Paulo Câmara abre hoje 4ª edição do Seminário Todos por Pernambuco em Floresta-PE

O governador Paulo Câmara comanda, na manhã desta quarta-feira (14.08), a abertura da 4ª edição do Seminário Todos por Pernambuco, em Floresta, no Sertão de Itaparica. A ação, que acontece por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), vai passar por todas as regiões de desenvolvimento (RDs) do Estado. O Seminário é uma ferramenta de participação social, no formato de um fórum participativo, e acontece sempre no primeiro ano da gestão estadual.

Este ano, a grande novidade é que os cidadãos também podem fazer suas propostas e dar suas opiniões, através do site www.participa.pe.gov.br. O Sertão do Moxotó e o Sertão do Pajeú também receberão o evento ainda nesta semana, com seminários em Arcoverde, no dia 15, e Serra Talhada, do dia 16.

Também na quarta-feira (14.08), durante o período da tarde, o governador percorre as cidades de Tacaratu e Petrolândia. No primeiro município, Paulo Câmara visita a obra de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário Caraibeiras, na Estação de Tratamento de Esgoto Caraibeiras. Já em Petrolândia, participa da inauguração da implantação da Rede de Distribuição de Água na Comunidade de Serrota.

Dulcicleide Amorim alerta para aumento na incidência de câncer no Brasil

O aumento no número dos casos de câncer no Brasil, bem como da mortalidade em consequência dessa doença, preocupa a deputada Dulcicleide Amorim (PT). Em pronunciamento na Reunião Plenária desta terça (13), a parlamentar citou dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) segundo os quais o País registrou quase 600 mil ocorrências em 2018 e mais de 200 mil óbitos em 2017. Na tribuna, ela defendeu políticas públicas específicas para a enfermidade.

“É a segunda causa de morte no País, atrás apenas das doenças cardiovasculares, de acordo com dados do Datasus”, informou a petista. “Ações que visam ao controle e à redução do impacto do câncer sobre a população são de grande interesse da saúde pública, pois buscam incentivar a sociedade a procurar hábitos mais saudáveis. Tanto a idade quanto fatores de risco associados ao estilo de vida afetam os indicadores de morbidade e mortalidade.”

Como exemplo de medidas para barrar o crescimento dos índices, Dulcicleide mencionou o termo de cooperação firmado entre o Governo do Estado e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em julho deste ano, a fim de ampliar a cobertura vacinal contra o HPV, vírus que prejudica o colo uterino. “Na pesquisa realizada pelo Inca, Pernambuco aparece com 121.630 óbitos de 1997 a 2016, representando 16% dos casos em todo o País”, registrou.

A deputada ressaltou o aumento das neoplasias malignas entre a população idosa, mas pontuou o crescimento entre pessoas com menos de 50 anos nas últimas duas décadas. A alta na mortalidade entre as mulheres também chama a atenção. “Os resultados desse estudo evidenciam uma necessidade de estabelecermos políticas públicas de prevenção e controle de câncer no Brasil”, alertou.

Dulcicleide ainda fez críticas à proposta de Reforma da Previdência do Governo Federal. “Quando as pessoas chegarem na idade de se aposentar, vão receber R$ 400 para se manter. O risco de morte delas será bem maior”, lamentou. “Além disso, as políticas públicas para a saúde estão sendo cada vez mais reduzidas. Outro fator importante é o da educação: para ter um estilo de vida adequado, preciso primeiro ter conhecimento e saber o que é melhor para mim.”

Em aparte, o deputado João Paulo (PCdoB) reforçou o comentário. “Queria parabenizar pela precisão e pelo conteúdo. Mas de Bolsonaro a gente não pode exigir nem bom senso nem sensibilidade. É lamentável ver a situação do povo brasileiro hoje e a total insensibilidade desse governante para as questões estratégicas e o sofrimento do nosso povo”, afirmou.

Antonio Fernando anuncia Frente Interestadual em Defesa da Transposição do São Francisco

 

PLENÁRIO – Iniciativa foi lançada em conjunto com os deputados estaduais Francisco do PT, do Rio Grande do Norte, e Guilherme Landim, do Ceará, que vieram à Alepe. Foto: Roberto Soares

O deputado Antonio Fernando (PSC) anunciou, em discurso no Grande Expediente desta segunda (12), a criação da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa das Obras de Transposição do Rio São Francisco. A iniciativa foi lançada em conjunto com os legisladores estaduais Francisco do PT (PT-RN) e Guilherme Landim (PDT-CE), que puderam ocupar a tribuna da Alepe para explicar a importância da ação para seus respectivos estados. O grupo também contará com contribuição do deputado Jeová Campos (PSB-PB), que não pôde comparecer ao lançamento.

