Após saída de Fernandinho do Governo Federal, Miguel homenageia o irmão nas redes sociais

(Foto: Reprodução/Facebook)

A já anunciada saída de Fernando Filho do comando do Ministério de Minas e Energia foi concretizada na manhã dessa sexta-feira (6). A exoneração de Fernandinho e outros seis ministros foi publicada hoje e o deputado federal recebeu uma homenagem do irmão e prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Através de suas redes sociais, Miguel destacou o trabalho do irmão que ficou a frente do Ministério por quase dois anos e ressaltou a admiração por Fernandinho, o mais velho da família.

LEIA TAMBÉM:

Temer exonera sete ministros, incluindo Fernando Filho

“Hoje não é o fim de uma jornada, e sim o início de uma nova caminhada que, sem dúvida alguma, te levará ainda mais longe. Que Deus te abençoe nos seus próximos passos, Fernandinho, e muito obrigado por todo trabalho q vc nos ajudou a fazer até aqui!!“, escreveu o prefeito.

Com a saída do Ministério de Minas e Energia, Fernando Filho voltará a Câmara dos Deputados na próxima semana, onde retoma seu mandato, o terceiro de deputado federal. A expectativa é que em outubro, o ex-ministro concorra a reeleição.

Lula desrespeita prazo e não se apresenta na Polícia Federal

(Foto: Internet)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se apresentou à Polícia Federal de Curitiba (PR) às 17h desta sexta-feira (06) como havia ordenado o mandado de prisão expedido pelo juiz federal Sérgio Moro nessa quinta-feira (05). Vencido o prazo estipulado pelo magistrado, o petista agora pode ser preso em qualquer lugar. Encerrado o prazo, ele é considerado oficialmente procurado pela polícia, mas não foragido.

Lula foi condenado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex, Lula decidiu permanecer no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde está desde a noite de ontem (5).

Políticos pró-Lula criticam Justiça brasileira e destacam perseguição política

(Foto: Ascom/Vereadora Cristina Costa)

Os olhos da população brasileira estão voltados para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem até às 17h dessa sexta-feira (6), para se entregar à Justiça. Em todo Brasil manifestantes pró-Lula estão organizando manifestações a favor do petista e em Petrolina um ato público está marcado para 16h na Praça do Bambuzinho.

Mais cedo, em entrevista ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal Petrolina, políticos pernambucanos comentaram a situação de Lula e criticaram o juiz Sergio Moro. O deputado federal Silvio Costa (Avante) disse que Moro e a Justiça atropelaram o processo.

“O TRF-4 não esperou os embargos de declaração que os advogados do presidente Lula tinham até o dia 10 agora de entrar, eles não esperaram e mandaram imediatamente via online para Sérgio Moro e ele com 22 minutos pediu a prisão de Lula então é muito claro que Sérgio Moro tem má vontade com o presidente Lula”, afirmou Costa.

Inconstitucionalidade

Ainda segundo Silvio Costa, o Ministério Público não apresentou provas de que o tríplex do Guarujá é de Lula, sendo o petista vítima da falta de materialidade. Costa alega ainda que a decisão de prender o ex-presidente é inconstitucional.

“Na Constituição da República está escrito no artigo 15, inciso 57: ninguém pode ser condenado até o trânsito em julgado, ou seja, o inciso 57 é muito claro, seis ministros do Supremo rasgaram a Constituição da República”, afirmou.

LEIA MAIS

Temer exonera sete ministros, incluindo Fernando Filho

A expectativa é arrecadar R$ 12 bilhões. (Foto: Arquivo)

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (6), a exoneração de sete ministros que vão disputas as eleições de outubro desse ano. A lista inclui o nome de Fernando Filho, ex-ministro de Minas e Energia que concorrerá a seu quarto mandato a deputado-federal, dessa vez pelo MDB.

Além de Fernando, deixam o governo Mendonça Filho (Educação), Osmar Terra (Desenvolvimento Social), Leonardo Picciani (Esportes), José Sarney Filho (Meio Ambiente), Dyogo Oliveira (Planejamento) e Marx Beltrão (Turismo).

