Petrolina: Miguel Coelho assina ordem de serviço para recapeamento do Distrito Industrial

Assinatura aconteceu após apresentação do Plano de Governo (Foto: Blog Waldiney Passos)

A manhã destinada à apresentação das metas e compromissos do governo na gestão 2021-2024 também foi marcada pelo anúncio de melhorias no Distrito Industrial de Petrolina. Nessa segunda-feira (4) o prefeito Miguel Coelho assinou a Ordem de Serviço para recapeamento do local.

LEIA TAMBÉM

Miguel apresenta novidades para gestão 2021-2024: “Agora é a etapa de consolidação”

Serão contempladas as avenidas Luiz de Souza e José de Santana, no valor estimado de R$ 4 milhões. A intenção é criar um binário e duplicar as vias. A ordem de serviço inclui ainda a implantação de intertravado na Porta do Rio, construção do canteiro do Centro de Convenções/River Shopping, elaboração do projeto da Orla 3 e a duplicação da Transnordestina.

As obras serão executadas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), representada na solenidade pelo superintendente Aurivalter Cordeiro.

Confira as obras previstas para Petrolina na nova gestão de Miguel Coelho

Na coletiva de imprensa dessa segunda-feira (4), o prefeito Miguel Coelho (MDB) também anunciou as obras e serviços previstos para a gestão que se inicia nesse mês de janeiro. Há investimentos já assegurados no segmento de infraestrutura, saúde, educação e área social.

LEIA TAMBÉM

Miguel apresenta novidades para gestão 2021-2024: “Agora é a etapa de consolidação”

Veja a seguir as principais obras desse Plano de Governo:

LEIA MAIS

Miguel apresenta novidades para gestão 2021-2024: “Agora é a etapa de consolidação”

Prefeito anunciou plano de governo e investimentos previstos (Foto: Ascom PMP)

Na manhã dessa segunda-feira (4) o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB) reuniu a imprensa no Centro de Convenções, para apresentar seu novo secretariado e também anunciar as metas de governo para 2021-2024. Reeleito com votação histórica em novembro passado, o gestor se disse animado para dar seguimento ao trabalho.

A coletiva foi marcada por três momentos: o lançamento da nova logomarca e slogan do Governo Municipal, a introdução do secretariado e a apresentação das obras planejadas pela gestão. “Tivemos a maior votação da nossa cidade e a oitava maior do Brasil. Agora é a etapa de consolidação, onde a gente vai destacar as oportunidades“, disse Miguel.

LEIA MAIS

Após tomar posse, Miguel Coelho apresentará metas do governo em coletiva de imprensa

(Foto: Ascom/Miguel Coelho)

Reeleito e empossado, Miguel Coelho (MDB) iniciará a primeira semana de janeiro apresentando novidades aos petrolinenses. Na segunda-feira (4) o prefeito realiza uma coletiva de imprensa, às 10h, para falar das metas e prioridades do seu novo governo.

LEIA TAMBÉM

“Petrolina é o Pernambuco que dá certo”, afirma Miguel Coelho durante posse para segundo mandato

Serão mais quatro anos de trabalho. A expectativa é que na coletiva Miguel anuncie projetos, obras e investimentos já assegurados para saúde, educação, assistência social e infraestrutura. A coletiva deve seguir os protocolos sanitários e acontecerá no Centro de Convenções, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

“Petrolina é o Pernambuco que dá certo”, afirma Miguel Coelho durante posse para segundo mandato

Fotos: Jonas Santos e Alexandre Justino

O prefeito Miguel Coelho e o vice-prefeito Simão Durando foram empossados oficialmente, nesta sexta (1º), para comandar a gestão municipal de Petrolina pelos próximos quatro anos. O ato ocorreu ao lado da igreja catedral da cidade e marcou também a posse dos 23 vereadores eleitos.

Na solenidade, Miguel Coelho falou de parte das ações que realizou no primeiro mandato e adiantou alguns projetos que pretende promover no próximo quadriênio. O prefeito reafirmou que a saúde continua como prioridade, combatendo a pandemia da covid-19 e lançando novas iniciativas como a construção do Hospital da Criança. Já na área da educação, Miguel garantiu que o município seguirá como referência no Estado e tem a expectativa de dar um novo salto nos indicadores de ensino com a implantação de oito creches e seis escolas. O prefeito petrolinense também falou de ações para infraestrutura, redução de desigualdades, segurança e tecnologia.

