IPJ alerta servidores para golpes de empréstimos falsos

O Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) alerta os servidores e segurados sobre tentativas de golpe envolvendo falsas ofertas de empréstimos consignados. De acordo com o órgão, criminosos têm utilizado o aplicativo WhatsApp para informar, de maneira fraudulenta, que há “margem disponível” para crédito, oferecendo simulações com o objetivo de obter dados pessoais das vítimas.

O IPJ esclareceu que não realiza esse tipo de abordagem e desconhece qualquer ação semelhante por parte de bancos ou instituições financeiras. A orientação é para que os servidores não forneçam informações pessoais ou documentos caso recebam mensagens suspeitas.

Em caso de dúvida, o contato deve ser feito exclusivamente pelo WhatsApp oficial do Instituto: (74) 3612-7007, que é o único canal eletrônico reconhecido pelo órgão.

Ascom

Centro de Controle de Zoonoses alerta sobre Leishmaniose em Petrolina

Com um trabalho preventivo e de combate à proliferação de doenças, a Prefeitura de Petrolina tem intensificado suas ações neste mês de agosto para evitar a proliferação da leishmaniose na cidade. Durante o mês, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem visitado diversos bairros que estão sendo mapeados com casos suspeitos da doença em animais e seres humanos.

O trabalho do CCZ já é destinado a prevenção de doenças que possam afetar humanos, a Leishmaniose é uma delas. Uma estratégia é intensificar as ações nos bairros com casos positivos. O primeiro passo é ir até a localidade, fazer a coleta de sangue do animal, enviar para análise e, em caso positivo, o animal é recolhido. O CCZ reforça que esse é um trabalho diário e é intensificado neste mês de combate a proliferação da doença.

A Leishmaniose é uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Leishmania, transmitidos principalmente por meio da picada de um flebótomo, que são mosquitos pequenos de hábito crepuscular e noturno e que pode afetar pessoas e animais de estimação, como os cachorros. Existem dois tipos: a visceral, que acomete os órgãos internos; e a tegumentar, que agride as mucosas e a pele.

A mais comum nos cães é a visceral, a transmissão da doença acontece quando o mosquito se alimenta do sangue. Ao picar o animal doente, o inseto se infecta e transfere o protozoário ao picar o humano. A leishmaniose que afeta humanos se manifesta de forma grave e pode ser fatal se não tratada. Entre os principais sintomas estão:  febre prolongada, perda de peso, aumento do fígado e do baço, anemia e fraqueza. O tratamento é realizado em hospitais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo protocolo do Ministério da Saúde. Quando diagnosticada precocemente e tratada da forma adequada, a doença tem altas chances de cura.

Ascom

Petrolina entra em alerta para ventos fortes nesta sexta-feira

Petrolina começa a se despedir do mês de agosto sem qualquer previsão de chuva. Ainda assim, a população tem observador dias mais nublados e com a presença de ventos mais intensos. Nesta sexta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta, com grau de severidade “Perigo Potencial”, referente a possíveis vendavais, com velocidade dos ventos variando entre 40 Km/h e 60 Km/h, que podem acontecer até às 18h de hoje.

Apesar do risco de queda de galhos de árvores ser baixo, a Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu) recomenda que a população siga algumas recomendações. São elas:

* Em caso de rajadas de vento, evitar de se abrigar embaixo de árvores e próximo a placas de propaganda;
– Em caso de rompimento de cabos elétricos ou queda de postes, manter a distância e comunicar a CELPE (116) e a Central do Mais Luz (0800 608 1022);
– Não estacionar veículos nas proximidades de árvores e torres de transmissão.

Em Petrolina, a população pode acionar a Defesa Civil pelos seguintes contatos: Central de Operações da Defesa Civil, pelo número 153, ou pelo WhatsApp (87) 98134-1838.

Ascom

Dezesseis reservatórios em Pernambuco estão em colapso, diz Apac

A atual situação de algumas barragens em Pernambuco ligou o alerta sobre a situação de escassez hídrica no estado. De acordo com o monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), 16 reservatórios, sendo 14 no Sertão e dois no Agreste do estado, estão em situação de colapso. Conforme o monitoramento da Apac, os reservatórios Parnamirim, localizado no município de mesmo nome; e Serrinha/Serraria, em Brejinho, estão com 0% da capacidade. Outros quatro reservatórios do Sertão estão com menos de 1%.

