Prejudicadas pelo corte de água, comunidades da zona rural de Petrolina são beneficiadas com programa Água Boa

(Foto: Ascom)

As comunidades de Atalho, Caititu, Cruz de Salinas e Caititu foram contempladas com água fornecida pela Prefeitura de Petrolina através do programa Água Boa. A ação emergencial é um paliativo, já que as famílias da zona rural estão sem esse bem após o corte no fornecimento da Adutora de Caititu.

O abastecimento é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, com o apoio de 10 caminhões-pipa através e mais de 100 famílias serão contempladas.

“Estamos seguindo as determinações do prefeito Miguel Coelho de estar nas comunidades rurais, escutando as reivindicações e desenvolvendo ações que possam amenizar o sofrimento do homem do campo, pois é escutando a população que podemos realizar ações necessárias em benefício de locais que antes eram esquecidos.Hoje sim, o interior tem atenção especial devido a essa gestão”, disse o secretário José Batista da Gama.

Em parceria com a CONAB, Prefeitura já comercializou aproximadamente 2.300 toneladas de milho em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Mais 700 toneladas de milho já estão em Petrolina para serem distribuídas a produtores da região. Para participar do programa executado em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), é necessário se dirigir ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), localizado na Av. das Nações, 280, no bairro Gercino Coelho.

O produtor deve apresentar documentos de Identidade, CPF, Escritura ou ITR e Declaração da Adagro informando sobre o rebanho que possui. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, já foram comercializadas cerca de 2.300 toneladas de milho para os criadores de Petrolina e da região.

“Através do empenho do nosso Prefeito Miguel Coelho conseguimos trazer uma unidade da CONAB para Petrolina e hoje os pequenos produtores pagam R$ 33 (saca de 60 quilos), o que possibilitou a regulação do preço na nossa região”, disse o secretário José Batista da Gama.

Vazão da barragem de Sobradinho sobre para 600m³/s a partir de maio, garante ANA

(Imagem: internet)

Após seguidas reduções na vazão da barragem de Sobradinho, a Agência Nacional de Águas (ANA) informou que a defluência do lago subirá para média diária de 600m³/s. O aumento na vazão ficou decidido após reunião da Sala de Crise do Rio São Francisco nesta segunda-feira (23).

Esta é a primeira elevação do volume de água liberado pelo reservatório desde abril de 2013, quando a Resolução ANA nº 442/2013 baixou a descarga mínima de 1300m³/s, utilizada em situação de normalidade, para 1100m³/s. A bacia hidrográfica passa por seca desde 2012, maior período contínuo do fenômeno já registrado na região.

Atualmente a vazão é de 550 m³/s, quando a ANA autorizou em julho do ano passado a redução da defluência. Este foi o menor patamar médio já adotado em Sobradinho desde sua construção em novembro de 1979.

A decisão se baseou no fato de que o Reservatório Equivalente da Bacia do Rio São Francisco – formado pelos reservatórios de Três Marias (MG), Sobradinho e Itaparica (BA/PE) – está com 39,72% de seu volume útil, sendo que um ano antes o total acumulado era de 21,48%, menor percentual do histórico. No caso específico de Sobradinho, o volume útil atual é de 37,66%, o que representa uma reserva de 10.797 hectômetros cúbicos ou 10,797 milhões de metros cúbicos.

Histórico das reduções

A primeira redução se deu com a Resolução nº 442/2013, que permitiu a redução da defluência mínima para 1.100m³/s em vez dos 1.300m³/s adotados em situação de normalidade hidrológica. Em abril de 2015 a ANA editou a Resolução nº 206/2015, que manteve a prática dos 1.100m³/s, mas permitiu a redução para 1.000m³/s nos períodos de carga leve: dias úteis e sábados de 0h a 7h e durante todo o dia aos domingos e feriados.

