Devido à obra da Compesa, Av. Cardoso de Sá será interditada durante esta quinta

(Foto: Internet)

Durante esta quinta-feira (6), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizará uma obra de implantação de rede coletora de esgoto na Avenida Cardoso de Sá, que fica no bairro Universitário.

Devido à obra de manutenção, a rua que dá acesso à Facape, UPE e TV Grande Rio será interditada. O acesso à Facape será realizado pelo portão do estacionamento da Avenida Cardoso de Sá. Já o acesso à UPE e à TV será realizado pela Avenida Pablo Neruda, em frente ao Condomínio Portal das Águas.

A obra será finalizada na manhã desta sexta-feira (7 ), quando a rua será liberada para o trânsito.

Interrupção no abastecimento de água afeta 60% dos bairros de Petrolina nesta sexta

(Foto: Internet)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) programou para esta sexta-feira (7) uma intervenção direcionada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Petrolina I. A paralisação será iniciada às 8h e deve ser finalizada às 18h, neste período o abastecimento será suspenso em 60% da cidade.

Os bairros que terão o abastecimento interrompido, são: Centro, Vila Eduardo, Loteamento Recife, Vila dos Ingás, Vila Marcela, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Vila Débora, Loteamento Padre Cícero, Alto Cheiroso, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Henrique Leite, São José, Pedro Raimundo, Quati, Campus Agrário da Univasf, Novo Horizonte, Jardim São Paulo, Jatobá, Carneiros, Cidade Universitária, Condomínio Água Viva, Condomínio Portal das Águas, Vilas das Imbiras e Vila Mocó. Também terão o fornecimento interrompido os bairros: Gercino Coelho, Km 2, Loteamento Arco-íris, Vila Eulália, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Carolina, Dom Avelar, São Joaquim, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antônio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Pedra Linda, Vale Dourado, Vila Esperança, Condomínio Mais Viver e os residenciais Monsenhor Bernardino, Vivendas I e II, Condomínio Buona Vita e Loteamento Santa Bárbara.

A intervenção tem o objetivo de instalar um novo medidor de vazão da água bruta que chega na estação, além de realizar manutenções preventivas no conjunto de bombeamento da captação da unidade e no sistema de lavagem dos filtros da ETA.

A pedido dos feirantes, contêineres são retirados das feiras livres de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Para facilitar o trabalho dos feirantes em Petrolina, garantindo maior visibilidade, segurança e higiene, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, por meio da Diretoria de Feiras, retirou nos dias 04 e 05 de julho os contêineres das feiras da Areia Branca; Ouro Preto; São Gonçalo; João Deus e Cohab Massangano.

A retirada do equipamento foi uma solicitação dos próprios feirantes e contou com a parceria do frigorífico Campo do Gado, que realizou todo o serviço de retirada dos contêineres, sem ônus nenhum para a Prefeitura.

“Quero agradecer a parceria e dizer que desde o início da gestão municipal que os feirantes solicitaram a retirada dos contêineres, pois não estavam sendo utilizados e servindo de práticas perigosas colocando em risco o bom andamento dos trabalhos nas feiras”, comentou o diretor de feiras, Tony César.

A medida tem base legal e foi acatada pela Promotoria de Justiça de Petrolina.

Petrobras reduz preço do gás de cozinha em 4,5%

(Foto: Ilustração)

A Petrobras reduziu em 4,5%, em média, os preços do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, para uso residencial envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg (GLP P-13). O reajuste entra em vigor à meia-noite. O último reajuste para o gás de cozinha foi anunciado há menos de um mês, no dia 8 de junho. De acordo com a estatal, a alteração não se aplica ao GLP destinado ao uso industrial e comercial.

A Petrobras informou que, como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor e vai depender de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores.

O ajuste foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Pelos cálculos da companhia, caso seja repassado integralmente ao consumidor, o preço do botijão de GLP P-13 pode ser reduzido, em média, em 1,5% ou cerca de R$ 0,88 por botijão. Isso ocorrerá se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

LEIA MAIS

Alguns bairros de Petrolina vão ficar sem água nesta quinta

(Foto: Ilustração/Internet)

A Compesa programou executar um serviço de manutenção considerado emergencial, na próxima quinta-feira (29), a partir das 8h com previsão de término para as 18h.

