Vacina contra COVID-19 começa a ser testada em humanos nos EUA

(Foto: Ilustração)

Na corrida global por respostas ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), há mais de 100 vacinas contra a COVID-19 em desenvolvimento e, desse total, espera-se que pelo menos 20 delas comecem a ser testadas em humanos ainda esse ano.

Devido à urgência da pandemia, as farmacêuticas tentam operar verdadeiros milagres científicos, como as empresas Pfizer e BioNTech que começaram, desde terça-feira (5), seus testes de imunização em pessoas saudáveis nos Estados Unidos.

Buscando determinar padrões de segurança, imunogenicidade e nível ideal de dosagem, as duas companhias testam, no momento, quatro opções de vacina contra a COVID-19, que atuam a partir de RNA mensageiro (mRNA). Caso uma das injeções funcione, os desenvolvedores alegam ter capacidade para disponibilizar o produto entre setembro e dezembro deste ano.

LEIA MAIS

Mais de 3,6 mil profissionais já foram convocados pela Ebserh para o combate à Covid-19; inclusive para Petrolina

O hospital universitário de Petrolina é administrado pela Rede Ebserh. (Foto: Internet)

O número de convocações de profissionais temporários para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 nos hospitais universitários da Rede Ebserh, empresa que administra os hospitais universitários, já soma mais de 3,6 mil desde seu início, sendo que quase 600 já iniciaram suas atividades. Aliado aos profissionais que já atuavam nos hospitais e a outras ações da Ebserh – como investimentos em medicamentos, infraestrutura e equipamentos –, o reforço de pessoal possibilitou a oferta de mais de 1,5 mil leitos exclusivos para o atendimento e apoio a pacientes com Covid-19.

O diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Barbosa, alertou para as próximas convocações, uma vez que a efetivação das contratações temporárias pode resultar em mais avanços. “Os candidatos devem estar atentos à publicação dos editais. É fundamental o comparecimento nas datas corretas e atenção à documentação exigida, para que possamos continuar garantindo atendimento à população brasileira nesse momento tão delicado”, afirmou Barbosa.

Com mais de 225 mil inscrições efetivadas, o processo seletivo emergencial da Rede Ebserh teve como objetivo formar cadastro reserva, com possibilidade de contratação temporária de aproximadamente 6 mil profissionais, de acordo com as necessidades dos hospitais. Não houve impacto aos concursos públicos em andamento, que continuam seguindo seus trâmites normais.

Foram autorizadas aproximadamente 900 vagas para médicos (nas especialidades de Medicina de Emergência, Anestesiologia, Clínica Médica e Medicina Intensiva), 1,4 mil enfermeiros (incluindo as especialidades de Terapia Intensiva e de Urgência e Emergência), 3 mil técnicos em enfermagem, 500 fisioterapeutas e 100 vagas para engenheiros (clínico e mecânico) e arquitetos, necessários para promover as mudanças estruturais exigidas para a acomodação de pacientes infectados pelo Covid-19.

Brasil registra 615 mortes por covid-19 em 24 h e é 6º do ranking mundial

As informações foram atualizadas até as 19h desta quarta-feira (6) e repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde todo o país. Do total de casos confirmados, 51.370 estão recuperados e outros 65.312 estão em acompanhamento

O Brasil registrou 125.218 casos de coronavírus e 8.536 mortes provocadas pela doença até as 19h desta quarta-feira (6). As informações foram atualizadas e repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. São consideradas recuperadas, após contraírem a doença, 51.370 pessoas, o que representa 41% do total de casos confirmados. Atualmente, estão em acompanhamento outras 65.312 pessoas (52,2%) e 1.643 óbitos permanecem em investigação.

Nas últimas 24 horas foram registrados 10.503 casos novos e 615 novos óbitos, sendo que a maior parte é referente a outros períodos, mas foi inscrita de ontem para hoje. Das 615 mortes, 140 ocorreram nos últimos três dias. Os números de casos e óbitos representam, respectivamente, um aumento de 9% e 8% em relação à útlima atualização.

Apesar de muitos municípios do país ainda não registrarem casos da doença, de forma geral, o coronavírus está presente em todos os estados do país. Atualmente, São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 37.853 casos e 3.045 mortes. Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 13.295 casos e 1.205 óbitos. O estado que registra menos notificações é Mato Grosso do Sul, com 288 confirmações de casos e dez mortes. Tocantins aparece em penúltimo lugar, com 351 casos e nove óbitos.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, avaliou que os números, que apontam recorde diário de registros de mortes e de casos, sinalizam que o Brasil ainda não está em uma curva descendente e que os cuidados precisam ser mantidos.

