Miguel Coelho comemora cessão do Aeroporto de Petrolina por mais de R$ 754 milhões

A Companhia de Participações em Concessões, uma subsidiária do Grupo CCR, venceu, nessa quarta-feira (07), o leilão para explorar a concessão por 30 anos do Aeroporto de Petrolina (PE) e outros cinco aeroportos, que faziam parte do “bloco central”. Em suas redes sociais, o prefeito Miguel Coelho comemorou o valor da concessão, que deve investir cerca de R$ 226 milhões no só no aeroporto de Petrolina.

O nosso aeroporto estava em um grupo com outros 5, que tinha o lance inicial de R$ 8 milhões, mas que foi arrematado por mais de R$ 754 milhões. Isso indica que teremos um grande investimento na melhoria da infraestrutura do aeroporto, refletindo no aumento do número de voos, na atração de mais companhias aéreas e no fortalecimento do Turismo e da Economia em nossa região“, disse Miguel.

Além disso, Miguel fez questão de ressaltar que o negócio não se trata de uma privatização, como tem sido divulgado, mas sim de uma cessão temporária da administração aeroportuária. “O projeto de concessão dos aeroportos feito pelo Governo Federal é muito importante para o país. Os investimentos necessários são feitos e o benefício é permanente para todos“, afirmou.

Miguel Coelho cumpre agenda política em Pernambuco e “esquenta” corrida eleitoral

Armando Monteiro Neto (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) já elogiaram o nome de Miguel Coelho (MDB) para as eleições de 2022. E nos bastidores, o prefeito de Petrolina tem “corrido trecho” em busca de alianças para o pleito estadual. Nesta semana ele se reuniu com gestores municipais de Pernambuco para debater a recuperação da economia, mas as alianças também podem ser formadas de agora.

LEIA TAMBÉM

Mendonça Filho elogia nome de Miguel Coelho para eleições de 2022, mas evita antecipar debate

Miguel Coelho está credenciado para eleições de 2022, afirma Armando Monteiro

Miguel esteve na capital Recife na terça-feira (6). Lá, se reuniu com Armando e o ex-prefeito de Garanhuns, Izaías Régis. Depois o gestor de Petrolina esteve em Olinda e conversou com o prefeito Professor Lupércio. A agenda também incluiu um encontro com o deputado federal Ricardo Teobaldo, além do prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia.

Postulantes

Além de Miguel, nomes como Raquel Lyra (prefeita de Caruaru) e Anderson Ferreira (gestor de Jaboatão dos Guararapes) também estão colocados no “xadrez político” para 2022. Todos são prefeitos e foram reeleitos com amplo apoio das populações.

Miguel Coelho decreta luto oficial em Petrolina após morte de Raimunda Sol Posto

(Foto: Ascom PMP)

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), emitiu uma nota de pesar pelo falecimento da ex-vereadora Raimunda Sol Posto. O gestor lembrou da amizade e ensinamentos políticos da mulher que dedicou sua vida a ajudar os mais necessitados. Ele também decretou luto oficial de três dias na cidade.

LEIA TAMBÉM

Políticos prestam homenagem a Raimunda Sol Posto durante sessão desta terça-feira

Luto: morre Raimunda Sol Posto, ex-vereadora de Petrolina

“Manifesto meu profundo pesar diante dessa partida brusca e inesperada. Desejo força, solidariedade e serenidade a todos os familiares, amigos e petrolinenses que em algum momento foram amparados por essa grande mulher. Por fim, diante de tamanha perda para nosso povo, informo que será decretado luto oficial de três dias em Petrolina“, disse Miguel.

Confira a íntegra da nota a seguir:

LEIA MAIS

Mendonça Filho elogia nome de Miguel Coelho para eleições de 2022, mas evita antecipar debate

Deputado federal elogia prefeito de Petrolina, mas não antecipa debate sobre 2022 (Foto: Internet)

“É tempo de mudar”. Esse é o pensamento do ex-ministro da Educação no governo de Michel Temer (MDB), o pernambucano Mendonça Filho (DEM). Ele foi entrevistado no programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina, nesta segunda-feira (5) e defende um novo projeto a Pernambuco em 2022.

