A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (29) pelo prefeito Miguel Coelho e os trabalhos já começam semana que vem. De acordo com Miguel, o investimento será de R$ 3,8 milhões para reestruturar e modernizar todo o espaço.
No projeto estão previstos padronização dos espaços para as bancas, um palco para eventos, colocação de um novo piso, instalação de gradis de proteção, melhoria na iluminação, reforma na infraestrutura sanitária e elétrica, além de pintura geral.
A população de Petrolina poderá acompanhar a evolução da vacinação contra a covid-19. A Prefeitura anunciou nessa quinta-feira (28) que dará mais transparência ao processo. Ou seja, a relação com o nome dos imunizados será publicada no site oficial a partir dessa semana.
A medida segue uma recomendação feita pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a diversas cidades do interior. No balanço feito pela Prefeitura de Petrolina, mais de 2.800 pessoas já receberam a primeira dose da CoronaVac. Esse público é formado pelos profissionais de saúde, na linha de frente do combate a doença.
O prefeito Miguel Coelho fez uma agenda de vistorias a obras, nessa segunda (25). O gestor visitou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em construção nos bairros Rio Corrente e Nova Petrolina. As duas obras receberão investimento de R$ 2,3 milhões, numa parceria da Prefeitura de Petrolina com o Governo Federal.
O posto de saúde do Rio Corrente terá três consultórios médicos, um de odontologia, espaço administrativo, salas de vacina, armazenamento, observação, farmácia, para curativos e banheiros. Essa unidade deve ficar pronta já em fevereiro.
O posto do Nova Petrolina tem um porte maior, incluindo oito consultórios médicos e dois de odontologia, além dos outros equipamentos auxiliares como sala de vacina e farmácia. Esta unidade deve ser inaugurada em maio.
Em visita ao Sertão de Pernambuco nesta quinta-feira (21), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), que apoiou a candidatura do ex-deputado estadual Odacy Amorim para prefeito de Petrolina, no ano passado, visitou o prefeito reeleito Miguel Coelho. Segundo a assessoria do deputado, o motivo da visita ao chefe do executivo petrolinense, seria o anúncio de novas emendas para o município e saber como está o andamento das emendas apresentadas por Gonzaga no ano de 2020.
Ainda de acordo com a equipe de Patriota, em 2020, o deputado destinou R$ 500 mil para restauração e reforma da antiga estação ferroviária do distrito de Rajada e sua praça, localizadas na zona rural de Petrolina e, de acordo com o prefeito, as obras serão iniciadas.
Primeiro passo foi dado na luta contra a covid (Foto: Ascom PMP)
Uma cerimônia marcou o início da vacinação contra a covid-19 em Petrolina. A primeira imunizada é uma profissional da saúde e as equipes da Secretaria de Saúde do município seguirão com os trabalhos nessa quarta-feira (20). Segundo o prefeito Miguel Coelho (MDB), nesse momento inicial a prioridade é garantir as duas doses ao grupo prioritário.
“Iniciamos com os trabalhadores da saúde. Hoje vamos iniciar o grupo de idosos que estão em abrigos e asilos. A gente precisa continuar com toda cautela até atingir a imunização de rebanho”, disse o prefeito que foi entrevistado no programa Super Manhã da Rádio Jornal.
O Governo Federal repassou doses insuficientes para imunizar todos os integrantes do grupo prioritário. Porém, o gestor afirmou que não há risco de os imunizados ficarem sem a segunda dose. “A gente não pode correr o risco de fazer a aplicação da primeira e não ter a segunda dose. A gente vai usar o planejamento para garantir a segunda dose nesse lote e nos próximos que a gente for fazer [o pedido]“, destacou.
Hospital de Campanha no Monte Carmelo foi escolhido como palco da vacinação (Foto: Ascom PMP)
A estimativa da Prefeitura de Petrolina é iniciar a imunização contra a covid-19 no público alvo ao final da tarde dessa terça-feira (19). Um ato simbólico está agendado para 17h, no Hospital de Campanha do Monte Carmelo, no bairro Jatobá e a cerimônia será aberta apenas à imprensa.
