O presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, vereador Aero Cruz (MDB), recebeu nesta sexta-feria (12) o Projeto de Lei nº 008/2121, do poder executivo que trata do reajuste salarial dos servidores municipais e dá outras providências.
Se o chefe do Legislativo achar que é conveniente, poderá colocar a proposta de Miguel Coelho em pauta já na Reunião Plenária na próxima terça-feira (16).
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs) alterou seu horário de funcionamento para se adequar ao decreto municipal publicado pelo prefeito Miguel Coelho para conter o avanço da Covid-19 em Petrolina.
O público agora será atendido das 08h às 12h, de segunda-feira a sexta-feira. Mas a população pode buscar informações e assistência para os serviços realizados pela Sedurbhs, através dos números (87) 99190-7667 ou (87) 99148-2629. Os dois disponíveis apenas para aplicativo WhatsApp.
O prefeito Miguel Coelho usou suas redes sociais para informar que nesta quarta-feira (10) Petrolina estará recebendo mais um lote da vacina Coronavac contra a Covid-19 e que por conta disso vai ampliar a faixa etária para o grupo dos idosos.
“Vacinamos 100% dos idosos de 80 anos pra cima, então a partir de amanhã (11), vamos vacinar os idoso com idade a partir de 79 anos pra e na semana que vem vamos começar a vacinar quem tem idade a partir de 78 anos pra cima. Isso está sendo possível porque o Governo do Estado está enviando agora os lotes dessa faixa etária”, informou Miguel.
A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou, na terça-feira (9) o projeto ratificando a presença de Petrolina no Consórcio de Municípios para compra de vacinas contra a covid-19. Após a sanção da lei, a Prefeitura afirma que 150 mil doses devem ser solicitados pela gestão municipal.
“A cidade sertaneja deve solicitar até 150 mil doses. As vacinas serão, a princípio, encaminhadas para o Programa Nacional de Imunizações para distribuição equânime entre as cidades brasileiras. Caso o Governo Federal não manifeste interesse, Petrolina poderá comprar diretamente as doses para aplicação entre os moradores do município sertanejo“, diz a assessoria de comunicação do prefeito Miguel Coelho (MDB).
A articulação da Frente Nacional de Municípios é resultado de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que avaliza estados e municípios para compra de imunizantes, caso o Governo Federal não tome frente nas buscas. “Tudo será feito em acordo com o Programa Nacional de Imunizações, portanto, não haverá prejuízo a ninguém. O importante é que todos os municípios estão se unindo para esse esforço coletivo. Quanto mais vacina, mais união e mais agilidade, mais rápido nosso País irá superar a pandemia”, finaliza o prefeito.
O prefeito Miguel Coelho informou ontem (09) que o município de Petrolina vai ampliar o número de leitos de UTI passando dos atuais 44 para 54 leitos. Serão 10 novos leitos abertos e contratados no Hospital Pro Matre, em Juazeiro/BA, com a Prefeitura de Petrolina fornecendo os respiradores e monitores, e o Governo de Pernambuco custeando as demais despesas.
De acordo com o prefeito, “até sexta-feira, outros 8 leitos devem ser abertos no Hospital Universitário, com o HU disponibilizando a estrutura e a prefeitura custeando as equipes com os profissionais envolvidos.
“Essas ações são imediatas e resultam dos esforços que temos feito desde o ano passado para a abertura de novos leitos. Somado a isso, solicitei ao Ministério da Saúde o envio de + 40 respiradores e monitores para a nossa cidade”, disse Miguel.
Mas, mesmos com essas novas conquistas, o prefeito deixou claro que todas essas medidas não podem significar um relaxamento dos cuidados.
“O uso da máscara, a higienização das mãos e evitar aglomerações continuam sendo necessários para todos, pois se a gente não fizer isso, os leitos podem novamente ficar cheios, colocando mais vidas em risco. É preciso um esforço coletivo. Com a participação de cada um, vamos vencer juntos!”, concluiu.
Uma parceria ente a prefeitura de Petrolina e o Governo do Estado vai possibilitar a abertura de 10 novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 em estágio avançado. O anúncio das vagas foi realizado pelo prefeito Miguel Coelho, nesta terça (9).
