Rodrigo Maia ganha reforço na base aliada para reeleição

“Se a minha decisão for disputar novamente a eleição, e caminha para isso, será com tranquilidade, com um arco de alianças, respeitando os adversários”, afirmou Maia.(Foto: Internet)

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu nesta quarta-feira, 4, indicações de que sua candidatura à reeleição poderá agregar a maior parte dos partidos da base. A declaração de apoio mais explícita partiu do novo líder do PSDB, Ricardo Tripoli (SP). Segundo ele, o partido deve apoiar a recondução do parlamentar fluminense.

Líderes do PP e do PR, maiores partidos do chamado Centrão, grupo de cerca de 200 deputados da base, também afirmaram ao Estado que a maioria de suas bancadas deve apoiar a reeleição de Maia.

Ele afirma que só deve se lançar oficialmente como candidato quando tiver certeza de que tem apoio da maioria dos 513 deputados para vencer a disputa. Após se encontrar com o ministro de Relações Exteriores, José Serra (PSDB), no Palácio do Itamaraty, disse que sua candidatura está “começando a ficar madura” e que “caminha” para disputar a reeleição.

LEIA MAIS

Mauriçola é nomeado Superintendente de Cultura no governo de Paulo Bomfim, em Juazeiro

Mauriçola é juazeirense, músico, compositor, poeta e publicitário. (Foto: Internet)

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim (PC do B), anunciou, nesta quarta-feira (4), para o cargo de Superintendente de Cultura e Turismo do município o nome do músico e compositor, Mauricio Dias Cordeiro, Mauriçola.

História

Maurício Dias Cordeiro, de 60 anos, mais conhecido como Mauriçola, é juazeirense, músico, compositor, poeta e publicitário. Produtor cultural independente tem na sua trajetória uma atuação marcante na vida pública em Juazeiro.

Participou de vários festivais culturais no Brasil. Foi vencedor do Canta Bahia no ano de 1993; conquistou o segundo lugar no festival temático do Rio São Francisco realizado em Brasília no ano de 1993. Parceiro musical do compositor Luiz Galvão e do antropólogo Antônio Risério. Ao longo da carreira criou e participou de vários grupos musicais em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Política

Ocupou cargo público na administração municipal. Entre 1989 e 1992 foi diretor-presidente da Valetur – Empresa Municipal de Turismo e Eventos.  Coordenou a Feira Nacional da Agricultura Irrigada, então Festa do Melão no ano de 1989; coordenou os carnavais de Juazeiro de 1989 a 1992.

Com informações da ASCOM

Miguel Coelho afirma em nota que serviços suspensos na prefeitura são devido a falta de pagamento da gestão de Júlio

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho (PSB), emitiu uma nota convidando toda a imprensa para visitar, na tarde desta quinta-feira (5), às 14:30 horas, o prédio da prefeitura e conhecer o estado no qual se encontra a estrutura deixada por Júlio Lossio, o que impossibilita o bom funcionamento de alguns setores. Segundo a nota, todas as secretarias  se encontram com as linhas telefônicas cortadas.

Confira a íntegra da nota

A Prefeitura de Petrolina informa que alguns serviços da administração municipal estão suspensos devido à falta de pagamento ou manutenção, que deveriam ser realizados pela gestão anterior. No prédio da prefeitura e em todas as secretarias, por exemplo, os telefones estão cortados e a estrutura encontra-se deteriorada, impossibilitando alguns setores de desempenharem suas atividades com excelência.

A Controladoria Geral e a Secretaria da Fazenda, por exemplo, determinaram que o expediente será apenas interno até o dia 12 deste mês, sem atendimento ao público em geral, com exceção do setor para pagamentos de tributos, que funciona normalmente. A decisão foi tomada considerando que a gestão administrativa anterior deixou de repassar  documentos pertinentes à área de pessoal, de patrimônio, e ainda da área financeira que seriam de vital importância para esta gestão diagnosticar os problemas de cada setor e assim estabilizar o atendimento à sociedade. Diante disso, é importante proceder uma auditoria nas contas da Prefeitura Municipal de Petrolina, a fim de identificar a real situação das contas para garantir o normal funcionamento dos setores.

