Câmara decide que motorista do Uber precisará de autorização da prefeitura

(Foto: Arquivo)

Durante a noite desta terça-feira (4) a Câmara aprovou projeto sobre o funcionamento de transporte individual remunerado, com foco no Uber, mas emendas deixam nas mãos dos municípios a autorização da existência de transportes por meio de aplicativo.

Após aprovarem o texto-base do projeto, que transferia para os municípios a responsabilidade de fazer essa regulamentação, os deputados conseguiram aprovar emendas de autoria do líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), com uma série de mudanças no texto.

Uma das emendas retirou do projeto a descrição de que o serviço é uma “atividade de natureza privada” e diz que as corridas terão que ser realizadas por “veículos de aluguel”, o que, para alguns deputados, significa que o carro terá que ter placas vermelhas, como os táxis. Essa emenda recebeu 226 votos a favor e 182 contra.

Outra alteração aprovada foi de que os motoristas terão que “possuir e portar autorização específica emitida pelo poder municipal” para trabalhar usando aplicativos como o Uber. A proposta recebeu 215 votos a favor e 163 contra.

Em nota, o Uber afirmou que o projeto aprovado “propõe uma lei retrógrada que não regula o Uber no Brasil, mas tenta transformá-la em táxi, proibindo então este modelo de mobilidade”.

Com informações do IstoÉ

CSTT e AGERBA realizam fiscalização para coibir transporte irregular

(Foto: ASCOM)

Na semana passada a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) acompanhou a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) em ações de fiscalização para coibir o transporte irregular em Juazeiro (BA). A Polícia Militar, a RONDESP e a Polícia Rodoviária Estadual também apoiaram a ação.

De acordo com o técnico de regulação da AGERBA, Hércules Ferreira, o objetivo da ação foi combater o transporte clandestino na BA-210, especificamente os trechos: Sento-Sé/Juazeiro e Sobradinho/Juazeiro. A ação teve início na terça-feira (27) e seguiu até a sexta-feira (31). Ao todo, foram realizadas 54 abordagens e nove autuações.   

LEIA MAIS

Lagoa Grande: após reclamações, prefeitura afirma que transporte universitário gratuito será garantido a partir desta segunda

(Foto: Ilustração)

O prefeito de Lagoa Grande (PE), Vilmar Cappellaro, garantiu recursos, em caráter emergencial, para disponibilizar o transporte gratuito para os pólos universitários a partir desta segunda-feira (6).

Mais de 120 alunos reivindicavam a prestação do serviço, já que não tinham condições financeiras para custear o deslocamento diário para as instituições, algumas até em Petrolina (PE).

De acordo com o secretário de Educação do município, Willian césar, a situação estava incomodando o prefeito, que não havia disponibilizado o serviço devido a situação econômica que encontrou a cidade.

O representante da Comissão de Estudantes Municipal (CMUA), Felipe Antônio, afirmou que o diálogo foi essencial para o atendimento da demanda.

“Ficamos muito felizes e aliviados, pois, através do diálogo com o Prefeito Vilmar, conseguimos êxito na reivindicação do transporte gratuito. Os estudantes tinham que pagar as passagens do próprio bolso e a grande maioria deles não tem condições econômicas para isso. Continuamos o diálogo com o executivo, com relação aos demais estudantes. Toda a classe estudantil está feliz com esta decisão do Prefeito”, relatou Antônio.

Ex-funcionários bloqueiam garagem da empresa Viva Petrolina e o serviço está suspenso na cidade

(Foto: Arquivo)

Os moradores, que dependem do transporte coletivo, tiveram uma surpresa na manhã de hoje (16), quando nenhum ônibus da empresa Viva Petrolina circulou pela cidade. O transtorno começou quando ex-funcionários bloquearam a porta da garagem da empresa.

Segundo informações dos ex-funcionários, eles não receberam o Fundo de Garantia e nem a rescisão desde o desligamento da empresa. O repórter Marco Aurélio, esteve com os manifestantes, que justificaram a necessidade de paralisar o serviço.

