SAAE implanta mais uma adutora de 300 milímetros

(Foto: ASCOM)

Para acompanhar o crescimento de Juazeiro o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), continua investindo na melhoria do sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e, agora, com a nova atribuição,  coleta e destino dos resíduos sólidos.

Após aumentar a oferta de água tratada em 60%, o SAAE inicia a implantação de uma nova adutora de 300 milímetros, que irá reforçar o sistema localizado no Distrito Industrial, responsável pelo abastecimento de bairros, a exemplo do Itaberaba, Residenciais Juazeiro I, II e II, João Paulo II, Parque Residencial, Antonio Guilhermino, Pedro Raimundo, Residenciais Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre entre outros.

LEIA MAIS

Falta de energia no bairro Piranga deixa 60 bairros sem água em Juazeiro

(Foto: Ilustração/Internet)

Desde as primeiras horas dessa segunda feira (03) cerca de 60 bairros de Juazeiro estão sem água. A interrupção no fornecimento foi provocada pela falta de energia no Bairro Piranga, onde está localizada a subestação do Serviço de Água e Saneamento Ambiental que abastece toda aquela área.

Segundo o engenheiro do SAAE, José Oliveira, a falta de energia começou um pouco depois das 3h impossibilitando o funcionamento das bombas. A equipe se deslocou para o local, mas nada pôde fazer, pois depende da Coelba.

Até o momento, a energia está funcionando apenas com uma fase e todo o sistema está paralisado.  A Coelba já foi contatada e a equipe do SAAE aguarda o restabelecimento da energia para colocar as bombas em funcionamento.

Prefeitura recupera bomba da Lagoa do Jatobá na manhã de hoje em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Os moradores do bairro Jatobá estavam preocupados com a Lagoa do bairro que corria o risco de transbordar com as últimas chuvas registradas na cidade. Na manhã de hoje (2) equipes da prefeitura, estiveram no local para a manutenção da bomba.

As equipes da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina, em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e apoio do vereador Edilsão do Trânsito, foi realizada a manutenção da bomba localizada na Lagoa do Jatobá. A ação reativou o equipamento que estava quebrado e é responsável por levar a água da lagoa até o rio São Francisco.

A iniciativa vem para tranquilizar os moradores da localidade que estavam preocupados com a possibilidade da lagoa transbordar, com as últimas chuvas o que resultaria em uma série de transtornos, como o fechamento da via principal de acesso ao bairro Jatobá, até invasão da água nas residências. Com a bomba funcionando em perfeitas condições, as chances de isso ocorrer são mínimas.

Petrolina: moradores reclamam da Celpe na Vila Dr. Gurgel no C1

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Associação de moradores da Vila Dr. Gurgel, que fica no C1, em Petrolina (PE), emitiu uma nota criticando os serviços prestados pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) na comunidade.

Segundo a nota, a falta de energia está se tornando um problema habitual e trazendo muito desconforto à população. Os moradores pedem esclarecimentos à Celpe sobre as constantes quedas de energia.

Confira a nota

Nós da Associação de Moradores da Vila Dr. Gurgel – C1, localizada nesta cidade à Rua Projetada, sem número, Vila Dr. Gurgel – C1, viemos por meio deste expor o descontentamento de nossa comunidade com a Companhia Energética de Pernambuco – Celpe, à qual vem prestando um serviço aquém do esperado.

Nas últimas semanas, houveram, semanalmente, quedas de energia, deixando nossos comunitários sem o conforto que a energia elétrica pode proporcionar, além de gerar um mal-estar na comunidade, pois, não se sabe que horas poderá acabar novamente a energia.

Quando ocorre uma queda de energia os comunitários sempre entram em contato com a Celpe que informa que haverá o retorno de energia, estranhamente, o horário padrão para essas ocorrências, que eles informam ser de 6 horas, é quase sempre cumprido ao limite, e quando há mais e mais ligações para ao menos saber informações acerca das quedas os atendentes passam informações superficiais, em nada esclarecendo se a companhia supracitada tem a intenção de que esse tipo de interrupção no fornecimento de energia venha a acabar, pois, na semana que são tomadas medidas paliativas e na semana seguinte ocorre a queda.

Ou mesmo o caso da semana que compreende os dias 12 a 18 de março de 2017, na qual ocorreram quedas de energia no dia 12 das 19:20h até aproximadamente 23h, no dia 15 das 15:15 até 18:03, e no dia 16, onde, ao iniciar uma chuva, houveram pequenas quedas de energia, que no dia seguinte incapacitaram as bombas da ETA/Compesa bombearem as àguas para as casas da comunidade, mesma situação ocorrida na última quinta-feira, dia 30 de março, onde ocorreu durante a chuva a queda de energia aproximadamente à 1h da manhã. Dito isto, gostaríamos de esclarecimentos por parte da Companhia e agradecimentos aos veículos da imprensa por divulgação desta nota

Petrolina, 01 de Abril de 2017

Atenciosamente,

Diretoria da Associação de Moradores da Vila Dr. Gurgel – C1“.