Helder Barbalho, da Integração Nacional deve entregar sua exoneração ainda pela tarde, já que ontem estava cumprindo agenda do ministério no Sertão de Pernambuco, inaugurando obras da Transposição em Terra Nova.

Os que ficaram

Alexandre Baldy (Cidades) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores), decidiram não disputar eleições e permanecer o no governo. Outro nome a permanecer no governo é Gilberto Kassab (Comunicações), que desistiu de ser vice na chapa de João Doria ao governo de São Paulo.

Temer ainda aguarda um posicionamento de Henrique Meirelles. O praxo máximo para a descompatibilização de cargos públicos vence nessa sexta-feira (6).

Governador Rui Costa recebe Título de Cidadão Juazeirense

O proponente do título, Charles Leal, disse que o representante do executivo estadual merece a homenagem. (Foto: ASCOM)

Durante visita a Juazeiro, na manhã desta quinta-feira (5), o governador, Rui Costa (PT), recebeu da Câmara de Vereadores o Título de Cidadão Juazeirense. A honraria foi proposta pelo parlamentar, Charles Leal (PDT), e aprovada por unanimidade na Casa Aprígio Duarte.

A entrega foi realizada durante o anúncio de uma série de investimentos para o município e a assinatura da Ordem de Serviço da construção da Policlínica Regional em Juazeiro.

O presidente da Câmara, Alex Tanuri, ressaltou a importância de receber o governador em Juazeiro, principalmente em meio ao anúncio de muitas obras. “Fico feliz de entregar junto com todos os vereadores esta homenagem a Rui. Hoje estamos num dia de muita alegria, pois estamos recebendo diversas obras para nossa cidade. É sinal que o governador trabalha e muito por Juazeiro, Parabéns Rui”, celebrou Tanuri.

LEIA MAIS

Bolsonaro comemora ordem de prisão a Lula

Pré-candidato à Presidência, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) usou o Twitter para comemorar a ordem de prisão do juiz federal Sergio Moro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em uma mensagem, ele escreveu “Boa noite” e inseriu um emoji de uma mão com um polegar para cima e outro de bandeira do Brasil, seguido de uma exclamação. Em dez minutos, o tuíte já havia sido curtido 4,7 mil vezes e republicado por 1,4 mil usuários.

Carreata “Lula na Cadeia” reuniu centenas de pessoas em Petrolina

Na noite da última terça-feira (03), simpatizantes do pré-candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, realizaram a carreata “Lula na Cadeia” em Petrolina (PE). Diferente do que foi noticiado, não se tratava de uma mobilização pró-Bolsonaro.

Centenas de pessoas participaram da carreata que percorreu várias ruas da cidade. Um vídeo gravado por um dos participantes da mobilização mostra diversos carros promovendo um “buzinaço”.

LEIA TAMBÉM

URGENTE: Moro decreta prisão de Lula que deve se apresentar à PF nesta sexta

Segundo organizadores da carreata, o manifesto foi projetado de última hora e, diante da pouca divulgação, surpreendeu pela quantidade de participantes. Além disso, o movimento foi uma forma dos simpatizantes de Bolsonaro se conhecerem para o movimento organizado para o próximo dia 14 deste mês.

URGENTE: Moro decreta prisão de Lula que deve se apresentar à PF nesta sexta

Lula deve se apresentar até esta sexta à Polícia Federal.

O juiz federal Sérgio Moro determinou, nesta quinta-feira (05), a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. O petista foi condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex em Guarujá (SP).

Na decisão, Moro deu um prazo até esta sexta-feira (06) para que Lula se apresente voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba. “Relativamente ao condenado e ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão”.

Os detalhes da apresentação devem ser combinados com a defesa diretamente com o Delegado da Polícia Federal Maurício Valeixo, também Superintendente da Polícia Federal no Paraná, segundo o magistrado.

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (5) mostra que 87% dos brasileiros desaprovam a maneira do presidente Temer governar

(Foto: Internet)

A pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta-feira (5), mostra que 87% dos brasileiros desaprovam a maneira de governar do presidente e 89% não confiam em Michel Temer. A avaliação é melhor entre as pessoas que têm até a quarta série do ensino fundamental.  Entre os brasileiros com esse grau de instrução, 14% confiam e 83% não confiam no presidente. Neste grupo, 12% aprovam e 83% desaprovam a maneira de governar de Michel Temer.

