Falta água no bairro Atrás da Banca; Compesa informa que está trabalhando para solucionar problema

(Foto: Arquivo)

Moradores do bairro Atrás da Banca entraram em contato com a nossa equipe, para denunciar a falta d’água na comunidade, desde o meio dia da quinta-feira (22). Segundo o leitor Adriano Silva Cavalcante relatou ao Blog, os moradores estão vivendo uma situação difícil com o abastecimento interrompido.

Nossa equipe entrou em contato com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Petrolina, para saber o motivo do corte de abastecimento.

A Assessoria de Comunicação informou, através de uma nota, que desde o dia 16 de fevereiro ficou constatado uma queda de pressão nos bairros Atrás da Banca, Cohab Massangano, Distrito Industrial, Gercino Coelho, Palhinhas, Park Massangano e Orla 2, devido à um vazamento.

LEIA MAIS

Juazeiro: bairro Dom José Rodrigues fica sem água nesta sexta

(Foto: Ilustração/Internet)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro informou que o fornecimento de água do Bairro Dom José Rodrigues será interrompido nesta sexta-feira (23) das 9h às 12h para a troca do rolamento do motor que abastece aquela comunidade.

Segundo o SAAE, tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará à normalidade.

Fornecimento de água em Juazeiro será interrompido das 8h às 18h desse sábado

Vai faltar água no Centro de Juazeiro durante este sábado (10). A interrupção no abastecimento acontece das 8h às 18h, para que equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) realizem reparos na rede de abastecimento da Orla.

Nessa semana um rompimento provocou alagamentos próximo ao Banco do Bradesco, mas o SAAE não conseguiu resolver em definitivo o problema. A previsão da companhia é que o abastecimento seja normalizado ainda na noite do sábado.

Durante o reparo na tubulação o trânsito pela Orla será interrompido. Agentes da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) ficarão no local para orientar os motoristas.

Mesmo com o feriado de Carnaval mercados e feiras de Juazeiro funcionam normalmente

(Foto: ASCOM)

Mesmo sem carnaval na cidade durante o período oficial da festa de Momo, o Prefeito Paulo Bomfim, decretou ponto facultativo nas repartições públicas do município, até quarta-feira de cinzas ao meio dia.

Mesmo com a portaria, o Mercado do Produtor de Juazeiro, feiras e mercados centrais irão funcionar normalmente durante o feriado de Carnaval Oficial, na terça dia 13 de fevereiro.

O diretor executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento, Mitonho Vargas responsável por feiras, mercados e Camelódromo de Juazeiro explicou que os espaços estão preparados para receber os consumidores neste feriado.

“Nosso entreposto, as feiras, mercados e o Camelódromo estarão de portas abertas para receber os consumidores neste feriado com produtos de qualidade e preços mais acessíveis do que os mercados tradicionais”, disse o gestor da AMA.

O setor de pesquisa e estatística do entreposto informa que, quem pretende fazer compras no Mercado do Produtor de Juazeiro irá encontrar baixa de preço em diversos produtos como o tomate que está cotado por R$ 1,73 o quilo, o quiabo está saindo por R$ 2 reais o quilo e o quilo do Abacate está por R$ 2,40.

O Horário de funcionamento do entreposto durante o feriado será das 2h da madrugada às 22h, no sábado até às 17h. Os mercados centrais funcionam das 8h às 18h.

Loteamento Nova York fica sem água devido a conserto de vazamento

Abastecimento foi interrompido para conserto de cano estourado. (Foto: ASCOM)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou, por meio de nota, que o abastecimento do loteamento Nova York, em Petrolina (PE), foi interrompido devido à execução de serviços de reparos.

Confira a nota

A Compesa está empenhada em executar os serviços em um vazamento na monsenhor Ângelo Sampaio, entre a Nissan e a Honda, onde teve que interromper o abastecimento do loteamento Nova York, que será normalizando assim que terminar os reparos. A Compesa agradece a compreensão“.

Petrobras decide mudar forma de divulgação de alteração de preços nos combustíveis

Segundo presidente da empresa, transparência será maior.

Com a justificativa de ser mais transparente com os constantes reajustes anunciados pela Petrobras, a empresa decidiu alterar o sistema de divulgação dos reajustes dos preços da gasolina e do diesel nas suas refinarias.

Diferentemente de quando os anúncios eram feitos com base nos percentuais, agora serão com base nos preços médios, tanto para os casos de altas como de redução. A informação foi divulgada durante um encontro na tarde dessa quarta-feira (7) da diretoria executiva da empresa com um grupo de jornalistas.

“Antes, a empresa divulgava um percentual de aumento ou de diminuição de preços médios no país. O que vamos passar a informar é o valor de preço médio de venda no país do diesel e da gasolina, dando maior transparência à informação que a empresa fornece. O objetivo é exatamente esse, de dar essa maior transparência”, disse o presidente da companhia Pedro Parente.

Pedro Parente destacou que a Petrobras não tem poder de influenciar o preço ao consumidor, mas aumentando a transparência dá ao consumidor e à sociedade como um todo a possibilidade de avaliar de maneira completa a cadeia de produtos provenientes do petróleo.

