Bairros da Zona Oeste e Norte de Petrolina ficarão sem água nesta quinta

A previsão é que o abastecimento seja normalizado ainda hoje. (Foto: Ilustração/Internet)

Segundo comunicado da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), vários bairros da Zona Oeste e dois da Zona Norte de Petrolina vão ficar sem água nesta quinta-feira (09) devido a duas ocorrências.

Os bairros Pedra Linda e Novo Tempo, Zona Norte, ficarão sem água devido a um estouramento na rede que prejudicou o abastecimento das comunidades. De acordo com a Compesa, o serviço de reparo está sendo executado e até o final do dia o abastecimento se normalizará.

Nos bairros da Zona Oeste houve uma queda de energia na Estação de Tratamento de Água Vitória. Por esse motivo, Jardim Guararapes, Cohab VI, Rio Corrente, Nova Petrolina, Residenciais Nova Petrolina e Brasil, São Gonçalo, Jardim Petrópolis, Alto da Boa Vista, Rio Claro, Jardim Imperial, Portal da Cidade, Santo André, IPSEP, Cosme Damião e João de Deus estão sem abastecimento. A Compesa afirmou que situação está sendo normalizada porque já foi religada e o abastecimento está sendo regularizado gradativamente.

Pernambuco investe em tecnologia para melhoria dos sistemas de abastecimento de água

Com a automação, os sistemas de abastecimento são modernizados e funcionam de forma autônoma. (Foto: ASCOM)

Bastante difundida em diversos setores da indústria, a automação ainda é um recurso pouco presente no saneamento brasileiro. Mas não em Pernambuco. Até o final de 2018, o Governo Paulo Câmara fará com que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) tenha 60% de suas unidades operacionais de água automatizadas.

O Programa de Automação (PROAUT) está inserido no planejamento estratégico da empresa e já possibilitou a automação de 450 unidades, como Estações Elevatórias (bombeamento), Estação de Tratamento de Água, captações (em rios e barragens), reservatórios e poços. E está em andamento o processo de automação de outras 300 unidades, somente na Região Metropolitana do Recife e no município de Goiana, na Zona da Mata Norte, no qual o investimento é de R$ 30 milhões.

Os recursos são viabilizados pelo Governo Paulo Câmara, por meio de financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e CAIXA.

Hoje, a Compesa é uma das quatro companhias do país que mais avançou na aplicação de recursos de automação em sistemas de abastecimento de água. O PROAUT é uma iniciativa inédita na área do saneamento do Brasil e prevê investimentos em automação no valor de R$ 210 milhões com a execução de 37 projetos até o ano 2020, dentre os quais R$ 90 milhões já foram investidos.

LEIA MAIS

Comportas do reservatório de Terra Nova são abertas e beneficiará Cabrobó

(Foto: ASCOM)

Dez mil hectares na região do Riacho Grande em Cabrobó serão irrigados beneficiando mais de 1.500 famílias de produtores rurais. Na tarde de hoje (30) foram abertas as comportas do reservatório da barragem de Terra Nova.

A ação foi uma iniciativa do vice governador Raul Henry, do prefeito de Cabrobó Marcílio Cavalcanti e do deputado federal licenciado e secretário de habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba, junto ao Ministério da Integração Nacional. Estima-se que são liberados 2,3 m³/s de água.

“Devido a seca, o produtor rural sofre sem ter água para plantar e cuidar dos animais e em alguns casos da própria família. O Ministro da Integração foi sensível e hoje comemoramos mais uma ação que vai beneficiar diretamente o povo de Cabrobó”, destacou o prefeito.

Segundo Marcílio, no ano passado as comportas foram abertas duas vezes por intermédio do vice-governador Raul Henry.

Poços artesianos mudam a realidade da zona rural de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Com muito trabalho e compromisso a Prefeitura de Petrolina vem realizado uma série de serviços com vistas a melhorar a vida dos moradores das comunidades rurais.

Foi assim, no Assentamento José Almeida, na região da Tapera, zona rural de Petrolina, que recebeu a perfuração e montagem de um poço artesiano. O trabalho foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama e equipe técnica, nesta sexta-feira (27).

