Mais 3 crianças morrem e número de óbitos em creche sobe para 10

(Foto: Reprodução)

Duas crianças vítimas da tragédia em creche de Janaúba (MG) morreram de sexta-feira (6) na Santa Casa Montes Claros. E uma terceira vítima morreu neste hoje (7). Cecília Davina Gonçalves Dias, Yasmim Medeiros Sabino e Talita Vitória Bispo tinham 4 anos.

Os 13 pacientes mais graves foram todos encaminhados para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, referência em queimaduras no estado. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, outras 11 vítimas seguem internadas no local, sendo nove crianças, todas em estado grave.

A Prefeitura Municipal de Janaúba pede o apoio da população com doações para as crianças e as famílias. Roupas e água estão na lista dos pedidos. As doações podem ser entregues na própria prefeitura. O órgão também recebe doações por transferência bancária. De acordo com a prefeitura os R$ 177 mil já arrecadados serão usados não apenas imediatamente, mas nos próximos anos durante o tratamento e acompanhamento das crianças e famílias.

Com informações do EBC

Vigilante de creche ateia fogo em crianças em Minas Gerais; seis morreram

(Foto: Google Maps)

O vigia de uma creche em Janaúba (557 km de Belo Horizonte) colocou fogo em crianças e em si mesmo na manhã desta quinta-feira (5). Pelo menos quatro crianças morreram, segundo a Polícia Militar. Há outras crianças feridas, mas a polícia ainda não sabe estimar quantas são nem o estado de saúde delas.

Os feridos estão sendo levados para o Hospital Municipal de Janaúba em ambulâncias. Um helicóptero está sendo deslocado da cidade de Montes Claros, a 130 km, para transferir crianças em estado mais grave.

O vigia que ateou fogo ao próprio corpo também está internado em estado grave. A creche pertence à prefeitura e fica no bairro Rio Novo. O incêndio no local já foi debelado, informa a polícia.

Fonte FolhaPE

Prefeitura lança projeto para aproximar crianças e idosos através da contação de histórias

A partir de oficinas, os idosos desenvolvem o talento para a contação de histórias que serão levadas às crianças. (Foto: ASCOM)

O mundo mágico das histórias infantis foi o caminho escolhido pela prefeitura para unir a inocência das crianças e o carinho dos idosos de Petrolina. Idealizado pela primeira-dama, Lara Secchi Coelho, o projeto Vovô Amigo’ foi lançado nesta quarta-feira (27) durante um evento realizado no Centro de Convivência Vó Pulu.

A cerimônia que reuniu dezenas de idosos, foi aberta pelo prefeito Miguel Coelho, que destacou a necessidade do projeto para estimular a contribuição dos idosos para a formação de uma nova geração de petrolinenses.

“É muito bom ver a nossa companheira se engajando num projeto que busca dar mais sentido para quem já viveu muito e quer viver ainda mais. O projeto chega para mostrar a importância dos relacionamentos e somar a experiência dos idosos com a energia das crianças. Lara terá uma responsabilidade e um papel importante nisso”, disse Miguel Coelho.

Diante do público, a primeira-dama agradeceu e explicou que a ideia é que as histórias contadas pelos mais velhos possam vincular as duas gerações em torno dos encantos proporcionados pela leitura. 

LEIA MAIS

Hoje é o Dia D da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

(Foto: Internet)

Hoje é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, os postos de saúde estão abertos em todo o país. Cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos estão convocados para atualizar a caderneta de vacinas. Segundo o Ministério da Saúde, 53% desse público não estão com a vacinação em dia.

Em 2016, o Brasil registrou a menor cobertura vacinal dos últimos dez anos, por isso, a meta do ministério é resgatar todas as crianças e adolescentes não vacinados e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização. Com o slogan Todo mundo unido fica mais protegido, a campanha começou no dia 11 de setembro e vai até o dia 22 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos de vacinação.

LEIA MAIS

Grupo é preso por estupro coletivo de duas crianças em Sertânia

(Foto: Internet/Ilustração)

Durante a manhã de hoje (14) cinco pessoas foram presas, acusadas do estupro coletivo de duas crianças, uma de 8 anos e outra de 4 anos, em Sertânia.

Sob a coordenação do delegado Ubiratan Rocha Fernandes, a equipe policial cumpriu os mandados de prisão em desfavor dos cinco acusados. Os crimes se tornaram algo habitual para o grupo e foram constatados após uma perícia feita no Instituto Médico Legal (IML) do Recife.