Petrolina terá abastecimento de água interrompido por 24h na próxima terça

(Foto: Ilustração/Internet)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), informou nesta sexta-feira (31), que o abastecimento de água será interrompido na próxima terça-feira (4), em Petrolina. A medida é emergencial e atinge todas as regiões da cidade.

A intervenção está prevista para começar às 8h, para consertar um vazamento na rede de distribuição. A previsão é encerrar a manutenção às 20h de quarta-feira (5).

Durante o período de 24 horas, estará suspenso o fornecimento de água para o Centro da cidade e bairros das zonas leste e oeste: Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim São Paulo ,Vila Eduardo, Vila dos Ingás, Loteamento Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Vitivinícula, Alto Cheiroso, São José, Henrique Leite, Novo Horizonte, Jatobá, Carneiros, Cidade Universitária, Condomínio Água Viva, Vila das Imbiras, Vila Mocó, Gercino Coelho, KM 2, Loteamento Arco Iris, Vila Eulália, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antonio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Pedra Linda, Vale Dourado , Vila Esperança e Condomínio Mais Viver.

O abastecimento será totalmente restabelecido nas localidades afetadas até 48 horas após a finalização do serviço.

Manutenção deixa cinco bairros de Petrolina sem água nesta sexta

(Foto: Internet)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou através de nota, que um serviço de manutenção nesta sexta-feira (31) no bairro Jardim Amazonas, deve interromper o abastecimento em cinco bairro de Petrolina.

A manutenção deve começar às 8h e vai e vai substituir dois registros da rede de distribuição localizada no bairro Jardim Amazonas. A previsão da companhia é concluir os trabalhos às 20h. Durante o período, o fornecimento de água será suspenso para os bairros de Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim São Paulo – e UNIVASF (Campus Ciências Agrárias).

A previsão é que o abastecimento será retomado, de forma gradativa, até ser totalmente restabelecido em 48 horas.

Juazeiro: bairros ficam sem água nesta terça-feira

(Foto: Ilustração/Internet)

Para trocar o rolamento de uma bomba na subestação de Piranga, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) terá que desligar o sistema nessa terça-feira (28) das 8h às 10h.

A interrupção no fornecimento de água vai afetar os bairros Castelo Branco,  Alto da Aliança, Tancredo Neves, Jardim São Paulo e Dom Thomaz. Estas medidas fazem parte do trabalho de melhoria no abastecimento de água em toda a cidade.

Intervenção da Compesa interrompe abastecimento de água em bairros de Petrolina

(Foto: Internet)

Uma intervenção para melhorar a captação de água na Estação de Tratamento Vitória, interrompeu o abastecimento de água em mais de dez bairro de Petrolina. O abastecimento deve ser retomado domingo (26).

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a intervenção será para melhorar a captação de água na Estação de Tratamento Vitória, que teve o volume reduzido em 50%, devido a redução da vazão da Barragem de Sobradinho.

LEIA MAIS

Empresa investigada na operação Carne Fraca suspende produção de carne bovina

(Foto: Internet)

Começou nesta quinta-feira (23) e segue até sábado (25), o período de produção de carne bovina em 33 das 36 unidades da JBS, responsável pela produção da Seara, Friboi e Swift. A empresa disse que o objetivo é ajustar a produção até que haja uma decisão sobre as restrições, adotadas por vários países, à importação de carne brasileira.

A compra de carne do Brasil, já foi barrada de maneira temporária em alguns países, após a Operação Carne Fraca, que apontou irregularidades em frigoríficos brasileiros. Nos últimos dias, a exportação de carne brasileira despencou.

O grupo tem dito que não compactua com desvios de conduta de seus funcionários e tomará todas as medidas cabíveis. A suspensão temporária da produção afeta unidades do grupo em vários estados. Apenas uma de Mato Grosso do Sul, uma em Mato Grosso e outra Bahia mantiveram a produção.

Com informações do G1

Vigilância Sanitária de Petrolina apreende carnes em estabelecimentos

A operação vai continuar durante toda a semana em supermercados e frigoríficos da cidade. (Foto: ASCOM)

Com o objetivo de garantir a segurança alimentar da população petrolinense, começou nesta terça-feira (21) no município uma operação da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) para intensificar a fiscalização do comércio de carne no município.

