Jucá não descarta volta de Fernando Bezerra ao comando do MDB estadual

Jucá ainda acredita na volta de Fernando ao comando da sigla (Foto: Reprodução)

Presidente nacional do MDB, o senador Romero Jucá afirmou que lutará até o fim para que o comando do partido em Pernambuco volte para as mãos do também senador, Fernando Bezerra Coelho. Questionado pela Rádio Jornal, nessa quinta-feira (12), Jucá criticou a postura adotada pelo vice-governador e presidente do MDB em Pernambuco, Raul Henry.

“Não queremos expulsar ninguém do partido. Política não se faz dessa forma”, comentou. No último dia 20, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, devolveu o comando do MDB a Raul Henry, que quer manter a sigla na chapa do governador Paulo Câmara (PSB).

Oposição

Na visão de Jucá, o partido deve sair do governo estadual – oposicionista a Temer – e se tornar oposição a Paulo Câmara. “Não vamos marchar com o atual governador, pois ele é do PSB e o partido vive agredindo o MDB”, afirmou o senador.

Jucá revelou ainda que o deputado Jarbas Vasconcelos sabia desde o começo que FBC seria o candidato ao governo do estado, lhe estando assegurada a candidatura ao Senado, mas Jarbas recuou após pressão de Henry. O presidente nacional do MDB não descartou a volta de Fernando ao comando do partido em Pernambuco, com Jarbas sendo candidato a senador pela sigla: “tudo é possível”.

Sindicato da PF pede transferência de ex-presidente Lula

A Polícia Federal informou que é responsabilidade da Justiça decidir sobre transferência de um preso.

O Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Paraná (SinDPF/PR) enviou nessa quarta-feira (11) um ofício à Superintendência do órgão no estado pedindo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que cumpre pena em sala especial no prédio da PF em Curitiba – seja transferido. O sindicato argumenta que a grande movimentação no local, com manifestações, em decorrência da prisão do ex-presidente tem provocado transtornos aos moradores da região e prejudicado atividades de trabalho dos policiais.

Em nota à imprensa, o sindicato diz que solicitou no pedido “a transferência imediata do ex-presidente para uma unidade das Forças Armadas, que possua efetivo e estrutura à altura dos riscos envolvidos”. Conforme nota do sindicato, “em razão da invasão da região próxima deste prédio de centenas de pessoas ligadas a movimentos sociais e outras facções, por questões de segurança, foi determinado o bloqueio de acessos e demais medidas assecuratórias, causando graves inconvenientes e atrasos nos atendimentos e ações policiais.”

O SinDPF/PR diz na nota que o bloqueio de acessos está “causando graves inconvenientes e atrasos nos atendimentos e ações policiais” e que por conta disto os policiais federais envolvidos nesta operação de segurança estariam “sem poder desenvolver suas atividades policiais normalmente”.

De acordo com o ofício enviado à direção da PF paranaense, a presença do ex-presidente na superintendência poderia resultar em “transtornos e riscos à população e aos funcionários da Polícia Federal”, bem como à rotina do órgão, em especial no que se refere à prestação de serviços como emissão de passaportes e questões relacionadas a produtos químicos, segurança privada, armas e emissão de certidões de antecedentes criminais.

Para evitar que as manifestações ocorram na proximidade do prédio, o acesso ao local foi bloqueado para não moradores da região. “Há comprovados riscos à população que reside no entorno do prédio da PF, aos policiais federais e demais integrantes do sistema de segurança pública que moram nas imediações da sede da Polícia Federal, ao passo que alguns invasores, que já se instalaram com barracas, já estão promovendo ações no sentido de intimidar estas pessoas”, diz a nota.

“Outrossim, outros policiais federais e moradores estão informando, extraoficialmente, que temem pela segurança de suas famílias em face das ameaças e presença de tais manifestantes”, completou a nota do SinDPF/PR.

Fonte Agência Brasil

“Se for um golpe de Osinaldo pode ter certeza que não fica em pé”, diz vereador sobre agressão de Gonzaga a Gilmar

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Osinaldo Souza (PTB) falou, durante a sessão ordinária dessa terça-feira (10), na Câmara Municipal de Petrolina, sobre a agressão do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) ao vereador Gilmar Santos (PT) no último domingo (08).