Os leitos serão abertos, nesta quarta (10), após negociação direta do prefeito Miguel Coelho com a direção do Hospital Promatre de Juazeiro. A Prefeitura entrará com a infraestrutura de equipamentos como monitores e respiradores. Já o Governo do Estado custeará as demais despesas. Com as unidades contratadas, Petrolina passa a ter 54 vagas na UTI da covid-19.
Um encontro realizado nesta terça-feira (9) na prefeitura de Petrolina reuniu o prefeito Miguel Coelho e a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos por uma causa comum: medidas de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus.
Durante a reunião, os gestores falaram sobre os desafios enfrentados durante esse período e as ações que estão sendo desenvolvidas para salvar vidas. Suzana agradeceu o apoio recebido pelo prefeito de Petrolina e se colocou a disposição para desenvolver estratégias conjuntas para Juazeiro e Petrolina.
Desde a última quinta-feira (04), a Secretaria de Governo, localizada na sede da Prefeitura, teve seu horário de atendimento ao público alterado em cumprimento ao Decreto Municipal nº 027/2021, baixado pelo prefeito Miguel Coelho com o objetivo de diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.
Agora, a Secretaria está atendendo o público das 8h às 13h, mas é preciso agendar com antecedência pelo telefone (87) 3862-9128. Além disso, a ocupação deve ser de apenas 50% da capacidade total da secretaria, incluindo servidores, respeitando as regras de distanciamento, com espaçamento entre cadeiras, uso obrigatório de máscara e álcool 70%.
Inicialmente, essas normas e procedimentos seguem até o dia 17 de março, com a possibilidade de prorrogação, caso seja necessário.
A situação está ficando cada vez mais complicada em Petrolina. Ontem a noite, nas redes sociais, o prefeito Miguel Coelho fez o anúncio mais temido, afirmou que na cidade não existem mais leitos de UTI disponíveis para ninguém. “É muito triste saber que corremos o risco de ver sendo repetidas aqui as cenas que já vimos em outras cidades do país”, disse.
“Digo isso não só como prefeito, mas como ser humano. A dor de ver um parente, um amigo ou até você mesmo precisando de atendimento, e ouvir que não há o que fazer é inexplicável”, acrescentou Miguel.
O prefeito também informou que desde a semana passada está tentando ampliar a ofertas de leitos de UTI, mas isso infelizmente não é algo tão fácil. “Nos próximos dias, tenho muita esperança de que conseguiremos abrir mais leitos, mas feliz de verdade eu ficaria se ninguém precisasse deles”, comentou.
Por fim, Miguel reiterou a importância da população continuar colaborando no enfrentamento à pandemia. “Entretanto, pessoal, isso não depende de mim; depende de cada pessoa entender a gravidade da pandemia e fazer a sua parte cuidando de si e cuidando do outro. Usar máscara, manter o distanciamento, higienizar as mãos. Enquanto não existe vacina disponível para todos, estas são as únicas formas que temos de vencer a pandemia. Não vamos superar essa crise sendo egoístas e tendo atitudes individuais; apenas com o senso de coletividade, com humanidade e vacinando a todos iremos conseguir acabar com essa pandemia, retomar as nossas atividades e preservar o maior número possível de vidas”, concluiu.
O prefeito Miguel Coelho fez um novo pronunciamento, nesta quinta (04), sobre a situação da pandemia em Petrolina. O gestor voltou a pedir à população para colaborar no enfrentamento ao coronavírus evitando aglomerações e reforçando as medidas de proteção. Miguel ainda anunciou que Petrolina pode abrir 10 novas vagas de UTI nos próximos dias, mas isso ainda depende de negociações com o Governo Federal, do Estado e a rede particular de saúde.
Mesmo não sendo uma atribuição municipal, há mais de um mês, a Prefeitura de Petrolina busca a abertura de leitos para tratamento intensivo por conta do crescimento das internações. Hoje, a administração municipal investe com recursos próprios no funcionamento de 12 vagas contratadas na rede privada e no Hospital Universitário. A criação de mais vagas, contudo, segundo a Secretaria de Saúde, é um desafio em todo o País. Para a abertura desse tipo de leito de alta complexidade, atualmente, existem dificuldades que passam pela falta de equipamentos entre fornecedores, lotação de vagas em todas as regiões de Pernambuco, esgotamento dos profissionais da saúde – o que inviabiliza a criação de equipes -, entre outros fatores.