Teich disse que não é “contra ou a favor” a adoção de bloqueios totais (lockdown), e admitiu que eles podem ser necessários em algumas situações. “Vai ter lugar em que o lockdown é necessário, vai ter lugar em que eu vou poder pensar em flexibilização. O que eu preciso é que a gente pare de tratar isso de uma forma radical”, disse.

Pernambuco confirma 556 novos casos de Covid-19 e 54 óbitos

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (6), 556 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 232 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 324 são casos leves.

Pernambuco totaliza 9.881 casos já confirmados, sendo 5.973 graves e 3.908 leves. Também foram confirmados laboratorialmente 54 óbitos. Com isso, o Estado totaliza 803 mortes pela Covid-19.

Ao todo, 1.370 pacientes já estão recuperados. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Bahia registra 207 novos casos de coronavírus e chega a 4.247 pessoas contaminadas; já são mais de 150 mortos

A Bahia registrou, nas últimas horas, 207 novos casos confirmados de coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da tarde desta quarta-feira (6), o estado totaliza 4.247 pessoas contaminadas com a doença, com 151 mortes, cinco a mais do que os números apresentados nesta terça-feira (5).

Das cinco mortes registradas no boletim, quatro foram de pacientes com mais de 80 anos. O mais velho deles foi um homem de 92 anos, residente em Buerarema, com histórico de hipertensão arterial e diabetes. Ele é considerado um caso de notificação tardia, já que deu entrada em um hospital filantrópico no dia 28 e morreu no dia seguinte.

Considerando o número de 884 pacientes recuperados, 3.212 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
Os casos confirmados ocorreram 154 em municípios do estado.

Porta-voz da Presidência está infectado com novo coronavírus

(Foto: Lucio Tavora / Agência O Tempo / Estadão Conteúdo)

O porta-voz da Presidência, o general Otávio Rêgo Barros, de 59 anos, testou positivo para o coronavírus e está afastado de suas funções no Palácio do Planalto. A informação foi confirmada por sua equipe. Rêgo Barros está sem sintomas e cumprindo a quarentena em sua residência.

O porta-voz é novo caso de contaminação no governo Bolsonaro. O primeiro foi o secretário especial de Comunicação, Fabio Wajngarten , após o retorno da viagem ao Estados Unidos em meados de março. Também testaram positivo ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bento Albuquerque (Minas e Energia). Ao todo, 23 pessoas que viajaram com o presidente se contaminaram. Rêgo Barros não integrou a comitiva.

LEIA MAIS

Há 9 dias Juazeiro não registra novos casos positivos da Covid-19

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta quarta-feira (6), a Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que permanece testando e acompanhando pacientes com suspeita de Covid-19 e H1N1 na cidade. Nesta atualização a SESAU informa que registra 282 notificações para o novo coronavírus. O total de exames descartados aumentou, agora são 150 exames que testaram negativo para a Covid-19. Outros 116 estão em análise ou aguardando a testagem rápida.

A SESAU ressalta que para uma precisão exata no resultado do teste rápido para a Covid-19, o paciente precisa estar no 10º dia de sinal ou sintoma. A secretaria informa ainda que mais de 150 testes rápidos já foram usados em pacientes que foram notificados, justificando o aumento no número de descartados em Juazeiro.

Os dados de casos confirmados permanecem em 16 positivos, sendo que destes, seis pacientes já estão recuperados, ou seja, com cura clínica e o município tem o registro de um óbito pela Covid-19.

Para o H1N1, os dados permanecem como na última atualização, sendo 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Ao todo já foram descartados 27 exames e outros 28 estão em investigação.

A Secretaria da Saúde segue as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819-3089 em horário comercial de segunda a sexta-feira.

Juazeiro permanece sem novos casos confirmados de covid-19

(Foto: ASCOM)

Juazeiro (BA) segue sem novos casos confirmados do coronavírus. No boletim dessa quarta-feria (6) a Secretaria de Saúde (SESAU) contabiliza 282 notificações, das quais 150 deram negativo, 116 seguem em análise dos testes rápidos e 16 foram positivos.

Seis pessoas já conseguiram se recuperar da covid-19, mas há um óbito nas estatísticas. Para H1N1 Juazeiro soma 73 notificações, com 13 pacientes infectados e dois óbitos. 27 exames deram negativo e 28 permanecem em investigação.