Para que a população tenha conhecimento da situação, o prefeito Miguel Coelho convida a imprensa para uma visita in loco ao prédio da prefeitura municipal, nesta quinta-feira (5), às 14h30. Mesmo diante das dificuldades, é importante destacar que a gestão vem trabalhando para sanar os problemas o mais rápido possível“.

Com repercussão negativa Ministro dos Transportes decide retirar propaganda polêmica

(Foto: Divulgação)

O Ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, informou nesta quarta-feira (4) que vai retirar a polêmica propaganda sobre segurança no trânsito “Gente boa também mata”.

Houve grande repercussão negativa nas redes sociais em razão do conteúdo da propaganda. O ministro Quintella admitiu que foi uma propaganda infeliz e chegou a pedir desculpas.

O deputado Ricardo Tripoli havia encaminhado ao governo um ofício pedindo que a propaganda fosse retirada e nesta terça (3).

“Foi a melhor solução. Insistir no erro teria sido pior. Foi importante o governo reconhecer seu erro”, disse Tripoli.

Com informações do Camatotti

Segundo o vereador Ronaldo Cancão, Julio Lossio deixou de pagar folhas da educação e da saúde

De acordo com Ronaldo, a prefeitura não tem “um real nas contas”. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Ronaldo Cancão (PTB), durante entrevista a um programa de rádio, nesta quarta-feira (4), informou que o prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho (PSB), pode enfrentar sérias complicações financeiras nesse início de gestão.

Segundo o parlamentar, o prefeito Julio Lossio deixou atrasar os pagamentos das folhas da saúde e da educação, e não pagou os terceirizados que prestam serviço à prefeitura. O vereador contestou também o fato de não haver “um real nas contas do município”.

“Até onde eu tenho conhecimento a situação da prefeitura é gravíssima. Ontem em uma conversa rápida foi possível perceber que não ficou um real nas contas do município. Além disso, tem duas folhas atrasadas. Uma folha completa da educação sem pagar e a folha da saúde sem pagar. Todos os terceirizados também estão sem receber. Isso é algo que vai trazer várias complicações financeiras [para a gestão]”, disse Cancão.

Câmara Municipal de Petrolina convoca sessão extraordinária para esta quinta-feira

(Foto: Arquivo)

A Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), por meio do presidente da Casa, Osório Siqueira (PSB), convocou uma sessão extraordinária para esta quinta-feira (5), às 10:00 horas, para que as novas nomenclaturas das secretarias do governo de Miguel Coelho (PSB) sejam definidas.

Paulo Bomfim se reúne com a Presidente da Codevasf, em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

O prefeito Paulo Bomfim (PC do B) se reuniu, na noite desta terça-feira (3), em seu gabinete com a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, e o superintendente local, Misael Neto, para tratar de futuras parcerias entre a Prefeitura de Juazeiro (BA) e a instituição federal. Além desses, o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto e o Chefe de Gabinete, Vilmar Ferreira, participaram do encontro.

O prefeito Paulo Bomfim falou sobre como a parceria pode ajudar no abastecimento da cidade. ” Já avançamos bastante, mas com uma parceria como esta, podemos viabilizar mais ações, como obras estruturantes de abastecimento d’água, construção de estradas nos perímetros irrigados, dentre outras”, afirmou o prefeito.

A presidente da Codevasf falou sobre as obras de revitalização feitas no município e da importância da parceria entre a companhia e a prefeitura. “Nós temos obras importantes de revitalização da bacia hidrográfica sendo realizadas aqui na região. Temos projetos de irrigação aqui no município e a Prefeitura é uma grande parceira nossa para execução e viabilização dessas ações e de outras que por ventura possam vir”, disse Kênia Marcelino.

Com informações da ASCOM

“Arruma a mala aê”: vereador Aero Cruz rebate críticas de Paulo Valgueiro

Vereador Aero Cruz (PSB)

Em nota enviada a imprensa, o vereador Aero Cruz (PSB), empossado na manhã desta terça-feira (3), contestou as afirmações do colega Paulo Valgueiro (PMDB), que fez duras críticas sobre o episódio que constrangeu o ex-prefeito Julio Lossio (PMDB), ao sair da prefeitura, no dia da posse de Miguel Coelho (PSB), sob vaias e ao toque da música“Arruma a mala aê”.