LEIA TAMBÉM

Em pronunciamento, Gonzaga Patriota reafirma que revidou agressão sofrida

Durante entrevista, Gilmar Santos rebate versão de Gonzaga Patriota

Durante seu discurso, Osinaldo afirmou que o golpe de Gonzaga teria sido fraco e que se fosse ele a dar o golpe, quem o sofresse não ficaria em pé. “Golpista eu não sou porque eu não dei o golpe. Mas alguém foi chamar outro de golpista e levou um golpe. Agora o golpe foi fraco, porque era um idoso de 72 anos. Se for um golpe de Osinaldo Souza pode ter certeza que não fica em pé”.

Ainda durante sua fala na Casa Legislativa, o parlamentar disse que a pessoas “estão falando do que não sabem” e que não se deixassem “inflamar por alguém que quer inflamar vocês”, referindo-se a Gilmar.

Longe de polêmica, Gonzaga Patriota anuncia emendas para realização de obras em cidades do Sertão

(Foto: ASCOM Câmara de Vereadores de Petrolina)

Em meio a polêmica envolvendo seu nome, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) está no Sertão cumprindo agenda nessa semana. Na segunda-feira (9), um dia após ter agredido o vereador de Petrolina, Gilmar Santos (PT) com um soco, Gonzaga visitou Santa Cruz.

Na cidade o deputado federal se reuniu com a prefeita Eliane Soares e com lideranças políticas municipais. Um dos temas da reunião foi a construção de uma barragem próxima à região de Poço d’Anta, através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, de autoria do próprio Gonzaga.

Segundo a assessoria de comunicação do deputado, o valor já está empenhando pelo Governo Federal. Gonzaga também destinou R$ 120 mil para a compra de um trator equipado e outros R$ 100 mil para a área da saúde na cidade.

O deputado socialista também esteve em Ouricuri, onde discutiu sobre o Canal do Sertão e falou também sobre a transposição do rio Tocantins para o São Francisco, projeto de sua autoria. Gonzaga também passou por Trindade, para tratar da aquisição de equipamentos e veículos para o Conselho Tutelar, através de uma emenda parlamentar.

Araripina também esteve incluída na agenda do político. Gonzaga Patriota visitou o Hospital e Maternidade Santa Maria, a Casa de Saúde Nascente e o Posto de Saúde Gergelim, os quais receberão obras por intermédio de recursos obtidos com ajuda do deputado.

Paulo Câmara lamenta decisão da Justiça que proibiu visitas a ex-presidente Lula

(Foto: Reprodução/Twitter)

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) esteve em Curitiba (PR) na terça-feira (10), com outros governantes do Nordeste. O grupo visitaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sede da Polícia Federal, mas foi proibido após uma decisão da justiça.

LEIA TAMBÉM:

Governadores vão a Curitiba, mas Justiça proíbe visita a Lula

Através de uma nota, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) informou que a viagem do governador foi custeada pelo partido. A nota afirma ainda que Câmara comunicou seu descontentamento à senadora e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, lamentando a decisão da juíza Carolina Lebbos.

Confira a seguir a nota do PSB sobre a vista de Câmara:

LEIA MAIS

Vereadores de Petrolina analisam um Projeto de Lei na sessão desta quinta-feira (12)

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na sessão desta quinta-feira (12), os vereadores de Petrolina vão discutir um único Projeto de Lei do Legislativo colocado em pauta. O PL nº 023/2018, de autoria da vereadora Cristina Costa (PT), institui a Semana Municipal de Conscientização sobre a depressão infanto-juvenil.

Se aprovado, a semana de conscientização será realizada entre 08 e 14 de outubro de cada ano. Por parte do Executivo não há matérias para apreciação. Os vereadores também discutirão três Requerimentos e outras 21 Indicações.

Requerimentos

Entre os Requerimentos, destaque para o nº47/2018, do vereador Gilberto Melo (PR). O edil solicita uma emenda parlamentar ao deputado federal Fernando Filho (DEM), para a complementação da pavimentação asfáltica, no trecho entre o Campus Zona Rural da Univasf, até o KM 119, da BR-407.

Maria Elena (PRTB) apresentou o Requerimento nº 053/2018, ao Diretor do Fórum Estadual da Comarca Petrolina, Francisco Moreira.