O município informou ainda que permanece testando os pacientes e quem tiver dúvidas sobre os sintomas pode entrar em contato com a SESAU através do WhatsApp: (74) 99819-3089 em horário comercial durante a semana.

Ajuda aprovada pela Câmara dos Deputados trará alívio às folhas dos Estados, afirma Fernando Filho

Deputado prevê ajuda ao pagamento das folhas durante maio

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (5) o socorro aos estados e municípios durante a pandemia do novo coronavírus. E para Fernando Filho (DEM) esse aporte do Governo Federal permitirá o pagamento da folha salarial, já que maio deverá apresentar queda nas arrecadações estaduais.

“A ideia dessa ajuda de aproximadamente R$ 120 bilhões do governo federal é justamente para que as prefeituras e os governos estaduais possam manter a folha de pagamento em dia, ou seja, aliviar os caixas para evitar que mais pessoas fiquem sem receber”, afirmou.

Ele aproveitou esse momento de isolamento social para anunciar investimentos federais no Agreste Central de Pernambuco. “O importante é que os recursos estão garantidos. São recursos do ano passado e, portanto, não sofreram alteração. Foram empenhados e agora precisamos vencer a burocracia, que ficou um pouco mais demorada, por causa da pandemia”, concluiu.

Vereadores de Petrolina pedem retomada das sessões de forma virtual

Grupo quer retomada dos trabalhos legislativos (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores de Petrolina solicitaram ao presidente da Casa Plínio Amorim, Osório Siqueira (MDB) a retomada das sessões legislativas, mas por meio de videoconferência. Os trabalhos na Câmara Municipal estão paralisados desde 16 de abril, por conta da pandemia do coronavírus.

O pedido foi protocolado e entregue na segunda-feira (4). Assinam o documento os cinco integrantes da Bancada de Oposição: Cristina Costa, Elismar Gonçalves, Gabriel Menezes, Gilmar Santos e Paulo Valgueiro; além de Gaturiano Cigano, Maria Elena de Alendar, Ronaldo Cancão e Ruy Wanderley, membros da Situação.

Eles alegam que os trabalhos devem voltar para que o Poder Legislativo fortaleça as ações de combate ao vírus. Leia o documento aqui: Câmara de Petrolina.

Ouricuri e Trindade registram mais casos positivos de covid-19

Os boletins divulgados pelas Prefeituras de Ouricuri e Trindade (PE) na terça-feira (5) confirmaram mais casos positivos do coronavírus. Ouricuri pulou de cinco para sete pacientes infectados em 24 horas. Desse total, dois já estão recuperados.

Há ainda dois pacientes aguardando resultado de exames, 12 testes já foram descartados e até o momento não há óbitos confirmados. No município de Trindade o dia de ontem representou altas tanto em notificações, quanto em casos positivos.

A cidade soma 34 casos notificados, 12 em investigação, 13 descartados e nove confirmados, um a mais do que na segunda-feira (4). Trindade já contabiliza um óbito por covid-19 e três pessoas recuperadas da doença.

Salgueiro confirma 3ª morte e registra aumento nos casos positivos de covid-19

Cidade contabiliza mais casos positivos (Foto: Prefeitura Municipal de Salgueiro / Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Salgueiro (PE) confirmou, na terça-feira (5), mais uma morte provocada pelo novo coronavírus. Trata-se de uma idosa de idade não revelada, que morreu no final de semana. Esse é o terceiro óbito registrado na cidade.

A confirmação do óbito por covid-19 veio após exame realizado no LACEN-PE. O laboratório também confirmou mais um teste positivo. Através da testagem rápida feita pela Prefeitura de Salgueiro, atestaram-se outros dois pacientes infectados: uma mulher e um homem.

O homem ficará em isolamento social e a mulher será submetida a novos exames para atestar sua cura clínica. Com esses novos casos, Salgueiro soma 23 pacientes infectados pela covid-19 com três mortes. Seis pessoas já se recuperaram. Veja a seguir o boletim completo de ontem:

Covid-19: Brasil bate novo recorde de mortes registradas em um dia

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O Brasil bateu novo recorde de novas mortes por covid-19 registradas em um dia: 600. Segundo atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta terça-feira (5), o total subiu para 7.921. A marca representou um aumento de 8% em relação a ontem, quando foram contabilizados 7.321 falecimentos. O índice de letalidade ficou em 6,9%.

O Brasil chegou a 114.715 pessoas infectadas. Nas últimas 24horas, foram adicionadas às estatísticas mais 6.935 casos confirmados, incremento de 6% casos em relação a ontem, quando foram registradas 107.780 pessoas nessa condição.

