Colômbia recusa voos com deportados dos EUA e Trump reage com taxação

Em resposta à recusa da Colômbia de voos de nacionais deportados em aviões dos EUA, Trump impôs tarifas de 25% aos produtos do país

Neste domingo (26), a Colômbia anunciou que barrou a entrada de aviões militares dos Estados Unidos com migrantes deportados. O presidente colombiano, Gustavo Petro, utilizou a rede social X para afirmar que seus cidadãos devem ser tratados com “dignidade”.

“Um migrante não é um criminoso e deve ser tratado com a dignidade que um ser humano merece. É por isso que mandei devolver os aviões militares dos EUA que vieram com migrantes colombianos”, escreveu o mandatário.

Petro não especificou quantos voos planejavam aterrissar em território colombiano e nem quantas pessoas eram transportadas.

O presidente da Colômbia completou: “não posso obrigar os migrantes a permanecer num país que não os quer, mas se esse país os devolver, deverá ser com dignidade e respeito por eles e pelo nosso país. Nos aviões civis, sem sermos tratados como criminosos, receberemos os nossos compatriotas”, publicou.

LEIA MAIS

Lula sanciona lei que restringe celulares nas escolas. Veja o que muda

Com a lei, os alunos ficarão impedidos de utilizar eletrônicos inclusive no recreio e intervalo das aulas. Há exceções

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (13/1), a sanção ao Projeto de Lei nº 4.932/2024, em solenidade com o ministro da Educação, Camilo Santana. O texto restringe o uso de celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e privadas por todo o Brasil.

O que muda?

  • Alunos ficam impedidos de utilizar celulares e outros aparelhos eletrônicos, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas;
  • Há exceções, como uso em atividades pedagógicas e com autorização do colégio;
  • Em casos de “perigo, de necessidade ou caso de força maior”, os estudantes poderão ter acesso aos aparelhos;
  • Também fica permitido celular para acessibilidade, inclusão e atendimento às condições de saúde dos alunos.

Depois da assinatura, começa prazo de 30 dias para regulamentar a lei por meio de decreto. Os aparelhos podem ser levados para o colégio, mas não devem ser acessados durante o período das aulas.

LEIA MAIS

Com 19 votos favoráveis Mitu do Sindicato é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA)

Na noite desta quarta-feira (01) poucos minutos depois de empossado para seu segundo mandato o vereador Mitu do Sindicato foi eleito para presidência da Casa Aprígio Duarte.

E por pouco não conseguiu a totalidade da Câmara. Dos 21 vereadores presentes 19 votaram e conduziram Mitu à presidência da Casa Legislativa de Juazeiro.

Com esta aprovação a composição da nova Mesa Diretora da Câmara ficou assim: Mitu do Sindicato como presidente, Aníbal Araújo como vice-presidente, Ana Laura na função de primeira secretária e Vânia Santos como segunda secretária.

Em um ofício encaminhado ao novo presidente do legislativo, o prefeito Andrei Gonçalves, apontou o vereador Ziel Almeida como líder do governo na Câmara Municipal.

Ziel Almeida, que figurava como vice-presidente nas tratativas anteriores, num acordo, cedeu a vaga de vice na mesa diretora da Câmara de Vereadores para Aníbal Araújo e passa a assumir a liderança do governo no legislativo.

Fonte: RedeGN

Reviravolta: Vereador Osório Siqueira vence Aero Cruz e é eleito presidente da Câmara Municipal de Petrolina

Apesar de muitos considerarem certa a reeleição do vereador Aero Cruz para a presidência da Câmara Municipal de Petrolina no biênio 2025/2026, a noite de votação trouxe uma reviravolta. Uma chapa de última hora, encabeçada pelo vereador Osório Siqueira, foi apresentada e acabou vencendo a disputa com 12 votos completos, enquanto 11 vereadores optaram pela abstenção.

Osório Siqueira, que já presidiu a Casa Plínio Amorim por cinco vezes, volta ao cargo demonstrando sua capacidade de articulação e influência no cenário político local.