“Nossa situação é precária, por não termos recebido nada! Tem funcionário aqui, que já tá com dois anos que saiu da empresa e não deram baixa na carteira. Eu fiquei dois anos nessa empresa e não recebi nem as férias, nem décimo e nem nada”, afirmou a manifestante Ana Cláudia.

A polícia foi acionada e os proprietários da empresa estão em negociação com os manifestantes.

Em breve outras informações.

AMMPLA promove palestra para funcionários de empresa local

(Foto: Divulgação/Ascom)

Durante a última semana agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), participaram da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), promovida pela Coca-Cola Guararapes de Petrolina. O grupo palestrou sobre direção defensiva e ‘Pilotagem Segura’.

O palestrante e gerente de educação de trânsito da AMMPLA, Jilmar Barros, explicou que, além de evitar acidentes, a capacitação prepara para a condução de veículos em situações de emergência, assim como, a dominar manobras de fuga para evitar acidentes.

“Passamos de uma forma descontraída e ao mesmo tempo séria uma significativa mensagem para os funcionários. Levamos a melhor forma de evitar os acidentes de trânsito, que por sinal, foi muito bem aceita por todos”, comentou.

Além da AMMPLA, participaram do evento Wenderson Batista, coordenador da 8 ª Ciretran; Capitão Freitas, comandante do pelotão de Trânsito de Petrolina.

Carnaval: CSTT informa sobre funcionamento de transporte público e interdição de ruas em Juazeiro

Serão seis “corujões” saindo de hora em hora para atender a população. (Foto: Ilustração/Internet)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes emitiu um informe, nesta quinta-feira (9) sobre o funcionamento de transporte públicos e a interdição de vias durante o Carnaval de Juazeiro (BA). As festividades carnavalescas começam nesta sexta-feira (10) e seguem até domingo (12).

Transportes públicos

O serviço de transporte coletivo funcionará no Terminal de Ônibus a partir de 1h e segue até às 5h. Serão seis “corujões” saindo de hora em hora para atender a população.

Além dos transportes públicos, o folião poderá optar pelos serviços de táxi ou mototáxi. Os que preferirem esses serviços devem se encaminhar ao pontos oficiais que ficam na Rua da Apollo ou Praça Barão do Rio Branco, caso esteja no Pólo Ivete Sangalo. Para quem estiver nos Pólos Luiz Galvão e Caetano e Gil, poderá dirigir-se até a Rua José Petitinga (Santo Antonio).

(Foto: Internet)

Interdição de vias

Nesta sexta, a Adolfo Viana e a Orla estarão interditadas das 15h às 6h da manhã. Nos demais dias, a interdição irá acontecer das 14h às 6h. Nas Travessas Duque de Caxias, Edson Ribeiro e nas Praças José Inácio da Silva e Barão do Rio Branco haverá inversão no fluxo de veículos.

Além disso, uma hora antes da interdição da Adolfo Viana e da Orla, um carro de som passará nessas vias solicitando que os condutores retirem seus veículos do circuito. Após a interdição, os carros e motos que estiverem estacionados no circuito serão removidos para o pátio da CSTT, e só serão liberados após pagamento da tarifa de remoção que custa R$ 120,65.

  • Orientação para os condutores e moradores das ruas localizadas no entorno do Circuito Ivete Sangalo que desejam atravessar a Adolfo Viana:

Se quiser ir sentido Alto da Maravilha, Alagadiço, Centro, Santo Antonio e adjacências: o condutor deverá trafegar pela Avenida Luis Inácio Lula da Silva, em seguida a Avenida Ulisses Guimarães (Lomanto Júnior), depois a Rua Paulo Afonso (popularmente conhecida como Rua da SOTE), e, por fim, Travessa da Maravilha, e escolher o destino que se deseja.

