SAAE instala bomba submersa e beneficia comunidade de Pau Preto

Cerca de quinze famílias da comunidade de Pau Preto, distrito de Junco no Salitre, voltaram a ter água para seus animais e afazeres domésticos após o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) Juazeiro instalar uma bomba submersa em um poço tubular na localidade.

O coordenador de operação do SAAE para a área do Salitre, Vandecir Carlos (Pereira) informou que tão logo tomou conhecimento do fato levou a solicitação à direção do SAAE que autorizou a instalação da bomba.

“Com a falta de chuva e o Rio Salitre quase sem água este poço acaba sendo a válvula de escape para quem mora nessa área.  São aproximadamente 800 animais que bebem desta água e, sem ela, tudo fica mais difícil. Agora com uma bomba mais potente a água beneficia a todos e reforça o compromisso do diretor do SAAE Joaquim Neto e do prefeito Paulo Bomfim em atender a todas as comunidades do interior”,  resume Pereira.

Manutenção emergencial deixa bairros José e Maria e Dom Avelar sem água

Dois bairros de Petrolina estão sem água na manhã de hoje (8). Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o motivo na interrupção do abastecimento foi uma manutenção emergencial no sistema dos bairros Dom Avelar e José e Maria.

De acordo com a Compesa, a previsão é que até o final do dia o abastecimento volte ao normal nas duas comunidades atingidas.

Justiça revoga liminar que impedia cobrança da taxa do lixo na conta de água em Juazeiro

Com decisão, empresa pode cobrar taxa de coleta de lixo.

O juiz José Góes Silva Filho, em decisão proferida nessa terça-feira (07), revogou a liminar que separava a cobrança da taxa do lixo juntamente com a conta de água. A decisão anterior havia sido motivada por ação civil impetrada pelo Ministério Público da Bahia.

Os argumentos apresentados pela Procuradoria Geral do Município se basearam em um fato novo. O Governo Federal editou recentemente medida provisória que legitima a cobrança conjunta da água e taxa de lixo em todo o país, uma vez que a atual legislação compreende ambos os serviços como integrantes do conceito de saneamento básico.

“Creio que estamos diante de uma tendência nacional. Com a medida provisória, os municípios brasileiros ampliaram sua atuação para um conceito de saneamento que envolve, além do fornecimento e tratamento da água, o manejo dos resíduos sólidos. A legislação de Juazeiro, portanto, está em linha com o que há de mais moderno neste segmento”, declarou o procurador geral do município Eduardo Fernandes.

A íntegra da decisão do Poder Judiciário pode ser conferida clicando aqui.

Juazeiro ficará sem água neste domingo (5)

Devido à uma manutenção realizada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Juazeiro ficará sem água das 8h às 16h deste domingo (5).

Segundo o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), será feito um serviço na estação do Bairro Santo Antônio.

LEIA TAMBÉM:

Coelba adia manutenção e fornecimento de água está garantido em Juazeiro neste final de semana

Dessa forma, todos os bairros da cidade estarão sem água amanhã. A Coelba trocará equipamentos de energia no local, interrompendo o abastecimento. A previsão do SAAE é que o fornecimento seja fornecimento assim que o reparo for finalizado.

A manutenção estava prevista para o último domingo (29), mas foi adiado pela Coelba e acabou remarcado para o primeiro final de semana de agosto.

Cano estourado desperdiça água limpa na Cohab Massangano

Muita água tem sido desperdiçada com canos estourados em Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Um cano estourado tem provocado o desperdício de água limpa na rua Pedro Andrade Silva, na Cohab Massangano, em Petrolina (PE). O registro foi feito por um leitor do blog na manhã desta quinta-feira (02).

De acordo com o morador, há poucos dias o cano havia passado por uma manutenção. A água tem se espalhado por várias ruas do bairro. O blog entrou em contato com a Compesa e foi informado que é necessário ligar para o número 0800 081 0195 e gerar um protocolo para facilitar o atendimento.