“As barragens dependem das chuvas para serem recarregadas. Quando as chuvas não ocorrem de maneira significativa na bacia hidrográfica de contribuição do reservatório, estes não conseguem acumular água em grandes quantidades. Em relação à diminuição dos volumes acumulados, eles são ocasionados por diversos fatores, como a evaporação através do sol ou consumo para finalidades como irrigação ou abastecimento humano”, explica Kássio Kramer, gerente de Monitoramento Hidrológico da APAC.

Entre os reservatórios que estão em colapso, três estão entre os sete que possuem a maior capacidade de acúmulo de água do estado. São os casos das barragens de Entremontes, 3ª maior do estado, com apenas 1,47% da sua capacidade total; Chapéu, 7ª maior, com 0,16%; e Jucazinho, 6ª maior, com 2,5%.

Além desses, os reservatórios de Serro Azul, em Palmares; e Carpina (Lagoa do Carro), em Lagoa do Carro, que são respectivamente o 4º e 5º com maior capacidade de acúmulo de água, estão com volume de entre 16% e 28%. Quinze reservatórios estão no estado laranja, que corresponde às barragens que estão com capacidades entre 10% e 30%.

Confira a situação dos reservatórios:

  • Parnamirim – 0% da capacidade;
  • Serrinha/Serraria – 0% da capacidade;
  • Chapéu – 0,16% da capacidade;
  • Pau Branco – 0,29% da capacidade;
  • Arrodeio – 0,29% da capacidade;
  • Eng. Gamacho – 0,91% da capacidade;
  • Entremonte – 1,47% da capacidade;
  • Jucazinho – 2,5% da capacidade;
  • Quebra Unha – 2,55% da capacidade;
  • Aboboras – 3,01% da capacidade;
  • Boa Vista (Itapetim) – 3,07% da capacidade;
  • Araripina (Baixio) – 3,58% da capacidade;
  • Machado – 4,5% da capacidade;
  • Rancharia – 4,8% da capacidade;
  • Boa Vista (Salgueiro) – 7,01% da capacidade;
  • Serrote – 8.88% da capacidade

“O monitoramento é realizado através de observadores voluntários, que verificam réguas instaladas nos reservatórios e informam o valor para a APAC. Esse valor fornecido se chama cota e é utilizado para encontrar o volume e o percentual através de equações individuais para cada reservatório. Diariamente os valores são atualizados no estado, sendo publicado um boletim de reservatórios no site da APAC, além da publicação do Geoportal também no site da APAC”, complementa o gerente.

Jucazinho – Responsável pelo abastecimento de 13 cidades do Agreste do Pernambuco, a barragem de Jucazinho vem enfrentando uma série de problemas de acúmulo de água nos últimos anos. Em fevereiro deste ano, o reservatório estava com apenas 4,6% da sua capacidade total, que gira em torno de quase 205 milhões de metros cúbicos.

Mesmo passando por uma série de iniciativas emergenciais, como a Transposição das águas do rio São Francisco, por meio da Adutora do Agreste, e instalação de balsas na barragem, a capacidade do reservatório baixou para 2,57% no início do mês de agosto. De acordo com o levantamento do Diario de Pernambuco, o menor índice registrado por Jucazinho desde o início do monitoramento da Apac, foi em 2016, quando o reservatório atingiu 1% do volume total.

Suporte aos municípios atendidos pela Barragem de Jucazinho – A Compesa informou que iniciou em janeiro ações para enfrentar a crise hídrica e reduzir os impactos no abastecimento das cidades atendidas pelo Sistema Jucazinho. No Tramo Sul (Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá), a companhia passou a utilizar água do Rio São Francisco, que chega à ETA Salgado e segue pela Adutora de Jucazinho em sentido inverso para atender os municípios. Bezerros e Gravatá também receberão água da Adutora de Serro Azul, em fase final de obras.