Com mais de R$ 150 milhões já garantidos em convênios e repasses para iniciar o novo mandato, Miguel assegurou que a cidade à beira do Rio São Francisco será vitrine para a região como modelo de desenvolvimento. “As mulheres e homens de Petrolina tenham certeza que o prefeito de vocês é uma pessoa determinada a construir aqui um lugar melhor para todos. Vamos transformar nossa cidade cada vez mais em referência para o Brasil. Costumo dizer que Petrolina é o Pernambuco que dá certo e queremos ver um novo Pernambuco surgir com muitas outras Petrolinas espalhadas pelo Estado”, afirmou Miguel no discurso de posse.

Assinatura de convênio com a Codevasf vai destinar R$ 46 milhões para obras em Petrolina

(Fotos: Jonas Santos/PMP)

Um último ato antes de encerrar o primeiro mandato como prefeito da cidade de Petrolina, garantiu verba para construção de obras no município a partir de janeiro. Um convênio assinado nesta quinta-feira (31), entre o prefeito Miguel Coelho e a Codevasf garantirá cerca de R$ 46 milhões para obras de pavimentação e abastecimento de água.

A maior parte dos recursos será destinada para asfaltar em torno de 250 vias em diversas comunidades petrolinenses. A outra fatia permitirá concluir o sistema de abastecimento de água do distrito de Nova Descoberta e do Assentamento Mansueto de Lavor.

LEIA MAIS

Posse de Miguel Coelho e vereadores eleitos será nesta sexta-feira, na Concha Acústica

Prefeito tomará posse amanhã (Foto: Ascom PMP)

A posse do prefeito reeleito de Petrolina será nesta sexta-feira (1°), às 18h, na Concha Acústica de Petrolina, ao lado da Igreja Catedral. Miguel Coelho (MDB) retorna à Prefeitura, agora ao lado do vice Simão Durando. Por conta da pandemia do novo coronavírus haverá restrições sanitárias no evento.

A cerimônia terá duração estimada de uma hora. Apenas o prefeito e o vereador mais votado em novembro discursarão. A solenidade também marcará a posse dos 23 representantes do Poder Legislativo no quadriênio 2021-2024. Após a posse, Miguel e Simão seguirão para a Prefeitura.

Já os vereadores vão à Casa Plínio Amorim, para eleição da Mesa Diretora. A expectativa é que o atual líder da Bancada de Situação, Aero Cruz (MDB) assuma o poste de presidente.

Futuro secretário de Obras de Juazeiro foi recomendado pelo prefeito de Petrolina

O prefeito de Petrolina recomendou a prefeita eleita de Juazeiro (BA), Suzana Ramos, o nome do futuro secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano do município baiano. O engenheiro Anderson Roberto Torres Freire estava no governo Miguel Coelho, na cidade pernambucana, e o prefeito, pessoalmente, recomendou o seu nome.

Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE), Anderson Freire foi secretário-executivo de Infraestrutura de Petrolina e trabalhou também na Prefeitura do Recife (PE) como gerente de Engenharia. Ele também possui pós-graduação em Gestão de Negócios e Gestão de Projetos.

O novo secretário tem experiência no serviço público e já está pronto para assumir o comando da pasta, que, entre outras funções, tem o objetivo de conduzir as ações governamentais voltadas ao planejamento urbano de Juazeiro.

Petrolina: decreto renova estado de Calamidade Pública por conta da pandemia até junho de 2021

Governo do Estado renovou decreto na última semana (Foto: Ascom PMP)

A Prefeitura de Petrolina seguiu os passos do Governo de Pernambuco e renovou o Estado de Calamidade Pública por conta da pandemia, até 30 de junho de 2021. A medida foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (29), através do Decreto n° 100/2020.

LEIA TAMBÉM

Pernambuco prorroga Estado de Calamidade por conta da pandemia até junho de 2021

O prefeito Miguel Coelho (MDB) levou em conta a falta de um calendário de imunização contra o novo coronavírus e a consequente necessidade de manter as medidas de distanciamento social. O decreto começa a valer no dia 1° e terá validade de 180 dias.

De acordo com o boletim de terça-feira (29), Petrolina registra 12.012 casos confirmados da doença, 9.660 curas clínicas e 151 óbitos. Os casos ativos totalizam 2.201. Por fim, a ocupação dos leitos é de 60,37%.

