Desperdício de água limpa continua no Jardim São Paulo e incomoda moradores

(Foto: Arquivo Pessoal)

Há cerca de uma semana os moradores do Jardim São Paulo, em Petrolina (PE), têm se deparado com um cano estourado desperdiçando água limpa na rua 14 do bairro.

Na segunda-feira (02), a companhia entrou em contato com nosso blog e afirmou que até o final da tarde a situação seria normalizada. Contudo, segundo um morador que entrou em contato com o Blog Waldiney Passos, até o momento a Compesa não compareceu para solucionar o problema, mesmo após várias ligações.

Voltamos a entrar em contato com a empresa e aguardamos resposta. O número da Compesa para registrar solicitações de atendimento relacionadas a vazamentos de água e esgoto é o 0800 081 0185.

Prefeito de Juazeiro assina convênio com o Governo da Bahia para construção de duas adutoras e ampliação do abastecimento d’água

(Foto: ASCOM)

O município de Juazeiro estabeleceu mais uma parceria com o Governo da Bahia. O prefeito Paulo Bomfim, na tarde desta terça-feira (03), acompanhado do deputado estadual Zó e do diretor-presidente do SAAE Joaquim Neto, esteve em Salvador para celebrar acordo de Cooperação Técnica com a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb)  e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) para a construção de duas adutoras que vai beneficiar  a cerca de 21 mil pessoas.

O acordo prevê construção de uma adutora que vai da estação de Piranga até o Distrito Industrial e outra que segue até as imediações do presídio. Para o prefeito Paulo Bomfim, mais uma grande parceria com o Governo do Estado. “O governador Rui Costa tem sensibilidade com Juazeiro e região. Sabe da importância destas parcerias, como em pavimentação, saneamento, saúde e também em abastecimento d’água”, declarou Paulo Bomfim.

O diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, ressaltou que as áreas mais afastadas do centro serão beneficiadas. “As adutoras serão direcionadas para uma área de expansão, onde há novos conjuntos habitacionais públicos e privados, faculdade de medicina e possibilidades de novos empreendimentos. O Governo da Bahia é parceiro e vamos trabalhar para que as obras aconteçam e as pessoas possam se beneficiar desta ação”, destacou.

Após greve dos caminhoneiros, abastecimento de gás não foi normalizado em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Depois de cerca de um mês do fim da greve dos caminhoneiros, o abastecimento de gás de cozinha em Petrolina (PE) ainda não foi normalizado. Em algumas distribuidoras os estoques ainda não foram completamente repostos ou estão reduzidos.

Na Vila Eulália, por exemplo, segundo o G1, uma distribuidora trabalhava, antes da greve, com aproximadamente 7 mil botijões, agora a empresa conta somente com 10% desse número, ou seja, apenas 700 botijões.

Além disso, antes da greve, a distribuidora recebia, por dia, de quatro a seis caminhões carregados com 570 botijões. Atualmente, a empresa recebe somente de um a quatro caminhões. Segundo o supervisor do local, Neuton Prado, o estoque tem acabado rápido, já que a procura pelos botijões tem sido grande.

“Depois dessa situação que foi terminada, da greve dos caminhoneiros, a busca e a procura pelo gás foi uma coisa fenomenal. Muita gente comprou. Aquele que só tinha um botijãozinho de gás, hoje tem dois, tem três”, disse ao G1.

Ainda de acordo com o supervisor, a Petrobras não dá explicações acerca do desabastecimento. “A Petrobras não dá uma posição por qual motivo reduziu o bombeamento de gás da distribuidoras. Infelizmente a gente está passando por esse processo”, declarou.

Suspensão das captações de água no rio São Francisco às quartas-feiras passa a ser quinzenal

A medida inclui retiradas de água para todos os usos, inclusive perímetros de irrigação. (Foto: Internet)

Nesta segunda-feira (02), a Agência Nacional de Águas (ANA) alterou o Dia do Rio por meio da Resolução nº 45/2018, publicada no Diário Oficial da União.

Os usuários de recursos hídricos do Velho Chico terão que continuar suspendendo suas captações de água às quartas-feiras, mas a partir de agora a suspensão passará a acontecer somente na primeira e na terceira semanas, sendo que o Dia do Rio vinha ocorrendo semanalmente.

Outra mudança é específica é para os usos industriais e de mineração que captam água do São Francisco por mais de 13 horas por dia. Neste caso, ambos deverão reduzir 7% do volume mensal outorgado, sendo que a redução que vinha sendo adotada era de 14%.

As suspensões valem para os usos de recursos hídricos que não sejam para abastecimento humano e para matar a sede de animais – estes dois tipos são prioritários em situações de escassez, conforme a Política Nacional de Recursos Hídricos.

O Dia do Rio tem o objetivo de preservar os estoques de água nos reservatórios da bacia do rio São Francisco para atendimento aos usos múltiplos da água, já que a região passa, desde 2012, pela seca mais severa já registrada.