Osório Siqueira tem uma longa trajetória na política de Petrolina, destacando-se como presidente da Câmara Municipal por quatro mandatos. Sua liderança foi marcada por articulações políticas habilitadas e pela capacidade de mediar conflitos na legislação municipal.

Além disso, Osório Siqueira consolidou-se como uma figura influente na política local, sendo reconhecido pela experiência e pelo trabalho dedicado ao fortalecimento do legislativo em Petrolina. Sua atuação contribuiu para pautas significativas, buscando sempre o diálogo com os demais vereadores e a população.

Em sua fala, Osório reafirmou que continua aliado ao grupo Coelho, mas que a eleição da Mesa Diretora é uma prerrogativa da Casa e, portanto, não poderia deixar de concorrer uma vez que foi convocado pelos demais pares para concorrer o pleito.

Eleições do Sport: Yuri Romão é reeleito para o biênio 2025/2026

Atual presidente do Sport, Yuri Romão seguirá à frente do clube rubro-negro por mais dois anos. Encabeçando a chapa “É Daqui pra Cima”, Romão superou o adversário Rafael Arruda, da chapa “Leões pela Mudança”, em pleito realizado nesta segunda-feira (16).

A vitória de Yuri Romão foi oficializada por volta das 20h25, horário de Brasília.

Após 12 urnas apuradas, o atual presidente rubro-negro garantiu o direito de comandar a gestão do clube no biênio 2025/26 com parciais 1146 votos contra 249 de Rafael Arruda, uma diferença de 897 votos.

Com um total de 2142 votos válidos, os números, que representavam mais de 80% até o momento, já eram suficientes para definir o resultado do pleito, uma vez que o número de votos a ser apurado já não era mais o suficiente para reverter a vantagem de Yuri Romão.

Ingrid Zanella vence eleição para presidência da OAB-PE

Ingrid Zanella, eleita para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE)

A candidata Ingrid Zanella foi eleita para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), após eleição realizada nesta segunda-feira (18). Ingrid venceu o pleito com 47,82% dos votos, totalizando 11.441 eleitores, sendo a primeira mulher a conquistar a presidência da entidade em 93 anos. Os candidatos derrotados no pleito foram Almir Reis, com 42,53% (10.175 votos) e Fernando Santos Júnior, com 5,47% (1.308 votos).

Ingrid Zanella foi candidata pela chapa Renovação Experiente, ao lado de Schamkypou Bezerra como vice, agora eleita para suceder Fernando Ribeiro Lins na presidência da OAB-PE.

LEIA MAIS

Presidente do PL diz que vai apresentar ao TSE estudo que prova erros nas urnas eletrônicas

Valdemar Costa Neto disse ter registros fotográficos comprovando que cerca de 250 mil urnas possuem o mesmo número de identificação

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou em entrevista que “até terça” (22) apresentará denúncia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre irregularidades nas urnas dos modelos pré-2020 e afirma que os resultados dessas urnas não podem ser considerados por falha grave na identificação dos equipamentos.

“São as urnas antigas. Todas elas têm o mesmo número. Não tem patrimônio, não tem como controlar a urna. Você vai checar a urna antes da eleição e são todas com o mesmo número”, disse.

Segundo Costa Neto, não há proposta de nova eleição, mas o TSE terá que decidir o que fazer sobre essa situação. Questionado sobre se o fato de ter o mesmo número seria um indício de irregularidade, o presidente do PL afirmou que, com o mesmo número, não há como checar as urnas e atribuir as condições de cada equipamento individualmente.

“Se elas têm o mesmo número, como que você vai checar a urna antes da eleição? Eu acredito que sejam umas 250 mil urnas. Todas as urnas antes do ano 2020 têm o mesmo número de patrimônio”, explicou.

Costa Neto explicou que isso é culpa dos funcionários do TSE e não da direção da corte. “A direção do TSE não tem conhecimento disso. Pessoal de cima não sabe que existe isso lá embaixo”, disse.