  • Orientação para os condutores que desejam ter acesso aos bairros Angary, São Geraldo, Centenário, Novo Encontro e adjacências:

Caso o condutor esteja nos bairros Alto da Maravilha, Alagadiço, Centro, Santo Antonio e adjacências e desejar ir aos bairros Angary, São Geraldo, Centenário, Novo Encontro e adjacências, deverá fazer a rota no sentido inverso: começando pela Travessa da Maravilha em direção a Luis Inácio Lula da Silva.

Leitor faz denúncia sobre falta de transporte para universitários de Lagoa Grande

(Foto: Internet)

Um leitor entrou em contato com o blog Waldiney Passos para denunciar o descaso da prefeitura de Lagoa Grande (PE) com os estudantes universitários da cidade que precisam de transporte para se deslocarem até a cidade de Petrolina (PE) para assistir as aulas dos seus cursos.

De acordo com a denúncia do leitor, que é pai de uma aluna que faz o curso em Petrolina na Universidade de Pernambuco (UPE), os alunos estão sendo prejudicados com a falta do transporte. Ainda segundo a denúncia, o prefeito do município, durante reunião, afirmou que os transportes não foram disponibilizados por falta de licitação.

Confira a denúncia

Lamentável a atitude da atual gestão do município de Lagoa Grande em relação aos estudantes universitários que dependem de transporte para ir cursar suas faculdades em Petrolina. Falo isso como pai de aluna estudante estudante na UPE, que como os demais tetemos que arcar a partir de hoje com as despesas com transporte para nossos filhos não serem prejudicados.

Ontem ouve reunião entre o prefeito Vilmar e um grupo de alunos, o mesmo deixou claro que não tem data para a prefeitura disponibilizar os referidos transportes alegando falta de licitação. Aí eu pergunto, se a gestão começou dia primeiro de janeiro e se tem um calendário a seguir, porque não foi feita essa licitação ainda a um mês de mandato.

Quero conclamar todos os pais de alunos e alunos a irmos buscar nossos direitos, os direitos de nossos filhos e filhas, quero chamar a atenção dos senhores e senhoras vereadores, independente de sigla partidária a entrar nessa discussão, porque essa não é uma luta partidária, nosso partido é a defesa dos estudos de nossos filhos e filhas. Por último, quero pedir ao prefeito Vilmar, ao secretário de educação César que sejam sensíveis a essa causa e repensem essa situação“.

Juazeiro: CSTT inicia vistoria dos transportes escolares nesta quarta

(Foto: Ilustração)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro vai iniciar, nesta quarta-feira (1), o trabalho de vistoria dos transportes escolares da cidade. A medida visa a regularização dos documentos e manutenção das condições de uso do veículo. As vistorias começam a partir das 8h.

Os interessados devem se dirigir ao local referente à sua região portando a documentação necessária (original e xerox), sendo: CNH categoria D ou E, comprovante de residência atual, documentação do veículo atual, antecedentes criminais, 2 fotos 3×4, nada consta na CNH e o curso de condutor de transporte escolar.

Após a vistoria os condutores têm 15 dias para regularizar os veículos que apresentarem alguma irregularidade. Aqueles que não realizarem as vistorias ficarão proibidos de atuar com o transporte escolar e se for pego transportando alunos, terá o veículo apreendido.

Confira a programação de Fevereiro

  • Quarta-feira (01)

Ônibus oficiais

Local: Garagem da Prefeitura de Juazeiro (Distrito Industrial)

  • Quinta-feira (02)

Local: Garagem da Prefeitura de Juazeiro (Distrito Industrial)

LEIA MAIS

Juazeiro: Vistoria de transporte escolar é adiada

(Foto: Ilustração)

Após anunciar o início da vistoria do transporte escolar em Juazeiro (BA) para esta quinta-feira (12), a Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) adiou o calendário de vistoria. De acordo com a instituição, o adiamento aconteceu a pedido do setor de transporte da Secretaria de Educação e Juventude.

Confira

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) informa aos condutores de transporte escolar que o calendário de vistoria que iria iniciar amanhã será adiado devido a uma solicitação do setor de transporte da Secretaria de Educação e Juventude. Em breve, a CSTT irá divulgar o novo calendário”.

