Carnaval do Voluntariado do HDM/IMIP anima ala de pediatria e oncologia da instituição nesta quinta (23)

(Foto: Divulgação/Ascom)

A manhã desta quinta-feira (23), promete ser de muita alegria para as crianças que fazem tratamento Hospital Dom Malan/IMIP, com o tradicional “Carnaval do Voluntariado”.

Para colorir a festa as máscaras e abadas já estão prontos e a festa contará também com o som ao vivo de uma orquestra de frevo.

 

Prefeitura anuncia show de Maciel Melo no Carnaval de Petrolina

(Foto: Facebook/Maciel Melo)

Nesta quarta-feira (22), o encontro entre o prefeito Miguel Coelho e o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, trouxe uma novidade para o folião petrolinense: Maciel Melo.

A estrutura carnavalesca de Petrolina, já está sendo montada, mas alguns ajustes foram feitos na programação da festa e agora Maciel Melo, anima os foliões no sábado (25) no polo principal, na Orla. Além do cantor, o palco à beira do São Francisco receberá 16 atrações durante os dias 25 e 28 de fevereiro com apoio cultural do Governo do Estado. O evento ainda terá um palco montado na Praça 21 de Setembro com orquestras e bandas de frevo.

Negociação termina sem acordo entre Sintcope e Sindilojas

(Foto: Divulgação/Ascom Sintcope)

A primeira rodada de negociação da campanha salarial entre a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) e representantes dos empregadores, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), aconteceu nesta terça-feira (21). O encontro terminou sem acordo firmado.

De um lado o Sindilojas, afirmando que a crise econômica e política vivenciada pelo Brasil não permitem que a negociação seja feita da maneira que o Sintcope propõe, e uma proposta foi apresentada para os sindicalistas do comércio, sem qualquer reajuste nas cláusulas econômicas. O grupo de sindicalistas do comércio não ficaram satisfeitos com a proposta apresentada.

“Se era para não apresentar nenhuma contraproposta, a gente nem precisaria se reunir”, disse a presidente do Sintcope, Dilma Gomes. O presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro sugeriu um reajuste de 2,5% para o piso salarial e as demais cláusulas econômicas.

“Uma proposta de 2,5% de reajuste é uma falta de respeito com o trabalhador do comércio”, afirmou o vice-presidente do Sintcope, Sérgio Lacerda.

A reunião foi concluída sem acordo entre os grupos e uma nova rodada de negociações será feita no dia 6 de março.

Briga entre amigos termina em morte no bairro Mandacaru, em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Nesta terça-feira (21), um homem de 58 anos, deu entrada no Hospital Universitário de Petrolina, vítima de espancamento. A vítima faleceu e a polícia investiga o caso.

Segundo informações da polícia, a vítima deu entrada no HU-Univasf, acompanhado de sua filha, que informou a polícia que o pai estava consumindo bebida alcoólica com um colega e que um desentendimento entre os dois resultou em uma briga. Ainda segundo a filha da vítima, ele foi apedrejado na cabeça.

A vítima chegou a ser socorrida e chegou ao hospital em estado grave, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu. O suspeito de praticar o crime fugiu e ainda não foi localizado pela polícia. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro Ouro Preto.

Profissionais da UPAE/IMIP de Petrolina passam por capacitação e atendimentos na urgência e emergência melhoram

(Foto: ASCOM)

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participaram neste final de semana (18 e 19) do Curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), promovido pelo Laboratório de Treinamento em Emergências Cardiovasculares do Hospital Agamenon Magalhães, de Recife.

A iniciativa tem como objetivo padronizar (nos prontos-socorros de Pernambuco) o treinamento em emergências cardíacas, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a abordagem ao paciente com acidente vascular encefálico (AVE).

A oportunidade foi considerada excelente pelos profissionais da UPAE. “Recebemos no ano passado um curso de simulação de casos clínicos sobre a Síndrome Coronariana Aguda e já estamos articulando a vinda de outra capacitação para o segundo semestre.

O ACLS contemplou os nossos médicos do pronto atendimento, mas também foi aberto ao público externo. Portanto, toda a região foi beneficiada e não só os nossos clínicos e usuários”, avalia o coordenador médico da UAPE, Elson Marques.

LEIA MAIS

CDL oferece serviço ‘Alerta 24 horas’ que permite bloqueio instantâneo de documentos perdidos ou roubados

(Foto: Ilustrativa)

A festa de Momo já começou em muitas cidades brasileiras e em Petrolina a festa começa, oficialmente, neste sábado (25). Nesta época é comum perder algum documento, pensando nisso a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), oferece o ‘Alerta 24 horas’.