LEIA TAMBÉM

Miguel Coelho está credenciado para eleições de 2022, afirma Armando Monteiro

“Eles dominam e comandam Pernambuco, é uma hegemonia absoluta do PSB. Eu acho que é tempo de mudar, de experimentar um caminho diferente. E têm três nomes que são colocados até aqui, como postulantes, de pessoas que pode encabeçar uma chapa a governador“, disse.

LEIA MAIS

Miguel assina PPP da iluminação para implantar LED em 100% de Petrolina

Um marco histórico para a iluminação e a segurança de Petrolina foi estabelecido nesta terça (30). O prefeito Miguel Coelho assinou o contrato da parceria público-privada (PPP) que substituirá todas as lâmpadas públicas da cidade sertaneja por equipamentos de LED. A meta é concluir a modernização da iluminação até 2022 em todas as regiões de Petrolina.

O município deve equipar cerca de 36 mil pontos de luz com LED – dispositivo mais econômico, de maior potencial de luminosidade e menos poluente. Todo esse processo de substituição da iluminação terá duas etapas. Nos quatro primeiros meses, serão desenvolvidos planejamento, identificação de todos os pontos de luz nas áreas urbana e rural, além do cronograma de instalação. Em agosto, começa a troca das lâmpadas por equipamentos de LED.
LEIA MAIS

Miguel Coelho pede a governador para suspender aumento de imposto

Na próxima quinta-feira (1°), os pernambucanos terão de pagar mais pelo combustível de automóveis e motocicletas. O Governo do Estado determinou um aumento no preço de referência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que afetará o valor do diesel, gasolina e etanol em Pernambuco.

Após tomar conhecimento da medida, o prefeito Miguel Coelho se manifestou contrário à decisão e pediu a suspensão do reajuste ao governador Paulo Câmara.

O gestor lembra que o momento é muito delicado e o aumento do imposto coincide justamente com o dia da reabertura dos segmentos econômicos, após duas semanas de quarentena. O prefeito, em sua argumentação, citou que Pernambuco tem mais de R$ 1,9 bilhão em caixa e houve, no último ano, acréscimo de 14% na receita obtida através de ICMS.

LEIA MAIS

Miguel rebate críticas sobre Petrolina ser a cidade que mais salvou vidas no país

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Na última semana, a revista Exame divulgou um ranking dos municípios com a menor taxa de mortalidade por Covid-19 a cada 100 mil habitantes feito com as 100 maiores cidades do Brasil.

Petrolina (PE), apareceu na liderança da lista, ou seja, sendo a cidade que mais salvou vidas durante a pandemia do Covid-19 no Brasil com um índice de 65,3 óbitos.

Ainda assim, segundo o prefeito Miguel Coelho, houve quem criticasse os esforços do município. “Agora eu tenho certeza que se Petrolina estivesse no outro lado desse ranking, não faltaria pessoas para achar um culpado aqui na cidade“, disse.

Nós não vamos nos afetar com essas críticas, pois essas pessoas de nada agregam ou ajudam no debate ou no enfrentamento da pandemia“, disse o gestor do Executivo Municipal.

Miguel Coelho está credenciado para eleições de 2022, afirma Armando Monteiro

De volta ao PSDB, Armando elogiou nome de Miguel Coelho para 2022

Apesar de não ocupar nenhum cargo eletivo no momento, Armando Monteiro Neto (PSDB) segue com voz ativa na política pernambucana e avaliou o nome do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), que pode ser colocado como candidato a governador no pleito de 2022.

“Sem nenhuma dúvida é um nome que se credencia, pelo desempenho que foi revelado no seu 1º mandato. Desempenho esse que foi de forma consagradora reconhecida nas ruas, quando ele se reelegeu de forma expressiva. De igual modo a prefeita Raquel Lyra, que foi também reeleita de forma expressiva“, afirmou.