Juazeiro: CSTT inicia nesta quinta vistoria dos transportes escolares

(Foto: Ilustração)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro (BA) vai dar início, nesta quinta-feira (12), às vistorias dos transportes escolares para regularização dos documentos e manutenção das condições de uso do veículo. Os serviços começam a partir das 8h.

Os interessados devem ir ao local referente a sua região com os seguintes documentos (original e xerox): CNH categoria D ou E, comprovante de residência atual, documentação do veículo atual, antecedentes criminais, 2 fotos 3×4, nada consta na CNH e o curso de condutor de transporte escolar.

Confira a programação:

  • Quinta-feira (12/01):

Local: Garagem da Prefeitura de Juazeiro (Distrito Industrial)

Abrangendo: Sede, Salitre, Goiabeira, Curral Novo, Junco, Rodeadouro e particulares.

LEIA MAIS

Prefeito eleito afirma que aumento da passagem do transporte coletivo tem que ser melhor discutido

Outro assunto questionado ao prefeito eleito de Petrolina Miguel Coelho (PSB), na noite desta quinta-feira (29), foi sobre como lidar, já no início da gestão, com o aumento no valor da passagem do transporte coletivo que pode chagar a R$ 3,80.

Miguel comentou que durante a campanha eleitoral já havia alertado a prefeitura sobre esta possibilidade caso as devidas providencias não fossem tomadas e que vai trabalhar uma solução com muita serenidade.

Confira o vídeo:

Funcionários da Joalina cruzam os braços na manhã de hoje

(Foto: Ancelmo Cipriano)

Os usuários de transporte coletivo da empresa Joalina tiveram uma surpresa hoje (19). A empresa que atende a região não circulou no período da manhã devido a um protesto dos funcionários contra os salários que estão atrasados a cerca de 15 dias.

Segundo a funcionária da empresa, Jucineide Maria Bonfim a paralisação de hoje foi apenas um aviso. “Este manifesto é um lembrete para a empresa, eles prometeram que amanhã o pagamento será feito, por isso voltamos a trabalhar”.

O gerente operacional da Joalina, Adailton Jeremias informou que o pagamento será feito e que o atraso aconteceu devido à queda no número de usuários. “A empresa pagou o 13º antecipado, esse atraso aconteceu devido à queda de 8% no número de passageiros”.

Sobre o pagamento referente ao mês de novembro, o gerente de tráfego confirmou que ele será feito até amanhã (20). A funcionária Jucineide Maria Bonfim, avisou que se o pagamento não for feito outra paralisação será feita. “Se não sair daqui para quarta-feira tudo (o pagamento), a gente vai fazer uma nova parada e dessa vez só voltamos quando o salário estiver em dia na nossa conta” reforça.

“Se for aprovado a passagem vai subir para R$ 4,00 a partir de 1º de janeiro”, afirma Pérsio Antunes

Pérsio afirmou que caso seja aprovado, o valor da passagem passará de R$ 3,20 para R$ 4,00. (Foto: blog Waldiney Passos)

Durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (15), o vereador Pérsio Antunes (PV) comentou sobre o projeto que recoloca os cobradores nos ônibus de transporte coletivo de Petrolina (PE). Segundo o parlamentar, o jurídico da Casa emitiu parecer que aponta a inconstitucionalidade do projeto.

“O vereador Geraldo Acerola deu entrada no projeto para a volta dos cobradores. Esse projeto recebeu um parecer jurídico que apontava a sua inconstitucionalidade. Como o jurídico diz que o projeto é ilegal e eu vou votar a favor? Votei a favor do parecer para que não fosse votado o projeto. Mas o projeto está em pauta por decisão da maioria dos vereadores”.

Além disso, Pérsio afirmou que caso seja aprovado, o valor da passagem passará de R$ 3,20 para R$ 4,00 a partir do dia 1º de janeiro.

