Miguel volta a pedir para população evitar aglomerações e anuncia reforço na fiscalização

 

O prefeito Miguel Coelho fez um novo apelo para a população evitar grandes concentrações de público, especialmente, em bares e restaurantes.

O gestor informou que, nesta quinta (25), serão realizadas operações conjuntas com a Guarda Civil, Polícia Militar e Bombeiros para coibir excessos devido à expectativa da rodada decisiva do Campeonato Brasileiro.

As medidas buscam sensibilizar a sociedade para a aceleração do contágio pelo coronavírus na região do Vale do São Francisco.

Depois de 35 anos de espera comunidade do N-9, em Petrolina, ganha posto de saúde

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Foram 35 anos de espera. Para ter atendimento de saúde era preciso andar 5 km até o bairro Pedra Linda, local mais próximo da comunidade. Mas nesta quinta-feira (25), a angustia acabou. Os moradores do N-9, na área irrigada de Petrolina, receberam do prefeito Miguel Coelho, uma unidade de saúde exclusiva para eles.

Cerca de 3 mil pessoas serão beneficiadas pelo o novo posto que tem salas de vacina, sala de procedimentos e curativos; consultórios e assistência farmacêutica; além de recepção e banheiros. No discurso, Miguel Coelho agradeceu à equipe da prefeitura responsável pela unidade médica e ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde mais próximo dos bairros.

LEIA MAIS

Miguel Coelho visita a Câmara de Petrolina e elogia trabalho de Aero Cruz

Prefeito elogiou trabalho do novo presidente (Foto: Ascom CMP)

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) visitou a Câmara de Vereadores de Petrolina nesta quarta-feira (24). O deputado estadual Antônio Coelho (DEM) e o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Aurivalter Cordeiro também estiveram presentes na Casa Plínio Amorim na manhã de hoje.

Durante sua passagem pela Casa Legislativa, Miguel elogiou os trabalhos de Aero Cruz (MDB). O vereador assumiu a presidência da Câmara no mês passado e tem buscado modernizar o Legislativo. “O presidente tem honrado a confiança dos vereadores e surpreendido pela velocidade do seu trabalho. Nós fazemos partes de poderes distintos e independentes. Mas estamos em harmonia para continuar crescendo Petrolina”, disse Miguel.

Mesmo com pouco tempo de trabalho, as mudanças na organização da Câmara na infraestrutura já são perceptíveis. E Aero promete manter o ritmo das mudanças. “Devagarinho vamos colocando as pedras no lugar. Vamos investir em um só melhor, ampliar as instalações para a imprensa e concluir o outro lado do estacionamento. Estamos falando do Poder Legislativo da cidade, aqui precisamos dar respostas”, disse o presidente.

Petrolina: boletim da covid registra mais de 70% de ocupação dos leitos de UTI

O boletim da covid-19 divulgado na noite de segunda-feira (22) registrou mais 85 casos positivos em Petrolina. Mas a notícia preocupante foi a elevação na ocupação dos leitos de UTI. O município superou 70% e segundo o prefeito Miguel Coelho (MDB) agora a cidade está com sinal amarelo ligado.

A ocupação atual é de 73,8%. De 42 leitos, 31 estão ocupados, sendo 21 com pessoas de Petrolina e 10 com moradores de outras cidades da região. O prefeito afirmou que tem acompanhado diariamente a evolução dos casos de covid-19 na região do São Francisco, já que, Petrolina, além de receber pacientes locais, atende a população de dezenas de municípios de Pernambuco, Bahia e Piauí.

Diante desse cenário preocupante o prefeito gravou o seguinte vídeo:

LEIA MAIS

Zenildo Nunes solicita retomada das cirurgias eletivas em Petrolina

(Foto: Ascom)

Além da aprovação do reajuste no piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate as Endemias (ACE), a Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou um pedido de Zenildo Nunes (MDB), o Zenildo do Alto do Cocar.

Vereador da base aliada do prefeito Miguel Coelho (MDB), Zenildo pediu o retorno das cirurgias eletivas. “A gente solicita ao prefeito para que ele possa retomar as cirurgias eletivas de hérnia, vesícula, cirurgias pediátricas dentre outros. São milhares de pessoas que aguardam para realizar essas cirurgias que são muitos caras“, afirmou.

O edil também lembrou das cirurgias ginecológicas, as quais até hoje estão paralisadas. “A gente pede para dar uma acelerada e tirar essas pessoas da fila“, destacou. As solicitações foram aprovadas por 14×0 e seguem para análise da Secretaria de Saúde e do prefeito.