O pedido trata do pedido de indenização das famílias proprietárias de casas construídas pela Companhia de Habitação Popular (COHAB), pois segundo os moradores, os materiais utilizadas foram de baixa qualidade. A sessão ordinária na Casa Plínio Amorim começa às 9h.

Bolsonaro grava vídeo convidando petrolinenses para evento em Petrolina

O pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) fez um vídeo ao lado de Sílvio Nascimento, vice-presidente do PSL em Pernambuco e pré-candidato ao governo do estado, convidando os petrolinenses para o evento “encontro com os amigos de Bolsonaro” neste sábado (14), às 15h30.

No vídeo, Bolsonaro afirma que não poderá comparecer ao encontro, mas diz que será “um evento inesquecível”. Sílvio Nascimento reforçou o convite ao lado do presidenciável. “Você é nosso convidado. Forme uma caravana e todo mundo em Petrolina”, disse.

Mudança de local

Após ameaças por meio das redes sociais, os organizadores do evento decidiram mudar o local do encontro, já que crianças e idosos também estarão presentes. Previsto para acontecer na Orla, o evento será realizado na Associação de Moradores da Areia Branca, em frente ao Bodódromo.

Encontro

As despesas do evento serão cobertas com valores doados voluntariamente pelos participantes do grupo, assim como a organização do evento. Segundo os organizadores, esse tipo de apoio tem sido registrado em todo o país. Alguns pré-candidatos ao Congresso Nacional devem comparecer ao evento, além de algumas surpresas que só serão reveladas no dia 14.

Prefeito da Bahia nomeia filho para cargo de secretário e Ministério Público afirma que decisão viola princípio da impessoalidade

(Foto: Reprodução/A Tarde)

Um caso de nepotismo na Bahia repercutiu em todo estado. O prefeito de Serra Preta, região metropolitana de Feira de Santana nomeou seu filho para exercer ocupar uma secretaria. Rogério de Souza (PTN) nomeou Ígor Almeida Souza para a pasta de Obras e Serviços Públicos.

No entanto, o Ministério Público expediu uma recomendação para que a nomeação seja anulada, no prazo de 30 dias. Segundo o promotor de Justiça Tiago Quadros, Ígor Almeida é estudante de uma graduação e não tem a comprovação de qualquer experiência em Gestão Pública, o que “evidência a ausência de qualificação técnica para o exercício da função de secretário municipal”.

O promotor ainda ressalta ainda a “inegável motivação de sua nomeação, o fato de ser filho do atual gestor municipal, o que viola flagrantemente o princípio da impessoalidade”.

Cármen Lúcia assumirá a Presidência da República na sexta-feira

(Foto: Internet)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, assumirá a presidência da República por algumas horas, a partir da próxima sexta-feira (13). Isso porque o presidente Michel Temer viajará para o Peru, onde participará da Cúpula das Américas. Cármen Lúcia assume o comando do país assim que Temer deixar o espaço aéreo brasileiro, na sexta-feira. O presidente retorna no dia seguinte, em horário a definir.

Apesar de Rodrigo Maia, presidente da Câmara, e Eunício Oliveira, presidente do Senado, aparecem na frente de Cármen Lúcia na linha sucessória, eles se tornariam inelegíveis no pleito deste ano caso assumissem o posto de Temer. Com isso, ambos deixarão o país no mesmo período. Eunício fará uma viagem previamente marcada ao Japão e Maia visitará o Panamá para participar de um evento.

LEIA MAIS

Vereadores Petistas de Pernambuco emitem nota de repúdio à agressão do deputado Gonzaga Patriota contra o Vereador Gilmar Santos; Marília Arraes também assina o documento

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Um grupo formado por 7 vereadores do Partido dos Trabalhadores, de vários municípios de Pernambuco, emitiu uma nota repudiando a agressão sofrida pelo o vereador do PT de Petrolina (PE), Gilmar Santos, neste domingo (8), quando o deputado federal (PSB), Gonzaga Patriota, o teria agredido fisicamente.

Segundo o boletim de ocorrência registrado na delegacia da Polícia Civil, o deputado teria dado um soco na boca do vereador, após o mesmo se negar a lhe cumprimentar e o chamar de golpista. Gonzaga afirma que revidou a uma agressão de Gilmar.

