Como em Petrolina, moradores de Afrânio reclamam de constante falta d’água

Péssima qualidade da água em Afrânio chama atenção. (Foto: Denúncia)

Parece que os títulos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) de melhor empresa de saneamento do país não levaram em consideração algumas cidades de atuação da empresa. É o caso de Petrolina, como mostrando repetitivamente por este blog, e também de Afrânio, onde moradores têm reclamado dos serviços prestados pela companhia. A reivindicação: falta constante de água nas torneiras.

Segundo uma moradora do município, “há quase um mês a cidade vem passando por essa dificuldade, mas a conta chega todo mês sem falta”. Ainda segundo a denúncia, “a situação é lamentável. As famílias têm que comprar água para o consumo doméstico”, senão passam sede. Além disso, a qualidade da água é outro ponto de reclamação, já que, aparentemente, não está sendo tratada.

Protesto

Em Petrolina, depois de uma semana com falta d’água em diversos bairros, os líderes comunitários resolveram convocar um manifesto contra a atuação da companhia no município. O protesto está marcado para a próxima quarta-feira (3), a partir das 7h, em frente à Compesa, próximo ao posto universitário, na Av. Pres. Tancredo Neves.

Petrolina: líderes comunitários realizam manifesto contra Compesa na próxima quarta

(Foto: Ilustração)

A paciência da população de Petrolina com o desserviço prestado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) chegou ao limite. Depois de uma semana com falta d’água em diversos bairros, os líderes comunitários resolveram convocar um manifesto contra a atuação da companhia no município. O protesto está marcado para a próxima quarta-feira (3), a partir das 7h, em frente à Compesa, próximo ao posto universitário, na Av. Pres. Tancredo Neves.

Nos últimos dias, o blog Waldiney Passos recebeu várias reclamações de diversos pontos da cidade sobre a constante falta d’água. Moradores do Terras do Sul, Dom Avelar, Cohab VI, Vivendas e Rio Corrente, por exemplo, demonstram insatisfação com a Compesa. Algumas das reivindicações feitas pela população apontam para a falta de abastecimento há cerca de 15 dias, como é o caso do bairro Terras do Sul e Park São Gonçalo, onde os cidadãos têm que acordar de madrugada para juntar dois baldes de água.

Segundo um dos líderes comunitários, a intenção do movimento é chamar atenção para o péssimo serviço da empresa na cidade, já que constantemente a população se depara, com esgotos estourados, falta d’água e atendimento precário. “É um protesto sem bandeira política. Pretendemos procurar os órgãos públicos, se for possível, o prefeito de Petrolina, para que ele tente tirar a Compesa da cidade. Queremos respeito!”, afirmou um dos organizadores da manifestação.

No dia 10 de agosto deste ano, moradores do bairro Jardim Petrópolis, cobraram aqui no blog, a instalação da tubulação de água na comunidade. Os moradores tinham que recorrer a ligações clandestinas para ter água em casa.

No dia 21 do mesmo mês, o gerente regional da Compesa, João Raphael, visitou nossa redação e disse que as obras começariam em breve, sem citar data, para solucionar o problema. Hoje, 29 de dezembro, uma moradora do bairro entrou em contato conosco e disse que até o presente momento não iniciou nem uma obra por lá.

Bairros em Juazeiro devem ficar sem água na próxima quinta

(Foto: Ilustração)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) deve interromper o fornecimento de água na próxima quinta-feira (4) em alguns bairros de Juazeiro para realizar a troca da tubulação de recalque da caixa elevada localizada na ETA em Piranga.

Os bairros Jardim Flórida, Piranga I e II, Quidé, Condomínio Jardim Vitória, Loteamento Alvorada e Residenciais  Jardim Vitória I e II serão afetados pela manutenção e ficarão sem água. O serviço  será realizado das 7h às 17h. Caso o trabalho seja concluído antes do prazo previsto o abastecimento voltará à normalidade.

Petrolina: bairros da zona norte ficam sem água nesta sexta

(Foto: Ilustração/Internet)

Nesta sexta-feira (29), alguns bairros da zona norte de Petrolina (PE) devem ficar sem água. Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a interrupção no abastecimento acontece devido serviços de manutenção na estação elevatória do sistema que abastece a região. A previsão é que o serviço volte ao normal até a noite de hoje.

Bairros que ficaram sem água

Loteamento Recife, Vila Marcela, Vila Débora, Loteamento Padre Cicero. Monsenhor Bernardino,  São Joaquim, Buona Vita, Loteamento Santa Barbara, Vivendas I e II e Dom Avelar.

Melhoria na eficiência do serviço e a conclusão do saneamento básico continuam em 2018 para o SAAE

(Foto: ASCOM)

A diretoria do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), de Juazeiro (BA), classificou 2017 como um ano positivo para o órgão,

Segundo o diretor da autarquia, Joaquim Neto, apesar da crise financeira que passa o país, muitos investimentos foram realizados ao longo do ano para a melhoria do abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e, mais recente, a coleta e destino final dos resíduos sólidos (lixo).