A intervenção é necessária para efetuar a manutenção de um registro e para qual a companhia precisou providenciar materiais e mobilizar equipamentos especiais. O abastecimento será totalmente restabelecido de forma gradativa.

Os bairros que ficarão sem água serão: Cohab Massangano, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim São Paulo, Bella Vista e Campus Universitário – UNIVASF.

Superintendente da Codevasf vistoria construção de aguadas em Bodocó

(Foto: ASCOM)

Na manhã desta quinta-feira (22) o superintendente regional da Codevasf Aurivalter Cordeiro e o engenheiro civil Alexinaldo Leda de Souza estiveram no município de Bodocó vistoriando as obras de construção e recuperação de aguadas.

“Nós estamos verificando o andamento das obras, pois temos interesse que essas aguas não só fiquem prontas em um tempo razoável, como também sejam feitas com qualidade”, explicou Aurivalter.

O superintendente aproveitou a visita técnica para reunir-se com o Secretário de Governo, Planejamento e Articulação de Bodocó, Brivaldo Alves. No encontro, tratou-se das principais necessidades do município e a importância de das aguadas em construção.

A Companhia está investindo R$ 4,3 milhões em limpeza e desassoreamento de aguadas no estado e vai beneficiar mais de 60 municípios com armazenamento de 600 milhões de litros

Deputados destacam obras de abastecimento e saneamento em Petrolina

Os deputados Lucas Ramos (PSB) e Odacy Amorim (PT) abordaram o anúncio de obras que levarão água e saneamento básico para comunidades de Petrolina (Sertão do São Francisco), na Reunião Plenária desta quarta (21). As assinaturas das ordens de serviço ocorreram na última segunda (19), em visita do governador Paulo Câmara ao município.

Lucas Ramos destacou a instalação de sistema de abastecimento de água para 650 famílias de Petrolina – 450 na comunidade Serrote do Urubu e 200 no Loteamento Parque Mandacaru. As obras serão executadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), e os recursos (que totalizam cerca de R$ 500 mil) são provenientes de emendas ao Orçamento do Estado apresentadas pelo deputado. “Conhecemos de perto a realidade dessas famílias e ficamos indignados com o fato de estarmos à beira do Rio São Francisco e ainda encontrarmos comunidades inteiras sem acesso à água”, observou.

Foto: Roberto Soares

O parlamentar também registrou que o governador assinou edital de licitação no valor de R$ 5 milhões para ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município, que deverá beneficiar cinco mil pessoas e tem conclusão prevista para o final de 2018. “Todo esse volume de trabalho só é possível porque o governador Paulo Câmara faz um esforço ainda maior diante da crise que se agrava em nosso País”, afirmou.

Odacy Amorim salientou que as obras na bacia do Jatobá e a conclusão do sistema Dom Avelar devem fazer com que Petrolina deixe de jogar seu esgoto no Rio São Francisco. “Vários rios de Pernambuco estão morrendo porque muitas cidades não têm esgotamento sanitário”, declarou. Ele relacionou os esforços pelo saneamento no município ao seu período em que foi prefeito de Petrolina.

De acordo com o petista, em 2007, a Prefeitura e a Compesa fizeram um plano de investimentos conjunto para expansão do serviço na região. “Infelizmente, parte desse plano não foi concluída. É importante que a gestão municipal volte a ter diálogo com a Compesa”, declarou.

O deputado também fez um apelo para que o governador libere emendas apresentadas por ele para perfuração de poços no Sertão do São Francisco. “A seca no Interior é muito forte e precisamos de uma política que dê resultados imediatos”, ressaltou. “Agradeço ao governador pela liberação de recursos para o saneamento, mas ainda lamento que não tenhamos o mesmo volume de investimentos recebidos nos governos de Lula e Dilma”, frisou.

Segurança Amorim e Ramos também comentaram a autorização de recursos para a área de segurança pública de Petrolina, com a entrega de novas viaturas para a Polícia Militar e a reforma do Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

Ramos propôs, ainda, que o Governo implante no município um batalhão integrado especializado, similar ao criado em Caruaru, no Agreste. “A implantação dessa unidade terá fundamental importância na desarticulação de grupos criminosos e na manutenção da segurança dos cidadãos sertanejos”, disse.