A primeira pessoa a receber a vacina será um profissional da saúde. Após a imunização dos primeiros pacientes, o prefeito Miguel Coelho (MDB) concederá uma coletiva, respeitando todos os protocolos da pandemia.
As primeiras doses da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês SinoVac desembarcaram em Pernambuco na noite da última segunda-feira (18). Na sequência o carregamento seguiu ao interior, entretanto ainda não foi informado o quantitativo destinado a Petrolina.
Petrolina está prestes a iniciar a vacinação contra o coronavírus. Após se reunir com o comitê de enfrentamento ao coronavírus, o prefeito Miguel Coelho anunciou que o primeiro lote de vacinas chega nesta terça-feira (19) a Petrolina. As doses serão transportadas, na madrugada, pelo Governo de Pernambuco para distribuição aos municípios da região do Vale do São Francisco.
O total de vacinas repassado para Petrolina só será divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado nesta terça. Mas, segundo o prefeito, assim que o material estiver em Petrolina, será iniciada, imediatamente, a vacinação com prioridade para os profissionais de saúde e pessoas atendidas por abrigos de idosos.
A estrutura de abastecimento, conservação e as equipes de saúde já estão prontas para o início da campanha de imunização em Petrolina. “Independente de quantas doses chegarem, vamos começar a vacinação imediatamente. Começaremos pelos profissionais de saúde e idosos das casas de acolhimento. É uma boa notícia que renova nossa esperança e mostra que o planejamento de Petrolina está no rumo certo para que possamos vencer juntos esse vírus”, disse o prefeito após a reunião.
17 de janeiro pode ser considerado como o Dia D da vacinação contra a covid-19. Hoje a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford. Imediatamente o prefeito Miguel Coelho (MDB) afirmou que Petrolina está pronta para imunizar o grupo prioritário.
“Petrolina está 100% pronta para iniciar a vacinação da população, e tão logo as doses cheguem à nossa cidade, vamos aplicá-las seguindo as fases do plano de imunização. Com fé em Deus, isso acontecerá na próxima quarta, dia 20. Viva a ciência! Viva o SUS! Vamos vencer juntos!”, escreveu nas redes sociais.
Petrolina está 100% pronta para iniciar a vacinação da população, e tão logo as doses cheguem à nossa cidade, vamos aplicá-las seguindo as fases do plano de imunização. Com fé em Deus, isso acontecerá na próxima quarta, dia 20. Viva a ciência! Viva o SUS! Vamos vencer juntos! 🇧🇷
Após sair de uma reunião com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, informou que foi acertado um prazo para a aplicação das vacinas em Petrolina já na quarta-feira (20).
O encontro com o ministro da Saúde foi articulado pela Frente Nacional dos Prefeitos, da qual Miguel é um dos vice-presidentes. De acordo com o gestor de Petrolina, Pazuello informou que as vacinas CoronaVac e AstraZeneca já devem ser autorizadas no domingo (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Veja o vídeo acima.
Ronaldo Souza, o Ronaldo Cancão (DEM) não conseguiu uma cadeira na Câmara de Vereadores para o período legislativo de 2021 a 2024. Mas o suplente foi nomeado assessor especial na Prefeitura de Petrolina. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (11).
Cancão obteve 2.040 votos na eleição de 2020, ficando na segunda suplência do DEM. Mesmo sem ter a sorte de César Durando (DEM), empossado vereador após a saída de Gilberto Melo (DEM) para a Secretaria de Agricultura, Cancão seguirá ao lado do prefeito Miguel Coelho (MDB).
Apesar de a nomeação ter saído apenas nessa semana, ela é retroativa ao dia 1° de janeiro, o início do segundo mandato de Miguel na Prefeitura.
