Campanha de doação para vítimas das chuvas em PE cresce na Facape

(Foto: ASCOM)

A campanha de arrecadação, promovida pela Facape, para ajudar as vítimas das chuvas e enchentes em Pernambuco, tem recebido grande adesão dos estudantes, professores e funcionários da Faculdade. Nesta quarta-feira (7) o presidente da Instituição, Antonio Habib, fez um balanço do material doado.

O presidente da OAB Subseccional Petrolina, Alexandre Torres, acompanhou Habib e destacou que a Ordem dos Advogados também promove campanha para recolher donativos para as comunidades.

Entre as doações estão roupas, calçados, materiais de limpeza, água mineral, colchões, roupas de cama, alimentos não perecíveis e outros. Antonio Habib salienta a solidariedade que a comunidade da Facape demonstrou.

LEIA MAIS

Dagmar Nogueira: “Nossa preocupação é melhorar a quantidade de água em cada casa de Casa Nova”

(Foto: ASCOM)

A Diretora do SAAE da cidade de Casa Nova, Dagmar Nogueira, atendendo solicitação do radialista Waldiney Passos, participou na manhã deste domingo (04) do Programa “Alerta Geral”, transmitido pelas emissoras Rural e Rádio Grande Rio AM.

Mostrando realizações, mesmo diante do quadro de inadimplência, desperdício e descaso, herdados da administração anterior que encontrou ao assumir, Dagmar Nogueira, na sua forma direta e incisiva de falar, criticou duramente as pessoas que “ao destruir patrimônio público pensam que estão me prejudicando”, referindo-se ao caso de Santana do Sobrado, onde um vândalo furou o cano que abastece o residencial e interrompeu o fornecimento de água por várias horas e proprietários de chácaras que desviam água das adutoras e até formavam lagos para criar peixes.

Dagmar Nogueira diz que o maior problema encontrado e resolvido foi a qualidade da água causado por falta de pagamento ao fornecedor de material de purificação: “Só vai encontrar quem fale da qualidade da água em Casa Nova pessoas que querem o pior. Pessoas de bem não vão dizer isso”

Lembrou que o SAAE abastece cinco localidades do interior: Santana do Sobrado, São Luiz (Mosquito), Pau a Pique, Barra da Cruz e Bem Bom e reconheceu: “Temos muitas e muitas dificuldades em todos esses lugares”, mas garantiu que sua única preocupação é aumentar a quantidade de água oferecida à população do município.

LEIA MAIS

Contas de luz de junho terão bandeira verde, sem acréscimo na tarifa

(Foto: Arquivo)

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de junho será a verde, o que significa que não haverá custo extra para o consumidor. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o retorno da bandeira verde foi possível pelo aumento das chuvas nos reservatórios das hidrelétricas em maio e pela perspectiva de redução do consumo de energia elétrica no país.

Desde abril, a bandeira estava vermelha, o que representa um acréscimo de R$ 3 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A previsão da Aneel era que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 continuasse em vigor até o fim do período seco, que vai até novembro.

Como funcionam as bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

LEIA MAIS

Compesa firma parceria para aumentar a oferta de água para as cidades Afrânio e Dormentes

(Foto: Ilustração)

Para aumentar em 20% a oferta de água para as populações de Afrânio e Dormentes, no Sertão do São Francisco, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai iniciar uma obra para duplicar a Adutora Maria Tereza Coelho, responsável pelo abastecimento das duas cidades.

A ação vai beneficiar 25 mil pessoas em Afrânio e Dormentes, e também nos Distritos de Rajada e Pau Ferro, comunidades localizadas na zona rural de Petrolina. As intervenções serão iniciadas, no dia 30 de maio, por meio de uma parceria firmada entre a companhia e as prefeituras de Afrânio e Dormentes.

A Compesa vai investir R$ 400 mil para a aquisição de tubulações e custos com mão-de-obra para executar os serviços de implantação e interligação da adutora, enquanto que as prefeituras disponibilizarão retroescavadeiras. A obra consiste na implantação de 3.500 metros de adutora (250mm) para permitir a duplicação da Adutora Maria Tereza e tem previsão de ser concluída no final do mês de junho deste ano.

Inscrições do processo seletivo do SAAE são prorrogadas

(Foto: Internet)

As inscrições para o processo seletivo do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) foram prorrogadas até o próximo dia 31. A prorrogação aconteceu devido a greve dos vigilantes terceirizados das agências bancárias. As inscrições continuam na Escola de Gestão Pública das 9:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:00 horas.