Aero esclarece que ao contrário do que afirma Paulo Valgueiro, a iniciativa em tocar a música não foi do prefeito e sim do povo.

Confira a nota:

Sobre as declarações do vereador Paulo Valgueiro, gostaria de esclarecer que a música a qual o vereador se refere não partiu do som oficial do evento da transmissão de cargo. Havia um ‘paredão’ nas proximidades da prefeitura, num local público, onde as pessoas têm liberdade para ir e vir. A manifestação partiu da rua, do povo.

O governo não organizou nada e o vereador deveria primeiro se informar antes de sair divulgando críticas infundadas ao prefeito e à atual gestão.  

A manifestação das ruas é a legítima vontade do povo. Não temos por hábito mandar ou manipular as pessoas. Esse tipo de atitude não faz parte do novo tempo.

Aero Cruz/Vereador

Prefeito decreta estado de emergência financeira e administrativa, em Salgueiro

(Foto: Divulgação)

O prefeito empossado recentemente em Salgueiro Clebel Cordeiro, alegou que encontrou a prefeitura no limite de extrapolar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em busca de uma solução o prefeito publicou dois decretos nesta terça-feira (03).

Os decretos buscam garantir que os serviços básicos voltem a ser prestados com urgência. No primeiro decreto, Clebel cancela todas as gratificações de função, adicionais e horas extras dos servidores, sejam eles efetivados ou comissionados, alegando que atualmente existe uma grande quantidade de servidores recebendo gratificações e horas extras, as quais ele não tem conhecimento de qual foi o critério usado para concedê-las. No segundo documento, decreta estado de emergência financeira e administrativa no município durante 90 dias, suspendendo todos os pagamentos de empenhos advindos da gestão anterior e proibindo a realização de qualquer despesa sem a autorização por escrito do prefeito.

O prefeito afirma no decreto que o ex-prefeito paralisou serviços básicos, como coleta de lixo e atendimento nos postos de saúde, para punir injustamente a sociedade, o que pode ser caracterizado como improbidade administrativa.

Com a situação de emergência, o novo prefeito poderá contratar os serviços básicos e essenciais, como coleta de lixo, sem a necessidade de abrir processo licitatório.

Com informações do Blog Alvinho Patriota

Paulo Valgueiro critica gesto de Miguel Coelho durante transmissão de cargo

“O prefeito Miguel inicia sua gestão tendo como primeiro ato a deselegância”, disse Valgueiro. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Paulo Valgueiro (PMDB) criticou o gesto do prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho (PSB), em permitir que a música “Arruma a mala aí” fosse tocada no som oficial da solenidade. O parlamentar afirmou que o primeiro ato de Miguel como prefeito foi a deselegância, já que faltou respeito com o ex-prefeito Júlio Lossio (PMDB) durante a cerimônia.

Confira a nota

O ex-prefeito Julio Lossio agiu com muita elegância ao receber o Prefeito Miguel Coelho para a transmissão do cargo, cumprindo com nobreza o seu dever cívico.

Na saída do prefeito que deixa o cargo, manifestações populares de aprovação e desaprovação fazem parte do processo. De fato, não é fácil controlar as reações apaixonadas da população. Mas o que não deveria fazer parte da solenidade foi a deselegância do Prefeito Miguel Coelho ao permitir que o carro de som utilizado pelo seu cerimonial tocasse uma música hostilizando o ex-prefeito e a sua família no momento em que deixavam o local.

A famigerada música “Arruma a mala aí” foi tocada no carro de som oficial da transmissão de cargo, mostrando uma total falta de respeito à liturgia do momento. Não foi bonito, não foi engraçado, não foi cortês, não foi necessário. Ao contrário, o deselegante ato só demonstrou os sentimentos de revanchismo, de falta de educação, de animosidade, que não deveriam compor a equipe que chega para administrar a nossa Petrolina.