Setor Social do SAAE leva Educação Ambiental para as escolas

(Foto: ASCOM)

A preservação do meio ambiente depende muito da forma de atuação das gerações presentes e futuras, e o que estão dispostas a fazer para diminuir o impacto ambiental das suas ações.

Por esse motivo, a educação ambiental é de extrema importância e deve ser abordada nas escolas, para que todos os membros da sociedade desenvolvam uma consciência ambiental e tenham atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.

Pensando nisso o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) através do Setor Social está proferindo nas escolas do município, palestras sobre educação sanitária e ambiental, construindo valores e ampliando conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente.

Nessa terça-feira (20) as assistentes sociais Ester Soares Alves Arraes e Marileide Alves de Macedo estiveram na Escola Maria de Lourdes, no Bairro São Geraldo, distribuindo material educativo e mostrando, através de vídeos, ações de  sustentabilidade.  

LEIA MAIS

Bairros de Juazeiro ficaram sem água nesta quinta

(Foto: Ilustração)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro informou que nesta quinta-feira (22) o abastecimento de água será paralisado das 8h às 12h, nos bairros Itaberaba, João Paulo II, Antonio Conselheiro, Castelo Branco, Tancredo Neves, Alto da Aliança, Jardim São Paulo, Piranga I e II, Quidé, Parque Residencial, Alto do Cruzeiro, Condomínio Mais Viver e todos os Residenciais  do Minha Casa, Minha Vida, para a substituição da bomba que abastece essas comunidades que está com baixa pressão.

De acordo com o SAAE, o serviço é necessário para melhorar ainda mais o abastecimento nesses bairros e, tão logo seja concluído o sistema volta à normalidade.

SAAE firma parceria com Programa Escola Verde da UNIVASF

(Foto: ASCOM)

Criado em 2011 com o objetivo de levar até as escolas públicas de Juazeiro e Petrolina informações, sensibilização, mobilização e estimulo a Educação Ambiental, o Projeto Escola Verde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) recebe o apoio do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) em palestras, oficinas e distribuição de panfletos educativos.

A parceria, de acordo com o diretor do SAAE, Joaquim Neto, fortalece o trabalho social que a autarquia já vem desenvolvendo nas escolas e associações de moradores, com palestras e seminários sobre esgotamento sanitário, coleta e destino final dos resíduos sólidos, cursos para fabricação de produtos de limpeza e incentivo a coleta seletiva.

“É um trabalho de grande relevância, pois a educação ambiental se constitui hoje em importante ferramenta de transformação. A UNIVASF reconheceu nosso esforço na contribuição para um ambiente mais saudável e pela melhoria da qualidade de vida da nossa população”, frisou Neto.

LEIA MAIS

Técnicos da Ceasa Pernambuco visitam áreas que sejam viáveis para a construção do novo Ceape em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Uma equipe de técnicos da Ceasa Pernambuco, estiveram em Petrolina, para avaliar possíveis locais para a construção da sede da Central de Abastecimento do município. O grupo atendeu a um pedido do prefeito Miguel Coelho (PSB).

O grupo esteve com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama e percorreram diversos pontos onde uma análise foi feita, para avaliar a viabilidade da construção do Ceape. Na ocasião, estiveram presentes Antônio Soares Beltrão, Gerente de Mercado da Ceasa; Eduardo Barbosa Vieira, Assessor Técnico, além do secretário executivo de Indústria e Comércio de Petrolina, Luca Ballalai.

Centro de Abastecimento de Petrolina (CEAPE)

(Foto: Arquivo)

O centro de abastecimento de Petrolina, foi demolido em julho de 2016, entretanto desde 2011, quando o então prefeito, Julio Lossio anunciou a desativação do local para a construção de um Centro Administrativo, o espaço se tornou o motivo de diversas confusões envolvendo a gestão e os permissionários.

Os permissionários foram descolados para a feira livre do bairro José e Maria, que também é alvo de críticas devido ao trânsito congestionado por estacionamento irregular de veículos.

Equipes do SAAE continuam trabalho de conscientização em todo o município

(Foto: ASCOM)

Um grupo de trabalho definido pela diretoria do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) e formado por assistentes sociais, técnicos em meio ambiente, hidrometria, limpeza pública e sistema de esgoto, está realizando palestras em escolas e associações de moradores, fazendo visitas e plantões nos bairros onde está sendo executada a obra de esgotamento sanitário e distribuindo panfletos educativos em eventos e semáforos.