Segundo ele, o problema só foi identificado devido à insistência do presidente Jair Bolsonaro de verificar todos os equipamentos.

“Eu insisti com o pessoal, eles foram lá e descobriram isso aí. Temos tudo já comprovado, tudo fotografado, tudo colocado em cartório. Nós não queremos nova eleição, não queremos agitar a vida do país, mas eles (TSE) têm que decidir o que vão fazer”, finalizou.

Bolsonaro tem 53,3%, e Lula, 46,7% dos votos válidos, aponta Brasmarket

O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), está 6,6 pontos percentuais à frente de seu adversário no segundo turno das eleições presidenciais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com a pesquisa Brasmarket divulgada nesta segunda-feira (24). Enquanto Bolsonaro tem 53,3% dos votos válidos, Lula aparece com 46,7%.

A pesquisa, feita por iniciativa da própria empresa, ouviu 2.400 pessoas de 529 municípios, entre 19 e 23 de outubro. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-08487/2022.

Se considerados também os votos não válidos, Bolsonaro tem 47,7%, enquanto Lula tem 41,8%. Vão votar nulo ou em branco 5,2% dos eleitores; 2,9% não sabem ou não responderam; e 2,5% disseram que não vão votar.

Lula tem 42,7% ante 36,4% de Bolsonaro, diz Paraná Pesquisas

Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta 3ª feira (27.set.2022) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 42,7% das intenções de voto no 1º turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em seguida, com 36,4%.

Lula e Bolsonaro estavam empatados nos últimos 2 levantamentos do Paraná Pesquisas. No último, realizado de 15 a 19 de setembro, o petista pontuava 40,1% contra 36,4% do chefe do Executivo.

Na sequência de Lula e Bolsonaro, estão:

Ciro Gomes (PDT) – 5,6% (na última pesquisa, tinha 7,2% das intenções de voto);

Simone Tebet (MDB) – 5% (tinha 4,6%);

Soraya Thronicke (União Brasil) – 0,8%;

Felipe D’Ávila (Novo) – 0,1%;

Vera Lúcia (PSTU) – 0,1%; Leonardo Péricles (UP) – 0,1%;

Padre Kelmon (PTB) – 0,1%.

Os candidatos Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4,6%; outros 4,6% dizem que não sabem ou não responderam.

O levantamento ouviu 2.020 eleitores de 23 a 26 de setembro de 2022. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-03928/2022 (checar). A pesquisa custou R$ 104.000,00 e foi paga pela instituição financeira BGC.

2º TURNO

Em um eventual 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 48% contra 40,4% do chefe do Executivo. Brancos, nulos ou nenhum somam 7,9%. Os que não sabem ou não responderam são 3,7%

Ipec aponta Lula com 17 pontos à frente de Bolsonaro e acirra ainda mais o debate sobre a idoneidade dos institutos de pesquisa

Uma coisa é certa, após  domingo, dia 02 de agosto, com a contabilização dos votos nestas eleições, a credibilidade dos institutos de pesquisa não será mais a mesma. Aliás, desde a eleição de 2018 para presidente, quando o Datafolha publicou uma pesquisa no dia 28 de setembro daquele ano, poucos dias antes do primeiro turno das eleições, informando que o então candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, perderia no segundo turno para qualquer um dos candidatos, que os eleitores estão um tanto quando incrédulos com a divergência entre o resultado oficial das eleições e as sondagens dos institutos de pesquisa.

Veja abaixo as simulações de segundo turno mostradas pelo Datafolha em 2018:

Haddad x Bolsonaro

Haddad: 45%

Bolsonaro: 39%21

Branco/nulo: 13%

Não sabe: 2%

Alckmin x Bolsonaro

Alckmin 45%

Bolsonaro: 38%

Branco/nulo: 16%

Não sabe: 2%

Ciro x Bolsonaro

Ciro 48%

Bolsonaro 38%

Branco/nulo: 12%

Não sabe: 2%.