Antes de entrar em vigor, o Dia do Rio foi discutido pela ANA e por representantes de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe (estados banhados pelo Velho Chico); do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF); e usuários de recursos hídricos da bacia.

LEIA MAIS

Compesa intensifica combate ao furto de água em Petrolina

Apenas um imóvel gerou prejuízo de R$ 30 mil à companhia. (Foto: ASCOM)

Mais de 400 ligações de água clandestinas foram identificadas e desativadas em Petrolina (PE) depois que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) intensificou a ação de combate ao furto de água nos bairros da cidade, nos últimos seis meses.

Uma das irregularidades que mais chamou a atenção da Compesa foi encontrada numa residência localizada na Rua Tomé Cavalcanti, em Areia Branca, bairro de classe média no Centro de Petrolina. A equipe da companhia chegou ao endereço após um estudo do consumo de vários imóveis da cidade.

“Levantamos que, após dezembro de 2014, o consumo médio desse imóvel caiu de 45 metros cúbicos de água para 16 metros cúbicos de água, por isso resolvemos ir até o local para investigar”, informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, João Raphael de Queiroz.

A companhia calcula que, durante três anos e meio de fraude, o prejuízo financeiro apenas com a ligação clandestina que existia nesse imóvel foi de R$ 30 mil reais. “Fizemos a estimativa de uma perda de 1.220 metros cúbicos de água, volume que daria para abastecer, por exemplo, cerca de 120 casas, em um mês”, acrescenta o gerente.

A ligação clandestina foi encontrada na calçada da residência – com aproximadamente 600 metros quadrados de área construída – onde existia o desvio de água por uma tubulação que não passava pelo hidrômetro. A proprietária do imóvel foi comunicada da fiscalização e da irregularidade encontrada.

A Compesa registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia do município e será aplicada uma multa ao proprietário sobre o consumo não contabilizado em todo o período de irregularidade. O caso será encaminhado à Justiça. A ação de combate à ligação clandestina realizada pela Compesa identifica cerca de dez irregularidades, por dia, em Petrolina.

Não faltará água em Juazeiro neste sábado; informa SAAE

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, enviou nota ao Blog Waldiney Passos informando que não irá mais faltar água nesta sábado (23). Durante esta semana, a autarquia municipal tinha avisado que iria desligar as estações de captação e tratamento de água por conta de serviços na rede de transmissão de energia da Coelba, mas esses trabalhos foram suspensos. Confira a nota do SAAE enviada hoje:

“Informamos que o serviço de melhorias na rede de transmissão de energia que a Coelba havia programado para esse sábado (23) foi suspenso nas ruas José Petetinga e Minas Gerais, no bairro Santo Antônio, portanto as estações de captação e tratamento de água do SAAE funcionarão normalmente não faltando água na cidade como havíamos anunciado”, afirma o órgão.

Obra de bacia da Compesa deve beneficiar 15 mil pessoas em Petrolina

Obra deve terminar até o final deste ano.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está dando andamento à Bacia 06, uma obra que compreende os bairros Jardim Amazonas, Pedro Raimundo e Vale do Grande Rio e que irá beneficiar mais de 15 mil pessoas.

A obra, prevista para ser entregue até o final deste ano, tem projetado 3.430 metros de redes de esgoto com nova tubulação adequada para atender a comunidade. “Investir em esgotamento sanitário é melhorar a qualidade de vida das pessoas, é reduzir custos com a saúde e contribuir para a preservação do meio ambiental”, reforça o gerente da companhia João Raphael.

O gestor da Compesa adianta ainda que o governador Paulo Câmara tem orientado o presidente da companhia, Roberto Tavares, a investir em ações que visem a melhoria do sistema operacional do sistema de esgoto, além da busca contínua por investimentos para ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto de Petrolina.

Juazeiro inteiro ficará sem água neste sábado

(Foto: Ilustração)

Segundo o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, toda a cidade ficará sem água neste sábado (23). Segundo a companhia, a medida foi tomada devido ao desligamento de energia elétrica no bairro Santo Antônio para melhoria das redes de transmissão da Coelba.

“O abastecimento de água será suspenso em toda a cidade nesse sábado das 8h às 16h – período em que a Coelba estará com a energia desligada no referido bairro onde estão localizadas as estações do SAAE”, disse a empresa em nota.

Cano estourado desperdiça água limpa no José e Maria, em Petrolina

Água está saindo de dentro do asfalto.

Um morador do bairro José e Maria, em Petrolina (PE), entrou em contato com a nossa redação para denunciar um cano estourado há mais de três dias na localidade. Fábio do Gás, como é conhecido, afirmou que o vazamento de água limpa tem ocorrido no meio da rua Boa Esperança.

Ainda de acordo com Fábio, diversos moradores tentaram, sem sucesso, por várias vezes contato com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para que o problema fosse resolvido.

Nosso blog entrou em contato com a Compesa e aguarda resposta.