A Comissão Organizadora considerou que por conta do fechamento dos bancos, por medida de segurança, muitos candidatos ficaram impossibilitados de realizarem o pagamento da taxa de inscrição.

As provas objetivas serão realizadas no dia 18 de junho em local a ser divulgado pela Comissão Organizadora, devendo o candidato ficar atento para se informar corretamente e não correr o risco de não fazer as provas por erro de local.

O edital completo com todas as informações pode ser visto no site do SAAE.

SAAE coloca plantão para atendimento no Residencial Humberto Pereira

O Governo Municipal entregou, dentro do Programa “Toda Sexta tem Obra”, mais mil residências do “Minha Casa Minha Vida”, nos Residenciais Dr. Humberto Pereira I e II. Para atender aos novos moradores com as ligações de água, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro está disponibilizando uma equipe de plantão nos dias 29 e 30 de maio em horário comercial.

Os contemplados que já assinaram contrato e receberam as chaves da sua casa deve comparecer a quadra do residencial nos dias e horário citado para assinar o pedido de ligação de água. Vale ressaltar que somente o beneficiário titular pode assinar o documento. O SAAE já realizou todas as ligações residenciais faltando apenas o entroncamento da rede principal que irá levar água às mil novas moradias.

Parceria entre Prefeitura de Petrolina e Compesa realiza intervenções no saneamento do distrito de Rajada

(Foto: ASCOM)

Em mais uma iniciativa realizada em parceria com a Compesa, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM), através da Diretoria de Saneamento, realiza ações de manutenção no sistema de saneamento básico de uma comunidade da zona rural. A partir desta quinta-feira (25), o trabalho será realizado no distrito de Rajada, distante cerca de 80Km da sede do município.

Na programação das equipes estão duas principais atividades. A primeira será a limpeza e desobstrução do emissário, tubo responsável por receber o esgoto da rede coletora e levá-lo até à estação elevatória. A segunda, consiste na manutenção e limpeza da estação. O objetivo dos reparos, é evitar que o sistema de saneamento da comunidade apresente problemas, causando transtornos à população.

Izacolândia

Em atenção às demandas das localidades da zona rural, a parceria entre SEINFRAHM e Compesa também realiza um trabalho de manutenção da rede de saneamento de Izacolândia. As equipes trabalham em diversas ruas do distrito para substituir parte da rede coletora, desobstruir tubulações e recupera poços de visita.

Superintendente da Codevasf vai à Câmara de Vereadores nesta terça para explanar ações da empresa em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O Superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, estará na Câmara de Vereadores de Petrolina (PE) nesta quarta-feira (23), após requerimento do presidente da Casa, Osório Siqueira (PSB).

Durante o grande expediente, Aurivalter fará explanações  das ações desenvolvidas no município, principalmente na área irrigada como também dos outros 69 municípios, além de expor projetos para o futuro.

Moradores de Baixa do Pretinho, zona rural de Petrolina, comemoram construção de barragem

(Foto: ASCOM)

Mais uma barragem foi construída na zona rural de Petrolina (PE). Dessa vez, a comunidade beneficiada foi a de Baixa do Pretinho. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, fez questão de acompanhar, nessa quinta-feira (18), o início da execução dos serviços daquela localidade.

As obras foram articuladas pelo prefeito de Petrolina Miguel Coelho, por meio de emenda parlamentar ainda de seu período como deputado estadual. Aproximadamente R$ 900 mil foram indicados pelo ex-parlamentar para obras como construção e reformas de barragens em Petrolina.

A moradora Francineide dos Santos Rodrigues não escondia a felicidade e comemorava a chegada dos serviços.  “Estou muito feliz com a construção da barragem, essa obra era um sonho antigo da nossa comunidade, só temos a agradecer ao prefeito Miguel Coelho”.

LEIA MAIS

Famílias são capacitadas para receberem barreiros do Projeto Cisternas em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Nesse final de semana, cerca de 30 famílias da comunidade da Rocinha, em Juazeiro, participaram do curso de Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção de Alimentos (Sisma), com o objetivo de prepará-las para receberem barreiros em suas propriedades rurais.

O Barreiro é uma tecnologia social de captação e armazenamento de água de chuva construído gratuitamente pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através do Projeto Cisternas.

Durante o curso, os participantes foram orientados sobre como fazer o uso sustentável da água armazenada na produção de alimentos e discutiram temas como convivência produtiva com o semiárido, segurança alimentar e nutricional, gerenciamento de recursos hídricos e agroecologia.

