Ato de vandalismo prejudica abastecimento de água em Massaroca

A fiscalização dos moradores é crucial para impedir a ação dos vândalos. (Foto: Divulgação)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) informou nesta segunda-feira (21) que destruíram as “caixas” que auxiliam o abastecimento, em Barra do Angico, Malhada da Onça, Lagoinha, Fazendas Canoa e Oliveira provocando grande desperdício de água e reduzindo a pressão da rede que abastece a sede do Distrito de Massaroca.

“Precisamos contar com o apoio dos moradores na fiscalização desses atos de vandalismo, para que estes não se tornem rotina. Os vândalos danificaram os cadeados, destruíram as caixas e quebraram os canos”, informou Marcondes Barros, diretor de Divisão do interior do SAAE.

Além do prejuízo com o desperdício, o SAAE contabiliza o prejuízo material, o órgão cobra a fiscalização dos moradores, que são os mais prejudicados com a ação dos vândalos. “Os investimentos estão sendo feitos e a água está chegando a todas as comunidades, mas é preciso que os moradores também façam a sua parte, fiscalizando e denunciando para que atos de vandalismos como estes não se tornem rotina e prejudiquem cada vez mais os sistemas de abastecimento”, pede o diretor.

Vale do Salitre e Itamotinga ficam sem água na próxima sexta

(Foto: Ilustração)

De acordo com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, os moradores das comunidades de Guanhães e sede do Distrito de Itamotinga, Aroeira, Junco, e Fazenda Curral Velho, no Vale do Salitre ficarão sem água na próxima sexta-feira (25).

A suspensão do serviço acontecerá por uma manutenção da rede elétrica na região. O abastecimento será interrompido das 8h às 15h. Tão logo o serviço na rede elétrica seja concluído o abastecimento de água voltará à normalidade.

Instalação de bomba melhora vida de comunidade no Distrito de Pinhões

Na localidade moram 15 famílias e o rebanho de pequeno e grande porte passa dos 1.200 animais. (Foto: ASCOM)

Para melhorar a captação de água no poço da comunidade Lagoa da Pedra dos Grilos, no Distrito de Pinhões, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental/SAAE instalou esta semana uma bomba submersa que em poucas horas enche o reservatório de 10 mil litros. Na localidade moram 15 famílias e o rebanho de pequeno e grande porte passa dos 1.200 animais.

O interior do município de Juazeiro atravessa umas das piores secas dos últimos anos, entretanto o homem do campo que permanece em suas terras, está sendo atendido pelo Governo Municipal, através do SAAE, com a perfuração de poços e implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água.

Seu José Elias, morador da localidade sabe o quanto é difícil viver sem água. “A última chuva que caiu por aqui foi em 2011. De lá para cá já perdemos parte dos animais e o restante sobrevive graças a este poço e a um barreiro aqui perto, que pela primeira vez está secando. A água do poço, quando tem vento, pelo menos mata a sede dos bichos”, relata.

LEIA MAIS

Hidrômetros furtados do SAAE são encontrados em ferro velho de Juazeiro

A direção do SAAE acredita que essa prática vem se tornando comum nos bairros periféricos de Juazeiro pelo valor comercial do bronze existente nos hidrômetros. (Foto: ASCOM)

Cerca de 20 hidrômetros, utilizados para medir o consumo de água nas residências, são furtados diariamente em Juazeiro,o que causa um enorme prejuízo para o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

Em um ferro velho no bairro D. José Rodrigues que a Polícia Civil localizou na manhã desta terça-feira (15), 39 hidrômetros de propriedade do SAAE, furtados nos bairros Malhada da Areia, Argemiro e Codevasf.

A comerciante Valdiene Barbosa da Silva, dona do Sucatão Eloarda deverá ser indiciada por receptação de equipamento público e formação de quadrilha.