“É a primeira vez que deputados de vários Estados criam uma frente integrada para lutar pela conclusão de uma obra. O esforço, no entanto, é justificado, já que a transposição, quando completa, irá beneficiar mais de dois milhões de nordestinos”, alegou Antonio Fernando. O parlamentar ressaltou que, apesar do avanço das obras de engenharia (97% concluídas), há questões operacionais que ainda precisam ser resolvidas para garantir a chegada da água à população.

“É preciso discutir, por exemplo, o preço da energia elétrica necessária para bombear a água do rio até os canais de abastecimento. A depender dos custos, a população não terá condições de arcar com a despesa”, pontuou o parlamentar da Alepe. Para esta situação, Fernando defendeu a implantação de um parque de energia eólica a ser gerido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“A Assembleia do Rio Grande do Norte se irmana com as casas legislativas de Pernambuco,  da Paraíba e do Ceará para que possamos ver concluídas, em breve, as obras que levarão água para as nossas populações”, disse Francisco do PT. “O propósito da nossa vinda à Alepe é solicitar a cada um dos deputados que se unam a nós neste trabalho de convencimento do Governo Federal sobre a necessidade da conclusão da transposição”, acrescentou Landim.

O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), parabenizou os responsáveis pela iniciativa. “A Casa de Todos os Pernambucanos está à disposição para auxiliar neste trabalho, que busca levar água para as pessoas mais necessitadas”, concluiu.

Juristas estrangeiros pedem ao STF que liberte o ex-presidente Lula

A carta é intitulada “Lula não foi julgado, foi vítima de uma perseguição política”, e cita as revelações do jornalista Glenn Greenwald

Um manifesto de juristas estrangeiros pede ao Supremo Tribunal Federal que liberte o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e anule suas condenações. A íntegra da carta está disponível no site do Instituto Lula. No perfil que mantém no Twitter, o instituto faz uma série de comentários a respeito do teor do manifesto e se posiciona contra o juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça, dizendo que “Não há Estado de Direito sem respeito ao devido processo legal. E não há respeito ao devido processo legal quando um juiz não é imparcial, mas atua como chefe da acusação”.

A carta é intitulada “Lula não foi julgado, foi vítima de uma perseguição política”, e cita as revelações do jornalista Glenn Greenwald e do site The Intercept, em parceria com outros veículos, as quais “estarreceram todos os profissionais do Direito. Ficamos chocados ao ver como as regras fundamentais do devido processo legal brasileiro foram violadas sem qualquer pudor. Num país onde a Justiça é a mesma para todos, um juiz não pode ser simultaneamente juiz e parte num processo.”

O Instituto Lula afirma que espera que as autoridades brasileiras tomem as providências “para identificar os responsáveis por estes gravíssimos desvios de procedimento”. E continua: “Sergio Moro não só conduziu o processo de forma parcial, como comandou a acusação. Manipulou os mecanismos da delação premiada, orientou o trabalho do MP, exigiu a substituição de uma procuradora com a qual não estava satisfeito e dirigiu a estratégia de comunicação da acusação.”

Odacy Amorim propõe discussão sobre aliança entre PT e PSB para 2020

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O clima para as eleições municipais 2020 já está esquentando. Em Petrolina (PE), as especulações rodeiam o pleito que promete entrar para a história da cidade, já que pela primeira vez teremos segundo turno na cidade. Em entrevista a Waldiney Passos, no Programa Super Manhã, da Rádio jornal, nesta segunda-feira (12), o ex-deputado estadual, e atual presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, falou sobre os planos para 2020, na busca pela vitória.

“Uma cidade que tem um orçamento de R$ 800 milhões, como a gente pegar esse dinheiro e fazer mais com menos e de forma com qualidade. Essa é a proposta que a gente precisa apresentar à Petrolina. Discutir com o governo do estado: vai ser possível uma aliança PT e PSB'”, disse.