Segue a nota assinada pelos os vereadores, inclusive a vereadora do Recife e pré-candidata ao governo de Pernambuco, Marília Arraes.

“Os Vereadores abaixo identificados, consternados e indignados com a agressão cometida pelo senhor Gonzaga Patriota (PSB) contra o Vereador Gilmar Santos (PT-Petrolina) na tarde deste domingo (08/04), vêm por meio desta, repudiar a violência do Deputado.

Conforme narrado no Boletim de Ocorrência prestado pelo Vereador, o fato se desenvolveu quando o Vereador, ao chegar à audiência pública que tratava da reforma da PE-630, no distrito de Rajada, interior de Petrolina, recusou-se a cumprimentar o Deputado, afirmando que aquele se tratava de golpista. Não aceitando a negativa do cumprimento, o Deputado desferiu um soco no rosto do Vereador, atingindo sua boca, conforme atestado por testemunhas e comprovado por laudo pericial.

Não podemos admitir que tal atitude seja vista por nós vereadores e vereadoras como aceitável. A conduta do Deputado Gonzaga Patriota é absolutamente condenável e expressa tudo aquilo que combatemos na política, que é a incapacidade para o debate e por responder na democracia com argumentos.

Estendemos ainda nossa solidariedade ao Vereador Gilmar Santos, que na construção de seu mandato coletivo, tem mantido firme suas posições e defendido com garra suas ideias, condição que julgamos fundamental para o cumprimento efetivo de um mandato parlamentar”.

Assinam:

Sinézio Rodrigues – Vereador PT/Serra Talhada

Marília Arraes – Vereadora PT/Recife

Daniel Finizola – Vereador PT/Caruaru

Ezequiel Santos – Vereador PT/Cabo de Santo Agostinho

Davi Moreira de Alencar – Vereador PT/ Exu

Ernesto Maia – Vereador PT/ Santa Cruz do Capibaribe

Cristina Costa – Vereadora PT/Petrolina

Ministério do Meio Ambiente ficará a cargo de juazeirense Edson Duarte

As mudanças no governo do presidente Michel Temer não param. Depois de exonerar sete ministros na quinta-feira (5), Temer está buscando nomes para ocupar os ministérios. Mais cedo o Blog divulgou que Moreira Franco assumirá o Ministério de Minas e Energia, no lugar de Fernando Filho.

Juazeirense, Edson Duarte deve assumir o Ministério de Meio Ambiente. Edson é hoje secretário-executivo da pasta e segundo o G1, Duarte foi o nome escolhido por Temer para ocupar a pasta interinamente. Ele é filiado ao Partido Verde (PV) e já foi vereador por Juazeiro, além de ter exercido dois mandatos de deputado estadual e dois de deputado federal.

Edson Duarte tem 52 anos, é pedagogo, consultor e ambientalista. Desde 1993 está filiado ao PV e foi escolhido por ser um candidato de perfil técnico para ocupar a pasta. O nome de Duarte deve ser confirmado por Temer ainda nessa segunda-feira (9).

Deputado Elmar Nascimento deixa o DEM e vai para base do governador Rui Costa

O deputado federal Elmar Nascimento deverá confirmar essa semana sua saída do DEM.  Ele irá se filiar ao PP e, consequentemente, integrar a base do governador Rui Costa (PT/BA). Outro deputado que deixou o DEM foi Cláudio Cajado, que também segue para o PP, fortalecendo ainda mais a musculatura partido do vice-governador João Leão.
Em março, Elmar havia confirmado que estava “disposto a se filiar” ao partido presidido pelo vice-governador João Leão na Bahia. Na época, Elmar defendeu a “forte” relação com Ciro Nogueira, presidente do PP, e com o deputado Artur Lira (PP-AL).

Gonzaga Patriota não nega agressão a Gilmar e afirma que vereador tentou agredi-lo

Parlamentares se envolveram em uma confusão nesse domingo. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O Deputado Federal Gonzaga Patriota se pronunciou sobre a confusão que se envolveu com o vereador Gilmar Santos durante uma Audiência Pública sobre a situação da PE-630, nesse domingo (08), em Rajada (PE). Em entrevista ao repórter Marco Aurélio da Rádio Jornal, o parlamentar não negou a agressão ao vereador e disse que o fez após ser chamado de golpista. Além disso, Gonzaga afirmou que Gilmar tentou agredi-lo primeiro.

