Miguel lamenta Pernambuco na liderança nacional do desemprego e cobra plano estadual para retomada da economia

Pernambuco foi o estado brasileiro com maior taxa de desocupação (ou seja, pessoas sem trabalho) no primeiro trimestre de 2021. A informação foi divulgada pelo IBGE, nesta quinta-feira (27), através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD).

O levantamento mostra que Pernambuco aumentou a taxa de desocupação para 21,3% no primeiro trimestre. Em dezembro, esse percentual era de 14,5%. O resultado é superior à média nacional (14,7%) e a da Região Nordeste (18,6%). Além disso, a taxa deste trimestre é o pior desempenho de Pernambuco desde que o IBGE iniciou os levantamentos, em 2012.

LEIA MAIS

Simão Durando apresenta ‘Monitora Petrolina’ a prefeito de Paulista

Yves Ribeiro foi recepcionado por Miguel e Simão em Petrolina (Foto: Jonas Santos/Ascom)

Na passagem do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, por Petrolina, o vice Simão Durando (DEM) apresentou o programa ‘Monitora Petrolina ao gestor visitante. Ao lado de Miguel Coelho (MDB), Simão reportou algumas das obras e projetos previstos no Plano de Governo da atual gestão.

Plataforma bem recebida

O Monitora é uma plataforma utilizada para acompanhamento instantâneo de status de execução de projetos e obras da prefeitura. Por esse sistema é mais fácil e eficaz acompanhar o avanço da gestão. O gestor de Paulista ficou surpresa com a iniciativa e enviará uma equipe à Petrolina para conhecer a ação.

Trabalho acelerado

“Tal sistema possibilita ao gestor o acesso às informações e de posse delas garantir maior celeridade aos processos na gestão pública. Dessa forma é possível que cada secretaria possa pensar novos projetos e também avançar em obras que já se encontram em execução para que sejam entregues para a população que tanto necessita”, disse Simão.

Petrolina terá nova delegacia da PRF

Diretor-geral do órgão visitou Petrolina (Foto: Ascom)

Petrolina ganhará uma nova delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na quarta-feira (26), o prefeito Miguel Coelho (MDB) recebeu o diretor-geral do órgão, Silvinei Vasques, para debater a implantação do novo espaço, que também trará melhorias à população.

A delegacia será construída próximo ao Residencial Vivendas, sendo integrada às obras de duplicação da BR-428. Outra novidade é a implantação da escola da PRF, inovação da polícia rodoviária que ainda está em fase de estudos, mas tem em Petrolina o local do projeto piloto.

A unidade será destinada à formação de crianças e adolescentes no ensino fundamental. Durante o encontro com Miguel, Vasques se comprometeu a construir um posto da PRF na cidade.

Eleições: enquanto Henry titubeia, Miguel ganha apoio de Baleia Rossi

Baleia Rossi (centro) pode interferir e ajudar Miguel

Se o MDB de Pernambuco ainda não quer tratar da possível candidatura de Miguel Coelho ao Governo do Estado, o diretório nacional pode intervir e contribuir para a chapa liderada pelo prefeito de Petrolina. A informação é da Folha de Pernambuco, que indica uma preferência de Baleia Rossi, presidente nacional, pelo nome de Miguel.

LEIA TAMBÉM

Mudança no secretariado de Paulo Câmara pode beneficiar candidatura de Miguel a governador

Há inclusive uma visita de Baleia sendo debatida, com objetivo de fortalecer o apoio ao prefeito de Petrolina. Contudo, para isso se concretizar, o MDB precisa deixar a Frente Popular, que hoje tem o PSB como líder em Pernambuco.

LEIA MAIS

Mudança no secretariado de Paulo Câmara pode beneficiar candidatura de Miguel a governador

Raul Henry (esq.) opta por aliança com Câmara, mas ala do MDB quer candidatura própria (Foto: Ascom)

Paulo Câmara (PSB) promoveu uma mudança no seu secretariado nesta semana e essa mexida no xadrez político pode influenciar na candidatura de Miguel Coelho (MDB) em 2022. Ao exonerar Marcelo Bruto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e nomear Tomé Franca, Câmara supostamente teria enfraquecido o MDB no Governo Estadual.

Para a ala do MDB opositora a Câmara, a mudança retira o prestígio da sigla no Governo. Segundo o Blog Edmar Lyra, Miguel deve sair favorecido e ter seu nome consolidado como candidato. Entretanto, chama atenção o fato de Marcelo Bruto seguir na equipe estadual, mas agora na Secretaria-Executiva de Parcerias e Estratégias da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

LEIA MAIS

Miguel Coelho segue com agenda política visando eleições de 2022

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) segue buscando alianças para fortalecer seu nome como candidato a governador em 2022. E na quinta-feira (20) ele esteve em Abreu e Lima, Paudalho, Orobó e Casinhas, para uma troca de experiências administrativas com os gestores municipais.