Oposição começa a desenhar caminho para rivalizar com PSB em 2022

(Foto: Reprodução)

Três nomes despontam em Pernambuco no grupo da Oposição ao atual governo do Estado: Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (MDB) e Raquel Lyra (PSDB). Todos são prefeitos reeleitos em seus municípios e surgem como possíveis candidatos para 2022.

Atualmente na Oposição, o trio já esteve como aliado do PSB, que governa Pernambuco com Paulo Câmara. Mas diante da pandemia, os gestores alegam não terem recebido o apoio necessário do Estado no enfrentamento da doença.

LEIA MAIS

Em visita ao Recife, Miguel busca estreitar laços com Sebrae e Porto Digital

(Foto: Ascom)

Miguel Coelho (MDB) está cumprindo agenda no Recife e na quinta-feira (11) o prefeito de Petrolina esteve em conversas com representantes do Sebrae e do Porto Digital, para trazer inovação ao município sertanejo. No Porto Digital o gestor conheceu as instalações e buscou ideias para modernizar sua gestão.

“Queremos fazer de Petrolina uma cidade ainda mais inovadora e empreendedora. Nosso interesse é casar com a expertise do Porto Digital com todas as vocações que Petrolina tem. Canalizar essa energia para fazer Pernambuco crescer e se desenvolver, e tornar o Sertão uma referência em inovação e tecnologia”, disse o prefeito.

No Sebrae Miguel visou estreitar os laços com a instituição. “Precisamos pensar em inovação, ajudar o conjunto produtivo local. Queremos soltar a âncora do Porto Digital em Petrolina com o apoio do Sebrae e assim dá o start desse desenvolvimento em Petrolina”, afirmou Miguel.

Projeto que reajusta salário dos agentes de saúde já está na Casa Plínio Amorim

Categoria terá piso salarial reajustado

O primeiro projeto a ser colocado em pauta no ano de 2021, em Petrolina, beneficiará os Agentes Comunitários de Saúde. A informação foi dada pelo vereador Manoel da Acosap (DEM), que é representante da categoria no Poder Legislativo municipal, durante a sessão da última terça-feira (9).

A categoria está com remuneração defasada e logo isso será revisto. “Na pandemia foi baixada uma lei complementar proibindo reajuste salarial a todos os servidores públicos das três esferas de Governo e também que não fosse nomeado qualquer concursado aprovado, a não ser de vaga imediata. Os agentes de Saúde e de Endemias, do qual eu pertenço a essa categoria, aprovamos no ano de 2018 o nosso reajuste do piso salarial e intercalou em três parcelas: 2019, 2020 e 2021. O piso foi fixado em R$ 1.550″, afirmou.

LEIA MAIS

Prefeito de Petrolina diz que aulas presenciais devem ser retomadas entre março e abril

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou na manhã desta sexta-feira (5), que as aulas presenciais em Petrolina devem ser retomadas entre os meses de março e abril. O município vai adotar o sistema híbrido, através do qual parte das aulas são ministradas em sala de aula e parte através da internet.

Miguel informou ainda que a decisão definitiva depende de uma posição dos órgãos de saúde em relação a pandemia do novo coronavírus. Até lá, os alunos continuarão tendo aulas online. Esta semana, o governo de pernambuco já havia anunciada o retorno das aulas presenciais, a partir do mês de março, para o ensino fundamental e educação infantil.

Indagado sobre a vacinação dos professores contra a Covid-19, Miguel Coelho informou que esses profissionais fazem parte do grupo 2 e serão vacinados de acordo com a disponibilidade de vacinas assim que seja concluída a vacinação do grupo 1.

Miguel e Fernando Filho são recebidos por ministro Onyx Lorenzoni para formalizar construção de complexos esportivos

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, encerrou, nessa terça (02), a agenda de encontros em Brasília. O principal compromisso foi uma reunião com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para a assinatura do acordo de cooperação técnica para construção de dois complexos esportivos em Petrolina.

O encontro foi acompanhado também pelo deputado federal Fernando Filho. A assinatura representa a oficialização do projeto “Brasil em Campo” na cidade de Petrolina. A iniciativa pretende implantar vários núcleos poliesportivos por todo o território nacional.

LEIA MAIS

Abertura do Ano Letivo em Petrolina é marcada por novidades na educação

(Foto: Ascom PMP)

O ano letivo de 2021 foi iniciado no dia 1º de fevereiro com muita animação em Petrolina. A tradicional abertura que geralmente reúne várias pessoas presencialmente, nesse ano, precisou ser realizada de forma virtual. Educadores, equipes escolares e os integrantes da Secretaria de Educação se reuniram e contaram a participação do poeta Bráulio Bessa.