Veja que em todos os cenários Bolsonaro não passava de 39%, mas quando as urnas foram abertas o atual presidente foi eleito com 55,13% – uma diferença de 16,13%.

Primeiro turno

A mesma pesquisa do Datafolha  contratada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo” e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08687/2018, apontou que no primeiro turno Bolsonaro teria apenas 28% das intenções de voto, seguido por Haddad (22%). Mais uma vez o erro foi grande, Bolsonaro obteve no primeiro turno  46,03% – uma diferença de 18,03 pontos percentuais.

Pois bem, se em 2018 houve toda essa divergência nos resultados das pesquisas, este ano não está sendo diferente. O próprio presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi às redes sociais na última quinta-feira (22), questionar os resultados das pesquisas eleitorais e pedir punição a institutos, sem especificar a qual entidade se referia.

No Twitter, Lira escreveu: “Nada justifica resultados tão divergentes dos institutos de pesquisas. Alguém está errando ou prestando um desserviço. Urge estabelecer medidas legais que punam os institutos que erram demasiado ou intencionalmente para prejudicar qualquer candidatura. Não podemos permitir que haja manipulações de resultados em pesquisas eleitorais. Isso fere a democracia.”

E ele tem toa razão, o que estaria acontecendo com tamanha disparidade nos resultados dos diversos institutos de pesquisa? NA última semana, por exemplo, teve resultado de pesquisas para atender todos os gostos: Lula liderando com 18 pontos de frente, Lula liderando entre 6 e 8 pontos de frente, Lula em empate técnico com Bolsonaro dentro da margem de erro e Bolsonaro liderando com 13 pontos de frente.

Diante deste cenário alguém vai ter que pedir desculpas aos brasileiros após as eleições por tentarem influenciar o eleitor com resultados construídos. Mesmo que recorram ao velho discurso das metodologias diferenciadas, nada justifica essa divergência gritante entre os resultados apresentados.

Hoje, o Instituto Ipec divulgou nova pesquisa, contratada pela TV Globo, apontando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com 48% das intenções de voto e tem possibilidade de vitória em 1º turno, com 52% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 31% e 34% dos votos válidos. Com isso, a diferença entre os dois é de 17 pontos percentuais.

A pesquisa realizou 3.008 entrevistas pessoais face a face entre os dias 25 e 26 de setembro. O nível de confiança, segundo o Ipec, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-01640/2022 com custo de R$ 347.659,06

Ipec: Lula sobe para 47% e aumenta distância para Bolsonaro no 1º turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou positivamente 1% e aumentou sua distância para o segundo colocado na disputa presidencial, Jair Bolsonaro (PL), de acordo com dados da nova pesquisa do Ipec, antigo Ibope, publicada na noite desta segunda-feira (19) pela TV Globo.

Lula, que tinha 46% no levantamento da última semana, agora tem 47% das intenções de voto. Bolsonaro, por outro lado, se manteve com os mesmos 31% da preferência apresentados na pesquisa anterior.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) não oscilou, mantendo-se estável em 7%. Já a senadora Simone Tebet (MDB), que tinha 4% da preferência, agora tem 5% das intenções de voto. A também senadora Soraya Thronicke (União) se manteve com 1%.

Brancos e nulos somaram 5% das intenções de voto, enquanto 4% ainda se disseram indecisos sobre o primeiro turno.

Conforme os números do Ipec, se as eleições fossem hoje, Lula venceria no primeiro turno, visto que suas intenções de voto (47%) superam a soma dos percentuais obtidos pelos adversários (44%).

O Ipec entrevistou 3008 eleitores presencialmente, em 181 municípios, entre os dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança em 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00073/2022.

Pesquisa Brasmarket mostra Bolsonaro com 13 pontos percentuais à frente de Lula

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), está 13 pontos percentuais à frente de Lula (PT), segundo a nova pesquisa da Brasmarket, divulgada nesta quinta-feira (15).

