Acusado de tentar obstruir Lava Jato, Lula depõe hoje na Justiça Federal

A denúncia, a primeira em que Lula se tornou réu na Lava Jato, foi aceita em julho do ano passado. Todos os réus negam as acusações. (Foto: Internet)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva presta depoimento hoje (14) perante o juiz Ricardo Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, na ação em que é acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

A defesa do ex-presidente confirmou sua presença na Justiça Federal, em Brasília, às 10h desta terça-feira. Lula solicitou que o depoimento fosse prestado por meio de videoconferência, a partir de São Bernardo do Campo, onde mora, mas teve o pedido negado pelo juiz.

Como essa ação penal é pública, o depoimento não é fechado, mas a Justiça Federal do Distrito Federal (DF) resolveu montar um esquema especial para o depoimento de Lula, com maior rigor no controle de entrada ao prédio.

A Polícia Militar do DF decidiu interditar a rua adjacente ao tribunal. A Justiça Federal informou que a medida é para garantir a segurança e evitar manifestações a favor ou contrárias a Lula, muito próximas ao prédio.

LEIA MAIS

Trabalhadores já iniciaram a reforma do Restaurante Popular de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante coletiva na manhã de hoje (14) o prefeito de Petrolina Miguel Coelho, assinou a ordem de serviço para o início da reforma no Restaurante Popular de Petrolina. A previsão é que o restaurante retome suas atividades até abril.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No restaurante diversos pedreiros já estão trabalhando em ritmo acelerado, inclusive antes mesmo da assinatura da ordem de serviço. Com a reabertura do restaurante popular as refeições terão o curso de R$1,50 para o almoço e R$ 0,50 para o jantar.

Na ocasião o prefeito anunciou a construção de um novo restaurante popular, na região periférica de Petrolina, provável que seja no bairro José e Maria ou no bairro João de Deus. “O novo restaurante gira em torno de 2 a 3 milhões de reais, será igual a esta unidade e deve fornecer 1.000 refeições ao dia, seja no almoço ou no jantar” afirmou Miguel Coelho.

O novo restaurante não deve ficar pronto este ano, mas é provável que as obras sejam iniciadas até o final de 2017. “Vamos iniciar a obra e até o ano que vem o espaço deve ser inaugurado. Nós temos dois pontos, que são os bairros mais populosos, o Centro já está atendido, agora vamos tentar chegar até a periferia. Pensamos na região do João de Deus ou do bairro José e Maria, um estudo técnico será feito junto com o ministério de desenvolvimento social”, concluiu o prefeito Miguel Coelho.

 A reforma do Restaurante Popular receberá investimentos de R$ 130 mil com prazo de reinauguração para a primeira quinzena de abril. Entre as principais intervenções, estão previstas a reforma dos banheiros, pintura, revisão elétrica, troca de parte da cerâmica no piso e substituição de portas danificadas. Além das obras, serão adquiridos equipamentos como mesas, cadeiras, utensílios para cozinha, bandejas e recuperação do sistema de refrigeração dos alimentos.

Petrolina: “Mega Promo 2017” está marcada para acontecer em abril

(Foto: ASCOM)

A 2ª edição da “Mega Promo 2017”, uma feira de liquidação que visa limpar o estoque, recuperar investimentos e também gerar bons negócios para a população, está marcada para acontecer nos dias 7 a 9 de abril, no pavilhão do Centro de Convenções da cidade.

O evento é promovido pela  Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas e com parceria da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário.

De acordo com os organizadores da “Mega Promo”, esse ano a meta é superar o número de público e negócios da edição passada, tendo em vista que a feira em 2016 recebeu durante os três dias uma média de 16 mil pessoas. A expectativa é ampliar e fortalecer ainda mais os lojistas que estarão expondo seus produtos.