LEIA MAIS

Covid-19: Petrolina tem mais um caso positivo e total de infectados chega a 52

(Foto: ASCOM/PMP)

A Prefeitura de Petrolina confirmou nesta terça-feira (5), mais um caso positivo do novo coronavírus (Covid-19), totalizando 52 casos confirmados da doença no município. Trata-se de uma mulher de 60 anos, que fez o teste rápido e está em isolamento domiciliar.

Agora são 36 casos confirmados através dos testes rápidos da prefeitura e 16 diagnosticados pelo laboratório do governo do estado. Desse total, 16 casos já são considerados curados clinicamente, com um óbito registrado.

SRAG

O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que 24 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Cidades adotam lockdown no Brasil e prefeito Miguel Coelho afirma que vai endurecer medidas restritivas em Petrolina

(Foto: Alexandre Justino/Ascom PMP)

Mais de um mês após o início das primeiras medidas de isolamento social no país, outra forma de contenção da circulação de pessoas começa a ser estudada e adotada pelos estados brasileiros, o chamado lockdown. A primeira região a anunciar o regime mais fechado de quarentena para conter o avanço do novo coronavírus foi o entorno da Grande São Luís, no Maranhão, onde houve bloqueio de fronteiras nesta terça-feira (5).

Fortaleza, a capital do Ceará, também passará a restringir a circulação de pessoas dentro da cidade, restringirá entradas e saídas e fará o controle do trânsito de pessoas e veículos, algo característico no sistema de lockdown. A mudança passa a valer a partir de sexta-feira (8).

No Pará, o governador Helder Barbalho anunciou nesta terça (5) o decreto de ‘lockdown’ (bloqueio total) para aumentar índices de isolamento social em dez municípios do Estado. Segundo Barbalho, a medida deve funcionar a partir da próxima quinta (7) de forma ‘educativa’ até o próximo domingo (9). Depois, punições poderão ser aplicadas em caso de descumprimento até o domingo (17).

O que muda com lockdown?

Em um boletim epidemiológico publicado no dia 6 de abril, o Ministério da Saúde definiu o lockdown como o “nível mais alto de segurança e que pode ser necessário em situação de grave ameaça ao sistema de saúde”. Durante este bloqueio total, todas as entradas e saídas da região, as fronteiras, são restringidas por agentes de segurança e somente trabalhadores essenciais têm a permissão de entrar ou sair da área isolada.

Petrolina

Em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho postou um vídeo nesta terça-feira (5) informando que deve endurecer ainda mais as medidas restritivas, o gestor não chegou a falar em lockdown, mas se a população não colaborar e o número de caso continuar crescendo, pelo visto poderemos também chegar a esta situação ou algo parecido.

Miguel comentou que muitas pessoas questionam o  porquê dos decretos estaduais e municipais serem renovados, ou ainda sobre o “pico” da pandemia que nunca chega. “A resposta para essas duas perguntas, é uma só: quando as pessoas se aglomeram e quebram o isolamento social, a gente não vai ver a consequência disso hoje ou amanhã, mas sim em 5, 7, 10, até 14 dias depois. Esse é o tempo que geralmente se leva para que surjam os primeiros sintomas da doença. Há 1 mês, em 5 de abril, tínhamos 1 paciente ainda com a Covid-19; hoje, chegamos a 52. Este aumento não significa dizer que as medidas de isolamento são falhas, mas sim que existem pessoas que as desrespeitam”, explicou.

“Eu sei que as medidas podem ser duras, que ficar em casa pode ser chato, que prejudica a renda de muita gente, mas é para amenizar isso que prefeituras, governos estaduais e também o Federal têm trabalhado, seja com auxílio emergencial, aulas online, a gente prorrogando impostos, fornecendo kits escolares, abrigando moradores de rua, e ainda que aumentando a capacidade da rede de saúde, essa é uma das duas áreas que não queremos ver acionada; a outra, eu nem menciono, pois depois dela não há nada”, enfatizou, acrescentando ser preciso que cada um faça sua parte, que respeite as medidas atualmente vigentes. “Não queremos ter nenhuma atitude mais drástica, e sim ter cada um de vocês ao nosso lado, logo que possível, pra que a gente celebre dias melhores para todos”, disse.

No vídeo, no entanto, o prefeito afirmou que não vai evitar de tomar medidas mais drásticas, que já se reuniu com a equipe de segurança da prefeitura e nesta quarta-feira (6), irá conversar com a PM para traçar um plano para que as pessoas fiquem cada vez mais em casa.

Veja o vídeo;