Levando em consideração o cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados), Bolsonaro aparece em primeiro lugar com 43,5% das intenções de voto, seguido por Lula, que tem 30,5%, Ciro Gomes (PDT), com 7,6%, e Simone Tebet, com 4,6%. Nulos e brancos representam 6,8%, e indecisos, 5,3%. Os demais candidatos à Presidência não pontuaram mais que 0,8%.

LEIA MAIS

Jair Bolsonaro lidera corrida presidencial, diz pesquisa Futura Inteligência

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e lidera corrida presidencial, segundo pesquisa Modalmais/Futura Inteligência divulgada nesta quinta-feira (8). Veja os números do cenário estimulado, em que é apresentada uma lista de candidatos:

Jair Bolsonaro (PL): 41,8%
Lula (PT): 35,7%
Ciro Gomes (PDT): 7,7%
Simone Tebet (MDB): 5,4%
Soraya Thronicke (União Brasil): 0,7%
Pablo Marçal (PROS): 0,5%
Felipe d’Ávila (Novo): 0,2%
Léo Péricles (União Popular): 0,2%
Sofia Manzano (PCB): 0,2%
Vera (PSTU): 0,2%
Constituinte Eymael (Democracia Cristã): 0,1%
Não sabe/não respondeu/indeciso: 4,1%
Branco/nulo: 3,2%

Se os candidatos fossem apenas Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), o atual presidente também lideraria as intenções de voto. Confira:

LEIA MAIS

Pesquisa mostra Bolsonaro na frente de Lula na corrida ao Planalto

Jair Bolsonaro está numericamente a frente de Lula na pesquisa eleitoral para presidente do instituto Gerp, divulgada nesta segunda-feira.

De acordo com o levantamento, o quinto do instituto para o cargo, Bolsonaro tem 39%das intenções de voto do eleitorado, contra 38% de Lula.

Considerando a margem de erro de 2,18 pontos, os dois estão tecnicamente empatados. É a primeira vez, contudo, que o presidente aparece na frente do petista na série do instituto iniciada em março deste ano.

Bolsonaro já teve 31% em março, foi para 35% em abril, passou a 37% em junho e 38% em agosto agosto. Em setembro, foi a 39%. Já Lula tinha 38% em março e variou de um a dois pontos para cima no período e voltou para os 38% em setembro.

Apesar de Lula ter sido superado numericamente na preferência do eleitor, Bolsonaro ainda é mais rejeitado do que o seu rival, segundo o levantamento. O petista tem 46% de rejeição enquanto seu adversário tem 53%.

O levantamento ouviu 2.095 pessoas entre 29 de agosto e 1º de setembro. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR – 09102/2022.

Ipec: Lula segue com 44%; Bolsonaro está com 31%

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (5), encomendada pela Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022.

Em relação ao levantamento anterior do Ipec, de 29 de agosto, Lula se manteve com o mesmo percentual; Bolsonaro oscilou um ponto para baixo –na ocasião, tinha 32%.

PÁGINA ESPECIAL: Veja os dados completos da pesquisa Ipec

Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 8% das intenções. Simone Tebet (MDB) tem 4%. Ambos oscilaram um ponto para cima em relação à pesquisa anterior do Ipec e se mantiveram empatados no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Felipe d’Avila segue com 1%, como na semana passada. Soraya Thronicke (União Brasil) também aparece com 1%.

Os nomes de Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano(PCB) e Vera (PSTU) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um.

Roberto Jefferson não é mais o candidato do PTB à Presidência. No sábado (3), o partido indicou Padre Kelman para substitui-lo. A alteração se deu porque oTSE cassou o registro da candidatura de Jefferson. A pesquisa Ipec foi registrada no TSE na semana passada, quando ele ainda era oficialmente candidato do PTB.

