Petrolina deve receber investimento de R$ 5 milhões para obras de saneamento básico

Na próxima segunda-feira (13), um convênio de R$ 5 milhões firmado entre a Prefeitura, Codevasf e Compesa deve melhorar o saneamento básico de Petrolina. O acordo será assinado durante uma visita do ministro da Integração Nacional à Petrolina.

O evento está previsto para acontecer às 10, Estação de Tratamento de Esgoto e contará com a presença do prefeito Miguel Coelho, o vice-governador Raul Henry, o ministro de Minas e Energias, Fernando Filho, o senador Fernando Bezerra, e a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino.

Além de anunciar obras de saneamento, o ministro Helder Barbalho regulamentará a lei de renegociação dos débitos dos produtores dos perímetros irrigados referentes à titulação dos lotes e ao k1 (taxas de uso de água e de infraestrutura). O ato ocorre também na segunda-feira (13), a partir das 11h, na comunidade N-3.

SAAE confirma paralisação do sistema na região da Pedra do Lorde

Limpeza do reservatório e instalação da nova bomba vai melhorar consideravelmente o abastecimento de água nos bairros

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE/Juazeiro) inicia essa semana a limpeza de seus reservatórios, por conta do índice de turbidez elevado nas águas do Rio São Francisco.

O trabalho começará nessa quinta-feira (9) pela caixa d’água da Pedra do Lorde, que receberá também uma bomba mais potente, para a melhoria do abastecimento de água em toda  aquela área.

Por conta do serviço o fornecimento de água será interrompido das 8h às 16h dessa quinta feira nos bairros; Pedra do Lorde, Quidé, Quidezinho, Expedito Nascimento, Palmares I e II além dos condomínios Colina do Rio, Country Clube, Assunção de Maria e Terra dos Sonhos.

De acordo com o engenheiro José Oliveira, a limpeza do reservatório e instalação da nova bomba vai melhorar consideravelmente o abastecimento de água nos referidos bairros.

Lagoa Grande: parceria entre Prefeitura, Exército e Codecipe levará água para regiões sequeiras

(Foto: ASCOM)

A parceria firmada nesta semana entre a Prefeitura de Lagoa Grande, através da Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC), o Exército e a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) vai levar água para as famílias de regiões sequeiras de todo o município.

O ministério da Integração Nacional disponibilizou recursos para a contratação de 17 caminhões pipas. Sendo: 10 contratados pelo Exército e 07 pela Codecipe.

Agora o município fica responsável pelo cadastramento das famílias e fiscalização dos serviços prestados pelos caminhões pipas. De acordo com o secretário de Agricultura e coordenador da COMDEC de Lagoa Grande, o desejo é de contratar ainda mais caminhões para a cidade.

“O desejo do Prefeito Vilmar é contratar mais caminhões para atender toda a demanda, isto pra ele é prioridade, ele é sensível com esta situação e tão logo consiga fazer a negociação dos milhões de dívidas herdadas, conforme o seu planejamento, ampliará este serviço que é de primeira necessidade.”

SAAE informa suspensão temporária do abastecimento de água em alguns bairros para manutenção

(Foto: Ilustração/Internet)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro emitiu um informe para os moradores dos bairros da Pedra do Lorde, Quidé, Quidezinho, Expedito Nascimento, Palmares I e II, além dos condomínios Colina do Rio, Country Clube, Assunção de Maria e Terra dos Sonhos que o abastecimento de água será interrompido para manutenção do sistema.

Confira

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, comunica aos moradores da Pedra do Lorde, Quidé, Quidezinho, Expedito Nascimento, Palmares I e II, além dos condomínios Colina do Rio, Country Clube, Assunção de Maria e Terra dos Sonhos que o abastecimento de água será interrompido em toda aquela área, nessa quarta feira, 08 de fevereiro das 8h às 16h, para que as equipes realizem a limpeza da caixa d’água da Pedra do Lorde e façam o entroncamento de uma nova adutora  para aquele reservatório.

O serviço, segundo o engenheiro José Oliveira, vai eliminar as manobras que eram feitas naquela região e melhorar consideravelmente o abastecimento de água nos referidos bairros que passam a contar com duas adutoras. Caso o serviço seja concluído antes do tempo previsto o abastecimento voltará à normalidade”.

Juazeiro: diretor da AMA discute melhorias para o Mercado do Produtor com permissionários

(Foto: Internet)

O diretor executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), Mitonho Vargas, esteve reunido, nesta terça-feira (31), com alguns permissionários do Mercado do Produtor de Juazeiro para discutir o processo de reestruturação do local.

