River Shopping promove Páscoa solidária

O River Shopping, localizado na cidade de Petrolina (PE), vai se transformar em uma verdadeira Pascolândia neste sábado (31), véspera do domingo de páscoa. A Pascolândia River tem início às 17h, na área do estacionamento próxima à entrada da C&A e Marisa, e vai contar com atividades como cascata de chocolate, caça aos ovos, pintura facial de coelhinho e vários brinquedos. O público confere ainda apresentação da DJ Candite e personagens infantis que vão promover a maior farra junto à garotada.

A participação na Pascolândia River é gratuita, mas o shopping pede que quem for participar das atividades contribua doando um ovo de Páscoa ou caixa de chocolate, que vão ajudar a adoçar a Páscoa de crianças atendidas por instituições de caridade em Petrolina. A Pascolândia River é voltada para crianças de 3 a 10 anos de idade e vai até as 20h do sábado (31).

Funcionamento – No feriado da Sexta-Feira Santa (30), o River Shopping vai receber os clientes em horário especial. No dia, as lojas do centro de compras vão estar fechadas, mas o Hiper Bompreço vai abrir das 8h às 22h e as operações de lazer e alimentação vão atender o público das 12h às 22h. O Expresso Cidadão vai estar fechado nesse dia e também no sábado (30 e 31), voltando ao funcionamento normal na segunda-feira (2 de abril).

Já na Páscoa, dia 1º de abril, o River Shopping vai abrir as portas no horário de domingo, com lojas funcionando das 14h às 20h; o Hiper Bompreço abrindo das 8h às 22h; e as operações de alimentação e lazer atendendo das 12h às 22h. Nos dois dias, o cinema vai funcionar conforme programação disponível no site da Orient Cinemas (www.orientcinemas.com.br).

Mãe denuncia falta de merenda em CMEI de Petrolina

(Foto: Internet)

A mãe de uma criança que é atendida pelo o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Washington Barros, localizado por traz da Escola Otacílio Nunes, que fica no bairro Areia Branca,  em Petrolina (PE), entrou em contato com o blog para denunciar a falta de merenda na unidade.

Segundo ela, no último dia 26 de fevereiro, não houve aula por falta de merenda. Após reclamações dos pais, no dia seguinte teria chegado o lanche para as crianças, mais ainda de acordo com a mãe só daria para uma semana.

Revoltada a mãe enviou e-mail a nossa redação dizendo:

Como mãe não vou me calar pois uma criança para ter um bom desenvolvimento na escola deve estar sempre bem alimenta dada. Não basta a instituição esta precisando de uma reforma que todos os gestores que passaram não fizeram e o prefeito ao invés de verificar e visitar as instituição que precisão de reforma não, vai é construir mais 10 novas unidades de creche e as outras que se vire ao caia por cima de quem trabalha lá. Espero que o meu desabafo surta efeito resolva os problemas da Creche  citada a cima”, concluiu.

Crianças devem tomar segunda dose de vacina contra catapora em Petrolina

A iniciativa das mudanças do calendário vacinal é do Ministério da Saúde. (Foto: ASCOM)

O calendário nacional de imunização passou por mudanças em 2018, com isso, pais e responsáveis devem prestar atenção às novidades para não deixarem de vacinar as crianças. Agora a vacina contra varicela, popularmente conhecida por catapora, conta com uma segunda dose.  A aplicação deve ser feita em crianças de quatro até seis anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). A primeira dose é ofertada aos 15 meses com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Além da segunda dose da vacina contra varicela, há outra mudança no calendário vacinal:  a ampliação da faixa etária para vacina meningocócica C, que previne contra a forma  grave da meningite.  Antes era ofertada a partir dos 12 anos, agora é ofertada para adolescentes de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Para o grupo prioritário da vacina meningocócica C, deve ser administrado um reforço ou dose única, conforme situação vacinal encontrada. A vacina continua sendo aplicada, em duas doses, em crianças com três e cinco meses, além de um reforço aos 12 meses.

LEIA MAIS

Campo Formoso: ampliação de CMEI vai beneficiar novos alunos

(Foto: ASCOM)

A construção de duas novas salas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Otávia Maria do Nascimento, na cidade de Campo Formoso (BA), vai beneficiar mais 20 crianças do município.