LEIA MAIS

Três bairros de Petrolina ficam sem água nesse domingo, serviço deve ser normalizado amanhã

Um estouramento no sistema de abastecimento do bairro Cosme e Damião deixou três comunidades de Petrolina sem água na tarde desse domingo (22).

Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a previsão é de que o Cosme e Damião, Ipsep e Portal da Cidade voltam a ter água apenas na tarde desta segunda-feira (23).

Confira a nota enviada pela Compesa:

A Compesa informa que três bairros estão sem abastecimento de água devido a  um estouramento ocorrido no sistema do bairro Cosme e Damiao. Além desse bairro, Ipsep e Portal da Cidade . A previsão de normalização é no final da tarde de amanhã,  23, segunda feira.

Cubape aciona MPPE por licitação da bacia do Dom Avelar em Petrolina

Compesa está com dinheiro para realização da obra, mas afirma não haver segurança jurídica para conclusão da bacia. (Foto: Internet)

A Central Única dos Bairros de Petrolina (Cubape) resolveu acionar o Ministério Público de Penambuco (MPPE) para cobrar da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a realização da licitação para execução da obra de conclusão da bacia do Dom Avelar e Antônio Cassimiro.

Segundo o documento da Cubape, a Compesa, com anuência da prefeitura de Petrolina, teria adquirido um empréstimo de R$ 38 milhões com a Caixa Econômica Federal para a conclusão da obra. Contudo, o presidente da companhia, de acordo com o presidente da Cubape, Pedro de Caldas Filho, teria se negado a realizar a obra devido a uma “insegurança jurídica”, já que há uma briga jurídica sobre a retomada da concessão da água e esgoto pelo município.

Pedro Caldas afirmou que “cerca de 60 mil pessoas sofrem com com falta de saneamento e não tem culpa da briga entre Compesa e Prefeitura”. Além disso, os moradores querem que o MPPE acione o governo do estado e que seja possível aplicar algum tipo de punição por improbidade administrativa, já que se trata de recurso público. “O mais difícil se conseguiu: R$ 38 milhões. O mais fácil a Compesa não quer fazer”, finalizou Pedro.

Sete bairros de Juazeiro ficarão sem água na quinta-feira (12), informa SAAE

O fornecimento de água em sete bairros de Juazeiro será interrompido a partir das 9h desta quinta-feira (12), informou o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

De acordo com a companhia, o Santo Antônio, Maringá, Penha, Country Clube, Lomanto Junior, Alto da Maravilha e Jardim Vitória ficarão sem água até às 15h.

Segundo o SAAE, a interrupção no fornecimento se deve a uma troca do rolamento da bomba 03, que fornece água para essas comunidades citadas. Os moradores desses sete bairros podem ter o fornecimento normalizado antes do previsto, caso as equipes consigam realizar a troca do equipamento de forma ágil.

Abastecimento de água será interrompido em boa parte de Petrolina nesta terça-feira (10)

(Foto: Arquivo)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que nesta terça-feira (10) precisará interromper o abastecimento de água nas regiões Central, Leste e Norte de Petrolina. O motivo da interrupção, segundo a Companhia, é a execução de um conserto na rede da Avenida da Integração. O abastecimento somente deve ser normalizado na quarta (11).

Com o problema de hoje cedo na Avenida da Integração, a Compesa divulgou uma lista com os bairros afetados, pegando boa parte de Petrolina. Moradores relataram que desde cedo estão com problemas no abastecimento em residências no bairro Maria Auxiliadora, devido ao vazamento.

Confira a nota da Compesa:

LEIA MAIS

Semana Santa movimentou a economia nos Mercados de Juazeiro; crescimento nas vendas foi de 70%

(Foto: ASCOM)

O período da Semana Santa foi muito satisfatório para os mercados, feiras e Mercado do Produtor de Juazeiro (BA), segundo a direção da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA). A comercialização de peixes, legumes, hortifrutas e produtos típicos da época foram os mais procurados pelo consumidor na última semana. Os preços desses produtos durante a Semana Santa ficaram 40% menores em relação aos valores praticados nos mercados tradicionais.