Centro de Juazeiro ficará sem água nesta terça

(Foto: Ilustração/Internet)

Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro, faltará água nesta terça-feira (6) em todo o Centro da cidade das 8h às 18h.

A intervenção acontece pelo rompimento de um Poço de Visita na orla, que afetou o registro da rede geral de água que abastece a localidade. De acordo com o SAAE, caso o serviço seja concluído antes do tempo previsto, o abastecimento voltará à normalidade.

Preço dos combustíveis passam por redução nesta terça

(Foto: Arquivo)

A partir desta terça-feira (23), os preços do diesel e da gasolina devem passar por uma redução, segundo a Petrobrás. O comunicado foi feito nesta segunda-feira (22) no site da petroleira.

Os reajustes fazem parte da nova sistemática de formação de preços da companhia, em vigor desde julho do ano passado e que prevê alterações quase que diárias para as cotações dos combustíveis.

Novas adutoras levarão água para cidades castigadas pela seca em Pernambuco

(Foto: Internet)

Com a seca que afeta a região Nordeste do país, os governos locais precisam apresentar soluções para melhorar a qualidade de vida da população. Em Pernambuco, o andamento dos processos para a construção de adutoras já está adiantado.

Na última semana, o governador Paulo Câmara participou de um evento que deu início à licitação da construção da Adutora do Alto Capibaribe. O investimento das obras será de R$ 82 milhões. Os canais levarão água da Transposição do Rio São Francisco, no rio Paraíba, para oito cidades pernambucanas e um município do estado vizinho. A construção beneficiará cerca de 230 mil pessoas.

Para o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, as obras são essenciais, já que vão chegar a locais muito castigados pela falta d`água. “Nós estamos sete anos consecutivos de e essas obras são da mais alta importância, já que vão trazer água para o Agreste, a região mais seca do nosso estado”, afirmou o representante da empresa que vai supervisionar as construções.

Ainda segundo Tavares, apesar de algumas dificuldades, as adutoras serão construídas e entregues sem muitos problemas. “A gente tem que atravessar rios, córregos, travessias. Mas a gente tem uma equipe muito preparada, acostumada a fazer grandes obras. Eu acredito que teremos isso nessas obras”, disse.

LEIA MAIS

Miguel Coelho escreve artigo e defende saída da Compesa de Petrolina

Miguel não tem aprovado forma de tratamento dispensada pela companhia a Petrolina.

Após tentar dialogar com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) sobre a atuação da empresa em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho rompeu os laços de vez em um artigo no qual defende a municipalização do serviço, assim como Júlio Lossio. No texto Miguel apresenta números e dados da atuação da companhia em Petrolina.

Segundo o prefeito, a Compesa não conseguiu sequer chegar perto de cumprir suas metas estabelecidas para o município. Além disso, o fato da empresa parecer ter esquecido a cidade recentemente chamou a atenção de Miguel. “A última proposta feita pela Prefeitura, no mês de setembro, só foi respondida agora, quatro meses depois. Isso de pronto já deixa uma mensagem muito clara, ou Petrolina não é prioridade para a empresa, ou esqueceram da cidade de setembro para cá”.

Confira a íntegra do artigo

As dificuldades enfrentadas pelos municípios brasileiros não são mais novidade para ninguém. Exatamente em razão dessa dura realidade, os gestores públicos têm buscado novos caminhos para poder atender aos anseios da população com qualidade e dignidade. Se pararmos um pouco para observar a história de Petrolina, constataremos uma cidade que tem no seu DNA a luta incansável por superar os desafios e quebrar paradigmas. Estão aí para provar o aeroporto regional, os perímetros irrigados, a infraestrutura muito a frente com duplicações de avenidas e viadutos construídos bem antes do que se falava em desafios da mobilidade. Porém, com o passar do tempo, os desafios mudam, e aqui estamos mais uma vez na busca pioneira de ser um modelo de gestão não só para Pernambuco, mas sim para todo o Brasil.

Petrolina tem buscado a inovação. Nossa cidade instituiu uma parceria inédita com o Banco do Nordeste que limpou o nome de centenas de famílias da zona rural, modelo inclusive que foi replicado em todas as regiões do País. Também foi buscado na união com a iniciativa privada uma nova forma de relacionamento. Seja na revitalização e manutenção das nossas praças; No cuidado com a obesidade infantil, que com apoio de uma multinacional, estamos implementando hortas e conscientização nutricional em todas as unidades de educação infantil envolvendo mais de 30 mil pessoas.

LEIA MAIS

Preço do gás de cozinha deve cair 5% nas refinarias a partir de sexta

O preço do botijão do gás de cozinha (GLP) cairá 5% a partir de amanhã (19) nas refinarias da Petrobras em todo o país e os reajustes do botijão de até 13 kg passarão a ser trimestrais e não mais mensais. A informação foi divulgada hoje (18) pela estatal.

As revisões feitas pela Petrobras poderão ou não se refletir no preço final ao consumidor, uma vez que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.

O preço médio de GLP residencial sem tributos comercializado a partir de amanã nas refinarias da Petrobras será equivalente a R$ 23,16 por botijão de 13kg. No entanto, o preço final ao consumidor vai depender de repasses feitos por distribuidoras e revendedores.