“Começamos a investigar depois de observar o número de ocorrências de furto de hidrômetros. Acreditamos que o furto seja praticado por usuários de drogas que vendem o equipamento a R$ 5 o quilo. Vamos continuar as buscas para identificar outros estabelecimentos que estejam receptando este material”, completou o delegado Reginaldo César.

LEIA MAIS

Desperdício: aguá transborda em canal do Projeto Maria Tereza, em Petrolina

(Foto: WhatsApp)

Durante o maior período de seca enfrentado pela população nordestina, principalmente os sertanejos, é inaceitável observar o desperdício de água em alguns lugares. Foi o que aconteceu nesse domingo (13) no Perímetro de Irrigação Maria Tereza, em Petrolina (PE).

A população do local registrou uma grande quantidade de água limpa sendo desperdiçada com o transbordamento do canal localizado na área 17. Os moradores questionaram a atuação do Distrito de Irrigação que é responsável pela operação e manutenção do perímetro de irrigação.

Você concorda? Compesa é eleita a melhor companhia brasileira do setor de saneamento

(Foto: ASCOM)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi eleita a melhor empresa do setor de saneamento do país pela edição 2017 do Anuário Época Negócio 360º. A premiação foi entregue ontem (08) ao presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante cerimônia realizada em São Paulo, com as presenças do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

A revista revelou as empresas campeãs setoriais e o ranking das 300 melhores companhias brasileiras, agrupadas em 27 setores da economia. Os critérios utilizados para a escolha da Compesa transcenderam o desempenho financeiro da empresa.

Foram consideradas também as práticas de Recursos Humanos, a capacidade de inovar, a responsabilidade socioambiental, a visão de futuro e a governança corporativa. O anuário fez uma análise profunda dos dados da companhia referentes ao ano de 2016, assim como o planejamento a longo prazo e as estratégias para 2017.

(Foto: ASCOM)

De acordo com Roberto Tavares, a continuidade da mesma filosofia de gestão adotada no Governo de Pernambuco, nos últimos dez anos, permitiu que fosse criada uma cultura gerencial resiliente, capaz de enfrentar momentos difíceis e as crises econômica, política e hídrica.

“Os riscos e desafios são inerentes à atividade empresarial. A seca extrema no Nordeste, por sete anos consecutivos, afetou nosso faturamento e nos impôs custos mais elevados. Por outro lado, nos ensinou a criar alternativas para enfrentar as adversidades. Tivemos disciplina para seguir nosso planejamento estratégico, fazer o monitoramento sistemático do nosso conjunto de metas, envolvimento de quase 7 mil colaboradores e apoio total do governador Paulo Câmara para manter uma gestão baseada na meritocracia”, explicou o presidente, acrescentando que outras ações contribuíram para a empresa alcançar excelentes resultados: desenvolvimento institucional, mudança da marca, elaboração de novos projetos e a preparação para a companhia crescer com mais intensidade quando o momento voltar a ser favorável.

LEIA MAIS

Juazeiro: Resultado final do processo seletivo do SAAE é divulgado

(Foto: Internet)

Após a realização das provas objetivas e práticas para o preenchimento de vagas nos níveis Fundamental, Médio e Superior, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro divulga a relação dos candidatos aptos aos referidos cargos.

O Edital com a relação das pessoas aptas e para formação do Cadastro de Reserva  pode ser conferido nos sites do Diário Oficial do Município e no site do SAAE.

Os candidatos aprovados devem aguardar a publicação de novo Edital com a respectiva convocação.

Compesa combate ligações clandestinas de esgoto em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Para promover melhorias nos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Petrolina, que já conta com cobertura de esgotamento sanitário em 80% da cidade, e contribuir para a revitalização do Rio São Francisco, a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa realiza uma ação de combate às ligações clandestinas de esgoto.

A Compesa está atuando em diversas áreas residenciais e comerciais de Petrolina para identificar pontos de lançamento irregular de esgoto nos canais e galerias de águas pluviais, providenciando as interligações ao sistema de esgotamento sanitário.