Renovação política

Na opinião de Monteiro, o grupo da oposição precisa se aproveitar dessa renovação política. “São quadros novos da política de Pernambuco e que despontam com muita força. Eu acho que as oposições nesse momento, têm que saudar essa renovação que está acontecendo. Mas a renovação que não se dá apenas pela mudança de idade, sobretudo pelo reconhecimento de que há uma nova geração competente e já demonstra seu valor”, pontuou.

Petrolina registra 322 casos de covid e mais oito mortes; ocupação dos leitos segue alta

(Foto: Ascom PMP)

322 casos. Esse foi o total de novos infectados pela covid-19 registrados em Petrolina na quarta-feira (24). Também foram confirmados mais oito óbitos e o município soma 19.117 positivados, 17.187 recuperados e 255 mortes em decorrência da doença.

Novos casos

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde, dos novos casos, 133 são de pessoas do sexo masculino e 189 do feminino. Os pacientes têm entre cinco meses e 87 anos. As mortes contabilizadas ontem são de quatro homens e quatro mulheres.

Elas tinham 59, 76, 77 e 80 anos e não possuíam comorbidades. Todas morreram na terça-feira (23). Já os homens tinham 43, 64, 66 e 80 anos. Eles vieram a óbito entre 23 e 24 de março.

Ocupação dos leitos

Petrolina ganhou mais dois leitos de UTI, dessa vez na UPAE do Governo de Pernambuco. Agora são 82 vagas, mas 79 estão ocupadas: 62 pessoas são de Petrolina e 17 da região. A taxa de ocupação é de 96,3%.

LEIA MAIS

Areia Branca, Santa Luzia e José e Maria são sanitizados pela Prefeitura

Dando continuidade as ações de prevenção à Covid-19, a Prefeitura de Petrolina está realizando o serviço de sanitização das ruas e espaços públicos. O primeiro local a receber a ação foi o Centro da cidade. Ontem foi a vez da Areia Branca, Santa Luzia e José e Maria. Nesta quinta-feira (25), a equipe estará na Cohab Massangano, Cohab VI e São Gonçalo e na sexta-feira (26), a sanitização chegará na Avenida Sete de Setembro e na Avenida do Tropeiros.

A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, conta com o apoio dos agentes de limpeza das Secretarias de Infraestrutura e Mobilidade, de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, da Autarquia Municipal de Mobilidade e empresários locais que doaram os equipamentos e os produtos sanitizantes. O uso do material, tem como objetivo diminuir o risco de transmissão do coronavírus.

“É um esforço em conjunto, feito pela @prefeiturapetrolina e a iniciativa privada, para que a gente continue combatendo a proliferação do coronavírus. Mantenha os cuidados para proteger a si mesmo e a quem você ama. Vamos vencer juntos!”, postou em suas redes sociais o prefeito Miguel Coelho.

Petrolina se destaca em índice de sustentabilidade com melhor desempenho de Pernambuco

O Instituto Cidades Sustentáveis divulgou, nesta terça (23), um índice com a avaliação dos municípios brasileiros em políticas de desenvolvimento sustentável. No ranking, Petrolina obteve o melhor desempenho de Pernambuco e a 9ª colocação no Nordeste. A avaliação levantou dados de 770 municípios do Brasil e segue critérios da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para elaborar o índice, o Instituto avaliou 80 indicadores e 17 metas de desenvolvimento sustentável. Entre elas estão energia limpa, consumo sustentável, educação, saúde e justiça social. O conjunto de compromissos faz parte da Agenda 2030, um pacto assinado por países-membros das Nações Unidas para enfrentamento dos principais problemas globais.

LEIA MAIS

Garis serão vacinados contra covid-19 em Petrolina

Após anunciar a aceleração da imunização em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho informou que será realizada a vacinação dos profissionais de limpeza pública que atuam em funções com maior risco de contaminação por covid-19. Serão vacinados cerca de 100 garis, na próxima quinta-feira (25), em um ponto de atendimento destinado apenas para esse público.

A decisão de incluir os profissionais de limpeza na prioridade de imunização levou em consideração a essencialidade da profissão, que não pode ter as atividades interrompidas por aspectos ambientais e sanitários. Além disso, esses trabalhadores têm um nível de exposição de risco mais alto, segundo a Secretaria de Saúde.

