Ônibus coletivos irão circular durante a madrugada no réveillon de Petrolina

(Foto: Ilustração)

Organizada pela Associação de Barraqueiros de Eventos do Vale do São Francisco (ABAEV), com o apoio da Prefeitura de Petrolina (PE), a festa está prevista para começar às 21h e encerrar às 4h, com entrada gratuita.

Durante todo esse período, os ônibus coletivos irão circular pela cidade para garantir o transporte de quem for curtir a festa sem veículo particular. A virada do ano contará com o esquema “corujão”, em que dois ônibus, um de cada empresa, circularão da 00h30 às 4h30.

O show da virada em Petrolina será na Orla com música, segurança e a tradicional queima de fogos. O cantor Guerber Pereira vai abrir o evento e em seguida Jonathan Araújo subirá ao palco para animar os petrolinenses durante a virada de Ano. As duas atrações foram bancadas pela Prefeitura.

Após a queima de fogos, animam as primeiras horas de 2018, Babi Castro e Carlinhos Caiçara, que irá encerrar o festejo com a gravação de um DVD.

Polícia prende dupla com cerca de 80 kg de maconha em Cabrobó

Droga estava em sacos de feno. (Foto: Divulgação)

Na noite dessa quinta-feira (30), dois homens foram presos em Cabrobó com cerca de 80 quilos de maconha. A apreensão aconteceu na BR-428 durante operação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Militar. A droga foi encontrada no carro dos suspeitos em sacos de feno.

Segundo os acusados, a droga seria levada para a cidade de Valença (BA). Os dois suspeitos, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados para a Polícia Federal em Salgueiro (PE).

Prefeitura de Cabrobó emite nota após prisão de mulheres com drogas em ônibus para pacientes

Secretaria afirmou não ser responsável pela fiscalização da bagagem dos passageiros. (Foto: Internet)

A prefeitura de Cabrobó (PE) emitiu nota de esclarecimento sobre a prisão de duas mulheres com drogas em um ônibus contratado pelo Executivo para fazer o transporte de pacientes até Recife. Segundo a secretaria de Saúde da cidade, apenas duas pessoas eram passageiras que receberam bilhetes da prefeitura.

Confira a nota

A Secretária de Saúde de Cabrobó vem a público esclarecer que o referido veículo não trafega com exclusividade para o município de Cabrobó e que na realidade existe um contrato firmado através de processo licitatório para prestação de serviços de transporte de passageiros pela emissão de bilhete de passagem individual. Durante o trajeto embarcam passageiros de vários outros municípios que não possuem qualquer ligação com a prefeitura de Cabrobó. 

O ônibus transportava cerca de 40 pessoas, sendo que apenas duas eram passageiros da secretaria de saúde de Cabrobó que estavam indo realizar atendimento fora do domicílio. As mulheres presas não são passageiras da secretaria de saúde e não possuem qualquer vínculo com a secretaria ou prefeitura de Cabrobó. Que a fiscalização em relação aos usuários do serviço da progresso é de responsabilidade da empresa, bem como das autoridades policiais, não tendo essa secretaria como exercer controle sobre o conteúdo das bagagens transportadas pelas pessoas.”

Mulheres são presas com drogas em ônibus com pacientes de Cabrobó que seguiam para Recife

Mulheres teriam recebido R$ 400 para realizar o transporte da droga. (Foto: Divulgação)

Na noite dessa quinta-feira (23), duas mulheres foram presas com 5kg de maconha quando seguiam de Cabrobó para Recife em um ônibus contratado pela prefeitura municipal para realizar o transporte de pacientes até a capital pernambucana. A prisão aconteceu em Gravatá, que fica a 86km de Recife.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fazia fiscalização na BR-232, ao realizar a revista das bagagens dos passageiros, foi encontrada uma mochila vermelha com a droga dentro. Dando seguimento à ação, os policiais entrevistaram as pessoas que estavam no ônibus e chegaram até as suspeitas que confessaram estar transportando o entorpecente.