Durante o encontro o diretor ouviu solicitações e sugestões dos permissionários presentes. “Queremos conversar com todos os segmentos para que participem desse processo com exposição das necessidades e sugestões para que possamos mudar a realidade do entreposto”, explicou Mitonho.

O presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Produtor, Cristiano Coelho destacou as necessidades dos feirantes. “Agora começamos acreditar na mudança do Mercado do Produtor com a implantação da autarquia e acreditamos que será realizado um trabalho com compromisso e eficiência”, finalizou.

LEIA MAIS

Estiagem faz preço da carne de bode disparar em Juazeiro

Os açougues e supermercados que comercializam carne de bode em Juazeiro, já estão sentindo a alta no preço dos produtos. Segundo informações divulgadas Bioma Caatinga o preço subiu devido à estiagem na região.

A estiagem aumentou a falta de comida para os caprinos que estão a baixo do peso, adiando o abate e com esta situação a escassez do produto fez o preço subir. Em junho de 2016 o quilo do preço da carne de bode custava em média R$ 18,00. Agora o preço médio da carne é R$ 19,50 Kg. Em alguns estabelecimentos o preço da carne caprina retalhada e salgada chega a R$ 23,00 o quilo. Por outro lado, os produtores que se prepararam plantando palma e outras forrageiras estão ganhando mais dinheiro com a venda de seus animais. O preço do quilo pago ao produtor saltou de R$ 12,00 para R$ 14,00 em média em Juazeiro, segundo informações do Bioma Caatinga.

O projeto Bioma Caatinga, divulgou uma tabela com a cotação dos preços da carne caprinos e ovinos nos municípios de Uauá, Curaçá, Juazeiro, Casa Nova e Remanso:

Fonte: Projeto Bioma Caatinga
Obs.: O valor da arroba do caprino/ovino é calculado a partir do preço do Kg do animal comprado no produtor.

 

Quatro cidades do Agreste terão racionamento ampliado a partir de segunda

Barragem de Palmeirinha, em Belo Jardim. (Foto: Divulgação/Compesa)

Devido à seca prolongada no Agreste de Pernambuco, as cidades de Surubim, Bom Jardim, Orobó e João Alfredo, terão o racionamento de água ampliado a partir da próxima segunda-feira (30), quando receberão água vinda da Zona da Mata Norte. A obra é uma ação emergencial, segundo a Compesa, visando a preservar a Barragem de Pedra Fina, – que se encontra com apenas 27% do volume da sua capacidade total de 6,2 milhões de metros cúbicos.

A partir da próxima semana, Surubim e Orobó terão dois dias de fornecimento de água e 24 dias sem. Em João Alfredo, serão quatro dias com fornecimento de água e 24 dias sem e, para Bom Jardim, estão previstos quatro dias com água para 16 dias sem. As áreas localizadas nas periferias e nas partes mais altas dessas cidades receberão carros pipas que serão encaminhados para complementar o abastecimento.

LEIA MAIS

Bandeira tarifária verde será mantida nas contas de energia em fevereiro

(Foto: Ilustração)

Com a melhoria das condições dos reservatórios do país devido às chuvas que vem ocorrendo desde o inicio de 2017, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje (27) que em fevereiro será mantida a bandeira tarifária verde, ou seja, sem cobrança extra dos consumidores.

Em nota, a Aneel informou que “a condição hidrológica favorável”, que consta do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), possibilitou o acionamento de térmicas com custo operacional reduzido, chamadas de Custo Variável Unitário (CVU), abaixo de R$ 211,28 por megawatt-hora (R$/MWh).

A cor da bandeira em vigor no mês da cobrança é impressa na conta de luz e indica o custo da energia elétrica, em função das condições de geração de eletricidade. Por exemplo, quando chove menos, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia.

LEIA MAIS

Conta de luz continua sem cobrança extra em fevereiro

 

(Foto: Ilustração)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta sexta-feira (27) que, assim como em janeiro, a bandeira tarifária ficará na cor verde em fevereiro

Segundo a Aneel, “a condição hidrológica favorável possibilitou o acionamento de térmica com Custo Variável Unitário (CVU) abaixo de R$ 211,28 por megawatt-hora (R$/MWh).” Isso significa que as chuvas vêm sendo suficientes para recuperar os reservatórios das principais hidrelétricas e, por isso, há menos necessidade de uso de termelétricas para atender à demanda do país por energia.