No Tramo Norte (Surubim, Salgadinho, Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério e Toritama), foram iniciados testes na ETA Bela Vista, em Caruaru, para levar água da Adutora do Agreste. Em outubro será entregue a ETA Alto Capibaribe, em Santa Cruz do Capibaribe, com capacidade de 200 litros por segundo e custo de R$ 13,97 milhões. Uma obra emergencial permitiu que Caruaru deixasse de ser atendida por Jucazinho, liberando vazão para outras 13 cidades. O custo foi de R$ 4,4 milhões e alcançou 850 mil pessoas.

Em abril, a Compesa realizou intervenções em Jucazinho com a instalação de balsas flutuantes e uma nova tomada de água. As chuvas não aumentaram o volume do manancial, que deve atender até janeiro. Na Adutora do Agreste, o Lote 4B, que liga Caruaru a Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, tem 63 dos 66 km de tubulações assentados e deve iniciar testes no começo de 2026. O Lote 5B, que leva água da ETA Salgado até Bezerros e Gravatá, tem 64% de execução e custo de R$ 92 milhões.

Diario de Pernambuco

Secretaria de Saúde recomenda e orienta população para isolamento de casos de COVID-19

 Considerando o recente aumento no número de casos de COVID-19 registrados em Juazeiro, a prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde resolveu intensificar as medidas de vigilância e prevenção no ambiente escolar, com o objetivo de conter a disseminação do vírus entre estudantes, docentes e demais profissionais da educação.

Diante desse cenário, recomenda-se a adoção de medidas já conhecidas por todos com isolamento social de quem apresentar sintomas ou confirmação para covid-19 por qualquer um dos critérios. O isolamento e as medidas de precaução poderão ser suspensos após 10 dias do início dos sintomas, desde que a pessoa esteja sem febre há pelo menos 24 horas, sem uso de antitérmicos, e apresente melhora dos sintomas respiratórios.

Orienta-se ainda que casos suspeitos podem fazer a testagem no Laboratório Central de Saúde Pública municipal (LACEN) localizado na Rua Antônio Pedro, 146, Centro com funcionamento das 8h às 17h. A vacinação é uma das principais estratégias para o controle da COVID-19.

Desde sua implementação no Brasil, em janeiro de 2021, as vacinas tiveram um papel fundamental na redução de casos graves e óbitos, contribuindo significativamente para a proteção da população e o alívio do sistema de saúde.

A Vigilância Epidemiológica reforça que todas as pessoas devem manter seu esquema vacinal atualizado, conforme orientações do Ministério da Saúde. A vacinação é gratuita e está disponível nas unidades de saúde do município.

Ascom

Prefeitura de Petrolina alerta mulheres sobre rede de apoio e combate a violência

A Prefeitura de Petrolina realizou, nesta quarta-feira (20), uma ação na Praça do Bambuzinho voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa, promovida pelas secretarias de Saúde e de Assistência Social e Combate à Fome, teve como objetivo oferecer informação, acolhimento e serviços de saúde à população em um espaço de grande circulação.

Durante a ação, foram oferecidos serviços como testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), orientação e escuta qualificada com profissionais da psicologia. A mobilização foi desenvolvida para sensibilizar a sociedade para o enfrentamento à violência de gênero, incentivando a denúncia e o acolhimento das vítimas.

A dona de casa Raquel Matos, que passava pelo local e parou para acompanhar a ação, destacou a importância desse tipo de iniciativa. “É muito importante ver a Prefeitura ocupando os espaços públicos com esse tipo de atividade. Muitas mulheres passam por situações de violência e não sabem a quem recorrer. Uma ação como essa chama a atenção e mostra que não estamos sozinhas”, destacou Raquel.

Ascom

Brasil registra aumento alarmante de mulheres mortas por tiros

O número de mulheres vítimas de feminicídio ou tentativa de feminicídio praticados com armas de fogo aumentou significativamente em 2025. Segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado, até a primeira quinzena de agosto, pelo menos 29 mulheres foram baleadas, representando um aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 20 casos nos 57 municípios monitorados.

