEC reduz número de deputados federais para 405

A PEC reduz o número de deputados federais para 405. (Fonte: Internet)

Está em análise no Senado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/2016 que reduz o número de deputados federais para 405. Pelo projeto, o número mínimo de deputados federais passará de 8 para 4, nos estados com menor população, e o número máximo de 70 para 50, nos estados mais populosos.

O projeto estabelece que o limite mínimo de quatro deputados nos estados menos populosos será atingido de forma escalonada, no quarto pleito após a promulgação da Emenda Constitucional. A mesma regra valerá para as unidades da Federação com número de deputados superior ao mínimo proposto.

Para o autor da proposta, senador Álvaro Dias (PV-PR), a PEC tem o objetivo de diminuir o grave problema de desequilíbrio no que diz respeito à representação das bancadas dos Estados na Câmara dos Deputados e a consequente diminuição dos gastos públicos.

LEIA MAIS

Eleição da nova Mesa Diretora da Câmara será em 2 de fevereiro

(Foto: Internet)

Terá início às 9 horas do dia 2 de fevereiro a eleição para os 11 cargos que compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara dos Deputados entre 2017 e 2019. Serão eleitos um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas.

O cronograma da eleição começa no dia 1º de fevereiro. Os partidos têm até as 12 horas dessa data para formar blocos parlamentares. Às 15 horas, será realizada uma reunião de líderes para a definição, pelos blocos, dos cargos a que têm direito.

LEIA MAIS

Miguel Coelho afirma que Julio Lossio não está preocupado com o interesse da população

Prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB)/Foto: Blog Waldiney Passos

Sem papas na língua, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB), foi incisivo ao responder sobre  as provocações do ex-prefeito Julio Lossio que o teria mandado ‘trabalhar ao invés de ficar choramingando’.

Ao ser questionado sobre o assunto, Miguel rebateu. “Primeiro que quem vive de passado é museu, então eu não vou aqui querer polemizar com a pessoa que não tem mais nada para poder colaborar tanto com essa administração, quanto com a cidade. Se eu estivesse choramingando eu estava aqui pedindo desculpas porque iríamos atrasar, eu tô dizendo que a gente vai resolver, então ele precisa definir melhor quais são as palavras e os conceitos que ele usa e acho que ele precisa manter um nível no debato, porque uma pessoa que solta a nota do jeito que soltou, ele não tá preocupado no interesse da população, está querendo polemizar e tá querendo aparecer. Se ele tiver me esperando para isso, ele vá curtir a viagem dele na Inglaterra, porque não vou entrar nisso”, disparou.

Cunha pede ao STF que restitua seu mandato de deputado

(Foto: Internet)

O ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja anulado o processo legislativo que culminou com sua cassação. Ele solicitou à Corte que seja proferida uma decisão imediata para lhe devolver o mandato.

No dia 12 de setembro, os deputados aprovaram, por 450 votos a 10, um parecer do Conselho de Ética da Câmara que determinava a cassação de Cunha. Ele foi acusado de ter mentido na CPI da Petrobras, ao ter afirmado que não possuía contas no exterior.

No pedido, protocolado na quarta-feira (4), no STF, a defesa alega que o processo de cassação violou o “devido processo constitucional legislativo”, por ter sido votado em plenário na forma de “parecer” e não de “projeto de resolução”, que seria o instrumento adequado para a cassação de mandato de acordo com o regimento interno, argumentou Ricardo Afonso Branco Ramos Pinto, advogado de Cunha.

LEIA MAIS

Deterioração do prédio da Prefeitura de Petrolina impressiona; Veja fotos

Cadeiras rasgadas na prefeitura. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito Miguel Coelho (PSB) convocou a imprensa de Petrolina (PE) para visitar e visualizar, na tarde desta quinta-feira (5), o estado no qual foi entregue o prédio da Prefeitura Municipal pela gestão de Júlio Lossio. A precariedade da estrutura do local impressiona. Buracos em tetos, cadeiras em péssimos estado de conservação, infiltrações, pintura desgastada, enfim, um verdadeiro caos.

