Oficina sobre empreendedorismo movimenta unidade regional da FIEPE em Petrolina

(Foto: ASCOM)

(Foto: ASCOM)

O cenário atual e as tendências de mercado foram alguns dos temas abordados nesta quarta-feira (30) no auditório da Unidade Regional da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), em Petrolina (PE), durante a oficina Empreendedorismo: driblando a crise.

Ministrada pelo professor, economista e especialista em Gestão Empresarial de Negócios, Felipe Dantas Barreto, a capacitação atraiu um bom público de empresários e gestores principalmente do segmento industrial. O evento que começou às 8h e prosseguiu até às 17h, tratou ainda de assuntos a exemplo dos fundamentos da visão empreendedora, foco, meta e visão, perfil das empresas, público alvo e como prospectar de maneira inteligente em tempos de crise.

LEIA MAIS

Vereadores acatam pedido de Pérsio e votação da LOA é adiada para próxima terça-feira

(Foto: blog Waldiney Passos)

Dr. Pérsio afirmou que aqueles vereadores que votaram contra o pedido de vista são contra as famílias da área irrigada. (Foto: blog Waldiney Passos)

Os vereadores de Petrolina acataram, com 12 votos a favor e 5 contra, o pedido de vista do vereador Pérsio Antunes (PV). Desse modo, a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) foi adiada para a sessão ordinária na próxima terça-feira (6).

Segundo o parlamentar, alguns valores expostos na LOA não condizem com a realidade do município. Apenas cinco vereadores votaram contra o pedido de vista de Dr. Pérsio, dentre eles, Cristina Costa (PT), Geraldo da Acerola (PT), Paraíba (PMDB), Aílton Guimarães (PMDB) e Betão (PMDB).

Dr. Pérsio disse que foram contra as famílias da área irrigada os vereadores que não apoiaram seu pedido de vistas, já que o orçamento de apenas R$ 308 mil, destinado a estas famílias, foi o ponto principal da discussão. “Quem votou contra o pedido de vista, votou contra debater melhor o projeto e colocar mais recursos para a área irrigada”, afirmou.

A vereadora Cristina Costa contestou as afirmações de Pérsio afirmando, inclusive, ter sido reeleita pelas pessoas que residem na área irrigada. “Eu não voto contra a área irrigada, tanto é que a área irrigada me reelegeu. Se ele [Pérsio] sempre defendeu a área irrigada, por que ele não foi reeleito?”, rebateu a vereadora.

Vereador Pérsio Antunes pede retirada do projeto da LOA de pauta na Câmara

whatsapp-image-2016-12-01-at-12-04-52-1O vereador Pérsio Antunes (PV) fez um pedido de vista durante a sessão ordinária na Casa Plínio Amorim, nesta quinta-feira (1º), sobre a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para que o projeto de lei apresentado fosse retirado de pauta. O parlamentar afirma que alguns valores são incompatíveis com a realidade orçamentária de Petrolina (PE). O principal ponto de discussão são os valores destinados à área irrigada que somam apenas R$ 308 mil.

“Petrolina é uma cidade agrícola quee tem 60% de seus empregos oriundos da agricultura irrigada. É a capital da uva e da manga do Nordeste, o maior exportador de manga e uva do Brasil. São 70 mil pessoas na área irrigada e a maioria não tem o sistema de tratamento de agua, como é que o governo executivo coloca um orçamento de R$ 308 mil para a área irrigada, enquanto para o São João foi colocado R$ 5 milhões? Esse é o motivo para o meu pedido de retirada do projeto da pauta, para que a gente possa discutir e destinar mais recursos para a área irrigada”.

Pérsio classificou os valores destinados à área irrigada com um “absurdo”. “É um absurdo Petrolina receber, na área irrigada, somente R$ 308 mil e isso é inadmissível. Eu acredito que houve algum equívoco”. O pedido de vista ainda será votado e caso seja aprovado, a votação da LOA será adiada para a próxima terça-feira (6). A sessão acontece neste momento na Câmara Municipal de Petrolina.

Paróquia Nossa Senhora das Dores de Rajada realiza quinta-feira de adoração

(Foto: ASCOM)

(Foto: ASCOM)

Em comunhão com a diocese de Petrolina (PE) e demais Igrejas Católicas espalhadas pelo mundo inteiro, a paróquia Nossa Senhora das Dores, de Rajada, realiza sempre na primeira quinta-feira de cada mês este momento de adoração ao Santíssimo, num ato de reconhecer Deus, como o criador e o salvador, o Senhor e o mestre de tudo o que existe, o seu amor infinito e misericordioso.

Leigos e o padre Felipe Gomes, administrador da paróquia, conduzirão o momento. O sacramento terá início às 19h30, na Igreja matriz da Paróquia.

Com informações da ASCOM

Operação ‘Papai Noel’ é lançada oficialmente nesta quinta-feira em Petrolina

(Foto: blog Waldiney Passos)

A solenidade oficial de lançamento da operação aconteceu às 8h. (Foto: blog Waldiney Passos)

A Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), o 5º BPM e o Sindilojas, realizou, nesta quinta-feira (1º), o lançamento da Operação “Papai Noel” em Petrolina (PE). A solenidade oficial de lançamento da operação aconteceu às 8h na Avenida Souza Filho, no centro comercial da cidade.