Em 2016, a bandeira foi verde na maior parte do ano. A bandeira vermelha 1 foi acionada em janeiro e fevereiro, a amarela em março e novembro. No restante do ano, os consumidores não pagaram taxa extra na conta de luz. Em janeiro deste ano a bandeira também foi verde.

Com informações do G1

Presidente da Compesa explica constante falta d’água na região do bairro Terras do Sul, em Petrolina

(Foto: Internet)

Alvo de diversas reclamações da população petrolinense, o frequente problema de falta d’água nos bairros próximos ao Terras do Sul parece ter se aproximado de uma solução. O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, falou sobre as causas do problema e sobre as ações da companhia para resolver o caso.

“Nós tínhamos um desequilíbrio ainda lá na região do Terras do Sul. Houve uma mudança na barragem de Sobradinho na liberação de água. Vários peixes morreram, tivemos que colocar uma tela imensa para que os peixes não chegassem à nossa capacitação. Ou seja, tivemos que dar uma parada no nosso sistema para solucionar esse outro problema. Quando acontece uma parada como essa, desequilibra um pouco o sistema”, explicou.

Além disso, Tavares afirmou que tem notado uma diminuição significativa nas reclamações dos moradores da cidade sobre o serviço prestado pela Compesa. De acordo com o presidente da companhia, as reclamações que aparecem são mais pontuais, e não generalizadas, como acontecia antes. “Estive na cidade, conversei com a imprensa e percebemos que não temos mais aquelas reclamações generalizadas. As reclamações são pontuais”, disse.

 Tarifa social

O presidente da Compesa aproveitou para falar sobre a “Tarifa Social”, que possibilita àqueles que fazem parte de algum programa social do governo uma redução no custo da taxa de água e a isenção da tarifa de esgoto.

“Pernambuco é o único estado em que a pessoa que se cadastra na tarifa social, que participa de algum programa social, paga a menor taxa de água, que é de R$ 7,98, e tem isenção na tarifa de esgoto”.

Juazeiro: AMA e Sesau planejam ações para a saúde dos trabalhadores e usuários do Mercado do Produtor

(Foto: ASCOM)

O Diretor-Presidente da Agência Municipal de Abastecimento (AMA), Antônio Vargas Filho, esteve nesta quinta-feira (26), reunido com o Secretário de Saúde de Juazeiro (BA), Plínio Amorim, para discutir ações de melhorias na saúde dos usuários e trabalhadores do Mercado do Produtor.

A proposta discutida entre os gestores é firmar parceria para promover saúde e prevenção a todos os permissionários e frequentadores do entreposto através de ações educativas, campanhas de vacinação, campanhas periódicas a exemplo do Novembro Azul, Dezembro Vermelho, entre outras.

LEIA MAIS

Presidente da Compesa fala sobre atuação da Compesa em Petrolina e das melhorias promovidas pela companhia

Tavares afirmou que Petrolina pode ser a melhor cidade do Norte-Nordeste em relação a saneamento básico. (Foto: Internet)

O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, falou, durante entrevista, nesta quinta-feira (26), ao programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal, sobre diversos aspectos que rodeiam a companhia em Petrolina (PE).

Segundo Tavares, uma licitação foi aberta para que os bairros Vale do Grande Rio, Pedro Raimundo, Jardim Amazonas e outros que ficam nas proximidades não encontrem mais problemas no abastecimento e no tratamento das águas que chegam a essas comunidades.

“Lançamos, durante a vinda do Governador a cidade, uma licitação importante, que foi um dos primeiros pleitos do prefeito Miguel para que a gente pudesse resolver o problema de um sistema que não foi construído pela Compesa, mas que agora a Compesa vai entrar com a solução nos bairros do Vale do Grande Rio, Pedro Raimundo, Jardim Amazonas. Vamos investir R$ 1,4 mi só nessa obra para que esse problema seja resolvido”.

Tratamento da água

Outra questão levantada pelo presidente foi a respeito do tratamento adequado das águas na cidade. De acordo com Tavares, a empresa acompanha “rigorosamente esses relatórios” que mostram a realidade da qualidade da água em Petrolina. Ainda segundo o presidente da companhia, “toda a rede construída pela Compesa e que é operada pela empresa é 100% tratada e sempre se encontra dentro dos padrões estabelecidos”.

Ligações Clandestinas

Grande parte da população petrolinense tem se preocupado com as ligações clandestinas que acabam jogando esgotos no rio São Francisco e poluindo o meio-ambiente local. O presidente da companhia afirmou que fez um levantamento dessa ligações clandestinas e não encontrou nenhuma que pertencesse à Compesa. Ele alertou que as redes vêm de residências, comércios e até condomínios da cidade.