LEIA MAIS

Bairro João de Deus ficará sem água nesta quinta

(Foto: Ilustração/Internet)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que o bairro João de Deus, em Petrolina (PE), ficará sem água nesta quinta-feira (11). A paralisação do abastecimento acontecerá devido a execução de um serviço de manutenção considerado emergencial, a partir das 8h, com previsão de término para as 18h.

A intervenção é necessária para consertar um vazamento ocorrido na rede de distribuição, localizado nas proximidades do IF SERTÃO – Campus Petrolina, e para qual a companhia precisou providenciar materiais e mobilizar equipamentos especiais. A partir da 18h o abastecimento sera restabelecido de forma gradativa.

Unidade do Programa de Aquisição de Alimentos será construída no bairro Quati II, em Petrolina

(Foto: Ilustração)

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) assina nesta quarta-feira (10) uma ordem de serviço para a construção de uma unidade do Programa de Aquisição de Alimentos, no bairro Quati II.

A unidade de distribuição servirá de ponto de apoio e logística aos agricultores. Ao invés de entregar os alimentos nos vários prédios municipais como escolas e restaurante popular, os produtores deixarão todo o material no galpão da prefeitura, garantindo mais praticidade e redução de custos.

A obra recebe investimento de R$ 531 mil e será inaugurada em um prazo de cinco meses.

Diretor da AMA visita instalações da feira do bairro João Paulo II

(Foto: ASCOM)

Na manhã desse domingo (7), o Diretor Executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), Mitonho Vargas, acompanhado por sua equipe visitou a feira livre do bairro João Paulo II. A visita teve como objetivo ouvir as demandas dos feirantes e avaliar a estrutura da feira para serem feitos os devidos reparos.

Na ocasião, o diretor da AMA conversou com os feirantes e ouviu do setor as solicitações para melhorias do local. “A reforma terá início após o dia das mães. A gestão do prefeito Paulo Bomfim tem dado uma atenção especial às feiras e mercados por isso foi criado um modelo de autarquia para gerenciar esses locais. Nosso objetivo é ouvir as demandas dos permissionários e dar melhores condições de trabalho, além de buscar atrair mais clientes” ressaltou Mitonho.

Rodrigo da Silva, mora há mais de 5 anos no bairro e vai todos os domingos fazer compras na feira pontuou a importância de melhorias no local. “Gosto de comprar frutas e legumes da feira por ter um preço acessível e produtos com mais qualidade. A feira do João Paulo II tem grande importância no comércio do bairro e é preciso que seja feita melhorias para que os feirantes atraiam mais clientes”, disse o vendedor.

LEIA MAIS

“Petrolina precisa mais do que uma manutenção”, diz Miguel Coelho sobre encontro com gestores da Compesa

Miguel Coelho durante encontro com líderes comunitários no bairro Areia Branca, nesta sexta-feira (5) (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a tarde desta quinta-feira (6), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), recebeu em seu gabinete gestores da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e pressionou a instituição para que melhorias concretas sejam feitas no município.

A reunião contou com a presença do presidente da Compesa, Roberto Tavares, o secretário geral da presidência, Edson Cisneiros, o diretor regional do interior, Marconi Azevedo, e o gerente regional, João Raphael Silva.

Em pauta as principais demandas do município que, segundo Miguel Coelho, tem deixado a desejar, embora o gestor reconheça que muito já foi feito principalmente quando se leva em consideração o passado entre Compesa e prefeitura.

Nesta sexta-feira (5), o prefeito participou de um encontro com líderes comunitários no bairro Areia Branca e conversou com nossa equipe sobre os principais pontos da reunião com a Compesa.

LEIA MAIS

Cano estourado causa desperdício de água limpa no bairro Rio Claro, em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Um cano estourado na Avenida Mário Rodrigues Coelho, no bairro Rio Claro, em Petrolina (PE), está causando um grande desperdício de água limpa. O problema foi identificado por moradores no início da manhã de hoje (4). Devido ao vazamento, o acostamento da pista está completamente alagado. A água escorre, ainda, pela avenida que dá acesso ao bairro Rio Corrente.

Problema recorrente

O local sempre apresenta problemas parecidos. Quem trafega pelo local caba se deparando, algumas vezes, com equipes da Compesa fazendo manutenções nos canos que passam pelo acostamento da via.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

(Foto: Blog Waldiney Passos)