Em depoimento, elas disseram que a droga seria do filho de uma delas, que teria pagado R$ 400,00 para que as mulheres fizessem o transporte do entorpecente até Recife.

Universitários de Cabrobó cobram transporte para Belém do São Francisco

Vários estudantes estiveram na prefeitura da cidade para cobrar medidas do prefeito. (Foto: Blog Didi Galvão)

Na noite dessa quinta-feira (16), estudantes universitários de Cabrobó (PE), que estudam em faculdades de Belém do São Francisco (PE), foram à prefeitura da cidade cobrar o transporte oferecido pelo município.

De acordo com os proprietários dos veículos que prestam serviço para a prefeitura, as viagens foram suspensas por falta de pagamentos. Um dos motoristas informou que estaria há seis meses sem receber salário.

O prefeito Marcílio Cavalcanti não estava na prefeitura no momento do protesto. Contudo, o vice-prefeito, Pedro Caldas, informou que buscaria a melhor forma para resolver a situação.

Em Pernambuco, devedores de IPVA serão notificados pelo o governo

(Foto: Ilustração)

Nesta sexta-feira (6) a Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz) anunciou que vai começar a enviar notificações para os motoristas que não pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a partir do dia 30.

A partir da cobrança, os devedores que continuarem com o débito poderão pagar uma multa de 100% do valor do tributo. Os contribuintes que quiserem pagar o imposto antes de ser notificados devem acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran).

Na página, podem pesquisar, através da placa do veículo, o detalhamento da dívida e imprimir a documentação necessária para o pagamento. Segundo a secretaria, este é o terceiro lote de notificações que são enviadas este ano.

Câmara de Vereadores de Juazeiro discute sobre transporte alternativo e Uber

(Foto: ASCOM)

A Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou na manhã desta quinta-feira (28) uma Audiência Pública para discutir sobre o transporte alternativo, taxi, moto-taxistas, o aplicativo Uber e entrada deste sistema em Juazeiro. Presidida pelo vereador Alex Tanuri (PSL), a audiência foi requerida pelo vereador Charles Leal (PDT).

O evento contou com a participação de representantes das classes de taxistas e moto-taxistas e dos poderes executivos das duas cidades, além da Policia Militar e Civil da Bahia. O Representante do Sistema Uber não compareceu a Audiência Pública.

Durante a abertura, o Alex Tanuri, destacou o papel da Câmara em discutir com a sociedade temas e questões relevantes. “Esta audiência é para se discutir pontos importantes para a comunidade de Juazeiro. Eu como presidente desta casa, estou aberto democraticamente para as discussões. Este é o pensamento de todos os 21 vereadores. Vamos discutir questões que são importantes para a sociedade tanto de Juazeiro quanto de Petrolina. Entendo que as duas cidades em alguns pontos como, por exemplo, mobilidade urbana, segurança, saúde uma precisa estar alinhada com a outra”, disse Alex Tanuri.

LEIA MAIS

Petrolina 122 anos: Prefeitura inaugura obras de reforma da Escola municipal do C-3

Participaram da solenidade de inauguração o prefeito da cidade, Miguel Coelho, a secretária de Educação, Maéve Melo, vereadores, pais e alunos. (Foto: ASCOM)

A tarde desta quarta-feira (20), véspera do aniversário de 122 anos de Petrolina, foi de festa com a comunidade do C-3, zona rural do município, que recebeu da Prefeitura uma nova unidade de ensino. A Escola Municipal Patrícia Duarte Ribeiro foi totalmente reformada para atender as 160 crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano.

“Inaugurar uma escola é para mim um dos momentos mais especiais como prefeito. Digo isso porque acredito que investir na educação é a certeza de apontar para um futuro melhor para nossa cidade. E neste sentido, afirmo que melhorar as escolas, investir na educação de uma forma geral será em todos os dias de nossa gestão uma prioridade constante”, pontuou o prefeito.