Na Bahia, o levantamento do Instituto Fogo Cruzado registrou quatro mulheres vítimas de feminicídio ou tentativa de feminicídio com arma de fogo em 2025, todas fatais, concentradas na Região metropolitana de Salvador, com Camaçari e Simões Filho, com duas vítimas em cada município. O aumento é preocupante, já que em 2024 apenas duas mulheres morreram nessas cidades. Assim como no cenário nacional, o lar foi o principal local de ataque, e companheiros ou ex-companheiros são os principais autores desses crimes.

Maioria das vítimas não sobrevive
Entre as mulheres atingidas em 2025, 76% não sobreviveram, totalizando 22 mortes e sete feridas. No ano anterior, 60% das vítimas não sobreviveram: 12 morreram e oito ficaram feridas.

Regiões mais afetadas
– Recife e região metropolitana lideram o ranking, concentrando 31% dos casos, com nove mulheres atingidas.
– Rio de Janeiro e região metropolitana registraram 10 vítimas em 2025, sendo oito mortes e duas feridas.
– Salvador e região metropolitana mantiveram quatro vítimas, mas todas fatais em 2025.
– Grande Belém passou de uma ferida em 2024 para duas mortes em 2025.

Locais e autoria dos crimes
O lar continua sendo o principal local de ocorrência, com 15 das 29 mulheres atingidas dentro de casa. Outros cinco casos aconteceram em bares. A maioria dos crimes (25 casos, 86%) foi cometida por companheiros ou ex-companheiros. Outro ponto preocupante é o envolvimento de agentes de segurança, responsáveis por um quarto dos casos (7 das 29 vítimas).

Distribuição por município
Recife (PE): 9 vítimas
Jaboatão dos Guararapes (PE): 3 vítimas
Rio de Janeiro (RJ): 4 vítimas
Duque de Caxias (RJ): 2 vítimas
Magé (RJ): 1 vítima
Maricá (RJ): 1 vítima
Mesquita (RJ): 1 vítima
Nova Iguaçu (RJ): 1 vítima
Belém (PA): 2 vítimas
Camaçari (BA): 2 vítimas
Simões Filho (BA): 2 vítimas
Abreu e Lima (PE): 1 vítima

A Tarde

Prefeitura de Petrolina reforça alerta à população sobre riscos com escorpiões

Com a chegada do segundo semestre do ano, a região de Petrolina costuma registra um aumento significativo no aparecimento de escorpiões. O clima mais seco, aliado às temperaturas elevadas, favorece a movimentação desses animais, que buscam abrigo e alimento, muitas vezes invadindo residências. Diante desse cenário, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, faz um alerta à população para que redobre os cuidados durante esse período.

Os escorpiões são animais peçonhentos e oferecem riscos à saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas com maior sensibilidade ao veneno. Manter quintais limpos, eliminar entulhos e materiais de construção acumulados, vedar ralos e frestas em portas e paredes, e garantir o acondicionamento adequado do lixo doméstico são medidas que ajudam a dificultar o acesso desses animais às residências.

Caso seja identificado escorpião dentro de casa ou nas proximidades, é fundamental evitar qualquer contato direto com o animal. Em caso de acidente, a vítima deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima, onde será orientada por um profissional sobre o local adequado para receber o atendimento necessário.

A participação popular, aliada ao trabalho contínuo do município, é essencial para manter a cidade mais segura durante este período de maior risco. Qualquer dúvida ou informação, a população pode entrar em contato pelo telefone (87) 98824-5641. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Ascom

Inmet emite alerta de chuva com ‘alerta amarelo’ para 10 cidades do interior de PE

Um novo acumulado de chuvas com alerta amarelo para municípios do interior de Pernambuco foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste sábado (9). O aviso é válido até às 3h do domingo (10) para dez para cidades da Mata Sul e Agreste do estado, com possibilidade de ser renovado, segundo o órgão.

A probabilidade de alagamentos e deslizamentos pequenos em áreas de risco é baixa. A chuva tem previsão para se manter entre 20 e 30 milímetros por hora e poderá atingir até 50 milímetros por dia. O Inmet orienta evitar sair e enfrentar as chuvas, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e observar possíveis mudanças nas encostas.

