Atual vice-prefeita, Luska Portela recebe Título de Cidadã Petrolinense

(Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

Luska Portela foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Petrolina na noite de segunda-feira (21). Atual vice-prefeita, ela recebeu o Título de Cidadã Petrolinense. Luska é baiana de nascimento e pernambucana de coração. A honraria foi proposta por Ronaldo Silva (DEM) e Ronaldo Cancão (DEM).

Ao proporem o título, os vereadores levaram em conta a atuação de Luska Portela nas causas sociais, como pessoas em vulnerabilidade. Vice-prefeita desde 2016, Luska não seguirá no posto para a próxima gestão, mas deixa um legado a Petrolina.

“Sempre ouvi dizer que mãe não é só aquela que nos coloca no mundo. Mãe é aquela que acolhe. Foi assim que me senti em Petrolina, acolhida por uma mãe e também por amigos que foram verdadeiros irmãos. Na minha família, meu esposo, minhas filhas, minha neta Clara, encontrei força e coragem. E através do amor que tenho por Petrolina consegui compreensão, paciência e muita cumplicidade com a nossa gente”, comentou a homenageada.

O prefeito Miguel Coelho (MDB) esteve presente na solenidade e elogiou a parceria. “Nos últimos quatro anos, tive a oportunidade de aprender com ela, que foi como uma mãe. Ela é, acima de tudo, uma pessoa dedicada, amiga e carinhosa. Posso dizer que esse título é merecido para aquela que foi a melhor vice-prefeita que nossa cidade já teve“, disse.

Reforma administrativa: confira a nova estrutura da Prefeitura de Petrolina

(Foto: ASCOM/PMP)

A reforma administrativa proposta pelo prefeito Miguel Coelho (MDB) já está sendo debatida na Câmara de Vereadores de Petrolina. O projeto deu entrada em caráter de urgência urgentíssima e é um dos quatro PLs do Executivo analisados nessa manhã (22).

Caso aprovado, a partir do dia 1º de janeiro algumas mudanças acontecerão na Prefeitura de Petrolina. A principal delas é a desvinculação da Secretaria de Governo da de Agricultura. É esperada a aprovação unânime na Casa Plínio Amorim. Dessa forma, a expectativa é que Miguel anuncie seu secretariado da nova gestão ainda nessa semana.

De acordo com a Prefeitura, a reforma busca “otimizar a arrecadação de receitas públicas e de dinamizar a execução do serviço público, de modo com isso cumprir as determinações prescritas na Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Veja a seguir a configuração do governo municipal para a gestão de 2021-2024:

LEIA MAIS

Câmara de Petrolina analisa reforma administrativa proposta por Miguel Coelho

(Foto: Arquivo)

A penúltima sessão de 2020 já está acontecendo na Casa Plínio Amorim e nessa terça-feira (22), os vereadores de Petrolina analisarão diversos projetos. São quatro do Poder Executivo e 10 do Legislativo. Entre as matérias em pauta está o PL n° 32/2020, que altera organização básica da administração direta da Prefeitura.

O projeto reorganiza a atual estrutura da Prefeitura, criando cargos e excluindo outros. A medida já havia sido anunciada pelo prefeito reeleito, Miguel Coelho (MDB) no dia da sua diplomação. Apenas após a aprovação dessa matéria é que ele anunciará seu secretariado de 2021-2024.

A sessão está sendo transmitida ao vivo pelo YouTube da Câmara e também pode ser acompanhada presencialmente. Veja a seguir os projetos colocados em pauta hoje:

LEIA MAIS

Prefeito Miguel Coelho recebe o Selo Unicef 2020

(Foto: Fernando da Hora)

A premiação por desenvolver projetos e programas públicos para a redução de desigualdades na infância aconteceu nesta quinta-feira (17), em uma solenidade para poucas pessoas, por causa da pandemia do novo coronavírus, no Instituto Ricardo Brennand, na cidade do Recife. Além de Miguel Coelho, outros 33 gestores pernambucanos também foram homenageados.