Contrariando o seu discurso de palanques desarmados, o prefeito Miguel inicia sua gestão tendo como primeiro ato a deselegância. Caso diga que não foi responsável pelo fato, o prefeito inicia o seu governo sem a capacidade de comandar os seus auxiliares. Só nos resta torcer para que seja apenas deselegância. Que Miguel saiba administrar com destreza e liderança os destinos do povo de Petrolina.

Paulo Valgueiro
Vereador PMDB

Vereador Ruy Wanderley pede resposta do Governo Estadual sobre o Caso Beatriz

O vereador Ruy Wanderley (PSC) pediu, durante o seu discurso na votação para a presidência da mesa diretora da Câmara Municipal de Petrolina (PE), ao presidente da Câmara, Osório Siqueira (PSB), que, em nome da Casa, cobrasse uma resposta do Governo do Estado sobre o Caso Beatriz. Segundo o parlamentar, a cidade “não pode ficar amargurada com essa crise violenta” que assola a região.

“Eu queria fazer um pedido e queria deixar aqui uma reflexão. Gostaria que Vossa Excelência [Osório], em nome desta Casa, possa cobrar do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, uma resposta definitiva em relação ao Caso Beatriz. Petrolina não pode ficar amargurada com essa crise violenta na qual a cidade se encontra”.

Caso Beatriz

A garota Beatriz Angélica foi brutalmente assassinada em dezembro de 2015 durante uma festa de formatura no Colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina (PE). O corpo da menina foi encontrado em um depósito, próximo ao local onde era realizada a cerimônia, com vários golpes de faca.

Delegada

A delegada Gleide Ângelo, chega a Petrolina, hoje (03) para dar continuidade as investigações do caso Beatriz. Esta é a segunda vez que a delegada visita à região.

 

Vereadores Ibamar Fernandes e Aero Sim são empossados na Câmara Municipal de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Os suplentes Ibamar Fernandes (PRTB) e Aero Sim (PSB) tomaram posse como vereadores na manhã desta terça-feira (3) no gabinete do presidente da Câmara Municipal de Petrolina (PE).

Eles foram chamados para o cargo após os vereadores eleitos Maria Elena (PSB) e Zé Batista da Gama (PSB) assumirem, no governo de Miguel Coelho (PSB), as secretarias de Cultura, Turismo e Esportes, e Desenvolvimento Econômico e Agrário, respectivamente.

Maria Elena deixa mensagem após ser convocada para assumir a secretaria da Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A vereadora Maria Elena (PSB) deixou uma mensagem após ser convocada pelo prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho (PSB), para fazer parte do corpo de secretários da atual administração na pasta da Cultura, Turismo e Esporte. Segundo a parlamentar, há desafios na vida política que são impostos e dos quais não se pode fugir.

Confira a mensagem

Bom dia! minhas amigas e amigos de tantas estradas.

A vida pública e política, me reserva (e as vezes até me impõe) desafios dos quais muitas vezes não posso fugir, como mulher de linha, de partido e de grupo politico coeso onde devoto muita amizade, respeito e consideração.

O último, esta sendo esse. Fui convocada pelo nosso Prefeito Miguel Coelho e pelo meu amigo Senador FBCoelho para fazer parte do seu corpo de Secretárias Municipais na Pasta da Cultura, Turismo e Esporte de Petrolina.

Inicialmente, deu-se um nó na minha garganta; Uma aflição; Um disparo (que até pode ser pro futuro) por tudo de significados que esse convite me representava e me representa. Uma mudança de 180 graus. Relutei, ponderei.

Como deixar o meu Legislativo Municipal que amo e me dediquei a vida toda, onde sou vereadora agora no 5º mandato. Como me afastar das bandeiras de lutas que ocupavam e ocupam os espaços mais importantes das minhas produções e embates legislativos? Onde a mulher, os direitos humanos a cultura e a infraestrutura da cidade eram ( e continuarão sendo) as principais protagonistas? como enfrentar a resistência de minha família e das inúmeras pessoas amigas que sempre estiveram e estão ao meu lado e não concordam com o meu afastamento? Ante a duvida e a certeza, como perfilar?

LEIA MAIS