O prefeito Miguel Coelho, contudo, recebeu a sinalização nesta semana para a abertura de mais vagas de UTI em unidades particulares, nas redes estadual e federal. “Tenho negociado há semanas com hospitais, Governo do Estado, Governo Federal para abrir novos leitos. Esse é um problema infelizmente que não é só de Petrolina. Todo o Brasil está com dificuldade de absorver a demanda crescente. Temos nos esforçado ao máximo todos os dias, mas é uma situação de colapso em todo o País e que requer a união de todos”, explica o prefeito.
Petrolina segue com 95% de ocupação de leitos de UTI, sendo 25 pacientes locais e 17 de outros municípios. Nesta quinta, a rede chegou a preencher 100% das 44 vagas de tratamento intensivo, mas duas delas foram liberadas ao longo do dia. “Estamos na expectativa de abrir esses 10 leitos até segunda. Porém, sabemos que, nessa escalada, não serão suficientes essas vagas por muito tempo. Precisamos do apoio da população, uma união de toda a sociedade para conter a contaminação e preservar tanto as vidas quanto o funcionamento da economia”, defende Miguel.
MDB e PSB já foram aliados em Pernambuco. Mas hoje, os emedebistas estão no grupo da Oposição a Paulo Câmara (PSB). E segundo o jornalista Edmar Lyra, as siglas podem se reaproximar em 2022. Ele afirma que o partido hoje vive uma divisão.
Estão na sigla os senadores Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho, além do deputado federal Raul Henry e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Há quem opte por manter o MDB na Frente Popular, com Câmara e outros são favoráveis ao projeto liderado por Miguel em 2022.
Prefeitos de mais de 300 municípios do Brasil participaram de uma reunião virtual, nesta segunda-feira (1), para formalizar a criação de um consórcio para aquisição de vacinas contra a covid-19. Petrolina integrará o grupo formado por cidades com população acima de 80 mil moradores.
O consórcio é liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Desde semana passada, a entidade vem articulando os municípios e negociando com laboratórios para acertar a compra de doses para acelerar a imunização nas cinco regiões do Brasil.
O deputado federal Fernando Filho (DEM), recebeu muitas homenagens neste domingo (28) pela passagem de mais um aniversário, foram amigos, correligionários, políticos e familiares que registraram nas redes sócias os votos de felicidade e muitos anos de vida ao parlamentar.
“Hoje é um dia muito especial! É dia de celebrar, com alegria, o aniversário de @fernandofilhope. Meu filho, te desejo saúde, luz e coragem para continuar sendo esse homem dedicado e comprometido que orgulha toda a sua família. Peço a Deus que guie os seus passos, iluminando sua vida com amor, felicidade e realizações! Parabéns, meu filho!”, escreveu o senador Fernando Bezerra (MDB).
A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) reuniu gestores municipais no início da tarde deste sábado (27), para debater a compra de vacinas contra a covid-19. A ideia da FNP é formar um consórcio e compartilhar os custos de aquisição do imunizante diretamente com os laboratórios autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sem depender da Federação ou Estado.
Consórcio para municípios com mais de 80 mil habitantes
Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) esteve no encontro virtual. Ele é um dos vice-prefeitos da FNP e também foi o único representante de Pernambuco na reunião. De acordo com a assessoria da Prefeitura, o consórcio deve contar com mais de 100 municípios cuja população é superior a 80 mil habitantes.
A população do Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 09 (N9) ganhou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) pela primeira vez desde a sua fundação, em 1986. O tão aguardado posto de saúde foi entregue na quinta-feira (25), pelo prefeito Miguel Coelho (MDB).
A Unidade funcionará de segunda à sexta, com serviços de vacina, procedimentos e curativos; consultórios e assistência farmacêutica. Antes, os cerca de três mil moradores precisavam se deslocar até o bairro Pedra Linda para ter consultas médicas.
Depois de mais de 30 anos de espera, a realidade da comunidade mudou. “Essa pandemia nos mostrou o valor do SUS. Agora temos uma noção melhor do quanto é necessário ter um política pública de saúde gratuita e universal. Por isso, sempre defendi a proximidade dos profissionais de saúde junto às famílias, da necessidade de abrir postos de saúde em todos os bairros e regiões”, disse o prefeito na entrega dessa que é a 19ª unidade entregue na sua gestão.