As ações, que ainda incluem a implantação de redes condominiais, poços de visitas (por onde se faz inspeções na rede), substituição e recuperação de tubulações, estão concentradas nos bairros de São Gonçalo, Atrás da Banca, Centro e na Orla fluvial de Petrolina – que são cortados por vários canais.

A intervenção mais recente foi realizada na  Avenida Cardoso de Sá para construir uma rede coletora e interligar uma contribuição de esgoto clandestino, que estava sendo jogado diretamente em um dos canais de água pluviais – e desaguava no rio São Francisco.

O serviço se limitou a um trecho em frente à Escola Estadual Dom Malan e deve ser concluído hoje (07), com a reposição do pavimento na via. Esta ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Petrolina, que fornecerá o asfalto para repor no local. Coube à companhia viabilizar toda estrutura e mão de obra para execução do serviço, assim como a reposição do pavimento em paralelepípedos.

“Vamos continuar a investigar se há outras irregularidades ao longo da Orla, que é um dos destinos turísticos da cidade. Esse trabalho é muito importante pois estamos retirando as ligações clandestinas e passando a coletar e tratar o esgoto que antes era despejado no rio, contaminando o meio ambiente”, informa o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, João Raphael de Queiroz.

Para identificar e interceptar o esgoto clandestino e direcioná-lo para ser coletado pela rede da Compesa, as equipes técnicas utilizam equipamentos de sondagem e geofonagem para localizar os pontos de despejo. No bairro Atrás da Banca, onde a companhia está com uma frente de trabalho, já foram retiradas dezenas de ligações clandestinas nas ruas do Industriário, 1º de Maio, do Trabalho, São Francisco, Fernando Reis e na Avenida Clementino Coelho.

Intervenção da Compesa deixará bairros da Zona Oeste de Petrolina sem água nesta sexta

(Foto: Ilustração)

Nove bairros da Zona Oeste de Petrolina (PE) ficarão sem água nesta sexta-feira (4) devido a uma intervenção da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na rede de distribuição de água que atende as localidades do Jardim Amazonas e Pedro Raimundo.

Segundo a Compesa, o serviço para substituir um registro de controle da entrada de água na rede que abastece os dois bairros acontecerá das 8h às 18h. Ainda de acordo com a companhia, após o término do serviço, o abastecimento será restabelecido de forma gradativa.

Confira os bairros que serão afetados pelo serviço

  • Jardim Amazonas
  • Pedro Raimundo
  • Alto do Cocar
  • Cohab Massangano
  • Jardim São Paulo
  • Quati
  • Bella Vista
  • João de Deus
  • Campus Agrário da Univasf

SAAE entrega mais um sistema simplificado de abastecimento no interior do município

(Foto: ASCOM)

Dentro do Toda Sexta tem Obra, da Prefeitura Municipal de Juazeiro  e o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE entregam nessa sexta feira (28), às 9h o 52º poço tubular na comunidade de Caldeirão da Canoa, Distrito de Itamotinga.

O poço, além de suprir a necessidade de água para um rebanho com mais de mil animais, possui também um pequeno sistema de abastecimento com água para uso doméstico, beneficiando 15 famílias.

Petrolina: Moradores do Park São Gonçalo reclamam de falta d’água

(Foto: Ilustração)

Os moradores do bairro Park São Gonçalo, em Petrolina (PE), têm reclamado da constante falta d’água na comunidade. Segundo relatos de leitores do blog Waldiney Passos, o abastecimento na localidade está interrompida há quase uma semana. Outra reclamação da população é que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) não teria informado sobre a suspensão do abastecimento.

“Estamos sem água desde a quarta-feira (19) e a Compesa não deu nenhuma satisfação se iria faltar água e quando iremos ter o abastecimento restabelecido. Estamos sem tomar banho, fazer comida, lavar roupas. Os moradores precisam ir a casa de parentes em bairros distantes para fazer as atividades que precisam de água”.