Os municípios que foram notificados são: Barra de Guabiraba, Bonito, Casinhas, Cortês, Gravatá, Palmares, Passira, São Vicente Férrer, Timbaúba. Vicência.

O Corpo de Bombeiros (telefone 193) e a Defesa Civil (telefone 199) está disponível para mais informações.

Diario de Pernambuco

Novos casos de febre Oropouche acende alerta em todo o país

Até 2023, a febre oropouche era uma doença quase exclusiva dos estados da Região Amazônica, mas este ano, o Espírito Santo, a quase 3 mil km de distância se tornou recordista de casos com 6.318 registros. Pesquisadores tentam entender o que levou a doença a se espalhar pelo Brasil, e gestores de saúde pensam estratégias para controlar a oropouche em meio a uma população sem nenhuma imunidade prévia.

Este ano, infecções por oropouche já foram confirmadas em 18 estados mais o Distrito Federal, somando 11.805 casos. Cinco pessoas morreram pela doença, 4 no Rio de Janeiro e 1 no Espírito Santo e há duas mortes sendo investigadas. Em praticamente todas as semanas, os casos deste ano superam os do ano passado, e a expectativa é que que a soma de 2025 seja superior a quantia de 13.856 registrada em 2024. O número de mortos já é superior. No ano passado, foram quatro: 2 na Bahia, 1 no Espírito Santo e 1 em Santa Catarina.

A febre oropouche é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Culicoides paraensis, mais conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, incidente em todo o país. Ela causa sintomas semelhantes aos de outras doenças transmitidas por mosquitos, como dengue e chikungunya, principalmente febre e dor na cabeça, músculos e articulações.

A infecção também pode causar complicações na gravidez, incluindo microcefalia, malformações e óbito do feto, assim como o Zika virus. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que as gestantes que vivem em áreas com registros da doença reforcem a proteção contra os mosquitos. Apesar da transmissão do vírus por via sexual ainda não ter sido comprovada, pessoas com sintomas também devem usar preservativo durante as relações sexuais como medida preventiva.

De acordo com o chefe do Laboratório de Arbovírus e Hemorrágicos do Instituto Oswaldo Cruz, Felipe Naveca, estudos genéticos mostram que os casos que se proliferam no Brasil foram causados por uma nova linhagem do vírus, que surgiu no Amazonas, circulou pela Região Norte e depois se espalhou.

“E nós também conseguimos mostrar que esse cenário está muito relacionado com algumas áreas de desmatamento recente, principalmente no sul do Amazonas e no norte de Rondônia, que serviram como pontos cruciais para dispersão desse vírus. Aí pessoas infectadas acabaram levando para fora da Região, porque depois que ela é infectada pelo vírus, leva um tempo até manifestar os sintomas”, complementa Naveca.

O maruim existe em todo país, mas precisa de ambientes úmidos e com matéria orgânica em decomposição para se reproduzir, por isso, é mais incidente em áreas florestais e de plantações, especialmente nas lavouras de banana. Os surtos têm ocorrido principalmente em regiões periurbanas, de transição entre ambientes rurais e de mata e áreas habitadas por humanos. Apenas as fêmeas transmitem o vírus da febre oropouche, que também podem ser inoculados em animais.

Segundo Naveca, as mudanças ambientais também têm um papel na proliferação da doença. “Todas as vezes que você tem eventos mais extremos, seja de seca ou cheia dos rios, isso afeta a população não só do vetor, mas também dos animais que o mosquito se alimenta. Então, isso modifica todo esse ecossistema. Os nossos dados mostram que a população do vírus, aumentava justamente nos períodos de chuva na Região Amazônica.”

Um estudo internacional recente analisou dados de seis países sulamericanos, incluindo o Brasil, e identificou que as variáveis climáticas, como as mudanças de padrão da temperatura e da chuva, foram os principais fatores de influência para a disseminação da oropouche, contribuindo com 60%. Por isso, os pesquisadores acreditam que eventos climáticos extremos, como o El Niño, provavelmente tiveram um papel fundamental no surto iniciado em 2023.