LEIA MAIS

Vereador de Afrânio critica Adalberto Cavalcanti por destinar verbas da saúde para outras cidades

O vereador Vava de Justino fez duras críticas ao ex-deputado.

O vereador de Afrânio Vava de Justino (MDB) disse, nesta segunda-feira (12), estar indignado com a destinação das verbas para área da saúde do ex-deputado federal Adalberto Cavalcanti. Segundo o parlamentar, Adalberto teria destinado, no final do seu mandato, mais de R$ 7 milhões em emendas a cidades que não fazem parte da sua área de atuação política.

Ainda de acordo com o vereador, “metade das emendas dos parlamentares federais deve ser destinada a área de saúde”. Além disso, o parlamentar disse que Adalberto, ainda quando deputado, “teve direito de designar as emendas para o ano de 2019, pois o orçamento do ano atual é votado no ano anterior”.

“O que o povo de Afrânio precisa saber é que o ex-deputado (…) destinou suas emendas para as cidades de Chã de Alegria (R$ 400.000,00), Salgadinho (R$ 800.000,00), Feira Nova (R$ 1.000.000,00), Paudalho (R$ 2.510.387,00) e Bom Jardim (R$ 3.000.000,00). Essas emendas foram destinadas após a eleição de 2018. O curioso é que todas essas cidades que receberam a especial atenção do ex-deputado, somadas, não lhe deram 20 votos”, disse.

LEIA MAIS

Consórcio do Nordeste não visa oposição a Bolsonaro, diz governador da PB

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB)

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou ao UOL que o governo federal cancelou o envio de recursos que já estariam garantidos para duas grandes obras federais no estado: uma barragem e a dragagem do principal porto do estado. Além disso, afirma que o governo não assinou nenhum convênio com a Paraíba neste ano.

Azevêdo diz que é preciso desarmar o palanque montado em 2018. “A lógica fica sempre um pouco na lógica do palanque. Parece que a eleição não terminou. Fica essa discussão de ‘nós contra eles’, quem é favor ou contra, um Flamengo e Fluminense que não nos interessa. Não me interessa esse tipo de disputa”, critica.

Atacado por Bolsonaro ao tentar consertar a frase em que chamou o Nordeste de ‘paraíba’, o governador critica o clima de animosidade para o qual acabou sendo puxado e nega que tenha interesse escondendo o nome de Bolsonaro em obras federais. “Eu não tenho preocupação até porque a legislação prevê a inclusão de todos os entes em placas.”

Para Azevêdo, as falas de Bolsonaro não são motivo de preocupação pessoal, mas ele cobra um tratamento republicano com a Paraíba. “Vou continuar cobrando tratamento republicano que nosso povo do estado merece. São 4 milhões de habitantes, eles têm direito”, diz.

Azevêdo ironizou a ideia de que os governadores do Nordeste querem se separar do país ou transformá-lo em Cuba, como insinuou Bolsonaro, por conta da criação de um consórcio dos estados. “Fico pensando quando ele descobrir o consórcio do Brasil Central, o consórcio da Amazônia Legal; que os estados do Sul e Sudeste também estão se organizando para criarem os seus consórcios”, diz.

Com o slogan “O Brasil que cresce unido”, o Consórcio Nordeste foi apresentado no último dia 4, em Salvador, e reúne os nove estados da região. A ideia é realizar uma série de investimentos em conjunto, como a criação de uma central de compras, e fechar parcerias com entidades internacionais. Outra proposta é tentar contratar médicos estrangeiros para atuar na região.

Regra geral de aposentadoria prevê idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres

(Foto: Ilustração)

Na nova regra geral da reforma da Previdência (PEC 6/19) para servidores e trabalhadores da iniciativa privada que se tornarem segurados após a promulgação das mudanças, fica garantida na Constituição somente a idade mínima (65 anos para homens e 62 anos para mulheres). O tempo de contribuição exigido e outras condições serão fixados definitivamente em lei. Até lá, vale uma regra transitória.

Segundo o texto do relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), para todos os trabalhadores que ainda não tenham atingido os requisitos para se aposentar, regras definitivas de pensão por morte, de acúmulo de pensões e de cálculo dos benefícios dependerão de lei futura, mas o texto traz normas transitórias até ela ser feita.

LEIA MAIS

Câmara Municipal aprova mudança em Lei para construção de Casa de Parto e Laboratório Municipal

Vereadores discutem Projeto de Lei na Câmara Municipal de Petrolina.