LEIA MAIS

Vereador Zé Nildo cobra realização de cirurgias genecológicas e de próstata pelo SUS em Petrolina

O parlamentar afirmou que está há oito anos buscando a realização das cirurgias. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Zé Nildo (PSB) cobrou, durante a sessão ordinária dessa terça-feira (14), na Câmara Municipal de Petrolina, a realização de cirurgias genecológicas e de próstata pelo SUS em Petrolina (PE). De acordo com o parlamentar, há várias pessoas nas filas dos hospitais esperando pelas cirurgias e, devido a não realização do serviço, estão tendo que procurar, mesmo sem condições, a rede particular.

“Infelizmente não realizamos uma cirurgia de próstata aqui em Petrolina. Temos milhares de idosos necessitando desse serviço, mas têm que buscar a rede particular, porque não foi realizada uma cirurgia pelo SUS. Vamos cobrar do prefeito para que o serviço retorne e atenda essas pessoas que aguardam a cirurgia na cidade. Além disso, há o mutirão de cirurgia genecológica. Mais de mil pessoas estão aguardando na fila, algumas tendo que usar até fraldas”, afirmou o vereador.

O parlamentar afirmou que está há oito anos buscando a realização das cirurgias, e espera que o seu requerimento seja atendido pelo prefeito Miguel Coelho. “Estou há oito anos cobrando a realização das cirurgias. Queremos cobrar a Miguel para que ele sensibilize, já que há uma emenda de R$ 400 mil para o IMIP, e busque o atendimento a essa parte da população”, finalizou.

Projetos do Executivo são aprovados por unanimidade na Câmara Municipal de Juazeiro

Os dois projetos foram aprovados por unanimidade na Casa. (Foto: ASCOM)

A Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA) votaram, nessa segunda-feira (13), dois projetos de autoria do Poder Executivo Municipal. Os parlamentares aprovaram ambos por unanimidade.

Foi aprovado o Projeto de Lei Nº 3.292/2017 que estabelece o novo piso salarial de R$ 2.298,00, 40 horas semanais, para o Magistério Público da Educação Básica no município de Juazeiro.

Além desse, os vereadores votaram a favor do Projeto de Lei Nº 3.291/2017 que estabelece valor de R$ 5.531,31 para os débitos judiciais a serem pagos durante o exercício fiscal de 2017, mediante Requisição de Pequeno Valor (RPV) pelo município, suas autarquias e fundações públicas.

Lava-Jato: Depoimento sigiloso vaza na internet

O registro do depoimento do engenheiro Emílio Odebrecht ao juiz Sérgio Moro, começou a circular, nesta segunda-feira (14) na internet.

Herdeiro da empreiteira Odebrecht, o executivo Emílio Odebrecht, presidente do Conselho de Administração da empresa, prestou um depoimento que deveria ter sido sigiloso, como testemunha de defesa de seu filho Marcelo Odebrecht, presidente do grupo e preso pela Operação Lava Jato, na ação que acusa o ex-ministro Antônio Palocci de agir em favor dos interesses da empresa.

Veja os depoimentos:

SEEB convoca servidores para mobilização contra a reforma da previdência

(Foto: Divulgação/Ascom)

Nesta quarta-feira (15), o sindicato dos Bancários de Juazeiro e região participa na de uma paralisação nacional em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as e do povo brasileiro. Em comunicado o sindicato convoca servidores para a mobilização.

A manifestação deve acontecer às 8h, com concentração na Praça do Jacaré, seguindo para a rua dos bancos, onde a paralisação deve começar, das 11 até às 12h.

Dentro as reivindicações estão a luta contra a Reforma da Previdência e pelo pagamento do Piso Nacional do Magistério, contra as atitudes do governo do Estado contra os (as) educadores (as), como a falta de reajuste salarial, o pagamento de precatórios, concurso público e manutenção dos direitos da categoria.