Além disso, 55% dos entrevistados consideram o governo Temer pior do que o de Dilma Rousseff. Os brasileiros continuam pessimistas em relação aos próximos meses: 67% acreditam que o restante do governo será ruim ou péssimo. Esse sentimento é maior entre as mulheres: 70% delas acreditam que o restante do governo será ruim ou péssimo, enquanto que essa é a percepção de 62% dos homens.

LEIA MAIS

PT emite nota sobre decisão do STF em negar habeas corpus de Lula

PT divulgo nota oficial sobre a decisão do STF na madrugada desta quinta-feira.

O Partido dos Trabalhadores (PT) se pronunciou, por meio de nota, sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu, na madrugada desta quinta-feira (05), negar o habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT tratou a decisão como “um dia trágico para a democracia e para o Brasil”. De acordo com o partido, mais uma violência foi sancionada contra o ex-presidente.

A maioria dos ministros do STF decidiram negar o habeas corpus de Lula pelo placar de 6 a 5. A presidente do Supremo, ministra Carmen Lúcia, ficou responsável por desempatar o placar que somava 5 a 5 após cerca de 11 horas de julgamento. Agora, Lula pode ser preso após esgotados os recursos na segunda instância.

Confira a íntegra da nota

Hoje é um dia trágico para a democracia e para o Brasil.

Nossa Constituição foi rasgada por quem deveria defendê-la e a maioria do Supremo Tribunal Federal sancionou mais uma violência contra o maior líder popular do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao negar a Lula um direito que é de todo cidadão, o de defender-se em liberdade até a última instância, a maioria do STF ajoelhou-se ante a pressão escandalosamente orquestrada pela Rede Globo.

LEIA MAIS

Vereador Alex de Jesus apresenta sete Projetos de Lei nesta quinta

Vereador apresentará projetos nesta quinta.

O vereador Alex de Jesus (PRB) deve levar à Câmara Municipal de Petrolina, nesta quinta-feira (05), sete Projetos de Lei para apreciação dos demais parlamentares. Dentre as proposições estão a padronização dos pontos de ônibus da cidade e a Lei de Responsabilidade Escolar de Petrolina.

Os outro projetos tratam da instituição do Programa de Saúde Bucal na rede municipal de ensino, da “Semana do Aluno Saudável” nas escolas e creches públicas da rede municipal, da proibição do uso de fogos de artifício e a realização de shows pirotécnicos dentro de bares, boates, teatros, cinemas, auditórios, clubes e outros recintos fechados destinados.

Além disso, mais dois projetos serão apresentados e dispõem sobre o Guia Municipal de Saúde de Petrolina e sobre o Programa de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência.

A sessão ordinária começa às 9h. Além dos projetos, os parlamentares apresentarão indicações e requerimentos que também serão apreciados pelos demais vereadores

Isaac Carvalho anuncia saída do governo e candidatura a deputado federal

Paulo Bomfim e Isaac, que deixará cargo de assessor. (Foto: Internet)

O ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho anunciou nessa quarta-feira (04) que deixará o cargo de assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas da Prefeitura de Juazeiro. Isaac esteve à frente do cargo desde março de 2017 após convite do prefeito Paulo Bomfim. Em cumprimento à legislação eleitoral, a desincompatibilização será oficializada nesta quinta-feira (05).

Isaac afirmou que vai se dedicar à pré-candidatura a deputado federal atendendo a uma solicitação do diretório estadual do PC do B. Além disso, o ex-prefeito ressaltou que está apto a concorrer a qualquer cargo público. Isaac garantiu que acompanhará o prefeito durante a visita do governador Rui Costa a Juazeiro.

“Mas antes disso, no dia da despedia como servidor da Prefeitura, cumprirei agenda administrativa acompanhando o prefeito Paulo Bomfim durante visita do Governador Rui Costa, que estará em Juazeiro inaugurando obras, assinando a ordem de serviço para a construção da Policlínica Regional, entre outras importantes pautas”.