Nessa quinta-feira (08), durante a sessão ordinária, na Câmara de Vereadores de Petrolina, o Projeto de Lei 014/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal, foi aprovado com 14 votos favoráveis na primeira votação e 16 votos favoráveis na segunda votação. Parte da bancada de oposição se absteve do projeto que solicitava a alteração da finalidade das Leis 2.334/2010 e 2.483/2012.

As Leis Municipais em questão, aprovadas na gestão do ex-prefeito Júlio Lossio, previam a alienação de duas áreas da cidade para iluminação de avenidas e regularização fundiária de alguns bairros. Agora, com a aprovação da Lei 014/2019, a alienação terá como finalidade investimentos na infraestrutura da cidade.

LEIA MAIS

TSE arquiva ação que alegava favorecimento de jornal da Paraíba à campanha de Fernando Haddad

(Foto: Internet)

Por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela improcedência de uma ação que apontava favorecimento de um jornal estatal da Paraíba à campanha de Fernando Haddad e Manuela d’Ávila, que concorreram, respectivamente, aos cargos de presidente e vice-presidente da República no ano passado. Com a decisão, o caso será arquivado.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi proposta pela coligação Brasil acima de tudo, Deus acima de todos, que teve Jair Bolsonaro (PSL) como candidato eleito. Os autores pediam a inelegibilidade dos envolvidos por abuso de poder político e conduta vedada, inclusive do governador da Paraíba, por permitir o suposto uso do jornal A União, ligado à universidade do estado, em favor da campanha contrária a Bolsonaro.

O ministro Jorge Mussi, relator do caso, ressaltou em seu voto que a caracterização do abuso de poder sempre deve levar em conta o aspecto qualitativo da conduta a evidenciar o comprometimento da legitimidade da eleição, e que as provas devem ser irrefutáveis no sentido de demonstrar a inequívoca gravidade para macular o equilíbrio das eleições.

LEIA MAIS

Lei Maria da Penha é inspiração para Bancada Feminina na Câmara Municipal de Petrolina

Pequena, mas combativa e atenta às lutas da população feminina de Petrolina (PE), a bancada feminina da Câmara da maior cidade do sertão pernambucano, formada pelas vereadoras Cristina Costa (PT) e Maria Elena de Alencar (PSB), não deixou passar em branco o aniversário de mais um ano de uma das principais conquistas do luta do movimento das mulheres que foi a criação da Lei Maria da Penha.

A Lei Maria da Penha foi Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro do mesmo ano. A conquista legal foi destacada pelas vereadoras como um importante instrumento de proteção e combate à violência contra a mulher ao longo desses 13 anos. Na Casa Plínio Amorim, as pautas para se criar outros meios de proteção ao público feminino de Petrolina, também é parte da atuação dos legisladores do município.

Essa lei inspirou muitas outras, a exemplo da Patrulha Maria da Penha,  (Lei 3020  de 28 de março de 2018),  de autoria da vereadora de Petrolina Cristina Costa do Partido dos Trabalhadores. A patrulha coordenada pela Secretaria Executiva da Segurança Publica, com o objetivo de garantir a efetividade da Lei Federal N° 11340/06- Lei Maria da Penha, na proteção as mulheres vitimas de violência, e deverá ser feito pela guarda civil de Petrolina, integrando ações do termo de adesão ao pacto nacional de enfrentamento a violência contra as mulheres estabelecendo relação direta com a comunidade, assegurando o acompanhamento e atendimento das mulheres vitimas de violência domestica e familiar.

LEIA MAIS

Renovação política: petrolinense é um dos selecionados para o RenovaBR; processo contou com mais de 30 mil inscritos

Alan da Silveira é formado em Direito pela FACAPE e é pós-graduando em Geopolítica e Relações Internacionais. (Foto: Divulgação)

O pesquisador Petrolinense Alan da Silveira foi um dos selecionados entre 31mil inscritos no RenovaBR. O programa de formação e incentivo a novas lideranças políticas, que nas últimas eleições formou e ajudou a eleger 17 parlamentares (um senador, sete deputados estaduais e nove deputados federais). Entre os eleitos estão: Tábata Amaral, Felipe Rigoni, Marcelo Calero e Tiago Mitraud que pontuam entre os melhores parlamentares do país.