O balanço do setor de Estatísticas do Mercado do Produtor de Juazeiro aponta, que nesse período o índice de comercialização aumentou cerca de 70% por dia no entreposto, nos Mercados Arnaldo Vieira e Joca de Souza em relação ao mesmo período do ano passado. O setor ainda destaca que durante o ano cerca de 10 toneladas de peixes são comercializadas, e nessa época o volume diário aumentou também em 70%.

O diretor executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento, Mitonho Vargas, comemorou o fluxo de pessoas nos mercados e feiras durante esse período. “Ficamos satisfeitos com a procura pelos produtos nas feiras e mercados da cidade. A AMA tem como objetivo resgatar o consumidor para o hábito de comprar produtos nas feiras e mercados de Juazeiro, referência da ceia da Semana Santa”, disse Mitonho.

O aposentado Carlos Torres comprou seus produtos da ceia da Semana Santa no Ceasa e ficou satisfeito. “Gostei da qualidade do produto, além da organização nesse período, não ficou um trânsito caótico. Deixei para comprar os produtos na quinta-feira e vieram fresquinhos e com ótimos preços”, externou.

O Mercado do Produtor de Juazeiro comercializa anualmente cerca de R$ 800 milhões e é considerado o 1º entreposto da agricultura irrigada/familiar do Norte/Nordeste e o 5º maior em volume de vendas do Brasil.

Compesa explica baixa pressão e falta d’água na Zona Oeste de Petrolina

Constante falta de água tem incomodado moradores. (Foto: Ilustração)

Os moradores da Zona Oeste de Petrolina têm passado maus bocados com a constante falta d’água em suas residências. Tem faltado água ao menos três vezes por semana nos bairros dessa região da cidade, como a Cohab VI.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) afirmou em nota que “as pressões estão baixas por causa de uma redução de vazão da captação de água no Sistema Vitória. A redução em 40% da vazão desse sistema pode provocar falta de água nos bairros Rio Corrente, São Gonçalo, Cosme Damião, Portal da Cidade, Jardim Guararapes, IPSEP e João de Deus”.

As equipes da companhia estão trabalhando para normalizar o abastecimento abastecimento nesses locais até o final da tarde desta segunda-feira (26).

MPPE dá prazo de 60 dias para CODECIPE regularizar o fornecimento de água para as comunidades rurais de Petrolina

Atento à necessidade das comunidades rurais de Petrolina, no Sertão do São Francisco, de ver restabelecido o sistema de abastecimento de água apto a atender suficientemente toda a coletividade, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da promotora de Justiça Ana Cláudia de Sena Carvalho, recomendou à Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (CODECIPE), que, no prazo de 60 dias úteis, promova a regularização do fornecimento de água para as comunidades mencionadas.

Além disso, foi recomendado à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) para que seja retomado o processo periódico de análise da água distribuída às comunidades rurais do município.

A recomendação tem por base um Inquérito Civil existente na promotoria local, o qual objetiva realizar melhorias no serviço de abastecimento de água nas comunidades rurais, determinando a regularidade do fornecimento e qualidade da água oferecida, além do artigo 5, inciso XXXII da Constituição Federal: “o Estado promoverá, na forma da Lei, a defesa do consumidor” e do artigo 6 da Carta Magna de 1998, que fala como o direito social de acesso à água é dever do Estado.

Juazeiro: vai faltar água nesta terça-feira nos residenciais Mairi e São Francisco

(Foto: arquivo)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE) divulgou comunicado, informando que o fornecimento de água vai ser interrompido nesta terça-feira (13), nos Residenciais São Francisco e Mairi, bem como no prédio do IFBA.

Segundo o órgão, a interrupção acontecerá entre às 8h e às 13h, para realização de serviços que visam fazer o entroncamento de uma rede objetivando à melhoria do serviço naquela área.