Atual presidente da Câmara, Osório confirma escolha de Aero para assumir comando da Casa em 2021

Presidente não seguirá no posto em 2021 (Foto: Brena Souza/Rádio Jornal)

Os trabalhos da atual legislatura de Petrolina terminam nessa terça-feira (29), com a última sessão do ano. O tom de despedida também é sentido na fala do atual presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira (MDB). Reeleito em novembro para mais um mandato, ele confirmou que não buscará a reeleição ao principal posto da Mesa Diretora.

LEIA TAMBÉM

Confira os vereadores eleitos em Petrolina

De acordo com o edil, a bancada de Situação se articulou e alçará Aero Cruz (MDB), atual líder do Governo na Câmara, ao posto de presidente. “Vou fazer o quarto mandato a partir de janeiro, já me sinto contemplado [pelos mandatos como presidente]. A gente sabe que há um desgaste natural devido a quantidade de tempo que a gente já se encontra na Presidência. E vem aqueles comentários de ‘de novo Osório’, a gente respeita”, disse o vereador à imprensa.

LEIA MAIS

Petrolina: obras do Laboratório Municipal e do Centro de Diagnósticos começam em janeiro

(Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

A saúde de Petrolina ganhará reforço em 2021. O prefeito Miguel Coelho (MDB) assinou, na véspera do Natal (24), a ordem de serviço para construção do Laboratório Municipal e da implantação de um novo Centro de Diagnóstico. As obras estão orçadas em R$ 3 milhõe e têm previsão de início na primeira quinzena de janeiro.

Os dois prédios serão construídos na Rua José Maniçoba, nas proximidades do Centro de Parto Normal. O objetivo da Prefeitura é criar um complexo da saúde na região central de Petrolina. O laboratório terá salas de coleta, triagem, farmácia, hematologia, microbiologia e outras estruturas para análises.

Já o centro de diagnósticos contará com equipamentos tipo MAPA, Holter, eletrocardiograma, ultrassonografia, ecocardiograma, raio-X. Ambas as obras devem ser concluídas em 12 meses. “É um investimento importante, cerca de R$ 3 milhões, para construir um laboratório e um centro de diagnósticos. São obras que trarão mais saúde e dignidade para nossa população, especialmente, àqueles que necessitam do atendimento público de qualidade“, afirma o prefeito.

Ranking coloca administração de Petrolina como a melhor de Pernambuco

(Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

Reeleito para mais quatro anos de trabalho à frente de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho (MDB) tem mais um motivo para comemorar. Na terça-feira (22) a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) divulgou um ranking que coloca o município como a gestão mais bem avaliada nas cidades com mais de 100 mil habitantes em Pernambuco.

A nível de Nordeste, Petrolina ficou com a sexta posição. O Ranking Sudene IGM avaliou 1990 cidades do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santos, regiões abrangidas pelo órgão. Após o levantamento, Petrolina alcançou a nota 6,74, ficando à frente de sete capitais nordestinas e todas cidades pernambucanas com mais de 100 mil moradores.

Na região Nordeste, apenas Feira de Santana (7,22), Fortaleza (7,04), Crato (6,98), Salvador (6,87) e Juazeiro do Norte (6,78) tiveram desempenho melhor. “Esse ranking da Sudene mostra de uma forma global que Petrolina se destaca com políticas públicas em vários temas. Nossa gestão ser apontada como referência em Pernambuco é motivo de orgulho e nos impulsiona a trabalhar para na próxima avaliação alcançarmos o topo do ranking em todo o Nordeste“, comemorou o prefeito.

Petrolina: lei garante atendimento prioritário na marcação de exames a pacientes com lúpus

Pacientes ganham prioridade no atendimento com lei (Foto: Ascom/PMP)

Agora é lei municipal. Os pacientes diagnosticados com lúpus terão atendimento de urgência, emergência e marcação de exames/consultas prioritário em Petrolina. A medida vem através da Lei n° 3.341/2020, sancionada pelo prefeito Miguel Coelho (MDB) no Diário Oficial de quarta-feira (22).

A lei foi proposta pelo vereador Gilmar Santos (PT) e aprovada pela Casa Plínio Amorim. O texto da matéria também determina que pacientes com suspeita da doença e que precisam realizar exames para comprovar o diagnóstico também receberão tal prioridade.