LEIA MAIS

Após salto em vacinação, Prefeitura de Petrolina traça planejamento para imunizar pessoas na faixa dos 67 anos

(Foto: Alexandre Justino/Ascom PMP)

A vacinação dos idosos segue a todo vapor em Petrolina. De quarta-feira (17) até o final de semana a cidade registrou um salto e contabiliza mais de cinco mil idosos com mais de 72 anos imunizados. No balanço da Prefeitura, o município já aplicou 25.690 doses, tendo o melhor índice entre os 169 do interior de Pernambuco.

Após avançar no grupo de 70, a meta é proteger os idosos na faixa dos 67 anos. E hoje (22) o prefeito Miguel Coelho (MDB) tem uma reunião na secretaria de Saúde para definir o calendário. “As equipes da Secretaria de Saúde fizeram um grande e necessário esforço nos últimos dias para que a vacina chegasse a mais idosos, que são nosso público prioritário junto com os trabalhadores da saúde. Queremos avançar mais neste mês e reduzir a faixa etária para 67, caso cheguem vacinas suficientes“, explicou Miguel.

Os idosos podem agendar a vacinação através da plataforma digital e assim, evitar filas. “Petrolina tem feito um trabalho exemplar desde o começo da pandemia, tendo a menor mortalidade por coronavírus no Nordeste. Agora, nosso objetivo principal é vacinar o mais rápido possível, pois isso significa salvar vidas“, finaliza o prefeito.

Impostos: Miguel Coelho anuncia medidas para ajudar empresários durante pandemia

(Foto: Ascom/PMP)

Além de prorrogar o calendário fiscal do IPTU, o prefeito Miguel Coelho (MDB) anunciou uma série de medidas para ajudar os empresários de Petrolina. Uma delas é a prorrogação do Imposto Sobre Serviços (ISS) aos segmentos de hospedagem, turismo, diversão, lazer, entretenimento e artístico, setores prejudicados pelas medidas restritivas no enfrentamento à pandemia.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura prorroga pagamento do IPTU, confira como fica o calendário fiscal de 2021

“Estamos atentos a todos os problemas ocasionados ao setor produtivo. Por isso, no ano passado lançamos um conjunto de medidas fiscais e hoje divulgamos essas ações que vão ajudar pequenos, médios empreendedores e a população“, disse o prefeito.

Confira a seguir os pacotes anunciados pela Prefeitura e que estão disponíveis no Diário Oficial de segunda-feira (15):

LEIA MAIS

Pandemia: Prefeitura prorroga prazos para pagamento de algumas taxas e impostos em Petrolina

A nova onda da Covid-19 tem causado muitas dores de cabeça, sobretudo, aos empresários de Pernambuco impedidos de abrir as portas dos seus estabelecimentos comerciais devido a mais um período de lockdown, decretado na tarde desta segunda-feira (15) pelo governado Paulo Câmara.

Em Petrolina, objetivando amenizar um pouco a vida dos comerciantes, o prefeito Miguel Coelho (MDB), a exemplo do ano passado, decidiu prorrogar o pagamento de algumas taxas e impostos no município.

“A gente sabe que a pandemia representa uma grave ameaça não só à nossa vida e ao sistema de saúde, mas também afeta negativamente a economia e o bolso do cidadão. Pensando nisso, assim como fizemos em 2020, iremos adotar algumas medidas nessa área, representando mais um esforço que fazemos para ajudar Petrolina e todos os petrolinenses neste momento”, comenta o prefeito.

Os tributos são:

  • O ISS cobrado de bares, restaurantes e demais estabelecimentos de lazer; hotéis, pousadas e demais estabelecimentos de hospedagem; e do segmento artístico, terá os vencimentos de março e abril prorrogados para setembro e outubro;
  • Todo o setor econômico que precisa de alvarás concedidos pela prefeitura poderá fazer o pagamento da taxa até o mês de outubro;
  • O desconto de 15% concedido no pagamento da cota única do IPTU será prorrogado até o mês de abril;
  • Contribuintes com débitos municipais poderão receber até 90% de desconto no valor dos juros e da multa ao aderirem ao Refis 2021.