Entre os acusados, estão a mãe e o padrasto das crianças. Quatro homens foram encaminhados para a cadeia de Sertânia e a mulher, para a colônia penal de Buíque.

Doação na conta de água pode ajudar organizações sociais de Pernambuco

(Foto: ASCOM)

Os 2 milhões de clientes da Compesa podem contribuir com organizações sociais que estão trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos. Para colaborar, é preciso aderir a Campanha Conta Comigo lançada hoje (12) e que  viabiliza a doação mensal por meio da conta de água nos valores de R$ 1,00, R$ 2,50, R$ 5,00 ou R$ 10,00.

Os recursos captados são repassados integralmente para as três entidades amparadas pela campanha: Hospital de Câncer, Movimento Pró-Criança e a Fundação Terra. O cliente pode, inclusive, destinar sua doação para uma ou até as três organizações. A participação é efetivada por um termo de adesão que deve ser preenchido e assinado pelo cliente titular da conta de água autorizando a companhia a cobrar a doação. O cadastro pode ser feito no site da compesa ou nas lojas de atendimento da Compesa.

A campanha fortalece a Compesa como uma empresa cidadã e tem a iniciativa de normatizar, organizar e ampliar a parceria que a companhia já vem mantendo com essas instituições, nos últimos anos, captando as doações dos clientes na fatura de água.

O Hospital de Câncer foi o primeiro a iniciar esse trabalho com a Compesa no ano de 2006. Depois, em 2009, o Movimento Pró-Criança passou a receber as doações pela conta de água e, em 2016, a Fundação Terra, sediada em Arcoverde, também firmou um convênio. Só de 2013 até julho de 2017, foram repassados para as três instituições juntas cerca de R$ 9 milhões doados pelos clientes nas faturas.

Hoje, cerca de 98% dos doadores ativos são clientes residenciais. Outra boa notícia do Conta Comigo é que agora outras organizações sociais do Estado podem ser beneficiadas com a captação de recursos via conta de água, caso atenda os critérios de participação estabelecidos pela campanha, como ser reconhecida como uma entidade de utilidade pública municipal ou estadual e ser portadora da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social.

LEIA MAIS

Pernambuco: três crianças são investigadas em suposto envenenamento de professora

(Foto: Internet)

A Delegacia de Nazaré da Mata investiga o suposto envenenamento de uma professora de uma escola particular do município, localizado na Mata Norte de Pernambuco, ocorrido nessa quinta-feira (31).

Os suspeitos são três crianças – duas de 9 anos e uma terceira de 11 – que estudam na unidade de ensino. Para o delegado titular do caso, Rommel Ricardo, os alunos planejaram a ação, o que demonstraria um alto grau de periculosidade dos envolvidos.

A professora passou mal após beber uma água que supostamente foi envenenada pelos alunos. Ela foi socorrida com náusea e dores abdominais para o Hospital Regional Ermírio Coutinho e teve alta na mesma noite. Nesta sexta (1°), a mulher foi ouvida na delegacia do município.

“Ela nos confirmou que as crianças teriam colocado essa substância, que, até o momento, não sabemos se é veneno realmente. Estamos aguardando a confirmação com o IC [Instituto de Criminalística]”, disse. O próximo passo será ouvir os suspeitos.

Segundo o delegado, as investigações iniciais apontam que as duas crianças de 9 anos esperaram que a professora saísse da sala de aula e colocaram a substância na água que ela trouxe, enquanto a criança de 11 anos ficou vigiando na porta.

LEIA MAIS

Aula Gourmet incentiva adolescentes de Petrolina na prática de hábitos alimentares saudáveis

A iniciativa do Plenus Colégio e Curso começa falando sobre a importância da dieta alimentar. (Foto: ASCOM)

Começou nesta terça e vai até sexta-feira (1º), em Petrolina (PE), um projeto que incentiva adolescentes na prática de hábitos alimentares saudáveis. Com o nome de ‘Aula Gourmet’ e a proposta de sensibilizar 156 alunos de quatro turmas do 9º Ano do Ensino fundamental – Anos finais, a iniciativa do Plenus Colégio e Curso começa falando sobre a importância da dieta alimentar.

Durante a aula prática, que vem sendo ministrada pelo professor de Química da escola, Mauro Roberto, os alunos com idades entre 13 e 15 anos, têm acesso a informações de diferentes formas de regime alimentar, em vários países do mundo, e conhecimento da importância dos alimentos para a saúde.