Nesse primeiro dia, foram apreendidos, em um estabelecimento do bairro Pedro Raimundo, produtos comercializados de forma clandestina por não possuírem registro, e inadequados para a venda: 47,5kg de linguiça bovina apimentada; 44,6kg de linguiça caseira grossa de frango; 22,3kg de linguiça caseira de pernil; 3,1kg de peito de frango com embalagem aberta e 60kg de frango temperado (no próprio estabelecimento de venda).

Segundo a veterinária da agência, Ana Isabel Arraes, estão sendo observados, além do registro do produto, a temperatura em que estão sendo conservados os itens e as questões higiênicas sanitárias do local.

“Estamos observando todos os itens que garantam a segurança alimentar do consumidor. O ideal é que observe se a carne tem registro municipal, estadual ou federal. Vale lembrar que a população também possui um papel importante na fiscalização. É importante que olhe a cor da carne, a temperatura, data de validade, a embalagem e na dúvida é melhor não comprar o produto”, explicou.

Compesa informa sobre interrupção no abastecimento de água do C1

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) emitiu uma nota para informar sobre a interrupção no abastecimento de água do C1, em Petrolina (PE). Segundo a empresa, a falta de energia na localidade está atrapalhando a operação do sistema.

Confira a nota

Em função da falta de energia, o sistema de abastecimento de água que atende a localidade C1, na zona rural de Petrolina, está paralisado desde a manhã desta sexta-feira (17). A Compesa aguarda que a Celpe restabeleça o fornecimento de energia, previsto para hoje até às 17h, para retomar a operação do sistema e a distribuição de água na área“.

Sesc retoma feira de orgânicos em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Todas as quintas-feiras, das 12h às 16h, o Sesc Petrolina, promove a feira de produtos orgânicos no prédio da instituição. É possível encontrar frutas, verduras e legumes orgânicos.

A feira acontece 2016, e é fruto de uma parceria entre o Sesc e a Associação dos Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf), a feira voltou a ser realizada neste mês de março após um período de recesso.

No espaço é possível encontrar macaxeira, banana, feijão, goiaba, coco, acerola, além de outras frutas e hortaliças, que são vendidos a preços populares, diretamente pelos agricultores familiares. Outras informações através do telefone (87) 3866-7474.

Municípios baianos declaram emergência devido à seca

(Foto: Ilustração)

Mais da metade dos municípios baianos (215 de um total de 417) estão com situação de emergência declarada pelo governo do estado devido à falta de chuvas. As informações são da Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec). Somente no Diário Oficial do Estado de hoje (15), foi publicado o estado de emergência em 106 cidades, “em virtude do desastre classificado e codificado como estiagem”.

O decreto tem vigência de 180 dias e precisa de reconhecimento do Ministério da Integração Nacional. Segundo o documento, assinado pelo governador Rui Costa, a seca “tem gerado graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente à agricultura e à pecuária”. Além disso, a estiagem tem causado falta de água nas cidades citadas, incluindo distritos e zonas rurais.

Outras consequências são os danos ao ambiente, à subsistência e à saúde da população, o que impõe ao estado, “a adoção de ações emergenciais” para minimizar a situação de “profunda gravidade socioeconômica”, diz o decreto.

Com informações do EBC

Unidades de saúde de Petrolina estão sendo abastecidas com medicamentos

A compra dos medicamentos visa suprir a necessidade da população até que se termine o processo licitatório. (Foto: Ilustração)

Após uma compra emergencial de medicamentos, a Secretaria de Saúde de Petrolina informou que até a próxima sexta-feira (17), todas as unidades de saúde estarão abastecidas com remédios. Os medicamentos chegaram na última semana e, após os procedimentos necessários, estão sendo entregues nas unidades gradativamente.

De acordo com a secretaria, a compra emergencial vai suprir a necessidade da população petrolinense até o encerramento do processo licitatório, que possibilitará a compra de todos os medicamentos em maior quantidade.

Após audiência, Ministério da Integração libera R$ 12 milhões para o Sertão Pernambucano

(Foto: Ed Ferreira/MI)

Após audiência em Brasília, nessa semana, o Ministério da Integração Nacional liberou R$ 12 milhões para que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCs) contrate a obra do ramal de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, a partir da Adutora do Pajeú, em Pernambuco.

Participaram da reunião, o ministro Helder Barbalho com representantes da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

De acordo com Gonzaga, “após o término dessa obra, reforçaremos o abastecimento em Tabira, Solidão, São José do Egito, Tuparetama, Itapetim, Brejinho, Santa Terezinha e mais 6 municípios da Paraíba”.

Depois de pronto, o ramal levará alívio aos milhares de sertanejos que convivem com o racionamento de água na região. Barbalho também se comprometeu agilizar a construção de uma adutora a partir da quinta elevatória (EBV-5) do Eixo Leste da Transposição, localizada em Sertânia/PE, em direção ao município de Afogados da Ingazeira/PE.