Único prefeito das cidades pernambucanas com mais de 110 mil moradores a receber o Selo Unicef 2020 da Organização das Nações Unidas (ONU), Miguel estava por sua mãe, dona Adriana Coelho, e as responsáveis pelo programa municipal do Selo Unicef em Petrolina, Kátia Carvalho e Benícia Tavares.

LEIA MAIS

Miguel Coelho deve anunciar novo secretariado ainda nessa semana

Expectativa é de novidades ainda nessa semana (Foto: Jonas Santos/PMP)

Após a diplomação, Miguel Coelho (MDB) já mira o início do seu novo mandato à frente da Prefeitura de Petrolina. A expectativa gira em torno do secretariado, que pode ser apresentado ainda nessa semana, segundo o próprio gestor afirmou à imprensa local.

LEIA TAMBÉM

“O nível de exigência e cobrança com a nossa gestão será ainda maior”, afirma Miguel Coelho durante diplomação

Na segunda-feira (15) ele havia dito que o secretariado para 2021-2024 seria anunciado juntamente com o projeto da Reforma Administrativa. “A gente já tá na fase dos últimos ajustes, acredito que no mais tardar até quinta-feira [17/12] a gente deva estar enviando para a Câmara e junto com a reforma a gente vai anunciar o novo secretariado“, informou.

Enquanto o anúncio oficial não vem, sabe-se que secretarias serão unificadas e outras extintas. “Tem fusão, tem separação e tiramos alguns cargos comissionados, criando outros para dar mais eficiência”, antecipou Miguel.

Presidente da Comissão de Finanças destaca recorde de emendas para Orçamento de Petrolina

Vereador destaca empenho dos vereadores para ajudar no orçamento de 2021 (Foto: Blog Waldiney Passos)

O principal assunto da penúltima sessão de 2020 na Casa Plínio Amorim é o orçamento do próximo ano. A matéria do Poder Executivo será discutida pelos 23 edis e votada ainda nessa manhã. De acordo com o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Ronaldo Silva (DEM), por mais um ano a Câmara de Petrolina é recordista em emendas.

“Sempre a Casa sai na frente no Estado de Pernambuco com a LOA. Mais uma vez são 309 emendas, batemos o recorde mais uma vez. Isso mostra que os vereadores realmente se preocupam com Petrolina. Com a área periférica, com a área ribeirinha, com a área irrigada e de sequeiro. Vem recurso para todas as áreas“, disse.

Recurso disponível

Para o primeiro ano do seu novo mandato, o prefeito Miguel Coelho (MDB) terá pouco menos de R$ 1 bilhão disponível, como afirma Ronaldo Silva. “A gente estava com receio de ter uma queda de arrecadação desse ano para o outro, era em torno de quase R$ 50 milhões. Mas graças a Deus fizemos um bom trabalho e para o ano que vem o prefeito Miguel Coelho vai ter um orçamento de R$ 950 milhões, é quase R$ 1 bilhão“, finaliza.

Miguel Coelho é diplomado prefeito de Petrolina pela segunda vez consecutiva

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A solenidade, que oficializa o mandato de 2021 a 2024,  foi realizada na manhã desta segunda-feira (14), na Fundação Nilo Coelho em Petrolina (PE). Por causa da pandemia, apenas a família e um grupo reduzido de convidados participaram.

Reeleito com mais de 121 mil votos, Miguel recebeu o diploma de sua esposa, Lara Secchi Coelho. Durante o discurso, disse que o combate à pandemia, investimentos em escolas em tempo integral, trabalho com foco no social e obras estruturantes serão destaques em seu novo  governo

Além de Miguel e do vice-prefeito Simão Durando, foram diplomados pela Justiça Eleitoral os 23 vereadores eleitos. Petrolina tem cerca de 350 mil moradores e mais de 200 mil eleitores. Miguel e Simão foram eleitos com uma votação histórica no dia 15 de novembro. 121.300 petrolinenses elegeram o prefeito e o vice, equivalente a  76,19% dos votos válidos, maior quantitativo já obtido por uma chapa majoritária no município sertanejo.