Perder documento é sempre um momento difícil, principalmente pelo o risco como atos ilegais e dívidas feitas por terceiros, para evitar esse tipo de transtorno a Polícia Civil orienta as vítimas a registrarem um boletim de ocorrência (B.O) imediatamente após a perda ou roubo de documentos. Além disto, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) também oferece o serviço ‘Alerta 24 horas’, sistema que permite o bloqueio instantâneo de documentos perdidos ou roubados.

Para realizar o processo, basta apresentar o Boletim de Ocorrência na sede do CDL de Petrolina para que o Alerta possa ser confirmado. Os dados bloqueados ficam cadastrados no banco de dados do SPC Brasil. Isso permite que lojistas de todo o Brasil acessem as informações em suas consultas rotineiras, exigidas nas liberações de crédito. O processo funciona em todo o território nacional e é gratuito.

Para tirar outra via de seus documentos, procure uma das Unidades do expresso Cidadão. A CDL de Petrolina está localizada à Rua dos Industriários, 12 – Atrás da Banca, Petrolina – PE, Telefone: (87) 3862-1322.

Médico do SAMU de Petrolina orienta sobre os cuidados com a saúde durante o carnaval

A equipe do Samu estará presente durante os quatro dias de festa com ambulâncias na Orla de Petrolina e no bairro Areia Branca. (Foto: Internet)

O clima de festa, a decoração do comércio, a estrutura sendo montada no circuito e o frevo tocando nas rádios, anuncia que já é carnaval em Petrolina. Então, nada melhor que estar preparado para enfrentar e aproveitar a folia com alguns cuidados simples com a saúde.

O primeiro passo, segundo o coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município (SAMU), Vinícius Araújo, é o cuidado com a hidratação. Devido ao clima quente da nossa região, curtir carnaval requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas, o que facilita a desidratação. Ele orienta também o consumo de sucos naturais e água de coco.

“O nosso maior problema é que durante todo o ano as pessoas não se preparam, não realizam atividades físicas e não fazem uma alimentação correta. Porém, quando chega o carnaval é a maratona dos quatro dias de folia. A gente vive em uma região quente com temperaturas elevadíssimas, então é preciso ter muito cuidado com a hidratação”, frisou.

LEIA MAIS

41% das pessoas não acreditam que a operação Lava Jato acabe com a corrupção no Brasil

Uma pesquisa feita pelo Blog Waldiney Passos revelou que 41% das pessoas não acreditam que a operação Lava Jato passe o Brasil a limpo. Do total, apenas 21% acreditam que o Brasil estará livre da corrupção ao final da operação. 18% afirmaram, ainda, que a Lava Jato melhore mais ou menos a situação do país e 19% afirmaram que a operação não vai limpar o Brasil de jeito nenhum.

É evidente que a Lava Jato deu um passo importante no combate à corrupção do país, entretanto, tem perdido sua credibilidade com decisões políticas que atingem diretamente todo o processo de investigação. O exemplo mais recente dessas decisões é a possibilidade do ex-ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, assumir um cargo no mais alto patamar do Poder Judiciário, que é o Supremo Tribunal Federal (STF), por indicação do Presidente da República, Michel Temer, do PMDB, um dos partidos investigados na Lava Jato.

Alexandre de Moraes é ex-filiado ao PSDB, que também está sendo investigado pela operação e tem forte ligação com políticos do PMDB. Caso ocupe a vaga no Supremo, Moraes será o revisor dos processos, inclusive da Lava Jato. Teme-se que o ex-ministro atue parcialmente e favoreça investigados que fazem parte do seu grupo político.

Representantes do Sindsemp e prefeitura de Petrolina se reúnem para tratar da campanha salarial 2017

A secretária de Gestão Administrativa, Lucivane Lima, falou sobre a importância de se manter o diálogo com os servidores. (Foto: ASCOM)

Na tarde dessa terça-feira (21), a Prefeitura de Petrolina, por meio das Secretarias de Gestão Administrativa, Saúde e Educação, esteve em reunião com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsemp). O objetivo do encontro era tratar da campanha salarial 2017, a partir da proposição do Executivo de ouvir as demandas das categorias.

A secretária de Gestão Administrativa, Lucivane Lima, falou sobre a importância de se manter o diálogo com os servidores. “A gestão do prefeito Miguel Coelho sempre estará aberta ao diálogo. Já nos encontramos em outras ocasiões e agradeço pela oportunidade de, mais uma vez, estarmos esclarecendo dúvidas e ouvindo sugestões”, comentou.

Na ocasião, vários questionamentos foram respondidos, principalmente em relação ao adicional noturno, hora extra e terço de férias dos servidores da Secretaria de Saúde. Lucivane Lima informou também que todos esses valores serão pagos ainda neste mês de fevereiro.

Campanha salarial

Durante a reunião, ficou definido um novo encontro para no dia 8 de março, oportunidade em que a Prefeitura apresentará a sua proposta financeira.