Juazeiro: distrito de Pinhões deve ser beneficiado com cisternas de 16 mil litros de água

(Foto: ASCOM)

O distrito de Pinhões, zona rural de Juazeiro (BA) deve ser beneficiado pelo o projeto que integra o Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que irá beneficiar famílias com tecnologias sociais de captação e armazenamento de água de chuva para consumo humano, por meio de cisternas de placas de 16 mil litros.

Um encontro realizado no último final de semana, reuniu na comunidade de Tanque Novo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, do município, Tiano Felix, com o representante do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (CONSTESF) Mauro Macêdo e a equipe da ONG Nordeste Digital, para apresentar à comunidade local o projeto Cisternas, para discutir o assunto.

LEIA MAIS

Operação Pipa é retomada e os caminhões voltam a abastecer comunidades da Zona Rural de Casa Nova e outros 25 municípios

Suspensa desde o mês de maio, a operação Pipa já está sendo restabelecida em Casa Nova (BA) e outros 25 municípios atendidos pelo 72º BIMTZ, inclusive Petrolina (PE). A informação foi confirmada pelo comando do Exército. Segundo Rivelino da Silva Santos, funcionário da Secretaria de Agricultura de Casa Nova, ainda esta semana 77 caminhões começam a abastecer as comunidades da zona rural do município. Segundo o 72º BIMTZ, nesta segunda-feira (11), as equipes já começam fazer a contratação para o mês de julho.

LEIA MAIS

Juazeiro: Mercado do Produtor está com abastecimento normalizado

A cotação também foi normalizada e não foi registrado grande aumento nos preços dos produtos. (Foto: Ascom/PMJ)

O Mercado do Produtor de Juazeiro (BA) já está com sendo abastecido normalmente. Nessa segunda-feira (04), foi possível registrar mais oferta do que procura na comercialização dos produtos. Segundo o setor de estatísticas do entreposto, o Ceasa de Juazeiro já voltou a receber em torno de 200 caminhões por dia.

É possível encontrar 90% dos alimentos que estavam em falta durante a greve dos caminhoneiros como: cenoura, beterraba, batata, batata doce, cebola, alho, abóbora, quiabo, laranja, tangerina, morango, limão, banana, uva, melancia e de folhagens em geral.

O diretor executivo da AMA Mitonho Vargas destacou que o entreposto está preparado para receber os caminhoneiros desde a semana passada e falou sobre a situação do mercado.

“Hoje a situação está mais estabilizada. Alguma mercadoria ainda está um pouco mais cara do que no começo da greve, mas isso é natural. Tivemos um prejuízo de R$ 50 milhões nesse período de greve. Ficamos satisfeitos de ver a normalização das vendas e já se pode encontrar todos os produtos em nosso entreposto”, disse Mitonho.

Mercado do Produtor

O Mercado do Produtor de Juazeiro é o quarto do país em comercialização de frutas e verduras.  A produção agrícola da região decorre de vários projetos de irrigação de pequenas e médias empresas, e da agricultura familiar do município de Juazeiro.

O Ceasa tem em media 1.360 boxes e 250 ambulantes atuando no entreposto. O Mercado do Produtor de Juazeiro funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h e aos sábados até às 17h).

Petrolina: para finalizar manutenção de ETA, Compesa interromperá abastecimento na 3ª feira

O serviço iniciada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na semana passada será concluído nesta terça-feira (5) e para isso será necessário interromper o abastecimento em 41 localidades de Petrolina. Segundo a Compesa, o abastecimento de água será cortado das 7h às 17h e deve ser normalizado ao final do dia.

Confira quais bairros ficarão sem água em decorrência da manutenção dos equipamentos na Estação de Tratamento de Água (ETA) Petrolina:

LEIA MAIS

População faz fila em Petrolina para comprar botijão de gás

A notícia da chegada de botijões de gás em uma distribuidora da avenida Sete de Setembro, em Petrolina (PE), causou uma fila enorme para adquirir o produto. Carros, motos, pessoas a pé ou de bicicleta estão no local desde o início da manhã deste sábado (02), como mostra o vídeo. Informações que chegaram a nossa redação dão conta de que o botijão de 13 kg está sendo vendido a R$ 60,00.

Municípios de Curaçá e Uauá serão beneficiados com cisternas do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco

(Foto: ASCOM)

A nova etapa do Projeto Cisternas, desenvolvido pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), por meio de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), irá beneficiar os municípios de Curaçá e Uauá com mais cisternas de consumo humano. A tecnologia tem a capacidade de captar e armazenar até 16 mil litros de água, possibilitando que as famílias de áreas rurais continuem tendo acesso à água de qualidade mesmo durante a estiagem.

Com o objetivo de universalizar o acesso á água nos municípios que compõem o Território do Sertão do São Francisco, garantindo a convivência digna e produtiva com o semiárido, o Constesf já entregou mais de 2.500 tecnologias sociais, entre cisternas para consumo humano, cisternas de produção e barreiros-trincheira. As comunidades rurais de Uauá e Curaçá já contam hoje com mais de 650 dessas tecnologias.

Além de Curaçá e Uauá, a nova etapa do Projeto Cisternas contemplará os municípios de Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Sento-Sé e Canudos.