Covid: “Mais tardar em fevereiro a gente está iniciando a vacinação”, diz Miguel Coelho

Momentos antes de ser diplomado como prefeito reeleito em Petrolina, Miguel Coelho (MDB) fez uma revelação importante sobre a imunização da população. A meta é iniciar 2021 já vacinando os petrolinenses, independente de qual seja a vacina.

LEIA TAMBÉM

“O nível de exigência e cobrança com a nossa gestão será ainda maior”, afirma Miguel Coelho durante diplomação

“A gente está num quadro de finalização dessa pandemia, até porque hoje os Estados Unidos também iniciou [a vacinação]. Acho que agora é uma tendência de novos países, inclusive o Brasil, de poder até o final do ano iniciar. Seja com qual vacina for“, afirmou Miguel.

LEIA MAIS

“O nível de exigência e cobrança com a nossa gestão será ainda maior”, afirma Miguel Coelho durante diplomação

Prefeito reeleito está acompanhado da família (Foto: Brena Souza/Rádio Jornal Petrolina)

O prefeito Miguel Coelho (MDB) será diplomado nessa segunda-feira (14), ao lado do vice eleito, Simão Durando. Antes da cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral, o gestor conversou com a imprensa e destacou a responsabilidade que assume a partir de hoje.

“É um sentimento de alegria. A gente está aqui hoje oficializando o resultado do último dia 15 de novembro. A maior votação da história de Petrolina é muito gratificante, mas é uma responsabilidade enorme que eu e Simão teremos pelos próximos quatro anos. É um sentimento de emoção, de agradecimento e gratidão, mas de muita responsabilidade para com os próximos quatro anos”, disse.

Novo mandato

Sobre o que o eleitor pode esperar para os próximos quatro anos, Miguel antecipou. “A gente fez Petrolina crescer como nunca se tinha visto antes na nossa cidade e agora nossa responsabilidade é fazer os próximos quatros melhor do que foi nos últimos quatro. O nível de exigência e cobrança com a nossa gestão será ainda maior. Mas nós estamos dispostos para encarar qualquer obstáculo”, afirmou. A solenidade será transmitida ao vivo nas redes sociais do prefeito.

Eleitos em 2020 serão diplomados na manhã dessa segunda-feira em Petrolina

Eleições 2020

Miguel Coelho e seu vice eleito, Simão Durando serão diplomados às 10h dessa segunda-feira (14), em Petrolina. A cerimônia também reunirá os 23 vereadores que conquistaram vitória nas urnas, no mês de novembro e acontecerá na Fundação Nilo Coelho, Centro da cidade.

LEIA TAMBÉM

Confira os vereadores eleitos em Petrolina

Miguel Coelho é reeleito prefeito de Petrolina com votação histórica

Por conta da pandemia, a Justiça Eleitoral limitou o acesso de convidados. Está permitido apenas dois por político. O uso de máscara é obrigatório, bem como o distanciamento entre os presentes. De acordo com a assessoria do prefeito, a solenidade será transmitida ao vivo pelo Instagram.

Miguel foi reeleito no último dia 15 de novembro, com votação recorde na cidade. Mesmo com a possibilidade de segundo turno em Petrolina, o atual gestor liquidou a fatura com 76,19% no primeiro turno. Para essa nova gestão ele terá ao seu lado o então secretário de Governo e Agricultura, Simão.

Parceria entre governo federal e prefeitura de Petrolina vai possibilitar a construção de complexos esportivos na cidade

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A assinatura do termo de cooperação foi na manhã desta sexta-feira (11). O prefeito Miguel Coelho e o ministra da Cidadania, Onyx Lorenzoni, se comprometeram em construir dois complexos esportivos em Petrolina para a prática de esportes de alto rendimento como atletismo, futebol, vôlei e basquete.