Depois de ressaltar o valor nutricional, principalmente dos vegetais e frutas, o professor Mauro convida os alunos para prepararem alguns pratos, a exemplo de saladas verdes e sanduíches naturais. “A intenção é introduzir o aluno no contexto da Química relacionando os conteúdos vistos na sala de aula com o cotidiano voltado para uma alimentação adequada”, adiantou.

A expectativa da ‘Aula Gourmet’, segundo o professor, é que ao final de cada experiência prática todos absorvam as informações e adquiram hábitos alimentares que farão a diferença no crescimento de cada um. “A escolha do universo adolescente é justamente por ser este o momento ideal para efetivar mudanças de comportamento que vão ter reflexos durante toda a vida dessas pessoas”, conclui Mauro.

Casa Nova busca certificação do selo UNICEF para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes

Cosme Coelho ao lado do prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, encarando novo desafio com UNICEF. (Foto: ASCOM)

Indicado pelo prefeito Wilker Torres para Articulador no município, Cosme Coelho, garantiu que “realizaremos todas as ações possíveis para conseguir a certificação de Município Aprovado. Já estamos encaminhando contatos com as secretarias que vamos envolver diretamente nas ações, com o Poder Legislativo e Judiciário. Vamos conversar com as associações e clubes de serviço. Encaramos esta tarefa que nos foi dada pelo prefeito Wilker Torres como um desafio que vamos vencer” .

Cosme Coelho foi designado articulador na data da assinatura do termo de adesão de Casa Nova à Articulação do Selo UNICEF, Edição 2017/2020. Assinaram o termo o prefeito Wilker Torres e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. Na mesma data, Jaílson da Silva Santana foi designado Mobilizador de Adolescentes e Jovens.

LEIA MAIS

Pernambuco registra 213 casos de abusos de crianças e adolescentes

A audiência foi presidida pelos promotores de justiça Giani Maria do Monte e Salomão Abdo Aziz e teve o acompanhamento de autoridades federais, estaduais e municipais. (Foto: Reprodução)

Dados apresentados nesta sexta-feira (18) pelo Ministério Público Federal (MPF) durante a audiência pública, revelam que entre os meses de janeiro de 2016 e agosto deste ano, 213 casos de abusos de crianças e adolescentes foram registrados em Pernambuco.

Com o tema “Crimes contra dignidade sexual das crianças e adolescentes: a prevenção começa em casa”, durante a audiência foram apresentados o local dos abusos, que em sua maioria ocorre em casa. A maior parte das vítimas são meninas com idades entre 7 e 8 anos.

A audiência foi presidida pelos promotores de justiça Giani Maria do Monte e Salomão Abdo Aziz e teve o acompanhamento de autoridades federais, estaduais e municipais, além de ser aberta ao público. “Quando trabalhamos nesta área sabemos como é chocante o número de abusos que acontecem dentro de casa”, relata Salomão Aziz. “É impossível não se sensibilizar com os casos que vemos” completa Giani do Monte.

Com informações do FolhaPE

Goleiro Bruno autorizado a dar aulas de futebol para crianças

(Foto: Arquivo)

O goleiro Bruno Fernandes de Souza, 32, condenado pela morte de Eliza Samúdio, recebeu autorização da Justiça para dar aulas de futebol para crianças e adolescentes, em Varginha (312 km de Belo Horizonte). Os dias trabalhados serão usados na remição de pena.

Bruno vai dar aulas de segunda a sexta-feira no Nucap (Núcleo de Capacitação para a Paz), que atende cerca de 60 crianças e adolescentes filhos de detentos e ex-detentos.

O núcleo tem com principal objetivo a inclusão e ressocialização de presos, como o de permitir que mães condenadas possam conviver com os filhos longe do ambiente prisional.

LEIA MAIS

SEDUC de Juazeiro entrega instrumentos musicais aos alunos da Educação Infantil

Participaram do evento o vereador Reinaldo Sabino, pais, alunos, gestores, coordenadores, professores e a equipe da SEDUC. (Foto: ASCOM)

Nesta quarta-feira (02), no Dia Musical no Juá Garden Shopping, os alunos das Escolas de Educação Infantil (EMEIs) receberam as ‘bandinhas rítmicas’, que vão contribuir para as atividades do projeto ‘Musicalização na Educação Infantil – Os Sons no Cotidiano das Crianças’, da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves falou sobre a importância do projeto na aprendizagem e parabenizou os gestores, coordenadores e professores pelo excelente trabalho desenvolvido diariamente nas EMEIs.