O poço perfurado na comunidade apresenta uma vazão de 1900 litros/hora e vai beneficiar 17 famílias. A iniciativa é fruto de um acordo de Cooperação técnica entre a Codevasf e a Prefeitura de Petrolina.

“Hoje, a Prefeitura está mais próxima das comunidades rurais, escutando as demandas e desenvolvendo ações em prol do homem do campo. O próximo passo aqui, nesta comunidade, será a implantação de um terreiro produtivo, onde os agricultores possam produzir espécies que sirvam de alimento para o rebanho, principalmente, nos longos períodos de estiagem e também hortaliças para o consumo humano”, adiantou o secretário José Batista da Gama.

LEIA MAIS

Compesa inicia campanha para clientes regularizarem dívidas

João de Deus será o primeiro bairro a receber as ações. (Foto: Ilustração)

A partir deste sábado (28), moradores do bairro João de Deus, em Petrolina, receberão a campanha “Em Dia com a Compesa”, que tem como objetivo sensibilizar o cliente a regularizar dívidas. A empresa oferecerá condições especiais para que as dívidas sejam quitadas.

O bairro João de Deus, escolhido para o início das ações, possui em torno de 4 mil clientes que concentram mais de R$ 4 milhões em débitos. A meta da campanha é recuperar 20% dos débitos, oferecendo também vantagens para a comunidade quitar os encargos.

A ação será realizada na praça da Juventude do bairro, onde o cliente poderá realizar negociação de débitos, atualização de cadastro, segunda via da conta, inscrição na Tarifa Social, dentre outros.

Os clientes também poderão solicitar no local serviços como desobstrução de esgoto e consertos de vazamentos de água existentes no bairro.

A Compesa ressalta que ao aderir à campanha os clientes evitam penalidades como a operação de corte e negativação de crédito junto ao Serviço de Proteção ao Credito-SPC/Serasa

SAAE adere campanha do Outubro Rosa

(Foto: ASCOM)

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Esse ano o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro adere à campanha lembrando que a prevenção é o melhor remédio para essa doença que representa o principal tipo de câncer entre as mulheres.

Para que seja lembrada a realização do auto-exame o SAAE emitiu as contas de água desse mês em papel  na cor rosa. A servidora Diana Lobo ressalta a importância da mamografia. “Toda mulher com idade a partir dos 40 anos deve fazer o exame que é uma medida importante para identificar possíveis nódulos na mama. Muito bacana essa iniciativa do SAAE, pois vem reforçar a campanha alertando as mulheres para os cuidados que devemos ter”, pontua.

LEIA MAIS

SAAE instala bomba e melhora abastecimento de água em Comunidade do Salitre

Moradores comemoram instalação do equipamento. (Foto: ASCOM)

Os moradores da comunidade da Fazenda Santana no Vale, na região do Salitre festejaram o fim da escassez de água, principalmente para o rebanho que passa de quatro mil animais de pequeno, médio e grande porte.

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro instalou uma bomba submersa com potência suficiente para saciar a sede dos animais e realizar as tarefas domésticas, após a chegada de energia na localidade.

De acordo com o coordenador de área para o Salitre, Vandeci Carlos Azevedo (conhecido como Pereira) a região já foi grande produtora de frutas, legumes e hortaliças, mas com a seca no Rio Salitre muitos abandonaram suas terras em busca de novas oportunidades e os remanescentes vivem hoje da criação de animais.

LEIA MAIS

Compesa: Um desserviço à população de Petrolina

(Foto: Ilustração)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) até tem ganhado títulos de revistas como a melhor empresa de saneamento do país, mas a verdade é que essas honrarias não dizem nada sobre a atuação da instituição na cidade de Petrolina (PE).

Diariamente, a todo instante, reclamações sobre esgotos estourados, falta d’água, desperdício de água limpa com canos estourados, asfaltos quebrados para manutenções, são inúmeras as denúncias feitas pelas comunidades espalhadas pela cidade. A Compesa tem prestado, na prática, um desserviço à população petrolinense.

São várias promessas e afirmações de investimentos, mas o que a companhia precisa é justificar esses títulos prestando trabalhos dignos a uma cidade que lhe dá grandes lucros, apresentar soluções concretas e parar de fazer serviços “meia boca”.