A iniciativa integra o Brasil em Campo, programa federal que escolheu Petrolina para ser a cidade-modelo no Norte e Nordeste na nova experiência.

LEIA MAIS

Ministro da Cidadania visita Petrolina e assina Termo de Intenção para construção de Complexo Esportivo

Onyx cumpre agenda em Petrolina nessa manha (Foto: Ministério da Cidadania/Twitter)

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni visitou Petrolina na manhã dessa sexta-feira (11) onde assinou o Termo de Intenção para construção do maior complexo esportivo do município. Com a visita de Lorenzoni, a cidade torna-se a primeira de Pernambuco a receber o projeto Brasil em Campo.

“Estou honrado de estar em Petrolina. Feliz em começar aqui no Nordeste o belíssimo caminho que o Brasil em Campo vai desenvolver. Esta aliança entre nós tem um único objetivo: servir aos petrolinenses, aos pernambucanos e servir ao Brasil”, disse o ministro durante a solenidade realizada no gabinete do prefeito Miguel Coelho (MDB).

LEIA MAIS

Petrolina ganha novo equipamento para reforço na segurança e monitoramento do trânsito

Petrolina é a primeira cidade do Nordeste a contar com equipamento (Foto: Jonas Santos/Ascom)

Petrolina ganhou o primeiro Centro de Comando de Controle e Operações (CCO) do Nordeste. O novo aparelho público foi entregue na quinta-feira (10) e insere o município em uma nova era da segurança. A estrutura moderna serve tanto para fiscalizar o trânsito, como também para reforçar a segurança pública.

O CCO integra as ações previstas pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na certificação de uma “Cidade Inteligente”. Os softwares e computadores acompanham o trânsito de veículos e circulação de pedestres, além da gestão de luminárias inteligentes em locais estratégicos.

Dessa forma, cria-se um verdadeiro “Big Brother”, porque as câmeras também fazem reconhecimento facial e de placas dos veículos.  “Esta é apenas uma ponta de um grande projeto. Queremos transformar Petrolina num grande parque tecnológico para que empresas de inovação possam testar soluções e, com isso, melhorar a vida da sociedade. A gente agradece a ABDI, o Governo Federal por acreditar de que Petrolina tem potencial de ser o primeiro lugar do interior do Nordeste a adotar um conjunto de sistemas para ser uma cidade inteligente”, celebrou o prefeito.

Parceria firmada com o Programa Transforma Petrolina amplia opções de estágios para alunos da Facape

(Foto: Ascom/Facape)

Uma parceria firmada esta semana com o Programa Transforma Petrolina, da prefeitura municipal, vai ampliar as opções de atividades complementares e estágios para estudantes dos cursos da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais, a Facape.

O Programa Transforma Petrolina já atua na cidade e tem a proposta de estimular o voluntariado e fortalecer iniciativas sociais no sertão. A proposta da parceria é que nessa nova etapa, a Facape realize a capacitação voluntariamente de pessoas que trabalhem em Organizações Não Governamentais, que estejam cadastradas no Transforma Petrolina.

LEIA MAIS

Covid-19: Miguel afirma que se for necessário Prefeitura comprará doses de vacina

Prefeito afirmou que comprará a vacina com eficácia, independente de onde vier

Depois da corrida por respiradores, agora a preocupação dos gestores é em relação as vacinas contra a covid-19. Nessa quarta-feira (9), o prefeito de Petrolina informou que se a União e o Estado não disponibilizarem doses suficientes, fará aquisição pelo município.

“Caso os governos federal e estadual não disponibilizem vacinas suficientes, a prefeitura irá comprar as doses necessárias para proteger todos os petrolinenses. Não importa de onde venha a vacina; o que importa é a sua eficácia e que salve vidas“, escreveu nas redes sociais.

Mais cedo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello havia dito que a vacinação no país pode começar ainda em dezembro. O Governo Federal vislumbra da Pfizer como escolha de momento. Enquanto isso há a de Oxford, a Coronavac, ambas com testes e parcerias no país.