Segundo Maéve, a reforma no prédio destaca a importância da escola para a comunidade. “Estamos trabalhando muito para resolver as demandas na parte de estrutura física das nossas escolas, pois o que queremos é levar qualidade para o ensino, garantindo não só que as crianças estejam em sala de aula, mas que elas sejam adequadas”, afirmou.

LEIA MAIS

Operação conjunta apreende mais de 800 kg de maconha que seguia de Vitória da Conquista para Caruaru

Cães farejadores ajudaram os policiais a encontrar a droga escondida. (Foto: Divulgação)

Durante a manhã dessa terça-feira (19), uma operação conjunta das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, apreendeu 807,5 Kg de maconha prensada pronta para consumo. A apreensão aconteceu em Feira de Santana, na Bahia.

A droga estava escondida em um caminhão que transportava gordura vegetal. Cães farejadores foram ajudaram os policiais a encontrarem a droga. O motorista do veículo afirmou que recebeu R$ 15 mil para realizar o transporte. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, com ele foram localizados também R$ 1,7 mil, uma folha de cheque preenchido com o valor de R$ 1 mil, além de celulares.

Ainda conforme a polícia, o motorista disse que recebeu a droga em um posto de combustível em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, onde a “carga” foi entregue por desconhecidos.

A PF informou que a droga e estava a caminho de Caruaru, em Pernambuco. A polícia também disse que montou a operação porque recebeu denúncia anônima de que a droga estaria passando por Feira de Santana nesta terça-feira.

Essa foi a terceira maior apreensão de drogas realizada na região de Feira de Santana este ano. A segunda maior foi no dia 6 de setembro, quando foi apreendida uma tonelada de maconha

Secretaria de Educação de Petrolina deve investigar transporte irregular de crianças em ônibus superlotado; veja vídeo

Circula nas redes sociais um vídeo que registra o momento em que mais de 100 crianças, da Escola Anete Rolim, desembarcam de um ônibus. O vídeo com a superlotação foi divulgado nesta segunda-feira (12), mas foi registrado no dia 8 de junho deste ano.

Através de nota, a Secretaria de Educação de Petrolina informou que as imagens não são de um ônibus da frota de Transporte Escolar do município que atendem aos alunos no roteiro casa-escola.

“No episódio, as crianças estavam a caminho de uma peça teatral onde a produtora é responsável pelo transporte dos alunos, mediante o pagamento facultativo. A Secretaria está ciente da situação, já está apurando o caso junto à diretora da unidade que liberou a ida dos alunos, mesmo nestas condições, e determinou a suspensão da parceria com a produtora”, informou. A denúncia já chegou ao Conselho Municipal de Educação, que deve investigar o caso.

Confira o vídeo

CSTT convoca condutores de veículos de fretamento e fretamento de carga para realizar vistoria

(Foto: ASCOM)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa aos condutores de veículos de fretamento e fretamento de carga que as vistorias já estão acontecendo na sede da Companhia e seguem até 30 de junho.

Durante a revista será verificado os equipamentos de segurança, além da documentação do veículo e do condutor, garantindo assim a segurança da população que utiliza esse tipo de transporte.

A documentação do veículo e do condutor podem ser entregues das 08h às 13h na sede da CSTT. Os condutores de fretamento devem levar (cópias e originais): CNH Categoria D ou E; Comprovante de residência atual; Documentação do veículo atual; Antecedentes Criminais de vara crime; 2 fotos 3×4; nada consta na CNH e carteira de curso de condutor (coletivo).