Prefeito Miguel Coelho assina ordem de serviço para reforma do Restaurante Popular nesta terça

(Foto: Google Maps)

Através da assessoria de comunicação, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho, anunciou a assinatura de uma ordem de serviço para reestruturação do Restaurante Popular de Petrolina. O evento será nesta terça-feira (13).

(Foto: Ivaldo Reges​)

O restaurante está fechado desde o dia 29 de dezembro de 2016, devido à falta de condições sanitárias para o funcionamento, além da estrutura precária. Com a assinatura da ordem de serviço, as obras terão início imediato. A expectativa é que o restaurante volte a funcionar em abril, deste ano.

A ordem será assinada na frente do Restaurante Popular, a partir das 10h, na Rua Januário Alves, Centro.

Parceria entre a prefeitura de Petrolina e o IF Sertão-PE deve melhorar a paisagem do município

(Foto: Divulgação/Ascom)

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), firmou uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). A parceria busca qualificar as equipes de manutenção da vegetação em locais públicos.

O curso teórico/prático será ministrado pelo corpo docente do IF Sertão-PE. As aulas começam no dia 25 deste mês, com duas abordagens diferentes: jardinagem e poda. A primeira, com ênfase na importância das plantas para a paisagem urbana, manejo de solo e água, além da produção de defensivos agrícolas atóxicos para o meio ambiente. Enquanto que a segunda possui foco nos cuidados com o manuseio das ferramentas, tipos de plantas e suas estruturas.

“O matadouro vai ter a sua reforma macro”, diz Ronaldo Cancão

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Em recente viagem a Brasília o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho retornou com diversas novidades, entre elas a verba de R$1 milhão para a reforma do matadouro do município. Em recente entrevista ao blog, o vereador Ronaldo Cancão revelou detalhes sobre o futuro do matadouro.

Ronaldo Cancão, divulgou que o orçamento para a reforma do matadouro de Petrolina, seria em torno de R$ 600 mil, entretanto o prefeito conseguiu um valor maior, o que foi animador para o vereador, que contou detalhes sobre a reforma.

“O dinheiro vai ser liberado pelo o ministério da agricultura, vamos realizar a reforma e vamos, com certeza absoluta, dar um tratamento mais qualificado para a carne”. Cancão ainda afirmou que o prefeito tem buscado informações com o empresário, que foi o responsável pela reforma do matadouro em Garanhuns.

“Vamos ter uma conversa com um empresário, sobre o matadouro ele restabeleceu o matadouro de Garanhuns e ele foi convidado para uma conversa com o prefeito Miguel Coelho há 60 dias atrás e ele está voltando quarta-feira para que possamos fazer esse fechamento da forma de como será a reforma do matadouro. Vai ter o processo licitatório, a partir do processo começa a reforma e isso dará a oportunidade de ter 60 ou 70 dias para concluir essa reforma. É preciso de uma reforma macro e ela será feita pelo o governo”, afirmou o vereador.

Ronaldo Cancão, tem esperança de que um novo matadouro seja construído em breve na cidade. “No futuro o prefeito Miguel Coelho vai viabilizar o recurso, em torno de 8 à 10 milhões e vai ser construído um novo matadouro em uma área mais apropriada”, concluiu.

Encontro entre Odacy Amorim e servidores do Hemope revela a precariedade da instituição

(Foto: Divulgação/Ascom)

O deputado Odacy Amorim (PT), esteve em reunião com servidores da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, (Hemope) em Petrolina. O encontro revelou a situação precária da instituição.

Segundo informações divulgadas pelo o deputado, no local é comum a prática de acumulo de função, as anotações ainda são manuais e a energia está sempre caindo.

“A rede de cabeamento e informatização nunca saiu, temos hoje mais de 100 mil fichas em arquivo de papel para as meninas pesquisarem toda vez que chega um doador, e isso atrasa muito o atendimento, tanto é que a gente teve que limitar o atendimento ao público em Petrolina, porque a gente não estava dando conta”, afirmou uma das servidoras, que reclamou ainda do quadro reduzido de funcionários e da falta de incentivos financeiros do Governo do Estado de Pernambuco.