Atualmente, a unidade atende 270 crianças com idade entre 6 meses a 5 anos e vai passar atender 290 após a conclusão das salas. A partir de 5 de março, data de retorno do ano letivo, o Centro passa a contar com 10 salas para melhor comodidade e bem-estar dos alunos.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Otávia Maria do Nascimento foi inaugurado em 2014 e conta com 55 profissionais, salas bem montadas, refeitório, brinquedos e equipamentos de qualidade.

Juá Garden Shopping realiza primeiro concurso de fantasias infantis

O Concurso será para crianças com idade entre 0 e 10 anos de idade, divididas em duas categorias. Crianças de 0 a 5 anos e de 6 a 10 anos, com o número máximo de 100 participantes em cada categoria.

As inscrições acontecerão pelo whatsapp (74) 99979 3321 ou através do preenchimento da ficha de inscrição na administração do Juá Garden Shopping até as 17 horas do dia 08 de fevereiro.

Para as inscrições via whatsapp basta enviar os seguintes dados: nome do responsável, telefone celular para contato, nome e idade da criança, escola onde a criança estuda e receberá uma confirmação. A inscrição é gratuita.

LEIA TAMBÉM

Juá Garden Shopping realiza 2º CãoCurso de Carnaval

O 1º Concurso de Fantasias será realizado no dia 09 de fevereiro, às 19h, na Praça de Alimentação do Shopping.

A escolha dos vencedores do Concurso de Fantasias de Carnaval Garden 2017, em cada categoria, será realizada através da bancada de jurados. Serão avaliados: originalidade, criatividade e execução da fantasia.

Confira o regulamento completo através do site do Juá Garden Shopping.

Abrigo de Petrolina registra aumento no número de adoções de crianças

(Foto: Internet/Ilustração)

A quantidade de crianças que ganharam um novo lar cresceu no último ano, em Petrolina. Exemplo disso foi o aumento no número de adoções registradas na Casa Anjo, instituição conveniada à prefeitura. Depois de dois anos sem efetivar adoções, o abrigo comemora o crescimento das famílias que decidiram adotar.

Segundo levantamento da instituição, nos anos de 2015 e 2016, nenhum caso de adoção foi registrado no abrigo, mas a situação mudou em 2017 quando cinco crianças assistidas na unidade ganharam uma nova família.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, Kátia Carvalho, as adoções representam uma conquista importante das instituições que prestam assistência às crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade.

LEIA MAIS

Petrolina: brinquedos arrecadados durante Corrida de Natal são entregues pela Secretaria de Saúde

(Foto: ASCOM)

As crianças atendidas pelo “Projeto Vida” foram surpreendidas nesta quarta-feira (27). Elas receberam brinquedos arrecadados durante a corrida “Juntos podemos fazer mais”, promovida pela Secretaria de Saúde de Petrolina, em parceria com a Igreja Adventista, no último dia 17 de dezembro. O Projeto Vida, escolhido para a doação dos presentes, cuida de 31 crianças de 3 a 9 anos, enquanto os pais ou responsáveis trabalham.

“Nós já atuamos há 15 anos e nos mantemos da doação de alimentos, brinquedos, material de limpeza. Desenvolvemos o trabalho com famílias que, por inúmeras condições, não tem onde deixar os filhos para trabalhar. Aqui eles podem ficar tranquilos, porque os filhos se alimentam, aprendem noções de cidadania e reforço escolar”, destaca a diretora do Projeto Vida, Ester Gonzaga.

Para a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, responsável pela articulação das doações durante o Natal, o momento é de dever cumprido. “Ver a alegria das crianças e saber que nós estamos fazendo a nossa parte, junto a um projeto grandioso como esse, é muito gratificante, por isso escolhemos o Vida, por entendermos o quanto esses meninos e meninas precisam se sentir valorizados”, destaca.

O Projeto Vida recebe doações de alimentos, material de limpeza e brinquedos durante o ano inteiro. Está situado à Rua 3, n° 37, bairro Rio Jordão, ou pelo telefone 87- 988286790.

Almoço celebra Natal com crianças das Casas de Acolhimento de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A emoção marcou o almoço realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) nesta quarta-feira (20), para as Casas de Acolhimento de Juazeiro: Messe de Amor e Rosa Menina, onde as crianças puderam comemorar o Natal antecipadamente. Apresentações e presentes completaram o dia para as crianças.