LEIA MAIS

“Audiência Pública é perca de tempo”, diz vereador Ronaldo Silva

(Foto: Blog waldiney Passos)

Durante a sessão ordinária dessa terça-feira (9), na Câmara Municipal de Petrolina, foi realizada uma Audiência Pública para debater sobre o transporte público na cidade. Antes do início do debate, o vereador Ronaldo Silva se retirou do plenário e afirmou ser contrário à realização de audiências pelos parlamentares da Casa. Segundo o edil, alguns vereadores convocam as audiências apenas para se aparecem perante a comunidade.

“Eu não participo mais de nenhuma Audiência Pública nessa Casa, pois já participei de diversas audiências e eu nunca vi ninguém resolver nada. É perca de tempo! Alguns vereadores fazem para se aparecer. Pelo regimento interno, quem convoca é obrigado a participar, além de um membro da mesa. Os demais vereadores não tem obrigação de participar”.

Combate ao Lúpus e tarifa do transporte público em pauta na sessão de hoje da Casa Plínio Amorim

Plenário da Câmara Municipal de Petrolina/Foto: Waldiney Passos

Dois momentos importantes constam da pauta para a sessão da Câmara Municipal de Petrolina nesta terça-feira (9): a participação da coordenadora do Grupo de Atenção a Pessoa com Lúpus do Vale do São Francisco, Fabiana da Conceição Bezerra, para explanar sobre a importância de políticas públicas para as pessoas com Lúpus em virtude da Campanha de Combate à doença, que é realizada todos os anos no dia 10 de maio e a audiência pública, para tratar do aumento da tarifa do transporte coletivo, que visa debater o porquê da majoração ocorrida no dia 19 de março. As duas solicitações são de autoria do vereador Gilmar Santos (PT).

A sessão ordinária acontecer a partir das 9 horas no plenário da Casa Plínio Amorim. A audiência pública está prevista para ter início a partir das 10 horas da manhã.

 

Câmara de Vereadores de Petrolina promoverá Audiência Pública sobre Transporte nesta terça

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta terça-feira (9), às 10h30min, a Câmara Municipal de Petrolina vai realizar uma Audiência Pública sobre o serviço de transporte público na cidade. Além de discutir a real necessidade do último reajuste de 9,4%, feito pelas empresas de ônibus da cidade, a audiência pública tem como objetivo refletir sobre as causas da precarização do transporte público e suscitar reflexões sobre o desenvolvimento de políticas públicas que possam garantir maior democratização do serviço prestado à população

A audiência contará com a participação da sociedade civil organizada, entidades representativas do movimento estudantil, representações das categorias ligadas ao transporte, o poder público municipal, parlamentares estaduais e autoridades dos órgãos do poder judiciário.

Requerida pelo vereador Gilmar Santos (PT), a audiência será uma oportunidade para que os parlamentares municipais possam realizar uma escuta e elaborar proposições para um tema de grande importância na sociedade, pois envolve questões de mobilidade de diversas categorias e setores da população: estudantes, trabalhadores, aposentados, comerciantes e pessoas com deficiência.

Ammpla faz blitz educativa para orientar motoristas sobre a importância da vistoria veicular

(Foto: ASCOM)

Fiscais e agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Petrolina (Ammpla) orientaram, na tarde desta quarta-feira (19), motoristas que trabalham com os veículos que compõem o sistema local de transporte público complementar e individual de passageiros, dentre eles: veículos de transporte escolar, táxi, mototáxi, de fretamento e de turismo. A ação aconteceu na Av. Monsenhor Ângelo Sampaio.

Os agentes fizeram abordagens ao longo da Avenida com o intuito de informar sobre os prazos, importância da vistoria e documentação necessária para realização do processo.

“Essa blitz teve o objetivo de orientar os motoristas. Passamos várias informações e tiramos dúvidas das categorias sobre a vistoria. É importante que quem trabalha com transporte público complementar e individual de passageiros não deixe para procurar a Ammpla em cima da hora e realize todo o processo dentro do prazo”, alertou o coordenador de Educação e Trânsito, agente Franklin Alves.

23456