Miguel afirmou que é necessário mostrar para a população as condições nas quais foram entregues o prédio. “Eu disse durante a transição [de governo] e repito: a nossa responsabilidade é do dia 1º para frente. Agora a gente precisa deixar claro para a população as condições que nos foi entregue”.

Em breve mais informações sobre a visita.

Veja mais fotos

 

Ronaldo Cancão descarta liderança da bancada de situação na Câmara de Vereadores

(Foto: Arquivo)

O vereador Ronaldo Cancão (PTB) anunciou sua volta ao grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) durante essa semana. Contudo, descartou uma possível composição na liderança da situação na Câmara Municipal de Petrolina. “Liderança não. Vou ajudar a bancada, mas essa questão de liderança não discutimos”, enfatizou o vereador.

O parlamentar afirmou que voltou para o grupo após um convite do senador e do prefeito Miguel Coelho (PSB). “Houve um convite do senador Fernando e de Miguel na tentativa de uma reaproximação, já que eu convivi com ele 27 anos. Ainda resisti durante 20 dias, mas resolvi atender esse pedido para que eu pudesse ajudar o governo, inclusive na candidatura de Fernando Filho a deputado Federal. Eu entendi que devo ajudá-lo e vou fazer o que for possível”, disse Ronaldo.

 

Maia diz que pauta da Câmara pode incluir propostas sobre situação de presídios

(Foto: Internet)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou hoje (5) que a partir de fevereiro a pauta da Casa pode incluir propostas que tratam da situação dos presídios no país. Maia disse que ainda não fez nenhum levantamento dos projetos em tramitação na Câmara sobre o tema, mas reafirmou que o assunto demanda preocupação do Parlamento.

O deputado adiantou que a decisão de medidas sobre o assunto será feita em conjunto com o Executivo e o Judiciário. “Os três Poderes podem, a partir de fevereiro, construir uma agenda da parte legislativa. A Câmara pode dar sua contribuição e acho que esse é um tema tão difícil, tão importante, tão urgente, que precisa ser uma agenda que se construa em conjunto entre os três Poderes”, afirmou.

Na terça-feira (3), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara anunciou que solicitará uma ação conjunta das procuradorias do Amazonas para investigar as circunstâncias das rebeliões em Manaus. A comissão anunciou ainda que apresentará pedido ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para fazer diligências nas unidades penitenciárias da capital amazonense.

Fonte Agência Brasil

Projeto que propõe reforma administrativa é aprovado na Câmara de Vereadores de Petrolina

Na manhã de hoje (05), durante a sessão extraordinária na Câmara Municipal de Petrolina, os 23 vereadores marcaram presença para a votação do Projeto de Lei N° 001/2017, que altera a Lei Municipal N° 2.612, de 27 de janeiro de 2014.

O início da sessão contou com discursos de boas vindas aos novos integrantes da Casa Plínio Amorim, contudo, após iniciado os debates sobre o projeto, a oposição fez discursos rígidos em relação ao projeto que foi aprovado em 1° e 2° turno. Os que votaram contra afirmaram que o projeto é precipitado e incompleto, que deveria ser discutido.

O Projeto de Lei 001/2017 do Poder Executivo, que foi aprovado com 18 votos a favor e 5 contra, altera a Lei Municipal n° 2.612 com a extinção de 20 cargos comissionados para conter gastos.

O segundo projeto foi aprovado por unanimidade e altera para quatro o número de chefes de gabinete e para seis o número de assistentes administrativos. Além disso, o salário para chefe de gabinete fica estipulado no valor de R$ 4.000,00 e de assistente administrativo no valor de R$ 1.365,12.

Cristina Costa critica projeto de lei que define estrutura orgânica do município de Petrolina

(Foto: Arquivo)

A vereadora Cristina Costa (PT) criticou o Projeto de Lei nº 001/2017, que define a estrutura orgânica do município de Petrolina (PE), como, por exemplo, as secretarias, superintendências e diretorias, e que está sendo apreciado para votação neste momento na primeira sessão extraordinária de 2017 na Câmara Municipal da cidade.