Vazão da barragem de Sobradinho continua em 550m³ até novembro

Este foi o menor patamar médio já adotado em Sobradinho desde sua construção em novembro de 1979. (Foto: Internet)

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º) publicou a Resolução ANA nº 51/2018, que prorroga a redução temporária da vazão mínima liberada pelo reservatório de Sobradinho no patamar de 550m³/s na média diária e 523m³/s para descargas instantâneas a serem praticadas pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF).

A medida da Agência Nacional de Águas (ANA) tem vigência até 30 de novembro. O patamar médio de 550m³/s é o menor já praticado nos reservatórios e está vigente desde julho do ano passado com a publicação da Resolução ANA nº 1.291/2017.

Cabe à CHESF informar as populações das cidades ribeirinhas do Baixo e Submédio São Francisco sobre as reduções de vazão. As estações de monitoramento de Juazeiro (BA) continuarão sendo utilizadas para controle das defluências do reservatório de Sobradinho.

A redução da defluência mínima leva em consideração as condições hidrológicas e de armazenamento de água na bacia hidrográfica do São Francisco, que vem enfrentando uma seca histórica desde 2012.

LEIA MAIS

Vale do Grande Rio fica sem água nesta terça, segundo Compesa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que o Vale do Grande Rio, em Petrolina (PE), ficará sem água durante esta terça-feira (31).

O abastecimento será interrompido para que seja feita “a substituição de uma cruzeta na Av. Kelly de Souza, cruzando com a rua 2”.

A previsão é de que o serviço seja executado até às 17h. Ainda segundo a companhia, a situação deve se normalizar ao longo da noite.

SAAE fará entroncamento de rede no bairro Pedra do Lorde em Juazeiro

Bairro Pedra do Lorde em Juazeiro. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Dentro do conjunto de obras anunciadas pelo Prefeito Paulo Bomfim para Juazeiro (BA),  está a revitalização da avenida Sebastião Almeida Branco que liga os Bairros Country Club e Pedra do Lord. As equipes de engenharia e de Redes e Ramais do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE)/Juazeiro está realizando o serviço de deslocamento da rede de água naquela artéria e, na próxima terça feira (31) fará o entroncamento da referida rede.

Para que o serviço seja feito com segurança e maior rapidez o sistema de abastecimento para o Bairro Pedra do Lorde será interrompido das 8h às 17h podendo voltar antes do tempo previsto caso o serviço seja concluído. O SAAE pede a compreensão de todos os usuários na certeza de que os transtornos temporários serão compensados pelos benefícios que virão com estes serviços.

Coelba adia manutenção e fornecimento de água está garantido em Juazeiro neste final de semana

Mais cedo o Blog Waldiney Passos publicou a informação de que faltaria água em Juazeiro no domingo (29), em decorrência de uma manutenção realizada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) em sistema elétrico. Todavia, o serviço foi adiado e o fornecimento de água estará mantido no final de semana, garante o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

LEIA TAMBÉM:

Cidade de Juazeiro ficará sem água neste domingo (29)

De acordo com a Prefeitura de Juazeiro, a Coelba enviou um documento no início dessa tarde comunicando uma nova data para o serviço na estação do bairro Santo Antônio, que acontecerá no dia 5 de agosto. A manutenção será feita nos equipamentos de energia e toda a cidade ficará sem água das 8h às 16h.

Cidade de Juazeiro ficará sem água neste domingo (29)

(Foto: arquivo)

Moradores da cidade de Juazeiro (BA) devem ficar atentos e se preparem para armazenar e economizar água no próximo domingo (29). De acordo com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) faltará água em toda a cidade por conta do desligamento da energia que será feito pela Coelba no Bairro Santo Antônio.

De acordo com o documento enviado pela Coelba ao SAAE, o serviço de manutenção e melhorias dos equipamentos da rede elétrica vai acontecer das 8h às 16h horas podendo ser concluído antes do horário previsto. Como as estações de captação e tratamento de água do SAAE ficam localizadas no referido bairro, automaticamente os serviços serão suspensos pela falta de energia.