Dentre os trabalhos realizados em 2017, Joaquim Neto destacou a ampliação da rota para todos os residenciais do Minha Casa, Minha Vida, bem como para as localidades do interior que ainda não eram contempladas com a coleta do lixo.

Ele também lembrou que o órgão aumentou a frota dos caminhões compactadores e incentivou à coleta seletiva, com apoio a cooperativa dos catadores de materiais recicláveis.

LEIA MAIS

Celpe explica falta de energia no Centro de Petrolina nessa terça

(Foto: ASCOM)

Por meio de nota, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que a falta de energia nesta terça-feira (26) no Centro de Petrolina aconteceu por um dano em um componente da rede elétrica.

Confira

Com relação à interrupção de energia no Centro de Petrolina, na terça-feira (26), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que a ocorrência foi motivada por um dano em um componente da rede elétrica. Equipes de prontidão da empresa substituíram o equipamento e normalizaram o fornecimento ainda na tarde da terça-feira. A Celpe se coloca à disposição“.

Falta d’água no bairro Terras do Sul dificulta vida de moradores

Moradora pega água gotejando em torneira de obra. (Foto: WhatsApp)

Há mais de 15 dias sem água, a vida dos moradores do bairro Terras do Sul, em Petrolina (PE) tem sido cada vez mais difícil. Sem poder cozinhar, lavar roupas e tomar banho a população local tem reclamado da situação junto à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), mas nenhuma resposta é dada.

“Eu como moradora e os demais não estamos mais suportando a falta de água no bairro. Tem dias que ligamos as torneiras e não sai água. Quando chega é por volta das 3h ou 4h30. Minha caixa d’água secou e não enche mais”, reclamou Mirian, moradora do bairro.

De acordo com informações, os moradores precisam ir em outros bairros próximos para conseguir acesso à água. Nosso blog entrou em contato com a Compesa e aguarda resposta sobre o caso.

Segundo SAAE, cratera na Orla de Juazeiro foi causada por vazamento d’água

(Foto: WhatsApp)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro informou, por meio de comunicado, que quando tomou conhecimento de que um buraco havia se formado na orla da cidade, nas proximidades do Banco Bradesco, enviou uma equipe técnica para identificação do problema.

Feitas as primeiras analises foi constatado que o rompimento se deu por conta de um vazamento de água em uma rede que passa pelo local em considerável profundidade, afetando a rede condominial de esgoto.

A equipe de imediato iniciou o trabalho de recuperação do Ponto de Visita (PV) e continua no local fazendo inserções para identificar o ponto exato do vazamento e eliminar o mesmo. Os técnicos acreditam que o escoamento de água nos últimos dias em uma manilha no paredão da orla seja também proveniente deste vazamento.

Banco de alimentos de Petrolina beneficiou cerca de 10 mil pessoas em 2017

(Foto: Sescpe)

O Brasil está entre os dez países do Mundo que mais perdem e desperdiçam alimentos. São 41 mil toneladas de alimentos jogadas no lixo a cada ano.

Enquanto isso, aproximadamente 1 bilhão de pessoas, no planeta, não tem acesso adequado e sofre com desnutrição e falta de alimento adequado.

Mas em Petrolina uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc), vem ajudando pessoas e diminuindo o desperdício de alimentos. Somente de janeiro a dezembro deste ano, o Banco de Alimentos do Sesc Petrolina arrecadou e distribuiu mais de 213 mil quilos de alimentos para quase 10 mil pessoas.

(Foto: Ilustração)

O programa funciona da seguinte forma: empresas, ou mesmo pessoas físicas, doam ao Banco de Alimentos produtos dos mais variados gêneros, como frutas e verduras, grãos, cereais.

Todas as doações vão para uma central de estocagem e distribuição e, de lá, seguem para complementar a alimentação, de forma regular, de instituições assistenciais, cadastradas pelo programa.

Além da distribuição de alimentos, também é desenvolvido um trabalho de orientação em saúde com distribuição de itens de higiene pessoal, que em 2017 somou 7.180,90 quilos de produtos que chegaram a 2.496 pessoas.

“Este resultado só foi possível graças a todos que se empenharam neste trabalho e as empresas doadoras que contribuem para minimizar o desperdício e os efeitos da fome em nossa região”, ressalta a assistente social do Sesc Petrolina, Telma Calado.

O Banco de Alimentos do Sesc Petrolina funciona na Rua Dr. Pacífico da Luz, Centro. Para mais informações sobre o funcionamento do Banco e como doar alimentos, o telefone de contato é (87) 3866-7468.

Prefeitura apoia projeto que leva água potável para comunidades rurais de Petrolina

(Foto: ASCOM)

O projeto ‘Água Para Quem Tem Sede’, promovido pelo Sest/Senat, em Petrolina, contou com o apoio da Prefeitura para levar água potável as comunidades rurais do município que sofrem com a longa estiagem.

A iniciativa, que já contempla diversas cidades do Nordeste, também tem como objetivo conscientizar a população quanto à necessidade do uso racional da água.

