Cano estoura e desperdiça água limpa no Centro de Petrolina

Um leitor entrou em contato com o nosso blog, nesta quarta-feira (5), para denunciar um cano estourado que tem desperdiçado água limpa na rua Aristarco Lopes, Centro de Petrolina (PE). Segundo a denúncia, o cano passou a terça-feira (4) inteira jorrando água.

Entramos em contato com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e aguardamos resposta sobre as medidas cabíveis para solução do problema.

Segunda edição da Feira da Cidade começa nesta sexta-feira em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Juazeiro promove nesta sexta-feira (8) e sábado (9) a segunda edição da ‘Feira da Cidade’ que conta com a comercialização de produtos dos micro e pequenos empreendedores do município.

A feira que acontecerá na Praça Santiago Maior, terá exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos pequenos empreendedores (artesanatos, produtos da culinária, artefatos decorativos, bebidas e peças de vestuário) e música ao vivo de cantores regionais.

“O governo municipal oportuniza mais uma vez aos empreendedores locais a chance de potencializar a comercialização dos seus produtos e de tudo que a região tem de riqueza. Esse é um momento para inovarmos e apresentar outras opções no comércio”, observou o titular da ADEAP, Tiano Felix.

Os micro e pequenos empreendedores que tiverem interesse em participar do evento, podem realizar sua inscrição gratuitamente na sede da ADEAP, localizada na Rua Oscar Ribeiro, nº 110, Centro. Outras informações pelo o telefone (74) 3614-0821.

Leitor reclama da frequente falta de abastecimento de água em Verdejante; Compesa justifica

(Foto: Ilustração/Internet)

Nesta sexta-feira (1), um leitor entrou em contato com o blog, para reclamar da frequente falta de água em Verdejante e nos distritos de Grossos e Malhadareia. A demanda é antiga e já foi motivo de protesto dos moradores da região.

Segundo Gilson Alves, que enviou a denúncia, o abastecimento de Verdejante é falho, porque a água vem de Salgueiro e vai perdendo a “força” ao chegar no município. Na sequência, ainda fraca, é distribuída para Grossos e Malhadareia.

“É sabido que em Verdejante não chega água nas torneiras há mais de 30 dias, tendo a população realizado um primeiro e pacífico protesto na última segunda-feira (27), na rodovia PE que dá acesso à cidade-sede, e hoje pela manhã iniciou uma segunda manifestação, desta feita parando o trânsito na BR 232, em seguida rumando de ônibus para externar sua justa revolta e indignação no escritório da COMPESA em Salgueiro.

Na verdade, em que pese o martírio e o sofrimento da população, o que se ver é a absoluta omissão das autoridades estadual e municipal para o enfrentamento e a solução do problema, sem contar que ao final de cada mês a conta da água (que não chega às torneiras do povo) é pontualmente cobrada”, reclama Gilson Alves.

Nota Compesa

LEIA MAIS

Centro de Petrolina vai ficar sem água nesta terça

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que nesta terça-feira (28), a partir das 8h, o abastecimento do Centro de Petrolina será interrompido para realização de reparos em um vazamento de água ao lado do Banco do Nordeste.

De acordo com a companhia, o abastecimento será normalizado assim que o conserto da área for concluído, com previsão de conclusão às 17 horas.

Juazeiro: extensão de rede de água vai beneficiar 13 ruas do Antônio Guilhermino

(Foto: ASCOM)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro iniciou nessa semana a instalação de 3.500 metros de tubulação que vai levar água tratada aos moradores das ruas 13 a 26 do Bairro Antônio Guilhermino. A extensão de rede, segundo o gerente de redes e ramais do SAAE, Daniel Carneiro, faz parte do compromisso dessa gestão em levar água a todas as localidades de Juazeiro.

“Estas 13 ruas beneficiadas estão localizadas na parte mais baixa do bairro onde existe uma grande camada de pedras o que dificultava a realização do serviço. Tivemos que encontrar o melhor caminho para instalar a rede e fazer a distribuição para as mais de mil casas existentes nessa área”, explicou

Morador do bairro há mais de 15 anos Daniel Gonçalves aguarda com ansiedade a chegada da água em sua rua. “Desde que cheguei aqui sofro com a falta de água, pois maioria das ligações dessa área é clandestina e insuficiente para atender a todos. Com a legalização sabemos que vamos pagar, mas com a certeza de que teremos a água todos os dias”, disse o morador.

