Invasão no DF: PF e Ministério da Justiça criam canais para denúncias

Manifestantes invadiram Congresso, STF e Palácio do Planalto no final de semana

A Polícia Federal (PF) e o Ministério da Defesa e Segurança Pública criaram canais de denúncias, para identificar os envolvidos na invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília (DF), no último domingo (8). O objetivo é conseguir a identidade dos criminosos e puni-los dentro da lei.

“A Polícia Federal informa que criou o e-mail [email protected] para receber informações sobre envolvidos nos atos do último domingo. Qualquer informação é bem-vinda“, diz a nota da instituição.

LEIA MAIS

URGENTE: Lula decreta intervenção federal no DF

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou intervenção federal no Distrito Federal a partir deste domingo (8). A medida foi confirmada durante coletiva de imprensa e é uma resposta aos atos de vandalismo praticados nos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).

LEIA MAIS

Lula visita Araraquara para examinar danos provocados pelas chuvas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará Araraquara (SP) na tarde deste domingo (8). A agenda foi confirmada no sábado (7) e tem como objetivo avaliar os danos provocados pelas chuvas na cidade paulista. Lula disse na internet que já conversou com o prefeito Edinho Silva (PT) sobre ajuda a cidade.

Após a visita, Lula e a comitiva federal deverão conversar com a imprensa. A cidade sofre consequências de fortes chuvas. “No local onde uma cratera se abriu após 200 milímetros de chuva em 24 horas, sendo 83 mm em apenas uma hora, vitimando 6 pessoas de uma mesma família”, diz a nota do Palácio do Planalto.

Dino discute com PF e PRF providência contra atos democráticos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino se reuniu com ros diretores gerais da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste sábado (7). Os encontros buscam definir “novas providências sobre atos antidemocráticos que podem configurar crimes federais”.

Dino fez referência aos protestos de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), derrotado no segundo turno das eleições 2022. De acordo com o ministro, “pequenos grupos extremistas não vão mandar no Brasil”.

“Reiteramos que liberdade de expressão não abrange agressões físicas, sabotagens violentas, golpismo político, etc. Recomendo que pessoas agredidas procurem imediatamente Delegacias da Polícia Civil para registro da ocorrência, se possível, com imagens”, escreveu no Twitter.

Comunicação do Governo Federal terá drag queen nascida em Belém do São Francisco

A Secretaria de Comunicação do Governo Federal terá uma sertaneja. O ministro Paulo Pimenta anunciou a drag queen Ruth Venceremos para o cargo de assessora de Diversidade e Participação Social da pasta. Ruth nasceu em Belém do São Francisco e é suplente de deputada federal em Brasília (DF).

Ligada ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Ruth é filiada ao PT e atua na defesa dos direitos humanos, da população LGBTQIAPN+ e dos negros. É formada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em 2022 tornou-se a primeira drag queen a disputar um cargo de deputada federal pelo Distrito Federal. Ruth tem 38 anos e em 2019, recebeu o Prêmio de Direitos Humanos concedido pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Bolsonaro encerra mandato com aprovação de apenas 39% dos brasileiros

Jair Bolsonaro (PL) encerra seu mandato como presidente da República neste sábado (31). E sua gestão tem avaliação positiva para apenas 39% dos brasileiros, aponta um levantamento do Instituto Datafolha. Outros 37% consideram o trabalho de Bolsonaro como ruim ou péssimo e 24% como regular.

O levantamento foi divulgado na quinta-feira (29). Com o resultado, o desempenho de Bolsonaro é considerado o pior entre os eleitos que completaram um mandato, desde a redemocratização do Brasil, em 1985, excluindo Fernando Collor, que renunciou ao ser alvo de impeachment, em 1992.

A pesquisa foi realizda entre 19 e 20 de dezembro, com 2.026 eleitores em 126 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Portaria traz lista dos feriados nacionais e pontos facultativos de 2023


Se 2022 foi um ano ruim para quem gosta de viajar nos feriados, 2023 promete ser o inverso. No calendário oficial do próximo ano, constam ao menos nove feriados nacionais. Na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial da União (DOU) consta a lista das folgas para o ano que se inicia.

A Portaria n° 11.090/2020 também contempla pontos facultativos. Os feriados municipais e estaduais não estão na lista do Governo Federal. Confira a seguir as folgas previstas pela União:

LEIA MAIS

Relatório aponta resultados positivos com Projeto Dom Hélder Câmara no semiárido brasileiro

O Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Centro de Gestão e Inovação na Agricultura Familiar da Universidade de Brasília (Cegafi/UnB) impactou mais de 76 mil famílias desde sua criação, em 2001.

Criado para ajudar famílias de agricultores do semiárido brasileiro, o PDHC tem como objetivo reduzir os níveis de pobreza e de desigualdades no semiárido brasileiro, qualificando os produtores para que desenvolvam uma produção sustentável, estimulando a replicação de boas práticas, e tem como eixo central a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

LEIA MAIS

Em Brasília, Guilherme Coelho reforça demanda de produtores prejudicados pelas chuvas no Sertão

Presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho, está cumprindo agenda em Brasília (DF) e tem procurado fortalecer as demandas dos fruticultores do Vale do São Francisco, após as chuvas de novembro, que causaram prejuízos para os produtores.