“É ilegal a câmara impor a uma empresa manter um funcionário, pois matéria trabalhista não é da nossa competência. Se o projeto for aprovado e a lei mantiver a decisão, a passagem vai passar de R$ 3,20 para R$ 4,00 a partir do dia 1º de janeiro de 2017”.

Segundo o vereador, a melhor forma de resolver o impasse é realocar os cobradores em outras áreas na empresa. Ele criticou a postura da Câmara em querer obrigar as empresas a manter funcionários.

“O que tem que ser feito é as empresas readaptar os cobradores, ampliar as frotas de ônibus. A função correta e essa é orientação que eu sugiro. Mas obrigar a empresa a manter funcionário é balela, é discurso para plateia, para enganar a população. E vão enganar, pois na hora que aprovar a passagem de ônibus vai passar para R$ 4,00. O decreto 06/2016 do prefeito de Petrolina recalcula o valor da passagem no dia 31 de dezembro”.

Emenda Betão

O vereador Adalberto Bruno, Betão, (PMDB), fez uma emenda que retira a obrigação de cobradores nos transportes coletivos que circulam na Zona Rural, pois, segundo o parlamentar, a aprovação do projeto da forma que estava prejudicaria a categoria.

“O projeto como estava obrigava os transportes de passageiros da Zona Rural a também ter um cobrador de ônibus. Isso iria onerar e prejudicar bastante essa categoria. A emenda veio para retirar dos micro-ônibus e vans que circulam nos projetos de irrigação, na área ribeirinha, e colocar essa obrigatoriedade somente para os ônibus que circulam no perímetro urbano”.

Sobre o fato da inconstitucionalidade apontada pelo jurídico da Casa, Betão afirmou que a Câmara tem o poder de aprovar projetos e que, caso a justiça realmente diga que o projeto é inconstitucional, a Casa deve aceitar a decisão.

“A Câmara tem esse poder de aprovar projetos. Vamos aguardar. As empresas devem entrar com demandas judiciais mesmo. Mas eu acredito que hoje, num mundo com tanto desemprego, a gente tem que dar esse apoio. Se a justiça disser que está errado, a gente tem que aceitar. Mas a nossa parte enquanto vereador estamos fazendo”.

AMMPLA vai à justiça contra decisão da Setranvasf de suspender gratuidade a idosos e portadores de necessidades

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) foi à justiça nesta segunda-feira (12) pleitear um mandado de segurança contra o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco (Setranvasf). A medida visa garantir o cumprimento da Lei n° 1.974/2007 que discorre sobre a acessibilidade para idosos e deficientes.

Com a ação, a AMMPLA visa cancelar a suspensão, imposta pelo Sindicato, do direito da gratuidade ao transporte público  para idosos com menos de 65 anos e para pessoas portadores de necessidades especiais. O secretário-executivo de acessibilidade, Marcos Souza Conceição, acompanhou o procurador-geral na entrega do documento.

Vilmar Cappellaro e Ítalo de Vilma buscam a implantação do Posto do DETRAN em Lagoa Grande

raul-1024x576As maiores reclamações dos proprietários de veículos de Lagoa Grande (PE) giram sobre a falta de um Posto de Atendimento do DETRAN. A referência para os serviços é Petrolina (PE), distante 50 km, que fica sobrecarregada, provocando atendimento agendado trazendo grandes transtornos para os usuários.

O vice-Prefeito atual, Roque Cagliari, batalhou muito para a implantação do Posto durante toda esta gestão mas sem sucesso. Cagliari conseguiu o protocolo de intenções, a assinatura do presidente do órgão, um espaço foi alugado, o DETRAN disponibilizou a capacitação para dois servidores da Prefeitura, mas por falta de comprometimento do atual gestor, o Posto até hoje não foi instalado.

Vilmar e Ítalo estiveram esta semana com o presidente do Detran, Dr. Charles Ribeiro, tentando resolver este impasse e ver os preparativos para que já no início da gestão o DETRAN possa ser definitivamente instalado. Para Cappellaro a implantação do Posto trará muitos benefícios para a população.

LEIA MAIS
3456