O Ministério da Saúde reforçou o monitoramento dos casos de Oropouche e tem feito reuniões periódicas e visitas técnicas aos estados, para orientar as autoridades locais sobre as formas corretas de notificar, investigar e encerrar os casos suspeitos.

“Em parceria com a Fiocruz e a Embrapa, a pasta realiza estudos sobre o uso de inseticidas para o controle do vetor, com resultados preliminares promissores. As evidências apoiam a definição de estratégias de enfrentamento da doença, especialmente durante surtos, e a redução de seu impacto na população. A prevenção inclui o uso de roupas compridas, sapatos fechados, telas de malha fina nas janelas e eliminação de matéria orgânica acumulada”, declarou o Ministério em nota.

Agência Brasil

PRODECON de Petrolina alerta consumidores sobre como evitar golpes digitais

O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON), alerta os consumidores sobre o aumento de golpes digitais, especialmente fraudes on-line, que se tornaram cada vez mais comuns na região. Os criminosos vêm utilizando abordagens mais sofisticadas e tecnologias avançadas para criar sites falsos e mensagens fraudulentas, que tem o objetivo de roubar dados pessoais e bancários.

O alerta é especialmente direcionado às compras realizadas pela internet, onde os golpistas oferecem produtos inexistentes ou aplicam cobranças indevidas. Os consumidores devem redobrar a atenção com anúncios em sites suspeitos, preços muito abaixo do mercado, exigência de pagamento via Pix ou boleto bancário em nome de pessoa física, além de links recebidos por SMS ou redes sociais sem solicitação prévia.

Antes de efetuar qualquer compra, é essencial pesquisar a reputação da loja, verificar se o site possui certificado de segurança (o cadeado na barra de endereço) e nunca fornecer dados pessoais ou bancários em links recebidos por canais não oficiais, como e-mails, mensagens de texto ou redes sociais.

Em caso de suspeita de golpe, o consumidor deve reunir o máximo de informações possíveis, como comprovantes de pagamento, prints de conversas e cópias de anúncios. Depois é necessário se dirigir ao PRODECON, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, nº 174, bairro Parque Bandeirantes (atrás da Banca), para formalizar a denúncia.

Ascom

Apac faz alerta de chuvas moderadas a fortes para regiões do estado

O dia começou sem chuva, mas a previsão é mais temporal, a partir da noite deste sábado (17). Por volta das 11h40, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), divulgou um novo alerta para o Grande Recife, Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. O aviso é de chuvas moderadas a fortes. Ele vale até domingo (18).

Segundo a Apac, um canal de umidade formado pela influência da Frente Fria está se deslocando em direção ao setor de leste de Pernambuco e deverá deixar o tempo instável nos próximos dias.

“Este sistema poderá provocar chuvas, inicialmente na Mata Sul, a partir da noite de sábado (17/05), posteriormente nas demais regiões do Litoral (Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata) na categoria Moderada a Forte ao longo do domingo (18/05). O sistema meteorológico também deve levar chuvas até o Agreste com intensidade Moderada e pontualmente forte”, informou.

Transtornos
As chuvas desta semana provocaram mortes e transtornos no Grande Recife. Na quarta (14), duas pessoas morreram depois de levar choque em trailer, na Zona Sul do Recife. Houve muitos alagamentos e deslizamentos de barreiras, mas sem vítimas. Em Jaboatão, na sexta (16), uma casa caiu e foi parar dentro do tio. A moradora escapou e ficou pendurada em uma laje.

Diario de Pernambuco

Temporais na Bahia impactam a rede elétrica e Neoenergia Coelba quadruplica equipes em campo, com reforço de profissionais

Com a intensificação das chuvas e ventos fortes em diversas regiões da Bahia, a Neoenergia Coelba quadruplicou o número de equipes mobilizadas para atuar nas ocorrências provocadas pelo temporal. Quinze (15) equipes de eletricistas, técnicos e engenheiros estão vindo das outras distribuidoras do grupo Neoenergia, de Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte e Brasília, para reforçar a operação de contingência.

Os bairros da faixa litorânea de Salvador, a Região Metropolitana e a Região Sul do estado estão entre os locais mais afetados. Segundo a Climatempo, a previsão é de que o cenário climático permaneça instável até o fim da tarde de domingo (4).