A população de Petrolina merece mais do que isso. Merece atenção e respeito, merece obras que estejam em acordo com o tamanho da quinta maior cidade do estado de Pernambuco.

Compesa: falta de água vai continuar nos próximos dias em Petrolina

Após quase uma semana sem água nas torneiras o petrolinense vai ter que se conformar com mais alguns dias sem o precioso líquido em suas casas, é que de acordo com comunicado da Compesa vai faltar água mais uma vez nos principais bairros da cidade pelo menos pelas próximas 48 horas. A empresa informa que será preciso  interromper o abastecimento de água a partir das 8 horas, desta sexta (06).
No comunicado a Compesa afirma que a interrupção é ocasionada pelos reparos necessários que deverão ser feitos em alguns canos da Avenida da Integração que apresentaram vazamentos,  mesma tubulação que interliga ao tronco 2 e que sofreu incidente há dois dias atrás, e diz estar empenhada em resolver o problema o mais breve possível para que o abastecimento volte à normalidade. Após o término do serviço, o abastecimento será totalmente restabelecido de forma gradativa.
Os bairros são:
Centro – Dom Avelar – São Joaquim – Padre Cícero – Loteamento Recife – Vila Marcela – Vila Débora – Jardim Amazonas – Alto do Cocar – Pedro Raimundo – Quati – Jardim São Paulo – Vila Eduardo – Vila dos Ingás – Lot N. Sra Rainha dos Anjos – Vitivinícola – Alto Cheiroso – São José – Henrique Leite – Novo Horizonte – Jatobá – Carneiros – Cidade Universitária – Cond. Água Viva – Cond. Portal das Águas -Vila das Imbiras – Vila Mocó – Parte do Gercino Coelho – Km 2 – Lot Arco-íris – Vila Eulália – Areia Branca – Dom Malan – Caminho do Sol – Maria Auxiliadora – Mandacaru – Terras do Sul – Santa Luzia – São Jorge – José e Maria – Vila Carolina – Jardim Maravilha – Ouro Preto – Alto Grande – Antonio Cassimiro – Vale do Grande Rio – Pedra Linda – Vale Dourado – Vila Esperança – Condomínio Mais Viver – Residencial Vinhedos – Monsenhor Bernardino – Vivendas I e II – Buona Vita e Santa Bárbara.

Compesa justifica a falta de água em alguns bairros de Petrolina

(Foto: Internet)

Um acidente nesta segunda-feira (2) na Avenida da Integração, quebrou dois canos deixando 39 bairros sem água, hoje (3) em Petrolina.

Através de nota, a Compesa informou que uma equipe está empenhada para resolver o problema, para que o abastecimento volte ao normal em breve. Os bairros afetados são: Cond. Portal das Águas, Terras do Sul, Vila Eduardo, Lot Arco-íris, Santa Luzia, Vila dos Ingás, São Jorge, Lot N. Sra Rainha dos Anjos, Vila Eulália, José e Maria, Vitivinícola, Vila Carolina, Alto Cheiroso, Areia Branca, Jardim Maravilha, São José, Dom Malan, Ouro Preto, Henrique Leite, Caminho do Sol, Alto Grande, Novo Horizonte, Maria Auxiliadora, Antonio Cassimiro, Jatobá, Mandacaru, Vale do Grande Rio, Carneiros, Pedra Linda, Vale Dourado, Vila das Imbiras, Cidade Universitária, Vila Mocó, Parte do Gercino Coelho, Vila Esperança, Condomínio Mais Viver, Residencial Vinhedos e Cond. Água Viva.

Moradores do Residencial Juazeiro reclamam de desperdício de água

(Foto: WhatsApp)

Moradores do bloco 158, Rua H, no Residencial Juazeiro, têm reclamado do desperdício de água limpa. De acordo com informações, um cano estourou no sábado (30).

(Foto: WhatsApp)

Ainda segundo informações, “a água já está chegando no bloco vizinho. É muita água sendo desperdiçada”.

O blog Waldiney Passos entrou em contato com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro e aguarda resposta.