A coordenadora da Casa Messe de Amor, Yara Marçal, destacou os benefícios trazidos pela atual gestão para a unidade. “Hoje temos uma casa melhor, totalmente equipada para atender às necessidades das crianças e nada disso seria possível sem o trabalho responsável que vem sendo desenvolvido pela prefeitura através da SEDES. Todas as crianças que hoje são acolhidas pelo município têm na equipe das Casas uma família e hoje só temos a agradecer por poder dar melhores condições de vida para elas”, ressaltou.

As crianças apresentaram jogral e canções natalinas e uma delas de apenas 9 anos, comemorou o almoço e mostrou-se feliz por esse momento com as outras crianças. “Fiquei muito alegre com tudo que foi feito para nós. Os presentes, o almoço, tudo foi maravilhoso”, festejou.

A secretária Cida Gama assistiu emocionada às apresentações e falou sobre a importância de ter equipes especialmente comprometidas atuando nas Casas de Acolhimento. “Temos aqui crianças que de alguma forma tiveram que se afastar de suas famílias, que passaram com algum tipo de negligência, então os profissionais que atuam com elas precisam se dedicar ainda mais dando sempre o melhor. Ficamos felizes em ver que nosso trabalho está dando certo”, ressaltou a secretária.

Três crianças passam mal após comer plantas em Pesqueira

As crianças passam bem e devem receber alta ainda nesta sexta-feira (24). A Polícia Civil investiga o caso.

Com suspeita de envenenamento, três crianças com idades entre dois e seis anos estão internadas Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Elas passaram mal após comer algumas plantas na zona rural de Pesquira.

Segundo a polícia, as crianças podem ter comido mamona ou alguma outras planta em um sítio. As crianças foram levadas, inicialmente, para o Hospital Doutor Lídio Paraíba e transferidas para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

Petrolina: trabalho infantil em semáforos será combatido

Crianças são vistas constantemente nos semáforos da cidade pedindo dinheiro. (Foto: Internet)

Quem anda pelo Centro de Petrolina conhece bem a situação de algumas crianças e jovens que vivem nos semáforos pedindo uma “ajudinha”. Não raramente, é possível identificar os jovens usando drogas e morando nas ruas da cidade.

Para acabar com a situação, foi lançado nesta terça-feira (14), pela prefeitura de Petrolina, a campanha “Maior Cuidado com Nossas Crianças”. A campanha será feita a partir do dia 16 de novembro e envolverá cerca de 100 agentes e voluntários para orientação da sociedade sobre o tema.

Além de atuar em oito semáforos na área central da cidade, as equipes farão entrega de panfletos e colagem de adesivos em veículos sobre a lei que criminaliza o trabalho infantil no Bodódromo, Rodoviária e na Praça do Bambuzinho.

Diversas instituições estarão juntas no trabalho, como o Ministério Público do Trabalho, Polícia Militar, Vara da Infância e Conselho Tutelar. O trabalho contará com assistente social, psicólogo, agentes da Vara da Infância e membros do Conselho Tutelar para orientação tanto das crianças como de adultos que estimulam práticas indevidas.

LEIA MAIS

Alunos de escola pública vão lançar jornal em Juazeiro

Depois de algumas reuniões de pauta os alunos definiram o conteúdo editorial. (Foto: ASCOM)

Os alunos do 1º ao 5º ano da escola Nossa Senhora das Grotas, em Juazeiro, BA, com idades entre 6 e 12 anos, surpreenderam os pais e professores com uma iniciativa inusitada.

Reunidos em pequenos grupos e assumindo as posições estratégicas de jornalistas, diagramadores, ilustradores e editores dos jornais de gente grande, eles estão concluindo a primeira edição e lançam em breve a publicação oficial da escola com o sugestivo nome, ‘Notícias Escolares’.

O jornal, com quatro páginas em tamanho ofício, terá uma tiragem inicial de 5 mil exemplares e será distribuído com a comunidade escolar e os vizinhos do bairro Alagadiço. Para viabilizar o projeto, permitindo principalmente a distribuição gratuita do jornal, a diretoria da escola recebeu o apoio da Agrovale.