Caso o serviço seja concluído antes do tempo previsto o abastecimento voltará à normalidade.

Paulo Câmara alerta Chesf sobre o risco de desabastecimento em Petrolina após redução de vazão em Sobradinho

Paulo Câmara alertou a Chesf para a necessidade de manter a vazão liberada pela Barragem de Sobradinho em 600 m³/s. (Foto: Ilustração)

Preocupado com as elevadas oscilações no nível de captações de água para o consumo humano no Rio São Francisco, o governador Paulo Câmara enviou ofício ao presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Sinval Zaidan Gama, alertando para os riscos de desabastecimento de várias cidades do Vale do São Francisco.

Em função da redução da vazão da Barragem de Sobradinho, sem aviso prévio, na última sexta-feira (2) a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi obrigada a desligar uma das captações do manancial, pertencente ao Sistema Vitória, provocando a falta de água em 35% da cidade de Petrolina, cerca de 80 mil pessoas.

Diante da gravidade da situação, o governador Paulo Câmara alertou a Chesf para a necessidade de manter a vazão liberada pela Barragem de Sobradinho no mesmo nível praticado na maior parte do ano passado, que foi 600 metros cúbicos de água por segundo.

Paulo Câmara ainda solicitou à Chesf que sejam feitas diligências, com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e de outros órgãos reguladores, para garantir que a vazão defluente da Barragem de Sobradinho seja mantida nesse patamar mínimo de 600 metros cúbicos de água, por segundo.

LEIA MAIS

Distrito de Maniçoba, em Juazeiro, vai receber melhorias no abastecimento de água

(Foto: ASCOM)

A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) em parceria com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (BA), vai construir quatro adutoras na região de Maniçoba, melhorando o abastecimento de água tratada para aproximadamente mil famílias que residem naquela área.

O gerente de Divisão de Abastecimento de Água da CERB, Tiago Carneiro Fraga Lima, esteve na semana passada reunido com o diretor do SAAE, Joaquim Neto, discutindo os últimos detalhes para início da obra. Segundo ele, todo o material já está disponível e, em poucos dias a empresa Bessa Engenharia, que ganhou a licitação, dará início aos serviços.

A primeira adutora vai beneficiar os moradores do Riacho da Massaroca, a segunda as comunidades de Lagoa Grande e Lagoa da Cabra, a terceira contempla toda Jazida Sete e a quarta adutora vai levar água tratada para as localidades de Gangorra, Jurema Vermelha, Sítio Pia, Ema, Vereda do Meio, Córrego, Beira Rio, Sítio Pereiro, Boa Esperança, Tatus, Passarinho e Vila do PNHR.

LEIA MAIS

Juazeiro: moradores dos Bairros Distrito Industrial e João Paulo II estão sem água

(Foto: Ilustração)

O motivo da falta de água nos Bairros Distrito Industrial e João Paulo II,em Juazeiro (BA), segundo o  Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), foi o rompimento da rede principal.

Segundo o órgão, as equipes já estão fazendo o devido reparo e o abastecimento será normalizado por volta das 13h.

A equipe vai aproveitar o período sem água para tirar o vazamento da quadra 14, número 19 – serviço solicitado por moradores.

Após chuvas, nível da barragem de sobradinho ultrapassa 20% de sua capacidade

(Foto: Internet)

As últimas chuvas que têm caído ao longo do Rio São Francisco ajudaram a aumentar um pouco mais o nível do reservatório de Sobradinho (BA). De acordo com o Operador Nacional de Energia, a barragem chegou aos 20,42% de sua capacidade total. No final do ano passado o reservatório esteve com um volume útil de 2%.

Estão sendo liberados, atualmente, 630m³/s. O máximo que entra na barragem é 1800m³/s. No ano passado, a Agência Nacional de Águas autorizou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a diminuir a vazão para 550m³/s devido à estiagem que assolava a região.

Com a previsão de novas chuvas, a expectativa é que o reservatório aumente ainda mais o seu volume.