Em Petrolina, o programa chegou nesta semana e vai beneficiar mais de 150 famílias nas comunidades do Sítio Coelho, Cacimba dos Sonhos e Terra Nova I. Na oportunidade, estão sendo realizadas a distribuição gratuita de uma média de quatro garrafões de 20 litros de água para cada família dessas localidades.

LEIA MAIS

UPAE e HDM iniciam arrecadação de doações para Natal Solidário em Petrolina

As doações podem ser feitas até quinta-feira (14). (Foto: Arquivo)

O Natal Solidário da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan, busca doações de itens de higiene e alimentos não perecíveis para o Natal Solidário.

As doações podem ser feitas até quinta-feira (14). Os interessados podem procurar as recepções da Unidade e deixar a sua contribuição em uma das caixas de coleta. Toda doação arrecadada será direcionada ao Cantinho do Aconchego – Casa do Idoso. A equipe da UPAE fará a entrega na sexta-feira (15), às 9h, com um momento festivo.

Já no HDM, a arrecadação prossegue até o dia 28 de dezembro, e os interessados também podem procurar as recepções para a doação. Os itens arrecadados no hospital serão enviados para a Casa de Apoio Santo Expedito, que acolhe pacientes e acompanhantes de várias cidades da região.

Maiores informações pelos telefones: (87) 3866-9613 – UPAE e (87) 3202-7079/7035 – HDM.

Bairros da zona leste de Petrolina só terão abastecimento de água normalizado semana que vem

(Foto: Ilustração)

Um problema mecânico na estação elevatória do reservatório localizado no bairro José e Maria que é responsável pelo abastecimento da zona leste, causou problemas no abastecimento de água nos bairros daquela região de Petrolina.

Segundo a Compesa, as medidas emergências de manutenção já estão sendo realizadas e a previsão de normalização do sistema é para segunda-feira dia 11 de dezembro. Os bairros afetados são: Dom Avelar, São Joaquim, Padre Cicero, Vila Debora, Vila Marcela, Loteamento Recife, Residencial Monsenhor Bernardino, Residenciais Vivendas I e II, Buona Vita e Loteamento Santa Bárbara.

Projeto de cisternas leva água para mais de 100 famílias em Pilão Arcado

A iniciativa promove o acesso da população mais pobre à água de qualidade. (Foto: ASCOM)

Os agricultores familiares de Pilão Arcado (BA) estão recebendo o Projeto Cisternas do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). O Projeto construirá 105 barreiros-trincheira no município, tecnologia capaz de armazenar até 500 mil litros de água e que permite que as famílias do semiárido produzam mesmo nos períodos de estiagem.

Mais de 2.200 tecnologias já foram construídas gratuitamente em todo o Território do Sertão do São Francisco, dividas entre barreiros, cisternas para consumo humano e cisternas de produção (enxurrada). A iniciativa promove o acesso da população mais pobre à água de qualidade para o consumo humano e para a produção de alimentos.

“O Projeto Cisterna é fundamental para a convivência com a seca, a oferta de tecnologias como os barreiros e as cisternas dão dignidade às famílias mais pobres que precisam conviver e produzir em suas comunidades rurais. Elas proporcionam autonomia e saúde”, explicou o Presidente do Constesf, Genário Rabelo.

Segundo o coordenador de campo do projeto, Mauro Macêdo, ao término das construções as famílias receberão orientações sobre o funcionamento do sistema simplificado de água. “As famílias beneficiadas participarão de um curso sobre produção de alimentos e como fazer o bom uso da água. Durante a capacitação, os beneficiados aprenderão a cuidar da tecnologia, do meio ambiente onde moram e a conviver com o Semiárido”.

Rodrigo Novaes pede redução do percentual da taxa de saneamento no interior

Governo do Estado já analisa proposta. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez um apelo nessa quarta-feira (6) em sessão plenária para que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) diminua a sua taxa de esgoto em todo o interior do Estado. Segundo o parlamentar o valor varia de 40% a 100% de acordo com a qualidade de serviço.

“Pela condição em que vive a população do interior, pelas dificuldades naturais, e também pela razão dos problemas sociais que são acentuados nesses locais, é justo que se pague o mínimo possível permitido em lei, os 40%”, sugeriu o vice-líder do governo.

Novaes ressaltou que toda esta questão já conta com a sensibilidade por parte do governador Paulo Câmara e do presidente da Compesa, Roberto Tavares, que já demonstram uma grande compreensão por esta matéria.

Veja como estão sendo comercializadas verduras e frutas no mercado do produtor de Juazeiro

(Foto: Ilustração)

O mercado do produtor de Juazeiro é a maior central de abastecimento do Norte/Nordeste. Para informar produtores, comerciantes e consumidores sobre os preços dos produtos vendidos no local, funcionários do entreposto, fazem uma pesquisa diária no comércio atacadista do mercado.

Nesta quarta-feira (6), a batatinha está sendo vendida a R$1,80 o quilo; a cenoura está custando R$ 1,75 o quilo; já a acerola o consumidor vai encontrar por R$2,00 o quilo; o melão amarelo continua com preço baixo e está custando R$0,90 o quilo.

A cotação completa dos produtos comercializados no Mercado do Produtor você acessa clicando aqui,