Mas para isso deverão apresentar alguma documentação comprovando o diagnóstico de lúpus ou a necessidade da confirmação do prognóstico médico.

Petrolina: primeiro viaduto da Av. 7 de Setembro deve ficar pronto em fevereiro

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A informação foi dada ao prefeito de Petrolina Miguel Coelho nesta terça-feira (22) pela a equipe de engenharia responsável pelos viadutos. Miguel vistoriou os trabalhos das obras mais complexas da duplicação e reestruturação da Avenida 7 de Setembro e foi informado que um dos equipamentos já será entregue até fevereiro e o outro em abril.

“Essa é uma obra histórica que beneficia o trânsito no presente e prepara a cidade para o futuro. Junto a diversas outras duplicações e projetos de mobilidade, estamos deixando Petrolina planejada para os próximos 20 ou 30 anos”, explica o prefeito.

LEIA MAIS

Miguel Coelho anuncia secretariado para nova gestão

(Foto: ASCOM)

O prefeito reeleito de Petrolina, Miguel Coelho, decidiu promover mudanças na estrutura administrativa e no secretariado para o segundo governo. O gestor enviou, nesta terça (22), à Câmara de Vereadores em caráter de urgência um projeto de lei para reforma da administração pública do município. Além disso, Miguel decidiu antecipar os novos nomes do primeiro escalão de sua equipe para 2021.

Na reforma, estão previstas poucas alterações robustas. Será criada a Secretaria de Agricultura, que antes era subordinada à pasta de Governo. O novo modelo traz ainda a junção das secretarias de Planejamento com Fazenda. Essas mudanças propiciadas pela reforma não irão acarretar qualquer aumento no orçamento municipal.

Já em relação ao secretariado, Miguel decidiu renovar parte da equipe. As pastas do Social, Economia, Educação, Procuradoria-Geral, Agricultura e Desenvolvimento Urbano terão novos líderes. Essas secretarias serão comandadas, respectivamente, por Glaucia Andrade, Flávio Guimarães, Plínio Amorim, Fernando Cavalcanti, vereador Gilberto Melo e Emício Junior. Além disso, o vereador Edilson Leite volta para a equipe de Miguel ocupando uma assessoria para atuar na área política e em ações voltadas à mobilidade. E Lucivane Lima passa a comandar a nova pasta de Fazenda e Planejamento.

Segundo o prefeito, as mudanças buscam manter o ritmo de trabalho intenso na gestão municipal e, ao mesmo tempo, inspirar novas idéias para o segundo mandato. “Antes de tudo, é preciso agradecer a todos que contribuíram conosco nesse primeiro governo. Se tivemos uma votação histórica da população de Petrolina, a maior do Nordeste, isso se deve muito ao empenho de cada um desses colaboradores. Aos que chegam, a mensagem foi muito clara: trabalho. Esse foi nosso compromisso nos primeiros quatro anos, e no segundo mandato a população vai nos exigir o dobro desse trabalho. O desafio é enorme, mas tenho convicção que escolhi a equipe certa para manter Petrolina como referência para todo o estado de Pernambuco”, afirmou Miguel.

Confira como ficará a estrutura da gestão de Petrolina para 2021:

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes
O professor Plínio Amorim passa comandar a pasta

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo
O atual diretor regional da Fiepe, Flávio Guimarães, assumirá a pasta

Secretaria de Agricultura
O vereador Gilberto Melo passa a cuidar das políticas voltadas para a agricultura

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
A cientista social Glaucia Andrade passa a liderar a pasta

Procuradoria-Geral do Município
O advogado Fernando Cavalcanti assume a pasta

Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade
Emício Junior

Secretaria de Fazenda e Planejamento
Lucivane Lima

Secretaria de Saúde
Magnilde Albuquerque

Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Mobilidade
Fred Machado

Secretaria de Governo
Orlando Tolentino

Coordenadoria de Comunicação
Monyk Arcanjo

Controladoria-Geral do Município
Henrique Guerra

Chefia de Gabinete
Rodrigo Galvão

Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA)
Franklin Alves

Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA)
Geraldo Miranda

Agência do Empreendedor (AGE)
Sebastião Amorim

Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (ARMUP)
Rubem Franca

Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGEPREV)
Willames Barbosa