O RenovaBR é uma iniciativa do empresário Eduardo Mufarej, presidente da “Somos Educação” e sócio da “Tarpon Investimentos”. O projeto é financiado por empresários, como o próprio Mufarej, Abílio Diniz, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga e o publicitário Nizan Guanaes, e conta com o apoio de personalidades como o apresentador Luciano Huck, o treinador Bernardinho e o jornalista Tiago Leifert.

Em 2019, o RenovaBR abriu novas seleções para o seu programa de formação para as cidades. O RenovaBR Cidades contou com mais de 30 mil inscritos que passaram por uma série de etapas até o resultado final. Alan da Silveira passou por todas as etapas, que contou com testes de ética, raciocínio lógico, inteligência fluida, posicionamento político, entrevistas e análises de vídeo e currículo. Como critérios de triagem, o movimento exige que o postulante seja ficha limpa, sem antecedentes criminais.

LEIA MAIS

Alex Tanuri responde críticas do presidente do PSL e Juazeiro

Presidente da Casa Legislativa Alex Tanuri.

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Alex Tanuri, rebateu às declarações do presidente do PSL no município, que defendeu a expulsão do parlamentar após críticas feitas a Jair Bolsonaro.

Na oportunidade, o presidente do PSL afirmou que Tanuri seria ““resto da política do atraso que ficou no PSL da Bahia que antes era base do PT”. “Estamos limpando a casa e muito em breve ele será expulso do partido por ferir o Art. 12 do nosso Estatuto, já que o valentão não tem coragem de assinar a carta de desfiliação”, disse.

LEIA TAMBÉM

Presidente do PSL de Juazeiro critica discurso de Alex Tanuri sobre Bolsonaro

Alex Tanuri se posicionou sobre as críticas e, em resposta, voltou a criticar Bolsonaro e reafirmou sua admiração aos ex-presidentes Lula e Dilma, ao prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim e a Isaac Carvalho.

LEIA MAIS

Coronel Heitor Leite assume presidência do PSL em Petrolina

Heitor Leite confirmou presidência do PSL de Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O Coronel Heitor Leite confirmou, nesta quinta-feira (08), que está à frente do Partido Social Liberal (PSL) de Petrolina (PE). Segundo  o Coronel, sua intenção é fortalecer o partido para viabilizar candidatura própria à prefeitura do município. “Organizamos a comissão e agora estamos tratando de identificar nosso filiados e buscar novas filiações”, disse.

Heitor exaltou a dimensão do partido, que ganhou destaque após a eleição do presidente da República Jair Bolsonaro, em Petrolina e no país. “Estamos pegando um grande partido. É o partido do presidente da República, é o partido que tem o segundo maior tempo de TV em qualquer campanha que a gente vai enfrentar, tem verba para enfrentar campanha e que tem um grande número de filiados”, afirmou

Questionado sobre a permanência dos vereadores Gabriel Menezes e Domingos de Cristália no partido, o Coronel afirmou que ambos “são vereadores do PSL e o partido obviamente está aberto à permanência deles”. No entanto, ainda segundo Heitor, “isso é uma decisão pessoal”.

Presidente do PSL de Juazeiro critica discurso de Alex Tanuri sobre Bolsonaro

Presidente do PSL disse que Alex Tanuri deve ser expulso do partido.

No início desta semana, o presidente da Câmara de Municipal de Juazeiro, Alex Tanuri (PSL) criticou o presidente da República, Jair Bolsonaro, após o vereador Allan Jones (PTC) elogiar o chefe do Executivo Nacional.

Segundo Tanuri parlamentar, o presidente da República não faz nada pelo Nordeste. “Ele está parabenizando alguém que não faz nada pelo Nordeste, nem pelo Brasil, nem pela Bahia”, disse.

LEIA TAMBÉM

Vereador Alex Tanuri diz que prefeito Paulo Bomfim merece ser reeleito e critica Bolsonaro

Em resposta ao presidente da Casa Legislativa, o presidente do PSL de Juazeiro, José Neto, afirmou que Tanuri é “resto da política do atraso que ficou no PSL da Bahia que antes era base do PT”. Ele disse, ainda, que o vereador deve ser expulso do partido.

“Estamos limpando a casa e muito em breve ele será expulso do partido por ferir o Art. 12 do nosso Estatuto, já que o valentão não tem coragem de assinar a carta de desfiliação”, afirmou.

LEIA MAIS