“A gente se depara com a realidade em todos os lugares de falta de água, estradas deterioradas e ausência de investimentos e de expectativa de futuro. A falta de articulação em Pernambuco emperra o desenvolvimento. Porém, saio dessas visitas com o sentimento de felicidade de perceber um senso de unidade entre as lideranças, apontando na direção da mudança para um novo Pernambuco“, disse Miguel.

A agenda de ontem foi encerrada em Orobó, onde Miguel participou da entrega de equipamentos ao lado do deputado federal Fernando Filho (DEM), do prefeito Biu Abreu, do ex-prefeito Chaparral e vereadores da cidade.

Petrolina: “As obras vão continuar”, afirma Simão Durando

Vice de Miguel, Simão falou sobre obras na cidade (Foto: Ascom PMP)

O vice-prefeito de Petrolina, Simão Durando (DEM) foi entrevistado no programa Super Manhã com Waldiney Passos nesta quinta-feira (20) e avaliou os trabalhos realizados pela gestão municipal nestes primeiros meses de novo mandato. Homem de confiança de Miguel Coelho (MDB), Simão tem percorrido a cidade, observando as obras da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM

Iluminação de campo de futebol no Assentamento São Francisco é inaugurada com presença do vice-prefeito de Petrolina

“A gente continua com um ritmo muito forte nas obras. Muita coisa já está acontecendo do plano da segunda gestão. A Mário Rodrigues é uma, a Cardoso de Sá também. A gente tem no Plano de Governo fazer 15 duplicações, a gente já tem quatro. A gente quer dar mais mobilidade urbana à cidade”, relatou na Rádio Jornal Petrolina.

LEIA MAIS

Em busca de alianças, Miguel se reúne com delegada Patrícia e Maurício Rands

Miguel Coelho (MDB) segue correndo trecho pelo estado, buscando fortalecer seu nome para as eleições de 2022. Cotado para ser o representante da Oposição a pleiteante de governador, o prefeito de Petrolina teve debates com possíveis aliados.

LEIA TAMBÉM

Oposição estuda chapa com Miguel candidato a governador e Raquel Lyra como vice

Na quarta-feira (19), Miguel esteve na região metropolitana. Lá conversou com a delegada Patrícia Domingos, candidata a prefeita de Recife, com o deputado estadual Alberto Feitosa e o ex-deputado federal Maurício Rands. “É preciso discutir tudo isso e a pandemia. Por isso, tenho ouvido lideranças como Feitosa, Rands e a delegada Patrícia. É fundamental apontar soluções para reconstruir nosso Estado nesse momento que clama por união e coragem“, disse Miguel.

LEIA MAIS

Oposição estuda chapa com Miguel candidato a governador e Raquel Lyra como vice

Anderson, Miguel e Raquel seriam os nomes escolhidos

Depois da primeira pesquisa encomendada visando as eleições de 2022, o Blog do Magno Martins relata que a Oposição já se articula para montar uma chapa forte contra a candidatura do PSB. A candidatura a governador ficaria com Miguel Coelho (MDB).

LEIA TAMBÉM

Marília lidera primeira pesquisa entre os possíveis candidatos a governador de Pernambuco

Ele teria como vice, Raquel Lyra (PSDB), prefeita de Caruaru, que foi a segunda mais bem avaliada na pesquisa. Fechando as indicações da Oposição, Anderson Ferreira (PL) seria o nome escolhido pelo grupo para pleitear uma vaga no Senado Federal.

LEIA MAIS

Petrolina: Miguel Coelho confirma a nomeação de aprovados no concurso da Guarda Civil

(Foto: Ascom/PMP)

Mais 40 guardas civis aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Petrolina serão nomeados para reforçar a segurança pública da cidade. O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (17), pelo prefeito Miguel Coelho (MDB).

LEIA TAMBÉM

Aprovados no concurso da Guarda Civil de Petrolina cobram convocação

Segundo o gestor, esses novos profissionais devem ser convocados para a corporação até junho. No total, 92 guardas serão incorporados à instituição. Na primeira etapa serão 40 trabalhadores nomeados oficialmente. Os demais agentes aprovados no concurso serão convocados de forma gradual.

“Acredito que em 30 dias esses novos guardas já estarão nas ruas trabalhando para garantir mais segurança ao povo de Petrolina“, disse Miguel durante a confirmação da nomeação dos aprovados.