O deputado Odacy Amorim, tomou nota das reinvindicações e deve levar o assunto para Alepe.

“Observei que o Hemope não tem um gerador de energia e isso compromete o trabalho daquele órgão. Vamos ter uma reunião com o pessoal do Recife, ligados a Fundação Hemope para passar um relatório das necessidades da unidade em Petrolina, além disso, defenderei na Alepe a questão do Plano de Cargos e Salários e insalubridades para os funcionários e plantonistas daquele órgão estadual que estão sem receber os incentivos financeiros do Governo, esperamos que possamos mudar essa triste realidade no Hemope do Sertão”, assegurou o deputado Odacy Amorim.

Delações da Odebrecht devem ser divulgadas pelo STF hoje

Defensores peemedebistas no processo que investiga a campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer em 2014 acreditam que, quanto mais as investigações se misturam, melhor para o governo

Enquanto os políticos que tiveram qualquer relação com a Odebrecht perdem o sono por causa do iminente pedido de abertura de inquérito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e o fim do sigilo da delação premiada dos ex-executivos da empresa, a defesa da chapa Dilma-Temer na campanha de 2014, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respira com a sensação de um horizonte mais distante. É que está cada vez mais claro, para advogados e amigos do governo que, quanto mais o caso da Odebrecht entra no processo, com acareações, depoimentos e documentos, mais tempo levará para que o tribunal esteja pronto para julgar a ação que pede a cassação da chapa.

Muitos se recordam que, no ano passado, o ministro relator, Herman Benjamin, tinha dito que, em fevereiro deste ano, pediria para o processo entrar na pauta do TSE. Fevereiro passou, março já vai pela metade e o emaranhado das doações eleitorais à campanha presidencial de 2014, a última com financiamento empresarial, só aumenta. Agora, com a ação sobre a chapa cada vez mais ligada às investigações da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) e o entendimento de que pode haver, sim, pagamento de propina travestido de doação legal, a defesa terá um mar de requerimentos a fazer em termos de contraprovas e novos testemunhos para rebater o que foi dito pelos delatores.

A estratégia hoje é tentar deixar o processo eleitoral tão moroso quanto está o da Lava-Jato no STF, que, aliás, acaba de tirar a aura de regularidade que havia sobre as doações eleitorais. Esta semana, o Supremo coloca o Brasil em transe ao apresentar o teor do que foi dito pelos 77 delatores da Odebrecht, dos quais apenas 21 são conhecidos. Essas colaborações premiadas têm tudo para reforçar a tese de que o caixa um das doações era usado para pagamento de propina. “Fazer a Justiça de lavanderia nos deixa perplexos”, diz o ministro do STF Marco Aurélio Mello. “Até aqui, tinha-se em conta que, em havendo uma prestação de contas à Justiça Eleitoral, nada se tem a recear. Se tem…”, comenta.

As doações registradas do grupo Odebrecht somaram R$ 88 milhões. O PMDB foi o partido que mais recebeu dinheiro oficialmente, R$ 19,4 milhões. O PSDB ficou em segundo, com R$ 18,1 milhões, e o PT, em terceiro, com R$ 14,7 milhões. Porém, em um dos depoimentos que fazem parte do acordo de delação premiada, o herdeiro do grupo, Marcelo Odebrecht, revelou que doou R$ 150 milhões à chapa Dilma-Temer em 2014. E mais: mostrou que, além desses valores, R$ 50 milhões foram pagamento por uma medida provisória de 2009 que teria sido negociada com o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Da parte do atual governo, um dos delatores contou que o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, tinha quatro senhas para receber pagamentos.