Um dos temas abordados na coletiva de imprensa do prefeito Miguel Coelho (MDB) foi a vacinação contra a covid-19. E mais uma vez o gestor destacou que comprará a vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), independentemente de onde vier.
“Já tá todo mundo cansado da pandemia, de todo tipo de esforço. E a gente precisa achar uma forma de sair. A única forma que a gente tem de sair é com a vacina. Qualquer outro mecanismo ou ideia é meramente paliativa. A gente não quer mais enxugar gelo“, disse Miguel.
De acordo com o prefeito, o município já iniciou diálogos com o Governo Federal e com o Instituto Butatantan para adquirir um imunizante. “Seja da China, da Rússia, dos Estados Unidos ou da Inglaterra, da onde for, tem que vir uma vacina para a gente superar. Estou confiante que mais tardar em fevereiro a gente já vai ter essa vacinação iniciada”, concluiu.
Um convênio assinado nesta segunda-feira (4), entre o prefeito Miguel Coelho e a Codevasf garantiu R$ 5,1 milhões para recapeamento e pavimentação de ruas de Petrolina. Os serviços serão iniciados em fevereiro.
Os recursos são destinados para recapeamento de vias próximas ao Distrito Industrial e para serviços de pavimentação com blocos intertravados na área de entorno do Centro de Convenções e nas proximidades da Porta do Rio.
As obras fazem parte do programa “Petrolina Cresce Mais”, anunciado nesta segunda. Durante coletiva, o prefeito Miguel Coelho informou que pretende construir nos próximos anos a Orla 3, duplicar 16 avenidas, pavimentar 600 vias, construir o Parque do Povo e colocar em prática o projeto para iluminação em LED de toda a cidade.
Investir na rede de assistência social. É uma das metas que está entre os seis pilares da gestão do prefeito Miguel Coelho para o novo mandato que se iniciou dia 1º de janeiro. Nos próximos o governo municipal pretende colocar em prática novas ações estratégicas e construir novos equipamentos sociais como CRAS, CREAS e um novo Restaurante Popular para melhorar ainda mais os índices já alcançados na área social, como o Selo Unicef em 2020.
Outro índice comemorado pela gestão Miguel Coelho em Petrolina é o Indicador de Desenvolvimento dos Centros de Referência da Assistência Social (ID CRAS), cuja nota cresceu de 2,26 (em 2016), para 4,1 em 2019.
“A gente não consegue ter poder ou controle sobre decisões técnicas ou judiciais. O que a gente vem buscando é recorrer e responder dentro do campo do direito. O que está claro é esse peso morto da Compesa se tornou em Petrolina”, afirmou o prefeito.
Se a licitação emperrar, o próximo passo é assumir o serviço. “[A Compesa] só faz quebrar a avenida, mas ligar conexão nova de água e fazer investimento em manutenção a gente não vê isso acontecer. Isso precisa dar um basta. Nem que a Prefeitura assuma o serviço esse ano, nós vamos resolver essa parada“, concluiu.
Prefeito comentou sobre possível candidatura a 2022 (Foto: Blog Waldiney Passos)
Após a apresentação das metas para a gestão 2021-2024, o prefeito Miguel Coelho (MDB) também falou com a imprensa sobre habitação, briga jurídica com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e comentou sobre seu futuro político.
Reeleito em 2020 com votação histórica, o prefeito foi questionado sobre uma possível disputa a governador de Pernambuco em 2022. “O Governo do Estado hoje é extremamente omisso, a gente percebe que Pernambuco vem perdendo oportunidades. É um projeto que está cansado e as eleições demonstraram disso, tanto que a oposição das seis maiores cidades venceu em cinco“, disse.
“A gente tem que estar disposto a debater Pernambuco, a debater o futuro. Quem não quer ter os números que Petrolina tem? Toda cidade quer, com toda modéstia que a gente tem. A cidade que mais gera emprego em Pernambuco é Petrolina. Se a gente não quiser compartilhar o que está dando certo é puro egoísmo”, enfatizou.