Notícia sobre interrupção no fornecimento de água em bairros de Petrolina é falsa

(Foto: Ilustração/Internet)

A assessoria de comunicação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) de Petrolina desmentiu um boato que estava circulando em grupos de WhatsApp sobre falta de água em alguns bairros da cidade.

De acordo com a notícia falsa, mais de 13 bairros da zona norte/oeste de Petrolina teriam o abastecimento d’água interrompido nesta segunda-feira (23), das 08h às 18h.

Bairros como Vila Eulália, José e Maria, Cohab Massangano, Jardim Maravilha, dentre outros, seriam afetados devido a um serviço de implantação de um registro na Avenida Sete de Setembro, e outro no distrito industrial.

Contudo, a Compesa, por meio de sua assessoria, afirmou que essas informações não procedem.

Projeto do novo Mercado do Produtor é debatido em seminário durante a Fenagri

(Foto: ASCOM)

O Mercado do Produtor de Juazeiro (BA) foi um dos temas dominantes no terceiro dia da 27ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que vem movimentando o município desde a última quarta-feira (11). A modernização e ampliação deste que é considerado o quinto maior entreposto comercial do Norte/Nordeste, marcou a programação do seminário ‘Projetos de Infraestrutura – Entrepostos de Abastecimento’, realizado nas dependências do Centro de Excelência em Fruticultura do Senar.

De acordo com Voldi Silva Alves, assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas do município e um dos coordenadores da feira, uma das propostas do seminário foi discutir um novo modelo para o entreposto de Juazeiro. “Até o final do ano, esperamos concluir a etapa de estudos para apresentarmos proposta de Projeto que será submetida  e discutida em audiência pública e posterior Licitação. A construção do novo entreposto, Centro Agroalimentar e Logístico, devera iniciar ainda no 1° Semestre de 2019”, garantiu.

LEIA MAIS

Seis bairros de Petrolina ficarão sem água neste sábado (14)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizará um serviço no bairro Vila Eulália neste sábado (14) e seis bairros terão o abastecimento interrompido das 8h às 18h.

Segundo a Compesa, um registro será implantado na Avenida Sete de Setembro. Dessa forma os bairros Vila Eulália, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, José e Maria passarão o dia sem água.

É aconselhável que os moradores dessas localidades estoquem água para evitar transtornos. A previsão é que o abastecimento seja restabelecido no início da noite.

Falta de energia nas Estações de Captação do SAAE deixa juazeirenses sem água neste domingo

Um trabalho que será realizado pela Coelba em sua rede elétrica fará com que os juazeirenses fiquem sem água nas torneiras neste domingo (8). Para realização do serviço a Companhia de Energia Eletricidade do Estada da Bahia vai desligar o fornecimento de energia no Bairro Santo Antônio, local onde estão instaladas as Estações de Captação e Tratamento de Água do Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE).

Por esse motivo, faltará água em toda a cidade das 8h às 16 horas, com exceção dos Residenciais Dr. Humberto, São Francisco e Ifba. A Coelba informou que os trabalhos são para a melhoria dos equipamentos da rede elétrica e podem ser concluídos antes do tempo previsto retornando também o fornecimento de água.

Faltará água em Juazeiro no domingo (8), SAAE explica motivo

Neste domingo (8) faltará água em toda cidade de Juazeiro. De acordo com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) o motivo do corte no abastecimento é o desligamento de energia no bairro Santo Antônio.

No local estão instaladas Estações de Captação e Tratamento de Água e a Coelba precisará fazer melhorias no equipamento da rede elétrica.

Dessa forma faltará água das 8h às 16h, com exceção dos Residenciais Dr. Humberto, São Francisco e IFBA. Segundo a Coelba, o fornecimento de água pode ser normalizado antes do previsto e assim que a manutenção for feita os bairros serão reabastecidos.