LEIA MAIS

Petrolina: termo de compromisso entre prefeitura e feirantes busca conscientização sobre trabalho infantil

Termo busca erradicar trabalho infantil em feiras livres da cidade. (Foto: Internet/Ilustração)

É comum estarmos nas feiras livres de Petrolina (PE) e encontrarmos crianças trabalhando como vendedores, carregadores de mercadorias, guardadores de carros, entre outros. Esse tipo de atividade viola o direito da criança e do adolescente e não contribui para o desenvolvimento da família.

Para erradicar essa prática, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, irá firmar um termo de compromisso com os feirantes. O termo proíbe que os pais ou acompanhantes das crianças se utilizem do trabalho infantil, sob pena de multa e perda da concessão do espaço para comercialização nas feiras.

“Estamos implantando mais um instrumento que vai nos ajudar a acabar com o trabalho infantil nas feiras, através do Termo de Compromisso, firmado e assinado pelos feirantes. Vale dizer que o alcance desse objetivo demanda atuação conjunta do poder público, dos feirantes e da sociedade para potencializar as ações existentes no enfrentamento dessa problemática”, esclarece a assessora jurídica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Kaelynne Falcão.

Para o diretor de feiras, Tony César, esse trabalho é essencial para o bom andamento das feiras, além de assegurar o efetivo respeito aos direitos da criança e do adolescente. “Estamos dialogando com todos os feirantes. Já iniciamos a ação na feira da Areia Branca e vamos realizar em todas as feiras do município”, adiantou Tony César.

Adolescente que sofria bullying mata a tiros dois colegas e deixa outro feridos em Goiânia

Os estudantes João Vitor Gomes e João Pedro Calembo, cujas idades ainda não foram divulgadas, morreram no local. (Foto: Reprodução)

No final da manhã de hoje (20) um estudante de 14 anos atirou em diversos colegas, dentro do Colégio Goyases, escola particular de ensino infantil e fundamental, em Goiânia (GO).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, os estudantes João Vitor Gomes e João Pedro Calembo, cujas idades ainda não foram divulgadas, morreram no local e outros quatro ficaram feridos na unidade.

O crime ocorreu às 11h50, quando adolescente do 8º ano que é filho de policiais militares, estava dentro da sala de aula e, no intervalo, tirou da mochila a arma, uma pistola .40, e efetuou os disparos. Em seguida, quando ele se preparava para recarregar o revólver, foi contido por alunos e professores.

O suspeito foi levado à sede da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai) e, em seguida, encaminhado para o IML para os exames de corpo de delito.

Chegou a 11 o número de mortos vítimas de incêndio em Janaúba (MG)

(Foto: Reprodução)

Morreu durante a madrugada de hoje (9) Matheus Felipe Rocha dos Santos, de 5 anos vítima do ataque à Creche Gente Inocente, em Janaúba (MG). O número de mortos chegou a 11.Outras três crianças permanecem internadas na pediatria do Hospital Odilon Behrens desde a manhã de domingo (8).

Ainda no domingo, a mãe de Matheus, Valdirene Santos, deu uma entrevista ao Fantástico falando sobre o quadro da criança e sua preocupação.

“O Matheus está entubado desde o dia do acontecimento. Nunca mais eu vi ele com o olhinho aberto. Nunca mais eu conversei com ele. Então assim… ele vai continuar porque ele está muito queimado. Os médicos falaram que vão deixar ele sedado porque ele não ia resistir à dor se retirasse ele dos sedativos. Eu só sei que eu levei o meu filho perfeito pra creche e hoje estou com ele aqui [no Hospital João XXIII] nesse estado”, disse Valdirene.

 O corpo de Matheus foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Os pacientes estão estáveis e não correm risco de vida. Segundo informações da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros, no horário o crime havia 75 crianças e 17 funcionários na creche.

Com informações do G1

Prefeitura de Juazeiro realiza segunda edição do “Criança na Orla”

Os pais também poderão participar do evento.

Acontece na próxima quarta-feira (11), na Orla Nova em Juazeiro, a segunda edição do “Criança na Orla”. O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria da Educação e Juventude e Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT).

A ação em comemoração ao Dia das Crianças trará diversas atividades educativas e de entretenimento durante toda a manhã. As crianças terão acesso à atividade física e recreativa, dinâmicas, pinturas no rosto, parque de diversões, orientações de saúde bucal e muita música.

Os pais também poderão participar e terão disponíveis orientações de trânsito e atualização cadastral do programa bolsa família. As atividades acontecem das 8h às 12h.