O ex-prefeito falou ainda sobre a nova caminhada rumo ao Congresso Nacional e sobre como ajudará a região se eleito. “Juazeiro e demais municípios do norte baiano sentem a necessidade de uma representação no cenário político nacional com foco no desenvolvimento regional. E essa é uma preocupação que sempre tive desde quando era prefeito, pois sei que a região só terá um crescimento sustentável quando isso acontecer de forma integrada”, destacou.

URGENTE: STF nega habeas corpus e Lula pode ser preso ainda este mês

STF nega “habeas corpus” e Lula pode ser preso ainda este mês.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram o “habeas corpus” do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e permitiram a prisão do petista após a condenação da segunda instância. O supremo recusou o pedido da defesa de Lula pelo placar de 6 a 5. A presidente do STF, Carmen Lúcia, proferiu o voto decisivo após 11 horas de sessão.

A defesa de Lula pedia que o ex-presidente não fosse preso após o fim do julgamento de seu processo na segunda instância. Dessa forma, Lula poderia recorrer em liberdade contra a condenação a 12 anos e 1 mês de prisão proferida pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Os ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Carmen Lúcia votaram contra o recurso de Lula. Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Celso de Mello votaram a favor do ex-presidente.

Agora, a defesa do ex-presidente deve apresentar um novo recurso ao TRF-4 até o dia 10 de abril. Segundo o TRF-4, a defesa pode entrar com um recurso sobre os próprios embargos de declaração caso entenda que inconsistências ou obscuridades persistem.

Dessa forma, só após o tribunal rejeitar essa nova apelação da defesa de Lula, é que o ex-presidente estará condenado efetivamente em segunda instância. Após isso, o TRF-4 enviará um ofício ao juiz federal Sergio Moro, responsável pela condenação de Lula na primeira instância da Justiça Federal, comunicando a decisão. Nesse caso, caberá a ele mandar a Polícia Federal prender o ex-presidente.

Atualizada às 00h58

Paulo Valgueiro afirma que vereadores foram revanchistas ao desaprovarem Moção de Aplauso a ministro do STF

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na sessão de terça-feira (3) a Moção de Aplauso ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski através do Requerimento nº 040/2018 pelo vereador Paulo Valgueiro (MDB) gerou muito bate boca na Casa Plínio Amorim.

LEIA TAMBÉM:

Moção de aplauso a Ricardo Lewandowski gera polêmica na Câmara de Vereadores

Valgueiro viu seus colegas votaram contra e o Requerimento não foi aprovado. Ao defender seu pedido, o oposicionista afirmou que os edis da Situação estavam sendo revanchistas. “Nada mais é do que revanche. Ano passado teve uma Moção de Aplauso ao ministro Fernando Filho e eu votei a favor porque meu voto é com consciência, ninguém vai me dizer como votar ou não”, afirmou o vereador.

A Moção de Aplauso foi apresentada destacando a ação de Lewandowski de retirar o poder do MDB em Pernambuco das mãos do senador Fernando Bezerra Coelho, no último dia 20 de março. O resultado da votação do Requerimento nº 040/2018 foi de 14 votos contra, 4 a favor e 2 abstenções.

Combate a violência contra mulher é tema de dois Projetos de Lei em votação na Casa Plínio Amorim na sessão dessa quinta-feira (5)

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores de Petrolina voltam a se reunir para mais uma sessão ordinária na manhã dessa quinta-feira (5). Na Ordem do Dia estão em discussão dois Projetos de Lei de autoria da vereadora Cristina Costa (PT), que trazem como tema medidas para proteger a mulher contra agressores.

O Projeto de Lei nº 020/2018 dispõe sobre o uso de espaços públicos de publicidade para campanhas educativas de combate a atos de violência contra a mulher. Já o Projeto de Lei nº 038/2018 trata da inclusão nos sites da Prefeitura Municipal de Petrolina e da Câmara Municipal de Vereadores, da relação de serviços de proteção contra a mulher vítima de violência na cidade. 

Ambas as propostas serão analisadas em dois turnos e precisam da maioria simples para serem aprovadas. Além dos Projetos de Lei, os vereadores vão discutir 5 Requerimentos e 27 Indicações. Também darão entrada nas comissões competentes 11 Projetos de Leis dos vereadores. A sessão começa às 9h.