LEIA MAIS

SAAE adquire novos flutuantes para captação de água no interior de Juazeiro

Sete novos flutuantes foram adquiridos. (Foto: ASCOM)

O nível baixo da água no Rio São Francisco tem prejudicado o abastecimento em algumas comunidades no interior do município. Para melhorar a captação e continuar ofertando água de qualidade à população, à direção do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro comprou, com recursos próprios, sete novos flutuantes que acompanham o nível do rio.

Os equipamentos já foram instalados nos povoados do Rodeadouro, Lagoa do Salitre e Quipá. Serão contempladas ainda com as captações as localidades de Conchas, Jatobá, Itaparica e Guanhães. De acordo com Marcondes Barros, diretor da Divisão de Interior do SAAE, os antigos já não atendia mais a necessidade de algumas localidades.

“Tão logo fizemos um levantamento da situação levamos ao conhecimento do diretor Joaquim Neto que, de pronto atendeu a solicitação mandando confeccionar os novos equipamentos com capacidade de flutuar independente da condição do rio. Os reflexos positivos já podemos constatar na melhoria da oferta de água onde já instalamos os novos flutuantes”, disse o diretor.

Morador da comunidade de Lagoa, Antonio Rodrigues confirma a melhoria no abastecimento. “Aqui só falta água quando não tem energia, mas nos últimos dias observamos que melhorou a pressão da água e a caixa está enchendo mais rápido. Tomara que o SAAE continue investindo no interior, para melhorar cada vez mais a situação de quem precisa da água”, reforçou.

Petrolina: bairros ficam sem água nesta quinta para manutenção

(Foto: Ilustração/Internet)

Alguns bairros de Petrolina ficarão sem água nesta quinta-feira (23) para substituição de três registros na Estação de Tratamento de Água 2.

De acordo com a Compesa, os bairros que serão afetados são: Jardim Guararapes, Jardim Guanabara, Gercino Coelho, Atrás da Banca, Palhinhas, Distrito Industrial, Colinas do Rio e as Cohab’s IV, V e VI. O serviço de abastecimento deve voltar ao normal a partir das 18h.

Após reivindicação de Ibamar, Compesa faz religação de água no N-11

(Foto: ASCOM)

Após muitas idas e vindas ao escritório da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) o vereador de Petrolina Ibamar Fernandes conseguiu, em conversa com gerente regional da Compesa João Rafael, resolver o problema de falta de água na comunidade do Projeto Senador Nilo Coelho, Núcleo 11.

De acordo com o parlamentar, “o restabelecimento do abastecimento d’água do N11, é um compromisso do seu mandato a favor da comunidade petrolinense, já que o político é um servidor do povo e deve representá-lo nos momentos mais delicados”, destacou o vereador Ibamar Fernandes, ladeado da presidente da comunidade do N11, Cleide dos Santos que agradeceu a ação do parlamentar.

Moradores têm que pagar R$ 30 por água em Santa Filomena

(Foto: WhatsApp)

A grande falta d’água na cidade de Santa Filomena (PE) tem trazido dor de cabeça aos moradores da cidade. Com o reservatório que abastece o município seco, a população depende do abastecimento da água da adutora do Oeste, que raramente chega com precisão nas torneiras dos usuários.

Obrigada a comprar água dos pipeiros, que cobram R$ 300 por 200 litros de água, os moradores questionam a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) sobre a falta de ações para mudar a situação.

Petrolina: bairros da Zona Leste ficarão sem água neste sábado

(Foto: Ilustração/Internet)

O abastecimento de água em vários bairros da Zona Leste de Petrolina (PE) será interrompido neste sábado (18).

Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a medida acontecerá para manutenção em uma rede localizada na Avenida da Integração. A previsão é que o domingo (19) o serviço seja normalizado.

Os seguintes bairros ficarão sem água: Vila Eduardo, Cidade Universitária, Vila das Imbiras, Vila dos Ingás Henrique Leite, Jatobá I e II, Fernando Idalino, Novo Horizonte, Carneiros e  São José (Alto Cheiroso).

Jauzeiro: Instalação de bomba pelo SAAE aumenta oferta de água na Fazenda Arapuá

(Foto: ASCOM)

A chuva que caiu nos últimos dias na região ainda não foi suficiente para encher barragens e aguadas, e algumas localidades do interior de Juazeiro continuam dependendo do carro pipa ou de poços tubulares para saciar a sede dos animais.