Na terça feira (13) a equipe do Setor Social juntamente com membros da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis proferiram palestra na Escola Leopoldina Leal, Bairro Quidé, sobre o reaproveitamento de materiais e destino final do lixo. A intenção é conscientizar as pessoas sobre o uso racional da água, ações preventivas para manter as redes coletoras de esgoto sempre limpas e destino final dos resíduos sólidos.

LEIA MAIS

Petrolina: Poço artesiano deve reduzir transtornos da seca em comunidade de Rajada

Moradores observam água do poço artesiano em Rajada. (Foto: ASCOM)

Com o registro da falta de água por conta da longa estiagem, agricultores da comunidade do Angico em Rajada, Zona Rural de Petrolina, viveram na tarde desta quinta-feira (08), um momento de verdadeira celebração. Em plena caatinga com um solo castigado pela seca, para a surpresa e felicidade de todos os moradores a água jorrou do seio da terra.

A iniciativa é fruto de um acordo de Cooperação técnica entre a Codevasf e a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário. O secretário da pasta, José Batista da Gama, esteve vistoriando, junto à equipe técnica, a perfuração do poço.

Segundo informações técnicas, o poço na comunidade de Angico apresenta uma vazão de 520 litros/hora e vai atender mais de 10 famílias, minimizando com o sofrimento de água dos agricultores.

Parceria 

O acordo de cooperação técnica firmado entre a Codevasf e a Prefeitura de Petrolina, no valor de R$ 4,5 milhões, vai garantir a perfuração de 50 poços e a instalação de 159 equipamentos hídricos (como catavento, motobomba, caixas de água, bebedouro para animais). As comunidades de Cristália, Simpatia, Rajada, Pau Ferro, Uruás, Cruz de Salinas, Caititu, Baixa Alegre, Aranzel, Almas, Ponta da Serra, Atalho, Primazia, entre outras também serão beneficiadas.

Iniciados os testes da Adutora do Siriji que beneficiará cidades do Agreste

A previsão é que, nas próximas semanas, Surubim, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó voltem a ser abastecidas pela rede de distribuição de água. Uma boa notícia para os mais de 100 mil moradores das cidades de Surubim, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó, que estão sem abastecimento de água regular por conta da seca no Agreste Setentrional, desde que a Barragem de Pedra Fina, localizada em Bom Jardim, entrou em colapso.

A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa iniciou, ontem, a fase de testes da Adutora do Siriji e, nas próximas semanas, essas cidades voltarão a receber água pela rede de distribuição. Tão logo os testes sejam concluídos, o governador Paulo Câmara irá fazer a vistoria final antes do início  definitivo da operação.  A nova adutora  percorrerá  37 quilômetros com água da Barragem de Siriji, em Vicência, na Zona da Mata Norte, até se integrar ao Sistema Palmeirinha, situado em Bom Jardim.

Arcoverde tem rodízio de abastecimento reduzido no mês de junho

(Foto: ASCOM)

Com as últimas chuvas que caíram na região da Barragem Riacho do Pau, que atende a cidade de Arcoverde, localizada no município de Pedra,  na região Agreste, o manancial, que estava completamente seco, conseguiu acumular água e atingiu 6,8% da sua capacidade de armazenamento, que é de 16,8 milhões de metros cúbicos de água.

O volume foi suficiente para a Compesa voltar a retirar água da barragem e reduzir, neste mês, o rodízio de abastecimento para a população de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. O calendário especial, que prevê cinco dias com distribuição de água e dez dias sem, já passa a valer a partir de hoje (8), e segue até o final de junho, período que acontecem os tradicionais festejos de São João em Arcoverde.

Antes, os 62 mil moradores da cidade estavam sendo abastecidos com o regime de seis dias com água e 21 dias sem. Para diminuir o rodízio em junho, a Compesa somou a vazão  da Barragem Riacho do Pau ao volume  já  fornecido pela bateria de poços localizada na Bacia do Jatobá, na Fazenda Frutuoso, em Ibimirim.

LEIA MAIS