Intenção de voto estimulada

  • Lula (PT): 44% (44% na pesquisa anterior, em 29 de agosto)
  • Jair Bolsonaro (PL): 31% (32% na pesquisa anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 8% (7% na pesquisa anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 4% (3% na pesquisa anterior)
  • Felipe d’Avila (Novo): 1% (1% na pesquisa anterior)
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1%(0% na pesquisa anterior)
  • Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Constituinte Eymael (DC): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Pablo Marçal (PROS): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Roberto Jefferson (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Branco/nulo: 6% (7% na pesquisa anterior)
  • Não sabe/não respondeu: 5% (6% na pesquisa anterior)

A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022.

A pesquisa mostra que Lula vai melhor entre quem tem renda de até um salário mínimo, entre quem recebe algum tipo de benefício do governo federal e quem tem ensino fundamental. As intenções de voto no petista são mais expressivas entre:

  • Eleitores que avaliam como ruim ou péssima a gestão do presidente Jair Bolsonaro (75%, dois pontos a mais que os 73% da última pesquisa, de 29 de agosto);
  • Aqueles que têm renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (56%); eram 54% no levantamento anterior;
  • Os que vivem na região Nordeste (56%, ante 57% da pesquisa anterior);
  • Aqueles que têm ensino fundamental (54%, ante 52% da pesquisa anterior);
  • Eleitores em domicílios que alguém recebe benefício do governo federal (50%, ante 52% da pesquisa anterior);
  • Os católicos (50%, ante 51% da pesquisa anterior);
  • Entre os que se declaram pretos e pardos (47%, mesmo índice da pesquisa anterior).

Já Bolsonaro vai melhor entre homens, evangélicos e entre aqueles que ganham mais de 5 salários mínimos:

  • Eleitores que avaliam positivamente a sua gestão atual (79%, ante 81% da última pesquisa, de 29 de agosto);
  • Os evangélicos (46%, ante 48% da pesquisa anterior);
  • Aqueles cuja renda familiar mensal é superior a 5 salários mínimos (45%, contra 47% da pesquisa anterior)
  • Homens (36%, mesmo percentual da pesquisa anterior; entre as mulheres é citado por 26%; na pesquisa anterior, eram 29%);
  • Quem tem ensino médio (34%, ante 37% da pesquisa anterior) e quem tem ensino superior (34%, mesmo percentual da pesquisa anterior).

Neste levantamento, Bolsonaro passa a se destacar também:

  • Entre os que têm renda de 2 a 5 salários mínimos (40%, ante 37% do levantamento anterior)
  • Entre os que vivem na região Sul (39%, ante 34% na pesquisa anterior)

Segundo o Ipec, os outros candidatos “apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados”.

O Ipec também pesquisou a intenção de votos no segundo turno. Lula vence por 52% a 36% no cenário pesquisado.

  • Lula (PT): 52% (50% na pesquisa anterior, de 29 de agosto)
  • Bolsonaro (PL): 36% (37% na pesquisa anterior)

Na resposta espontânea, em que não são mostrados os nomes dos candidatos, os números de Lula e Bolsonaro seguem próximos da estimulada. Lula tem 42% e Bolsonaro, 30% –em relação ao levantamento anterior, ambos oscilaram dentro da margem de erro.

  • Lula (PT): 42% (40% na pesquisa anterior, em 29 de agosto)
  • Jair Bolsonaro (PL): 30% (31% na pesquisa anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 5% (4% na pesquisa anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 2% (2% na pesquisa anterior)
  • Felipe d’Avila (Novo): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Pablo Marçal (PROS): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Soraya Thronicke (União): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Constituinte Eymael (DC): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Roberto Jefferson (PTB): não foi citado (não foi citado no levantamento anterior)
  • Sofia Manzano (PCB): não foi citada (0% na pesquisa anterior)
  • Vera (PSTU): não foi citada (não foi citada na pesquisa anterior)
  • Branco/nulo: 7% (9% na pesquisa anterior)
  • Não sabe/não respondeu: 13% (14% na pesquisa anterior)
12345