No evento a Secretaria de Educação anunciou novidades: o15 escolas em tempo integral, inauguração da Escola do Saber – Centro de formação dos profissionais da rede, seis novas creches e seis novas escolas, aquisição de material, climatização da rede de ensino, entre tantas outras inovações.

Viajando a Brasília (DF), o prefeito Miguel Coelho (MDB) participou da abertura e falou das metas da gestão. “Nossa meta para os próximos quatro anos é que a educação básica de Petrolina seja uma referência nacional de qualidade de ensino. Acreditamos na nossa equipe de educadores e queremos continuar fazendo de Petrolina uma referência para todo o Pernambuco, para todo o Nordeste e também para o Brasil“, disse.

Em Brasília, Miguel Coelho visita ministérios em busca de investimentos para Petrolina

Em passagem pela capital federal, o prefeito Miguel Coelho iniciou, nesta segunda (1°), uma rodada de visitas para articular a liberação de novos investimentos. O chefe do executivo petrolinense cumpriu agendas com o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e o diretor de Gestão do Ministério da Educação, Gabriel Vilar.

No primeiro encontro, com o gestor da Caixa, Miguel conversou sobre a liberação de recursos para obras de saneamento e apoio à Philarmonica 21 de Setembro. Também foi tratado sobre a liberação de crédito para pequenos empreendedores e a realização da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que ocorrerá em Petrolina neste ano.

LEIA MAIS

Reforma da feira da Areia Branca traz mudanças também no trânsito daquela área

Miguel Coelho assina ordem de serviço da reforma da feira da Areia Branca. (Foto: Jonas Santos/PMP)

As obras que serão realizadas na feira do bairro Areia Branca, em Petrolina, também trarão mudanças no trânsito daquela área. Por causa da reforma, um dos lados da rua da Polônio ficará interditado nos próximos dias.

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), ressalta que durante as mudanças, os condutores deverão ficar atentos, principalmente, para evitar estacionar em locais proibidos. A Ammpla reforça ainda que todas as vias estarão devidamente sinalizadas e que os agentes de trânsito estarão no local para orientar os condutores.

A partir desta segunda-feira, 1º de fevereiro, a Feira Livre do bairro Areia Branca passará a funcionar no estacionamento. A revitalização vai melhorar as condições de trabalho dos feirantes e melhor mobilidade para os consumidores, com novas definições desde os boxes de carnes, bancas de produtos e praça de alimentação.

Prefeitura de Petrolina inicia obras do Laboratório e Centro de Diagnóstico Municipal

(Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

As obras do Laboratório Municipal e do Centro de Diagnósticos Municipal de Petrolina foram iniciadas na última sexta-feira (29) e o prefeito Miguel Coelho (MDB) esteve no local para acompanhar o primeiro dia da construção. O município está investindo cerca de R$ 3 milhões e espera entregar os dois prédios ao final de 2021.

Com a construção de mais dois aparelhos públicos, a Prefeitura visa “ampliar o acesso a vários exames”. Tanto o Laboratório quanto o Centro de Diagnóstico estão localizados na Avenida José Maniçoba, ao lado do Centro de Parto Normal.

O laboratório deve ficar pronto em agosto e o centro de diagnósticos em dezembro. “É um complexo de saúde na área central de Petrolina. Aqui teremos uma maternidade, uma clínica de atenção à mulher, um laboratório e um local para diversos exames como eletro e ultrassom. Ainda podemos acrescentar a policlínica municipal e os hospitais. Então, a população terá um polo de saúde acessível, completo e público”, destaca o prefeito.

Petrolina é apontada como a melhor cidade para empreender no interior de Pernambuco

Petrolina está entre as 100 cidade com melhores condições de empreender no país. Essa conclusão está no estudo da Endeavor, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), divulgada nessa semana. Essa é a primeira vez que o município é citado na pesquisa.

O ranking foi criado em 2014 e analisa critérios como infraestrutura, inovação, cultura empreendedora e capital humano. Petrolina é listada com a segunda nota no Estado e de quebra tem o melhor desempenho no interior. A cidade banhada pelo Rio São Francisco fica atrás apenas da capital Recife.

Petrolina tem recuperado nos últimos anos o ritmo do desenvolvimento. Esse ranking comprova que a cidade é um excelente local para investir e empreender. Queremos elevar esse desempenho e temos certeza que isso irá acontecer pela chegada de novos investidores por conta do volume de dezenas de obras viárias, de infraestrutura entre outros fatores. Nossa cidade está pronta para ser a capital nordestina do desenvolvimento“, celebra o prefeito Miguel Coelho.