O presidente do Sindilijas, Joaquim de Castro, falou sobre a importância da ação conjunta que visa proteger os comerciantes e os consumidores durante o período natalino em Petrolina. “Todos os anos nós temos feito essa operação, essa parceria com a Polícia Militar e com os outros órgãos de segurança do município, que visa oferecer uma segurança maior ao comerciante e também ao consumidor.”

Segundo Joaquim, a parceria vem para proteger a comunidade da ação de criminosos e garantir uma maior segurança à população. “A parceria acontece por conta do aumento do fluxo de pessoas no centro da cidade e o volume de recursos devido o recebimento dos 13º salário. Isso acaba despertando a atenção dos meliantes. E essa parceria vem para inibir as ações dos criminosos, para que no final do ano tenhamos números mais favoráveis à população. Nós temos feito isso e o resultado sempre é muito bom. Esse ano a parceria está ampliada com a presença da Guarda Municipal e a Polícia Rodoviária”.

O Major Rutênio, que responde pelo comando da operação, falou sobre o que espera da operação “Papai Noel” e sobre os seus objetivos. “A gente espera que esse ano reduza ainda mais os números dos índices de criminalidade em relação aos anos anteriores na cidade de Petrolina. A operação visa a tranquilidade das pessoas que vêm ao centro de Petrolina para realizar as suas compras de fim de ano, já que nessa época geralmente cresce o número de pessoas e de dinheiro que circula aqui pelo centro da cidade”.

Rutênio informou como acontecerá o patrulhamento no centro da cidade e falou sobre a novidade da segurança em pequenos centros comerciais da cidade. “Vamos ter em média 60 policiais diários, e esses policiais são extra, não são tirados de outros setores. Eles irão trabalhar em duplas mistas, além do pessoal de moto-patrulhamento que farão a segurança. Ao todo serão cerca de 10 duplas em cada turno de trabalho. Além disso, esse ano tem um diferencial, pois vamos atender os centros comerciais de alguns bairros na cidade, mesmo sendo pequenos.”

Policia Civil desencadeia ‘Operação Alcatéia’ contra tráfico de drogas em Petrolina e Casa Nova nesta quinta-feira

(Foto: Ilustração)

(Foto: Ilustração)

A Secretaria de Defesa Social, por meio da Polícia Civil de Pernambuco, desencadeou, na manhã desta quinta-feira (1º), a “Operação Alcatéia”, 33° Operação de Repressão Qualificada do ano. O objetivo da operação é cumprir mandados de prisão em desfavor de suspeitos de tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico, com atuação nos municípios de Petrolina (PE), Casa Nova (BA) e São Luís (MA).

Ao todo serão cumpridos oito mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Petrolina (PE). 80 Policiais Civis, entre delegados, agentes e escrivães, participam da execução do trabalho operacional, além de 10 Policiais Federais do Estado do Maranhão.

As investigações tiveram início há quatro meses e foram efetuadas pela 25ª Delegacia de Homicídios de Petrolina – DPH. Os materiais apreendidos serão encaminhados à 26ª DESEC, onde, às 08h, será apresentado o balanço parcial da operação. A operação é supervisionada pela Chefia da Polícia Civil e coordenada pelas DINTER-2, Gerência de Controle Operacional do Interior 2 – GCOE-2 e pela 26ª DESEC.

Atendimentos na AME da Vila Eduardo são suspensos para realização de reparos

(Foto: Ilustração)

(Foto: Ilustração)

A unidade de saúde AME Bernardino Campos Coelho, localizada na Vila Eduardo, em Petrolina (PE), terá seus atendimento suspensos nesta quinta (1º) e sexta-feira (2) para reparos no forro da recepção central.

Aqueles que necessitarem de atendimento de urgência podem se dirigir à unidade de saúde do bairro Areia Branca. Segundo a assessoria, a partir da próxima segunda-feira (5) os atendimentos e agendamentos serão normalizados.

Equipe de transição de Júlio Lossio entrega novos documentos à equipe de Miguel Coelho

(Foto: ASCOM)

(Foto: ASCOM)

Nesta quarta-feira (30), a equipe de transição do atual prefeito de Petrolina (PE), Júlio Lossio, deu andamento a mais uma etapa do processo de transição de governo municipal. Novos documentos que tratam sobre pessoal e folhas de pagamento foram entregues ao grupo do prefeito eleito, Miguel Coelho.

De acordo com a presidente da comissão do governo de Julio, Lúcia Giesta, documentos que tratam do funcionamento das creches do programa “Nova Semente” também foram oferecidos ao grupo de transição de Miguel. Segundo Lúcia, a prefeitura tem cumprido todos os prazos estabelecidos para entrega de informações e documentos.

A presidente da comissão afirmou que o prefeito Júlio Lossio quer que o processo de transição aconteça da melhor forma possível, com transparência e eficiência.