Com investimento de R$ 250 mil, novos equipamentos são entregues no Restaurante Popular

O custo da refeição no período da manhã, é de R$ 1,50 enquanto à noite R$ 0,50. (Foto: Divulgação)

O prefeito Miguel Coelho (PSB) entregou na manhã de hoje (27) novos equipamentos para o Restaurante Popular de Petrolina. Foram investidos R$ 250 mil para a compra de utensílios e máquinas para a cozinha da unidade alimentar.

Entre os novos utensílios adquiridos pela Prefeitura estão fogão industrial, geladeira, máquina para sucos, liquidificador industrial, bebedouro, descascador de legumes e climatizador industrial. Os equipamentos já começam a ser instalados nesta semana.

“A Prefeitura já oferece um serviço de excelência à população diariamente. Agora, com esses novos equipamentos, vamos elevar ainda mais a qualidade, o tempero e a higiene dos pratos oferecidos no restaurante”, ressaltou o prefeito.

O Restaurante Popular funciona na Rua Januário Alves, área central de Petrolina. No equipamento público são oferecidas refeições, de segunda à sexta, em dois horários: das 11h às 13h30 e das 16h às 17h30. No período da manhã, é cobrada uma tarifa módica de R$ 1,50 enquanto à noite apenas R$ 0,50.

Alguns bairros de Juazeiro ficarão sem água nesta sexta

(Foto: Ilustração)

Devido à troca de um tubo da caixa d’água elevada na subestação de tratamento do Bairro Piranga, os bairros Piranga I, II, Quidé, Jardim Flórida, Condomínio Jardim Vitória e Residenciais Jardim Vitória I e II ficarão sem água nesta sexta feira (29), das 8h às 18h.

Segundo o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, caso o serviço seja concluído antes do prazo previsto o sistema voltará à normalidade.

Aeroporto de Petrolina recebe certificação operacional

(Foto: Internet)

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21) a emissão, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da certificação operacional do Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

A publicação do documento viabiliza em Petrolina a continuidade e ampliações das operações da maior aeronave cargueira em atividade no Brasil, o B746-800, utilizado pela empresa Cargolux em sua frequência cargueira regular no terminal.

Este novo contexto poderá, no médio e longo prazo, estimular o aumento dos números de exportação de frutas como manga, mamão papaya, uva e outros produtos agrícolas da região, aquecendo a economia no submédio do São do Francisco em Pernambuco.

A certificação também atesta a capacidade operacional do terminal e seu funcionamento de acordo com os ditames de segurança e excelência estabelecidos pelos órgãos da aviação civil nacional e internacional.

Casa Nova: Prefeito busca todos os meios para acabar com racionamento de água

Acompanhou o prefeito Wilker Torres a Diretora do SAAE, Dagmar Nogueira. (Foto: ASCOM)

Uma rede de distribuição com quase 50 anos de existência, que não atende a demanda, baixa do lago e distância cada vez maior da captação, bombas antigas e defasadas além de problemas financeiros e administrativos herdados da gestão anterior. Tudo isso contribui para que a administração do SAAE de Casa Nova tenha dificuldades crescentes no atendimento à população.

O prefeito Wilker Torres está em Brasília nesta terça-feira (19), acompanhado do Deputado Elmar Nascimento buscando a liberação dos recursos já comprometidos pela direção da CODEVASF para aquisição de bombas, nova adutora e melhoria da rede de água para sanar definitivamente o problema de abastecimento. Acompanhou o prefeito Wilker Torres a Diretora do SAAE, Dagmar Nogueira.

“É uma luta árdua” – constata o Deputado Elmar Nascimento – “Temos o compromisso de aproximadamente 8 milhões através da CODEVASF e estamos aqui hoje com o prefeito cobrando do Presidente Antônio Avelino Neiva a liberação destes recursos. Vamos insistir até essa obra ser concretizada!”

Wilker Torres reforça: “Nesta audiência com o presidente da CODEVASF insistimos, eu e o Deputado Elmar, na urgência da liberação destes recursos. O povo de Casa Nova não pode ser mais penalizado com a falta de água nas torneiras, com racionamento” e completa: “O presidente da CODEVASF sabe que o município não tem recursos para investir na melhoria da captação e da rede. Pelo que ouvimos em resposta ao nosso apelo, acredito que a liberação será rápida. Fiz um compromisso de atender às necessidades de água da cidade e vou cumprir!”