Na comunidade de Arapuá Velho, Distrito de Abóbora, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), reativou um poço e instalou uma bomba submersa, aumentando substancialmente a oferta de água para atender 11 famílias e  um rebanho de aproximadamente mil animais.

O agricultor Romero de Araújo explicou que o poço havia sido perfurado no ano passado, mas que a bomba logo queimou deixando à comunidade sem água. “A pedido dos moradores entrei em contato com Joaquim Neto, diretor do SAAE e, em menos de uma semana a equipe veio instalar uma bomba nova, com maior potência e mais eficiência no abastecimento”, disse.

LEIA MAIS

Odacy Amorim reclama de preço de combustível abusivo em Petrolina

Deputado criticou preços praticados pelos postos de combustíveis de Petrolina. (Foto: Internet)

O absurdo cobrado pelos postos da cidade de Petrolina pelo litro da gasolina foi alvo de denúncia do deputado Odacy Amorim (PT). A reclamação aconteceu durante pronunciamento do parlamentar no Pequeno Expediente desta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Odacy solicitou ao Governo do Estado que acompanhe a situação, já que a população tem pagado cerca de R$ 4,50 pelo litro da gasolina, valor superior ao praticado por postos de outros municípios.

“Faço um apelo ao governador para que fiscais do Estado acompanhem este tema. Sei que a questão passa pela livre negociação do mercado, mas é preciso verificar se a distribuidora tem cobrado mais caro para abastecer a região”, pontuou.

Chuvas

O deputado comemorou o início das chuvas no Sertão Pernambucano. De acordo com Odacy, o distrito de Rajada, em Petrolina, e outras áreas registraram, recentemente, índices satisfatórios de precipitações. Ele defendeu, no entanto, maior discussão sobre o uso das águas armazenadas nas barragens.

“Em 2004, a Barragem de Sobradinho encheu com um bom volume de chuvas, mas a concessionária aumentou a vazão para produzir mais energia. Ao final do ano, o reservatório tinha apenas 25% de sua capacidade”, lamentou.

Prefeitura de Petrolina inicia programa de carros-pipa na Zona Rural

(Foto: ASCOM)

Com o registro da falta de água devido à longa estiagem e as constantes falhas no abastecimento de água por conta do governo estadual, a Prefeitura de Petrolina inicia nesta quarta-feira (15), o abastecimento de água em diversas localidades da zona rural do município. O prefeito Miguel Coelho lançará o programa ‘Água Boa’, às 9h, no clube da comunidade de Uruás.

A medida está sendo possível graças à contratação emergencial de 10 caminhões-pipa. Além deles, mais um caminhão que estava em manutenção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário também estará se somando ao programa, totalizando 11 veículos, beneficiando assim, mais de 350 famílias que sofrem com a seca.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal, tem como propósito atender às comunidades da zona rural que não são contempladas pela Operação Carro-Pipa e nem outro tipo programa.

“O prefeito Miguel Coelho mostra o seu compromisso com as comunidades rurais e tem buscando alternativas para amenizar o sofrimento do homem do campo. Hoje sim, o interior tem atenção especial devido a essa gestão”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama.

LEIA MAIS

Adalberto Cavalcanti atende associações rurais com entrega de equipamentos

85 ensiladeiras serão entregues até o final do mês de novembro. (Foto: Divulgação)

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti (Avante) esteve hoje (10) na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para conferir os equipamentos que serão entregues às Associações Rurais.

(Foto: Divulgação)

Na última quarta-feira (08) o deputado esteve em Brasília com o presidente da Codevasf, Antônio Avelino Neiva, acertando detalhes referentes aos recursos indicados junto a Codevasf, por meio de suas Emendas Parlamentares ao Orçamento Geral da União/2017.

Esta demanda conta com 85 ensiladeiras, canos para suprir as necessidades das adutoras e arados lembrando. O deputado também entregará até o final do mês de novembro, 39 tratores com implementos, que serão distribuídos até o final do mês de novembro.

Abastecimento em bairros da Zona Norte retorna nesta sexta, segundo Compesa

(Foto: Ilustração/Internet)

Antes prometido para essa quinta-feira (09), o abastecimento dos bairros Pedra Linda, Antonio Cassimiro e Novo Tempo, Zona Norte de Petrolina (PE), deve retornar nesta sexta-feira, de acordo com nota da Compesa.

Segundo a companhia, após os serviços de manutenção de um estouramento, foi verificado que a rede estava estourada em outro ponto.