LEIA MAIS

Onze municípios elegem prefeito neste domingo

(Foto: Internet)

Onze municípios, em quatro Estados,  vão neste domingo (12) às urnas para eleger o novo prefeito. As eleições suplementares acontecem nas cidades em que os candidatos mais votados na disputa eleitoral em outubro tiveram os registros de suas candidaturas cassados pela Justiça Eleitoral.

O motivo da anulação do registro de candidatos varia bastante, mas, na maior parte dos casos, foi a rejeição de prestações de contas passadas. Há também casos em que candidatos foram punidos por terem, no passado, nomeado de funcionários sem concurso público ou por contratações de serviços sem licitações.

O Rio Grande do Sul é o Estado com mais cidades nesta situação: Arvorezinha, Butiá, Gravataí, Salto do Jacuí, São Vendelino e São Vicente do Sul. Também irão às urnas os eleitores em Calçoene (AP), Conquista D’Oeste (MT) e em três cidades em Minas Gerais, Ervália, Alvorada de Minas e São Bento Abade.

A apuração dos resultados será feita em esquema semelhante ao das eleições de outubro, no sistema DivulgaCand, no site do Tribunal SUperior Eleitoral.

Ao longo do ano, outros municípios terão novas eleições, de acordo com o calendário do TSE. Doze municípios, em outros seis Estados, têm o novo pleito eleitoral marcado para o dia 2 de abril.

Com informações do Estadão Conteúdo

Deputado propõe reação do estado a onda de assaltos a banco em PE

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Em visita a Petrolina, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) falou sobre a onda roubos a bancos e explosões de caixas eletrônicos em Pernambuco.  O deputado cobra a responsabilidade das instituições financeiras.

A reação do estado diante da onda de assaltos, resultou na tramitação de projetos de lei na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que impõem o impacto financeiro das modificações nas instituições financeiras e não no estado. A proposta 1161/2017, do deputado Rodrigo Novaes, busca garantir a segurança do cidadão que utiliza o serviço bancário no período da noite.

“O projeto visa a presença de um vigilante armado e protegido, não temos a pretensão de que um sujeito vá enfrentar bandidos bem armados, mas que ele esteja bem protegido e em contato com a polícia militar através de um botão de pânico, para que possa pelo menos inibir a facilidade que eles estão tendo em assaltar as instituições financeiras. É preciso que os bancos cumpram com essa responsabilidade”, afirmou o deputado.

Ainda sobre a culpabilidade do estado ou das instituições financeiras Rodrigo Novaes, acredita tanto o estado, quanto as instituições financeiras têm a sua parcela de culpa. “Não podemos eximir a responsabilidade do estado, claro que o estado tem responsabilidade de trabalhar com a inteligência da polícia e poder coibir e prender esses bandidos. É preciso compreender que as instituições financeiras têm uma grande responsabilidade neste assunto. Já investe em tecnologia, por exemplo, que em caso de explosão as notas serem incineradas, sujas com tinta e eles não utilizam, porque isso representa somente 10% da perda que eles têm. 90% do prejuízo que eles têm é a fralde eletrônica, essas eles contratam hackers, especialistas, gastam dinheiro para coibir. Esse tipo de prejuízo a partir dos assaltos a banco eles não tem essa mesma motivação”, pontuou Rodrigo Novaes.

Em relação a criminalidade no estado, o deputado atribuiu a parcela da culpa a crise enfrentada em todo país. “A questão da segurança pública, tem um elo e uma relação muito forte com a situação econômica do país. Esses assaltos a banco não estão acontecendo só em Pernambuco, estão acontecendo em todo o país”, afirmou levando em consideração o índice de desemprego.

“Como é possível manter o mesmo nível do combate à criminalidade, desempregando 83 mil pessoas somente em Suape? 15 % de desempregados só em Pernambuco. Nosso estado conheceu o céu nos últimos tempos no boom econômico e hoje experimenta o fundo do poço diante das consequências desta crise nacional”, finalizou o deputado Rodrigo Novaes.