“A música é um elemento necessário ao desenvolvimento da inteligência e da integração, e o professor percebe como a música pode contribuir de maneira significativa para a aprendizagem. Hoje estamos entregando mais de 50 bandinhas, com vinte instrumentos musicais cada uma, que vai contribuir muito para atividades com os alunos”, destacou Lucinete.

“O objetivo do projeto é desenvolver nas crianças de 0 a 5 anos, o prazer de ouvir música, estimular a concentração, a coordenação motora, socialização, a acuidade auditiva, destreza do raciocínio, a disciplina e o equilíbrio emocional. Além das bandinhas estamos entregando também o CD do projeto com músicas contextualizadas, que vão contribuir para as atividades”, acrescentou a assessora de Educação Infantil da SEDUC, Miranery Amorim.

LEIA MAIS

Petrolina participa de curso de investigação de óbito infantil e materno ministrado na capital

(Foto: ASCOM)

Para ampliar os conhecimentos e, consequentemente o trabalho de prevenção, com relação aos casos de óbito infantil, fetal e materno, a Secretaria de Saúde de Petrolina está participando de um curso, em Recife, promovido pela Secretaria do Estado de Pernambuco. O evento, que começou no último dia 26 e encerra nesta sexta-feira (28), recebe representantes de diversos municípios.

Estão sendo abordados pontos como: fichas de notificação de óbitos ambulatorial, hospitalar e domiciliar; manual de ações de investigações de óbitos de mulher em idade fértil e óbitos maternos; passo a passo da vigilância do óbito materno; conceitos básicos da vigilância epidemiológica.

Representando a Secretaria de Saúde do município, a enfermeira Elisangela Cerqueira, coordenadora do sistema de informação de mortalidade na vigilância epidemiológica, reforça a importância dessas capacitações.

“É um momento de troca de experiência entre os municípios, além de possibilitar maior aprendizagem para o aperfeiçoamento desse setor em Petrolina. Enquanto vigilância em saúde, nosso objetivo é trabalhar na prevenção de doenças e reduzir o número de óbitos por causas evitáveis”, frisou.

Alunos da rede municipal de educação emocionam público com musical ‘Juazeiro Cantos e Encantos’

(Foto: ASCOM)

Em homenagem aos 139 anos de Juazeiro, os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino que fazem parte do programa Novo Mais Educação, presentearam a cidade com o musical ‘Juazeiro Cantos e Encantos’, apresentado nesta última semana, ao lado do Paço Municipal.

Centenas de pessoas se emocionaram ao assistir as crianças contando a história do município desde os primórdios até os dias atuais, destacando através do teatro, música e dança as principais características que contribuíram para que a cidade de transformasse em um grande polo de desenvolvimento econômico e cultural.

“É uma satisfação comemorar mais um aniversário da nossa cidade, em grande estilo, neste clima de festa, com apresentações culturais e a participação efetiva do povo de Juazeiro. Estou feliz em participar deste momento emocionante, nossos alunos das escolas municipais nos presenteando com essa belíssima apresentação. Quero agradecer e parabenizar a secretária da SEDUC, Lucinete e toda equipe envolvida no espetáculo”, ressaltou o prefeito Paulo Bomfim.

LEIA MAIS

Petrolina: Clube Libercracia faz campanha do agasalho em prol de crianças do lar sementes do amanhã

(Foto: ASCOM)

O frio chegou forte nesse inverno em Petrolina, completamente inesperado, já que até nessa época do ano o calor sertanejo não nos deixa, colocando todos numa situação bem complicada. O mês, como dizem os meteorologistas, será um dos mais frios dos últimos 10 anos e o frio não irá embora tão cedo.

Portanto, o Clube Libercracia decidiu lançar sua campanha do agasalho e exercer seu papel solidário. Ajude a fazer a diferença e a levar o calor da solidariedade as crianças do lar “Sementes do Amanhã”.

O Clube Libercracia arrecadará os agasalhos a partir desta quinta-feira (6) até a sexta-feira (14). Tudo que for arrecadado será destinado para as crianças do lar “Sementes do amanhã”, que exerce um ótimo trabalho com as crianças da periferia petrolinense.

Um dos locais de arrecadação será na empresa Tito Automóveis,  localizada na Av. Gaudêncio Barros, Nº07, João XXIII, em Juazeiro (BA).

89101112