Marília lidera primeira pesquisa entre os possíveis candidatos a governador de Pernambuco

Mulheres lideram a primeira pesquisa para 2022 (Foto: Ascom)

Muita água vai rolar até a eleição de 2022, mas a primeira pesquisa de intenção de votos a governador já saiu. O levantamento foi solicitado pelo Blog do Magno e realizada pelo Instituto Opinião, de Campina Grande (PB). Os dados obtidos com os eleitores apontam Marília Arraes (PT) na liderança.

Ela é seguida por Raquel Lyra (PSDB), prefeita de Caruaru e Anderson Lyra (PL), gestor de Jaboatão dos Guararapes. A pesquisa também aponta alta rejeição a Geraldo Júlio (PSB), que deve ser a aposta de Paulo Câmara (PSB) em 2022.

Os números

No cenário abordado pela pesquisa, Marília tem 26,8% dos votos, Lyra 9%, Anderson 7,4%. Geraldo Júlio soma 6,7% e Miguel 5,6%. Brancos e nulos representam 19% e indecisos 20%.

LEIA MAIS

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, lamenta morte de Bruno Covas: “exemplo de luta, força e fé”


Em nota publicada logo após o comunicado oficial do falecimento do prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), neste domingo (16), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), lamentou a morte do prefeito paulista. “O Brasil perdeu uma grande liderança. Após uma longa e corajosa luta, Bruno Covas descansou. Homem de trajetória política exemplar, digno do sobrenome que carrega. Por onde passou, foi bem sucedido, seja como parlamentar ou no poder executivo. Bruno Covas ainda tinha muito a oferecer aos paulistas e brasileiros, mas, infelizmente, sua partida foi antecipada por um mal atroz”, diz a nota.

Ainda de acordo com a nota, o Miguel Coelho se aproximou de Covas devido aos compromissos da Frente Nacional dos Prefeitos. “Tive a oportunidade de me aproximar mais de seu convívio nos últimos tempos por conta do trabalho na Frente Nacional dos Prefeitos e confirmei as minhas impressões. Bruno tinha muito espírito público e dedicação em servir a causas maiores”, destacou.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA 

LEIA MAIS

Petrolina: Miguel sanciona lei que classifica igrejas e templos religiosos como serviços essenciais

(Foto: Ascom)

Após aprovação da Câmara de Vereadores, o prefeito Miguel Coelho (MDB) sancionou, nesta segunda-feira (10), a lei que torna as igrejas e templos religiosos como atividades essenciais na pandemia da covid-19. O texto deve ser publicado ainda hoje, no Diário Oficial de Petrolina.

LEIA TAMBÉM

Salgueiro: prefeito sanciona lei que torna igrejas e templos religiosos serviço essencial na pandemia

O projeto de lei 3.386 é de autoria conjunta dos vereadores Josivaldo Barros, Diogo Hoffmann, Alex de Jesus, Osinaldo Souza, Junior Gás e Capitão Alencar. Com a lei, os templos religiosos podem funcionar na pandemia, mas obedecendo os protocolos sanitários como uso de álcool em gel, distanciamento físico de fiéis, assim como, limitação de público máximo em períodos de maior gravidade.

LEIA MAIS

Eduardo Bolsonaro e presidente do BNDES visitam Petrolina para conhecer potencial da fruticultura

Deputado e presidente do BNDES estiveram na cidade na sexta-feira (Foto: Ascom)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro visitou Petrolina na sexta-feira (7), acompanhado do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano. Eles foram recepcionados pelo prefeito Miguel Coelho (MDB), que apresentou os potenciais da fruticultura e do turismo da região.

Durante a visita, Miguel acompanhou as autoridades a uma fazenda de uva e manga. Eduardo e Gustavo conheceram o processo de produção e preparo de exportação das frutas e foram presenteados com alguns produtos da região.

LEIA MAIS

Miguel Coelho discute eleições 2022 com Silvio Costa Filho em Brasília

O encontro não foi tornado público, mas ocorreu em Brasília na última quarta-feira (5). Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) – cotado para concorrer ao Governo de Pernambuco – foi à mesa com o deputado federal Silvio Costa Filho. A troca de ideias se deu no mesmo dia em que o emedebista também teve encontro com o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, na Capital Federal. Se Anderson integra o campo das Oposições, Silvio Costa Filho preside, em Pernambuco, o Republicanos, recém-ingresso na Frente Popular e, portanto, aliado do governador Paulo Câmara (PSB) e do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

LEIA MAIS