Vereadores votam LOA e PPA em sessão ordinária nesta quinta-feira

(Foto: Arquivo)

(Foto: Arquivo)

Nesta quinta-feira (1º), os vereadores da Casa Plínio Amorim, em Petrolina (PE), irão votar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do município de Petrolina para o exercício financeiro de 2017 e dá outras providências e o Plano Plurianual (PPA), que dispõe sobre a revisão do PPA do município de Petrolina para o exercício do próximo ano.

Para o ano de 2017 em Petrolina foi estipulada uma receita e despesa no valor de R$ 710.575.99,00 (setecentos e dez milhões e quinhentos e setenta e cinco mil reais). Ao todo foram 182 emendas, tanto no orçamento anual quanto no PPA.

Passageiros reclamam aviso de aumento nas Vans que fazem linha na região da Tapera

vans

Imagem Ilustrativa/Foto: Internet

Passageiros que utilizam o transporte coletivo feito através de Vans entre a localidade da Tapera e a cidade de Petrolina, estão reclamando do aumento anunciado nos para-brisas dos veículos a partir desta quinta-feira.

Segundo informações repassadas por ouvintes através das rádios locais, o valor da passagem passará dos atuais R$ 5,70 para R$ 7,00 reais.

Em reunião na Câmara, Sindsemp pauta demandas dos servidores

Reunião reuniou servidores e vereadores (Foto:divulgação)

Reunião reuniu apenas servidores e vereadores (Foto:divulgação)

Na luta por mais direitos para os trabalhadores, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) esteve, nesta terça-feira (29) em reunião com o Legislativo da cidade. Na pauta, as demandas da categoria para inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA).

A diretoria da entidade foi recebida pelo Presidente da Casa Plínio Amorim, Osório Siqueira (PSB). A reunião foi conduzida pela vereadora Cristina Costa (PT) e contou com a participação dos parlamentares Ronaldo Cancão (PTB), Zenildo do Alto do Cocar (PSB), Elias Jardim (PHS), Maria Elena (PSB) e Pérsio Antunes (PV).

No encontro, o presidente do Sindsemp, Walber Lins, comentou os pontos da pauta e esclareceu algumas duvidas dos parlamentares. “Esse momento de diálogo e construção é muito importante, é a nossa marca, pois reforça nossa luta em favor de boas perspectivas para servidor. Essa reunião é para garantir todos os avanços que tivemos na Lei de Diretrizes orçamentárias (LDO) na previsibilidade de orçamento para nossos pleitos como o reajuste, gratificações e vale-alimentação e transporte e concurso. Tivemos boa aceitação dos membros da Casa às demandas dos servidores e, creio que conseguiremos avançar ainda mais”.

LEIA MAIS

Semana de Qualidade de Vida da Codevasf teve início nesta quarta-feira

A programação inclui palestras que abordarão conceitos de saúde mental, sofrimento e mal-estar no trabalho (Foto: divulgação)

A programação inclui palestras que abordarão conceitos de saúde mental, sofrimento e mal-estar no trabalho (Foto: divulgação)

Com o tema “Humanização no contexto do trabalho”, a Semana de Qualidade de Vida da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, teve início hoje  (30) pela manhã e  seguirá até sexta-feira (02 de dezembro), no Pátio de Eventos da instituição, em Petrolina.

O objetivo do Semana é oferecer aos empregados informações sobre saúde, qualidade de vida, hábitos de alimentação e atividade física. O superintendente regional, Aurivalter Cordeiro Pereira, realizou a abertura do evento.

LEIA MAIS

Solenidade de formatura de soldados que irão para o Haiti em missão de paz será nesta sexta

Nesta sexta-feira (02) será realizada cerimônia de formatura de despedida do 4º Pelotão de Força de Paz do 72 º Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado em Petrolina (PE).

Os soldados devem seguir para integrar a missão de paz no Haiti, devendo passar seis meses no país e retornar para o Brasil. A solenidade será realizada às 09h30.

convite-exercito

 

Polícia confirma acusação de duas menores de abuso sexual em Petrolina

arte_policia12 policial

Na noite de ontem (30), duas jovens, de idade não reveladas, deram queixa de um homem que teria as dopado e abusado delas. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Plantão de Petrolina (PE).

De acordo com informações da Polícia Civil, as menores foram encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML) para realizarem exames. O resultado deve sair nos próximos dias.

A polícia não confirma se o acusado é instrutor de academia, local onde elas teriam ingerido uma bebida oferecida como emagrecedora.

Câmara Municipal de Petrolina recebe o encerramento do I Afrocoletividade

capoeira

Apresentações encerraram o I Afrocoletividade (Foto: blog Waldiney Passos)

O I Afrocoletividade, evento que marca o mês da Consciência Negra, encerrou a programação com solenidade na Câmara Municipal de Petrolina (PE). Os representantes do movimento entregaram um documento com assinaturas  coletadas durante o festival para que o município possua um feriado municipal no dia 20 de novembro, em alusão ao dia da Consciência Negra.

Também na ocasião foi entregue a premiação dos vencedores do Desfile da Beleza Negra, realizado no dia último domingo (27),   declamação de poesia e apresentação de capoeira do Grupo Muzenza.