Meio ambiente é tema de reunião entre Unidade Regional da FIEPE e presidente da AMMA

(Foto: ASCOM)

Coleta seletiva do lixo, poluição do rio São Francisco, arborização da cidade e licenças ambientais foram alguns dos temas discutidos, nesta terça-feira (21), durante o encontro ‘Diálogo com os Poderes Públicos em Petrolina’ realizado pela Unidade Regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) com a participação do diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente  (AMMA), Rafael Oliveira.

Depois de ouvir, na semana passada, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina, Eduardo Carvalho, os conselheiros da URSF/FIEPE discutiram com o presidente da AMMA propostas como a retirada dos lançamentos de esgoto in natura no rio São Francisco e a recuperação da mata ciliar.

LEIA MAIS

Estados e municípios recebem nesta quarta-feira recursos do Fundeb

(Foto: Internet)

Os estados e municípios brasileiros recebem hoje (22), em suas contas-correntes, a parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) relativa a fevereiro. Do total de R$ 918,97 milhões repassados, R$ 91,89 milhões (10% do total) devem ser destinados à complementação do pagamento do piso do magistério.

Os estados que vão receber a complementação são Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. De acordo com a lei, a União repassa a complementação aos estados e municípios que não alcançam, com a própria arrecadação, o valor mínimo nacional por aluno estabelecido a cada ano. Em 2017, esse valor é de R$ 2.875,03.

LEIA MAIS

Após conversa com Fernando Bezerra Coelho, ministro do Turismo garante verba federal para o São João de Petrolina

(Foto: Internet)

O São João de Petrolina promete ser um dos maiores do Nordeste, mais uma vez. O senador Fernando Bezerra Coelho garantiu, durante encontro com o ministro do Turismo, Max Beltrão, um patrocínio federal para a realização da festa.

A verba ajudará a manutenção da festa, que tem se destacado regionalmente com boas atrações. Durante encontro para anunciar as atrações do Carnaval 2017 de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho afirmou que já está dando início ao planejamento da festa de São João para que seja uma das maiores já vista na cidade.

Estrutura do Carnaval de Petrolina começa a ser montada e modifica trânsito na Orla

(Foto: Divulgação/Ascom)

Nesta sexta-feira (25), começa em Petrolina e festa de Momo e nesta terça-feira (21) cerca de 25 homens trabalham na montagem do Palco Orla que será um dos principais pontos de concentração dos foliões.

Durante a festividade Polo Orla receberá 16 atrações e junto com o polo na Praça 21 de Setembro. Devem atrair cerca de 120 mil foliões, segundo a expectativa do diretor de Eventos da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, Thulio Teobaldo

“Nossa expectativa é de um público de trinta mil pessoas por noite, lembrando que na Praça 21 de Setembro, por tradição, será um ponto de encontro onde as famílias irão se unir para brincar a folia de carnaval”, disse o diretor.

A estrutura da folia inclui palco, som, iluminação, instalação de grades e banheiros químicos. A previsão é que o palco esteja pronto até a próxima sexta-feira (24) quando passará por inspeção do Corpo de Bombeiros.

Devido à montagem da estrutura do carnaval, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) já interditou desde a manhã desta terça-feira (21) a Rua Aristarco Lopes e um trecho da Avenida Joaquim Nabuco.

Novos equipamentos devem melhorar o atendimento no centro cirúrgico do HU-Univasf em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Recursos liberados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), resultaram em um forte investimento na aquisição de aparelhos modernos para Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). A novidade deve aumentar o número de cirurgias realizadas, especialmente no setor de neurocirurgia do hospital.

Recentemente, a equipe do HU-Univasf, passou a ter à disposição um Aspirador Ultrassónico, utilizado na remoção de tumores cerebrais e do sistema nervoso central. As melhorias no aparato tecnológico do bloco cirúrgico contribuíram para o número expressivo de 388 neurocirurgias realizadas em 2016, somente em dezembro foram 49 cirurgias. Estes números se tornam mais significativos quando se considera o alto grau de complexidade desses procedimentos, já que, em média, uma neurocirurgia leva no mínimo 4 horas para ser concluída.

O chefe da Unidade Neuromuscular, Ricardo Brandão afirmou que a aquisição dos aparelhos oportunizou a realização de procedimentos de alta complexidade sem a necessidade de transferir pacientes para centros maiores, como Recife ou Salvador.

“Hoje, 95% dos casos neurológicos que nos chegam são atendidos localmente. Toda a equipe do HU está empenhada em promover uma saúde pública de qualidade. Temos tentado fazer o melhor possível pelos nossos pacientes”, afirmou o neurocirurgião.

Ao longo de 2017, novos equipamentos reforçarão a estrutura do bloco cirúrgico do hospital.