“Nós percorremos o rio procurando os locais de lançamento de esgoto. Caso fosse em nossa rede, a gente teria a obrigação imediata de concertar. Mas verificamos que há várias ligações clandestinas de casa, comércio, condomínios e entregamos o relatório para a prefeitura. Onde houver o corte dessas ligações, nós vamos oferecer ao local que estava com ligação clandestina a possibilidade de ser feita a ligação regular na nossa rede”.

Investimentos

Tavares aproveitou para citar os investimentos feitos pela companhia na cidade, o que ainda pode ser investido e das melhorias que estão sendo implantadas no município. Segundo ele, Petrolina tem a capacidade de ser a melhor cidade do Norte-Nordeste em relação a saneamento básico.

“Nós investimos em Petrolina R$ 150 mi nos últimos anos. Não tem como fazer um investimento dessa magnitude e não melhorar o serviço, apesar de que Petrolina é uma cidade muito pujante, que cresce muito, é um polo regional. Os investimentos precisam continuar. Nós temos conversado com o prefeito Miguel, por que ele quer estabelecer uma rotina de parceria para que a gente mantenha esse volume de investimentos para que Petrolina possa ficar tranquila com a infraestrutura oferecida pela Compesa. Petrolina tem todas as condições de ser a melhor cidade, em saneamento, do Norte-Nordeste e centro-oeste”.

 

SAAE emite nota de esclarecimento sobre reclamações de serviços

(Foto: Internet)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro emitiu uma nota de esclarecimento para que a população ligue para o setor de atendimento da instituição para tentar resolver possível dificuldades com a prestação do serviço.

Segundo a nota, muitas reclamações são feitas na mídia sem que haja o contato com o SAAE para a tentativa de solução. Além disso, é importante que a reclamação seja feita para a instituição para que seja gerado um protocolo de atendimento.a

“Temos observado muitas reclamações na mídia sem que o usuário tenha ligado para o nosso setor de atendimento ou mesmo informado o número de protocolo no caso de ter solicitado algum serviço. Reforçamos a importância desse registro em nosso sistema, de qualquer solicitação para que possamos agilizar o atendimento”, explica Jadeilma Vieira, gerente administrativa do SAAE.

Confira

Para atender a demanda dos serviços prestados à população, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro informa que continuam  disponíveis os números de telefones para reclamações, sugestões ou solicitação de outros procedimentos.

O número de protocolo é o comprovante de que a solicitação foi registrada e o atendimento realizado ou não dentro da programação diária. O Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro trabalha hoje com cinco caminhões hidrojateadores, além de três veículos de pequeno porte, no apoio do trabalho preventivo e de manutenção das redes coletoras de esgoto.

O número de atendimento para qualquer serviço na sede é o 3614 – 9800. Já para os usuários do interior o telefone é o 3611-7611“.

O Brasil vai receber 11,5 milhões doses de vacinas contra a febre amarela

(Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde anunciou que vai reforçar os estoques de vacinas contra a febre amarela em todo o país com 11,5 milhões de doses. Deste número, 6 milhões de unidades já serão enviadas aos estados afetados nos próximos dias, de acordo com a necessidade de cada área.

As outras 5,5 milhões doses de vacinas estão envasadas, disponíveis em um estoque que pode ser acionado a qualquer momento, segundo o ministério. Todas as vacinas de febre amarela usadas no país são produzidas no Rio pelo Instituto Bio-Manguinhos, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

LEIA MAIS

Petrolina poderá contar com uma Central de Comercialização de Produtos Orgânicos em breve

(Foto: Divulgação/Ascom)

Esta semana representantes da Associação de Produtores e Produtoras Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf) estiveram em reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, para apresentar demandas do grupo, que vem crescendo na região do Vale.

O comércio agrícola foi a principal pauta da reunião, além da construção da Central de Comercialização de Produtos Orgânicos para atender aos associados. A obra está em fase de licitação e funcionará no bairro Areia Branca.

“Vejo com muita importância a implantação da unidade de comercialização de alimentos orgânicos em Petrolina. No que compete a Secretaria vamos dar todo apoio logístico nesse processo”, afirmou o secretário José Batista.

A construção do espaço, conta com uma parceria entre Prefeitura Municipal de Petrolina e a Codesvasf, com um investimento de R$ 245 mil e a Prefeitura doará o terreno e mais 5% de contrapartida.