Gonzaga lamentou o ocorrido, mas disse que, diferente do vereador, não vai fazer Boletim de Ocorrência na polícia. “Eu não vou fazer boletim contra ninguém. Ele já deve ter ido fazer o BO e dito na delegacia que me provocou, me chamou de golpista, golpista é ladrão e que levou um murro na cara. Se o delegado me chamar, eu vou”.

LEIA TAMBÉM

Vereador Gilmar Santos registra boletim de ocorrência contra deputado Gonzaga Patriota

O deputado explicou como aconteceu a confusão. “Na hora da saída cumprimentei todo mundo, quando cheguei próximo ao meu carro tinham duas pessoas, cumprimentei uma e quando fui cumprimentar a outra, que eu não conhecia, ele disse ‘não pego na mão de golpista’ e eu disse que golpista era ladrão e eu sou um cidadão de bem, honesto. Ele colocou o dedo na minha venta e disse que eu era golpista. Eu meti a mão na boca porque eu nasci em uma família direita que não dá para levar nome de ladrão e nem agressão física como ele tentou me agredir. Levou uma porrada e eu lamento que isso aconteceu”, disse.

Gonzaga afirmou que não aceita esse tipo de insultos diante de sua história. “Gonzaga Patriota que tem vergonha na cara, que tem feito um trabalho como cidadão, como advogado, como parlamentar, não pode ser insultado por quem quer que seja, principalmente por gente que não tem nem vergonha, como esse insultante, eu não sei nem quem é”, concluiu.

Marina Silva lança pré-candidatura à Presidência da República

Um dos nomes já aguardados para concorrer às eleições de outubro, a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva lançou sua pré-candidatura à Presidência da República pela Rede Sustentabilidade. O lançamento aconteceu na tarde do sábado (7), em uma cerimônia realizada em Brasília.

Durante o ato, Marina falou sobre a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi ministra do Meio Ambiente. “O momento que estamos vivendo, que não é de celebração, é de tristeza, claro. Um ex-presidente da República poderia estar apto a fazer o que bem quisesse na política, sendo interditado pela Justiça, por erros“, disse.

LEIA TAMBÉM:

Ao lado de Marina Silva, Julio Lóssio confirma pré-candidatura ao Governo de Pernambuco

Críticas

Marina também falou sobre outros políticos envolvidos na corrupção, citando Aécio Neves (PSDB), Renan Calheiros (MDB) e Eliseu Padilha, ministro de Michel Temer, nomes mencionados na Operação Lava Jato.

“Por outro lado, é uma sinalização de que nós podemos começar a ter esperança de que se está iniciando um tempo, de que a lei será igual para todos. Se, e somente se, nós tivermos cuidado nesse processo e que não se permita mais que os Renans, aos Aécios, os Padilhas e os Temeres fiquem impunes sob o manto do foro privilegiado”.

Em ato pela defesa de Lula, PT de Petrolina pede participação da classe trabalhadora na resistência democrática

“Eu quero ver Lula livre, é muito injusto o que estão fazendo com ele, foi o único presidente que olhou pelo pobre”. Foi assim que uma das participantes do ato em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizado na Praça do Bambuzinho, em Petrolina expressou sua revolta contra a ordem de prisão contra o petista.

A manifestação foi organizada pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Petrolina e da Frente Brasil Popular. O ato dessa tarde reinou políticos e ex políticos da cidade, seguidores do ex-presidente e contou também com a participação de membros do Partido Comunista Brasileiro, Marcha das Mulheres e da comunidade civil.

Vereador eleito pelo PT, Gilmar Santos chamou a população para a participação da resistência. “Hoje prender o presidente Lula da forma como eles fazem, acabando com qualquer garantia constitucional é uma prova concreta de que eles não querem apenas prender e inviabilizar o presidente Lula, eles querem prender e inviabilizar a democracia, o direito de crianças e jovens na periferia. Se tiram de nós a democracia, tiram de nós o mínimo de dignidade que temos. Hoje nós convocamos e não mais convidamos a classe trabalhadora“.

LEIA MAIS