A tempestade, que avança do mar em direção ao continente, tem causado diversos transtornos, como a queda de postes, galhos de árvores e objetos arremessados contra a rede elétrica, além de alagamentos e obstrução de vias. Essas ocorrências impactam diretamente o fornecimento de energia e exigem resposta rápida das equipes da distribuidora, que estão atuando de forma ininterrupta, apesar da grande dificuldade de acesso em algumas áreas de mata e próximas a corpos d’água.

“Nosso plano de contingência está ativado com o máximo de equipes em campo e um monitoramento 24 horas feito pelo nosso Centro de Operações Integradas. Estamos trabalhando incansavelmente para restabelecer o fornecimento com segurança e agilidade”, afirma Leonardo Silva, superintendente de Operações da Neoenergia Coelba.

Além do reforço de pessoal técnico – engenheiros, eletricistas e operadores – a empresa também conta com tecnologia de ponta instalada na rede elétrica, que permite identificar falhas e restabelecer o serviço automaticamente em parte dos casos. A distribuidora também mantém a priorização de atendimentos a unidades essenciais, como hospitais, postos de saúde, escolas, órgãos de segurança pública e clientes com equipamentos vitais.

Com a previsão de continuidade das chuvas e ventos intensos nos próximos dias, a Neoenergia Coelba reforça o alerta à população sobre os riscos com a rede elétrica durante temporais:

  • Nunca se aproxime de cabos partidos ou caídos no chão. Considere sempre que estão energizados, mesmo que não apresentem faíscas ou sons;
  • Caso um fio caia sobre um veículo, permaneça dentro do automóvel e aguarde o resgate especializado;
  • Evite sair de casa durante tempestades e não realize serviços externos ou em telhados, como instalação de antenas;
  • Em casos de alagamento, desligue o disjuntor geral e mantenha os aparelhos fora das tomadas;
  • Durante raios, afaste-se de janelas, portas metálicas e objetos condutores de eletricidade.

Ascom

CNU: Governo alerta para tentativa de golpe envolvendo segunda edição

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) alertou os interessados na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) sobre uma tentativa de golpe envolvendo processo de inscrição do certame. O comunicado, publicado no domingo (09), esclarece que golpistas estão espalhando informações falsas sobre a abertura das inscrições para o certame. “Atenção! O MGI informa que as inscrições para o CPNU 2025 ainda não estão abertas. Fiquem atentos e não caiam em golpes”, disse em nota.

O ministério ainda reforça que todas as atualizações sobre o concurso serão divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais do governo. Segundo a previsão do MGI, o edital de abertura do CNU 2025 será publicado ainda neste mês, e as provas estão agendadas para agosto. Embora o número exato de vagas ainda não tenha sido confirmado, o Novo CNU não atrapalhará convocação dos aprovados, diz ministra

A Tarde

Meteorologia alerta para chuvas em regiões do Estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inme) emitiu um  alerta de chuvas intensas para cidades no Sertão pernambucano. O grau de  severidade é de perigo potencial. O aviso saiu nesta quinta (6) e vale até a amanhã de sexta (7).  As cidades com risco são Bodocó e Exu.Segundo o Inmet, está prevista chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia,. Também há possibilidade de ventos intensos (40-60 km/h). O instituto alerta para baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..

Instruções
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A Agência Pernambucana de Águas e Clima  também emitiu um alerta. O avisto, que saiu nesta quinta, vale até a sexta  para Fernando de Noronha.  “O sistema meteorológico  Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), está com o posicionamento favorável a ocorrências de pancadas de chuva com intensidade moderada em Fernando de Noronha e áreas circunvizinhas, ao longo do dia e noite desta quinta-feira (06/03) e ao longo da sexta-feira (07/03). As pancadas de chuva poderão vir acompanhadas de vento forte, relâmpagos e trovões.

Na capital pernambucana, a sexta deve ter temperatura mínima de 24°C e máxima, de 32°C. De  manhã, o tempo ficará nublado com chuva. À tarde, a tendência é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. De noite, há  possibilidade de chuva isolada.

Diario de Pernambuco

1234