Segundo a vereadora, seria mais interessante o prefeito Miguel Coelho se inteirar sobre a real situação do município e só depois propor a reforma administrativa que está sendo apreciada na Casa Legislativa. “Por quê não a gente [os vereadores] trabalhar, o prefeito aproveitar esse mês de janeiro para tomar pé da prefeitura, conhecer realmente a situação e depois manda a reforma administrativa?”, disse.

Outro ponto questionado por Cristina foi o fato do Projeto criar as secretarias sem dispor sobre as suas atribuições. “No parágrafo 8, do artigo 6º do projeto, ele apenas renomeia a secretaria, mas a estrutura continua a mesma em todos os sentidos. Nas atribuições ele não altera nada, mas ele cria as secretarias. Como é que pode criar uma nova secretaria sem as atribuições definidas?”.

Prefeito de Belém do São Francisco assina decreto que determina Estado de Emergência Financeira do município

(Foto: Internet)

O prefeito de Belém do São Francisco (PE), Licínio Lustosa (PSD), assinou o decreto 001/2017 que determina Estado de Emergência financeira no município por 90 dias. O prefeito deve agora realizar algumas ações como, por exemplo, suspensão de obras em andamento, recadastramento dos funcionários do município e interrupção de pagamentos de cheques emitidos pela antiga gestão.

Secretaria de Educação de Petrolina emite nota sobre pagamento de bônus e 1/3 de férias dos servidores da educação

(Foto: Internet)

A Prefeitura Municipal de Petrolina (PE) emitiu uma nota, nesta quinta-feira (5), através da Secretaria de Educação, esclarecendo aos servidores municipais da educação que o valor da bonificação referente ao rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) será pago, assim como o valor como o calor referente ao 1/3 de férias que ainda não foi pago.

Confira a nota

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Educação, esclarece aos servidores municipais que o valor da bonificação referente ao rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) será honrado. O valor de R$ 1.565,00 – sobre este valor não é incidido nenhum desconto – para os professores em regência que recebem pelos 60% dos fundos (1965 servidores) está em processo de empenho.

Além do valor referente ao rateio, a prefeitura também garantiu o pagamento de 1/3 de férias.

O valor do bônus é referente a divisão das sobras do Fundeb do último ano no valor de R$3 milhões e 200 mil. A folha gerada deveria ser paga na outra gestão, mas foi enviada ao banco em período de recesso e o arquivo não é valido.

De acordo com a secretária Maéve Melo, a equipe da gestão está empenhada em fazer as devidas correções burocráticas para que o valor seja creditado o quanto antes nas contas dos servidores”.

Vereadores de Juazeiro fazem visita à secretária de educação para conhecer metas da pasta

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro (BA), Alex Tanuri, aprovou o encontro. (Foto: ASCOM)

Os 18 vereadores de Juazeiro (BA) fizeram, nesta quarta-feira (4), uma visita à secretária de educação, Lucinete Alves Silva. Os parlamentares conheceram as 20 metas que guiarão as ações na Educação Pública sob responsabilidade da Prefeitura.

Lucinete afirmou que o avanço da educação no município será aprofundado e o objetivo maior será o “empoderamento dos nossos alunos”. Ainda segundo a secretária, é necessário Focar com intensidade na alfabetização até o final do 3º ano fundamental e mobilizar a sociedade, através do Programa Educação Nota 10, com a disseminação, ampliação e multiplicação dos comitês, são as principais metas para alcançar o objetivo de manter Juazeiro na liderança do IRDEB.

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Alex Tanuri (PSL), aprovou o encontro e afirmou que essa visita “reforça a intenção de colaborar com o governo municipal no que for melhor para Juazeiro”.

“Queremos ser parte ativa nesse processo de fortalecimento da educação e como vimos a Secretária começa de forma correta, convidando os vereadores, explicando e colocando-se à disposição”, finalizou o parlamentar.

Com informações da ASCOM