A população pede esclarecimentos à Compesa sobre a situação no bairro, além de um aviso sobre quando o abastecimento voltará ao normal.

Prefeitura convoca reunião de emergência sobre os impactos da redução da vazão de Sobradinho na travessia das barquinhas em Petrolina

(Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina está convocando a Associação da Travessia das Barquinhas (ATB), que fazem o transporte de passageiros entre as cidades de Juazeiro da Bahia e Petrolina, Pernambuco, para discutir os impactos da redução da defluência da barragem de Sobradinho que, a partir do próximo dia 30, conforme autorização da Agência Nacional de Águas (ANA), será reduzida de 600m³/s para 550m³/s, com a possibilidade de registro de vazão instantânea de apenas 523m³/s.

Um estudo da Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), aponta que os barqueiros devem ter dificuldades para navegar entre as margens baiana e pernambucana do Rio São Francisco. Com um nível do espelho d’água mais baixo por causa da diminuição da vazão da barragem, a AMMA teme a paralisação do serviço de transporte interestadual.

LEIA MAIS

Barragem de Barra do Juá, em Floresta, pronta para receber água da transposição do rio São Francisco

(Foto: ASCOM)

As comportas da barragem de Barra do Juá, reservatório que possui 71 milhões de metros cúbicos, localizado em Floresta (PE), teve seu conserto finalizado nessa quinta-feira (20) pela secretaria de agricultura do estado, e já está em condição de receber água do canal do eixo leste da transposição.

Essa luta foi empreendida ao longo de todo o primeiro semestre pelo deputado Rodrigo Novaes, objeto de vários pronunciamentos e articulação, que chegou a realizar audiência pública em Floresta para tratar do assunto.

A obra é o primeiro passo para que se consiga efetivar a perenização do riacho do Navio, favorecendo milhares de famílias na região. Ela dará início a um novo ciclo.

LEIA MAIS

Prefeitura avalia a estrutura de estação de tratamento de esgoto do Jardim Petrópolis em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM) dedicou a última semana para atender uma reivindicação importante dos moradores do bairro Jardim Petrópolis, zona oeste da cidade.

Por lá, a estação de tratamento de esgoto da Compesa, tem sido alvo da ação de vândalos que invadiram o local, danificaram os equipamentos e ainda abriram as torneiras da válvula de escape do esgoto, que passou a escorrer para fora do equipamento.

Para avaliar a situação e o que pode ser feito para resolver o problema, o Diretor de Saneamento da SEINFRAHM, Igor Falcão, visitou o local, acompanhado de representantes da Compesa e de lideranças comunitárias do Jardim Petrópolis.

Depois do encontro, o problema de extravasamento de esgoto foi resolvido. Além disso, as demandas de saneamento da localidade também foram levantadas para que a SEINFRAHM possa planejar ações em benefício do bairro.

Caruaru: Racionamento de água em terá nova redução em setembro

(Foto: ASCOM)

A Barragem do Prata vertendo é um cenário que não se via há seis anos, desde 2011. A recuperação do manancial, localizado em Bonito, é uma excelente notícia para a população de Caruaru e das cidades de Altinho, Ibirajuba, Agrestina, Cachoeirinha e Santa Cruz do Capibaribe que, neste ano, enfrentaram o sétimo ano consecutivo de seca na região Agreste.

Em pouco mais de um mês, a Barragem do Prata saiu da situação de pré-colapso e conseguiu armazenar 42 milhões de metros cúbicos de água, a capacidade máxima acumulação do reservatório. No entanto, a Barragem do Prata cheia não é suficiente para retirar a maior cidade do Agreste do racionamento. Caruaru precisaria da água da Barragem de Jucazinho para ficar livre do rodízio definitivamente.

Jucazinho, localizado em Surubim e responsável pelo abastecimento de 60% da cidade de Caruaru, permanece em colapso desde setembro do ano passado – quando foi implantado o calendário de abastecimento em Caruaru – e ainda não conseguiu acumular água no período de chuvas.

LEIA MAIS