Segundo a estatal, a queda no preço é decorrência de uma revisão feita pela companhia em sua política de preços do GLP de uso residencial, comercializado em botijões de até 13 kg, e que “definiu novos critérios para aplicação dos reajustes, além de uma regra de transição para 2018”, que já implicará na queda de amanhã.

Em nota, a Petrobras informa que o objetivo da decisão foi “suavizar os repasses da volatilidade dos preços ocorridos no mercado internacional para o preço doméstico, ao mesmo tempo em que se mantém o disposto na Resolução 4/2005 do Conselho Nacional de Política Energética, que reconhece como de interesse da política energética nacional a prática de preços diferenciados para a comercialização do GLP de uso residencial”.

LEIA MAIS

Miguel busca novas parcerias para resolver problemas de falta d’água e esgotos estourados em Petrolina

(Foto: WhatsApp)

O prefeito Miguel Coelho recebeu em seu gabinete, na tarde dessa terça-feira (9), a Comissão formada por lideranças comunitárias que estiveram reunidos durante a manhã com representantes da Compesa para tratar dos problemas que a companhia tem apresentado na cidade.

Após ouvirem o gerente da empresa João Rafael afirmar que a companhia não poderia investir no município por não ter sido renovada a concessão, o prefeito mostrou aos líderes os valores que a Compesa deve a cidade desde 2013.

Miguel assegurou que está em busca de novas parcerias para resolver os problemas de falta d’água e de esgotos estourados. Ainda segundo o gestor municipal, desde setembro a prefeitura busca resolver com a companhia, mas sem sucesso.

líder comunitário do João de Deus, Juarez, afirmou que a prefeitura tome as rédeas da Compesa para que a população não seja tão maltratado. “Pagamos a taxa de água mais cara do Brasil com o Rio em nossa porta e muitos irmãos no interior e na área irrigada também não recebem água tratada. Um verdadeiro absurdo. Esperamos que Miguel acabe com a farra irresponsável da Compesa”.

Mais um cano estourado em Petrolina; dessa vez no Distrito Industrial

Grande quantidade de água limpa sendo desperdiçada. (Foto: WhatsApp)

Depois da grande quantidade de água desperdiçada na Avenida da Integração, em Petrolina (PE), no último sábado (6), mais um cano estourado foi registrado no Distrito Industrial na manhã desta terça-feira (9). Segundo informações, há muita água sendo derramada no local.

Crise na Compesa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) tem apresentado grande dificuldade em atender as solicitações da população petrolinense. Com prêmios de melhor empresa na área de saneamento do país, a companhia não consegue resolver problemas como falta de água constante em bairros da cidade, esgotos estourados e canos que se rompem.

Falta d’água em Pau Ferro atormenta moradores; situação se repete em parte da zona rural de Petrolina

Constante falta d’água tem preocupado população.

O povoado de Pau Ferro, zona rural de Petrolina (PE), é mais uma a sofrer com a falta d’água. De acordo com denúncia feita ao blog Waldiney Passos, já são quase 20 dias sem chegar uma gota de água na comunidade. A situação tem se repetido em grande parte da zona rural do município.

Sobre a possibilidade de receber carros pipas para melhorar a situação, a denúncia afirmou que “a comunidade não dispõe de caixa e nem cisternas, como as comunidades do interior, por se tratar de área residencial urbana. O que se tem são baldes, por isso ninguém pode solicitar carro pipa para encher uma caixa. Não há ninguém que compre um pipa d’água por que não tem reservatório suficiente”.

Ainda de acordo com a denúncia, a água que abastecia o povoado era de uma caixa da Compesa, instalada pela Codevasf, no entanto, a Compesa desinstalou. Agora, a água é ligada direto na adutora. Dessa forma, quando falta água na adutora falta água na comunidade. “É dever da Compesa abastecer o povoado, mas nem isso é feito. As crianças estão faltando as escolas, os idosos estão em uma situação complicadíssima”, afirmou.

Outras comunidades da zona rural de Petrolina também têm registrado falta d’água duradoura. “O KM 45 está indo para 25 dias sem água, Rajada também na mesma situação. Rajada tem um deputado que não chega junto com o governo do estado, tem vereadores que foram bem votados em Pau Ferro. Infelizmente a Compesa está calada e não se manifesta”, disse.

O blog Waldiney Passos entrou em contato com a Compesa e aguarda resposta sobre a situação.

Alguns bairros de Juazeiro devem ficar sem água nesta quinta

Para que as equipes técnicas possam realizar a troca da tubulação de recalque da caixa elevada localizada na ETA em Piranga, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro deve interromper o fornecimento de água na próxima quinta-feira (4) nos bairros Jardim Flórida, Piranga I e II, Quidé, Condomínio Jardim Vitória, Loteamento Alvorada e Residenciais Jardim Vitória I e II.

O serviço, que será realizado das 7h às 17h, é necessário para a melhoria do abastecimento de água em toda aquela área. Caso o trabalho seja concluído antes do prazo previsto o abastecimento voltará à normalidade.