Na quarta-feira (14), Guilherme foi ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e iniciou tratativas com os Bancos do Nordeste e Brasil, para amenizar os prejuízos dos agricultores.

“As chuvas atrapalharam muito os produtores que trabalham com irrigação. A estimativa é que os prejuízos giram em torno de 50% e 30% nas safras de uva e manga, respectivamente. Os impactos repercutem em toda economia regional, não apenas no setor agrícola”, disse.

Guilherme pediu apoio dos prefeitos de Petrolina, Juazeiro (BA) e Casa Nova (BA), para que os gestores decretem estado de calamidade ou de emergência pública. “O nosso principal objetivo é conseguir a prorrogação das parcelas dos empréstimos dos produtores para que eles possam se organizar e passar por essa fase difícil”, explicou Guilherme Coelho.

Auxílio Brasil de dezembro começa a ser pago hoje

O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil referente ao mês de dezembro começa a ser cumprido nesta segunda-feira (12). Hoje recebem os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1. O cronograma seguirá até 23/12.

Segundo o ministério da Cidadania, serão pagos mais de R$ 13 bilhões a 21,6 milhões de famílias beneficiadas, com benefício médio de R$ 607,14. Esse grupo também receberá o vale-gás. Confira a seguir o cronograma de pagamento para o último mês do ano:

LEIA MAIS

Lula anunciará mais ministros nesta semana

Após anunciar os primeiros nomes a compor seu governo em 2023, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve revelar mais ministros nesta semana. O presidente eleito espera dar uma resposta à falta de diversidade no seu time, fator questionado na última sexta-feira (9), já que apresentou apenas homens.

Um anúncio esperado é o de Margareth Menezes como ministra da Cultura. Ela recebeu um convite e, se aceitar, será a primeira mulher e a primeira mulher negra a estar no governo de Lula em 2023. A representatividade é um ponto chave na base da esquerda.

Outra pasta que possivelmente terá uma mulher é o ministério de Meio Ambiente. Um dos nomes mais cotados é o da ex-ministra Marina Silva, que apoiou Lula nas eleições deste ano.

Raquel destaca indicação de pernambucano para Defesa no Governo Lula

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na sexta-feira (9), os primeiros nomes para compor seu governo. Entre as novidades está o pernambucano José Múcio Monteiro, que será responsável pelo Ministério da Defesa.

Múcio é ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), foi secretário estadual e nasceu no Recife. Ele tem 74 anos e será responsável pela desmilitarização da pasta. Ele foi elogiado pela governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

Em entrevista a GloboNews, o futuro ministro afirmou que “as Forças Armadas são essenciais em qualquer país do mundo” e enfatizou que “as Forças Armadas devem, assim como eu, lealdade ao nosso povo, respeito à Constituição”.

“Não há possibilidade de efetuar os pagamentos”, afirma Campus Juazeiro do IFBA sobre cortes de orçamento do MEC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) do Campus Juazeiro emitiu uma nota à imprensa, afirmando que após os cortes anunciados pelo Ministério da Educação (MEC), a instituição está praticamente parada.

“A Conta Limite de Saque do Campus Juazeiro que paga os Auxílios da Assistência Estudantil e Iniciação Científica, está praticamente zerada, não há possibilidade de efetuar os pagamentos, referentes, aos meses de Novembro e nem Dezembro. No momento, a orientação que temos é sobre a não descentralização de recursos financeiros até o momento, impactando na impossibilidade de realizarmos os pagamentos dos auxílios por ora“, informa o instituto.

Os cortes do MEC aconteceram entre o final de novembro e começo deste mês, atingindo todas as instituições de ensino federais do país, entre universidades e IFs. Confira a seguir a nota completa do IFBA:

LEIA MAIS

Última parcela do auxílio para motoristas de caminhão será paga hoje

Motoristas de carga autônomos e de táxi de todo o país recebem neste sábado (10) a sexta e última parcela dos auxílios Caminhoneiro e Taxista, no valor de R$ 1 mil. O pagamento da parcela de dezembro estava prevista para 17, mas foi antecipada.

O dinheiro referente ao auxílio será depositado nas contas poupança sociais digitais e poderá ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem. O benefício foi criado através de uma PEC que decretou estado de emergência por causa da alta do preço dos combustíveis.

Em Brasília, Guilherme Coelho reforça pedido para recriação do Ministério da Irrigação

Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), esteve em Brasília (DF) nesta semana e reforçou uma campanha para que o Governo Federal recrie o Ministério da Irrigação.

O pedido foi feito durante a reunião de criação da Rede Nacional de Irrigantes (Renai), na quarta-feira (7). “A irrigação é essencial para que o Brasil possa produzir mais alimentos e de maneira sustentável. A irrigação não leva apenas água, com ela chega a educação, emprego e prosperidade. O Vale do São Francisco é um exemplo de produtividade agrícola e desenvolvimento graças aos canais”, disse. O Brasil já teve esse Ministério na gestão de José Sarney, entre 1986 e 1989.