Município de Curaçá anuncia que mais um paciente está curado da Covid-19

Depois de dar um susto na população e em pessoas que precisam passar por Curaçá, na região norte da Bahia, a Secretaria da Saúde do Município, informou no início da noite desta terça-feira (5) que mais um paciente acometido pela Covid-19, foi diagnosticado com cura clínica.

Até esta segunda-feira (4) eram 6 pacientes recuperados da doença, agora já são 7. Mas o município continua com 20 casos confirmados para o novo coronavírus, motivo do susto de ontem a noite quando o Secretário de Saúde, Adriano Araújo anunciou durante uma live, já que o município ultrapassou Juazeiro em quantidade de casos positivos. Curaçá ainda conta com 80 notificações, 25 casos em investigação e 35 casos descartados.

Em entrevista a produção do Blog Waldiney Passos, Doutor Adriano Araújo, informou que a gestão municipal está tomando todas as medidas possíveis para conter o avanço da doença. “Durante nossa live ontem,, reforcei novamente com a população que o  melhor remédio para conter essa doença é o isolamento social. Mas, infelizmente muita gente não respeita e não acredita. É preciso que todos colaborem para nos livrarmos desse mal”, solicitou o Secretário de Saúde.

Maranhão inicia Lockdown em 4 cidades

(Foto: Rafaelle Fróes/G1)

O lockdown (bloqueio total) dos serviços não essenciais na Região Metropolitana de São Luís para conter a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, entrou em vigor nesta terça-feira (5) e teve cerca de 50 pontos de fiscalização e controle no início da manhã em quatro municípios, segundo informou o governo do Maranhão.

Com o confinamento obrigatório, o movimento na chamada Grande Ilha, que inclui a capital e mais três cidades, foi pacato, e ruas ficaram vazias. A reportagem não encontrou grandes filas em bancos, e lojas não essenciais estavam fechadas.

Este é o primeiro caso de lockdown no país em meio à pandemia. Medidas semelhantes já são avaliadas pelo governo de estados como Rio de Janeiro, Pernambuco e Pará e também cogitadas pelos prefeitos das capitais paraense, pernambucana e do município paraibano Santa Rita.

Pernambuco continua batendo recordes negativos em relação a Covid-19

(Foto: Imagem: INA FASSBENDER/AFP)

Pernambuco confirmou nesta terça-feira (5) mais 58 mortes por Covid-19 e chegou a 749 óbitos no total. Pela segunda vez o Estado registrou essa quantidade de óbitos. A primeira foi no dia 28 de abril, quando o balanço saltou de 450 para 508 mortos.

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) contabiliza 462 novos casos da doença provocada pelo novo coronavírus, o que eleva o total de infectados no Estado a 9.325 – sendo 5.741 graves e 3.584 leves.

Entre os casos confirmados nesta terça-feira, 271 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 191 são casos leves, de acordo com a secretaria.

Juazeiro chega ao 7º dia sem novos casos de Covid-19

(Foto: Sajjad HUSSAIN / AFP)

No boletim desta terça-feira (05), a Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que permanece testando e acompanhando pacientes com suspeita de COVID 19 e H1N1 na cidade. Nesta atualização a SESAU informa que registra 273 notificações para o novo coronavírus. O total de exames descartados aumentou, agora são 145 exames que testaram negativo para a COVID 19. Outros 112 estão em análise ou aguardando a testagem rápida.

A SESAU ressalta que para uma precisão exata no resultado do teste rápido para a COVID 19, o paciente precisa estar no 10º dia de sinal ou sintoma. A secretaria informa ainda que mais de 150 testes rápidos já foram usados em pacientes que foram notificados, justificando o aumento no número de descartados em Juazeiro.

Os dados de casos confirmados permanecem em 16 positivos, sendo que destes, seis pacientes já estão recuperados, ou seja, com cura clínica e o município tem o registro de um óbito pela COVID 19.

Para o H1N1, os dados permanecem como na última atualização, sendo 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Ao todo já foram descartados 27 exames e outros 28 estão em investigação.

A Secretaria da Saúde segue as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819-3089 em horário comercial de segunda a sexta-feira.

Voluntários distribuem lanches a petrolinenses que encaram fila da Caixa Econômica durante à noite

Grupo está ajudando pessoas em busca do auxílio

Um grupo de voluntários está dando um bom exemplo de humanidade em Petrolina. Enquanto muitos estão em casa à noite, eles se reúnem no Centro para distribuir alimentos a quem se arrisca na fila da Caixa Econômica Federal. Somente no começo dessa semana cerca de 300 lanches foram entregues aos beneficiários do Auxílio Emergencial.

A ação é promovida pelo Grupo Iluminados, com apoio da ONG Vale Solidário. Eles arrecadam os mantimentos e preparam os lanches que também são distribuídos. A intenção é continuar com a ajuda nos próximos dias.

Para ajudar basta entrar em contato com o grupos pela internet. Ou pelos contatos (87) 98826-9938 (Afonso) ou (87) 9942-3601 (Ana).

Pernambuco registra mais 58 mortes e número de infectados se aproxima de 10 mil

Pacientes infectados totalizam 9.325 (Foto: Internet)

58 mortes e 462 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Esses foram os números divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nessa terça-feira (5). Com isso o Estado tem 9.325 pacientes infectados pelo coronavírus.

749 pessoas já morreram em decorrência da covid-19 em Pernambuco. O número de recuperados somente será liberado ao final da tarde, durante coletiva de imprensa. Sobre as novas confirmações, 271 são de casos graves e 191 têm sintomas leves.

Israel anuncia descoberta de anticorpos para coronavírus

Israel avançou no combate ao coronavírus e anunciou o desenvolvimento de um anticorpo para o vírus. A informação foi repassada pelo Ministério da Defesa e a próxima etapa é trabalhar com as empresas farmacêuticas para produção em escala comercial.

O anticorpo desenvolvido ataca e neutraliza o vírus nas pessoas doentes. “De acordo com os pesquisadores, liderados pelo professor Shmuel Shapiro, a fase de desenvolvimento do anticorpo foi concluída”, acrescenta a nota dos israelenses.

É importante destacar que até o momento não há vacina para combater a covid-19. Pesquisas estão sendo feitas em todo mundo, mas estima-se que isso pode levar 18 meses. O Instituto para a Investigação e Biotecnologia de Israel atua, entre outras atividades, na investigação de armas químicas. (Com informações da Agência Brasil).

Coronavírus: Trindade, Salgueiro e Ouricuri contabilizam mais casos positivos

Trindade teve salto de oito casos confirmados e contabilizou primeiro óbito (Foto: Ilustração)

Os casos positivos de coronavírus não param de crescer nos municípios do Sertão de Pernambuco. Além de Araripina e Santa Maria da Boa Vista que registraram alta, Salgueiro, Ouricuri e Trindade também confirmaram mais pacientes infectados.

LEIA TAMBÉM

Araripina: casos confirmados de coronavírus sobem para 4

Santa Mª da Boa Vista confirma 2º caso positivo de covid-19

Oito casos em Trindade

Trindade chegou a oito casos positivos de covid-19 na segunda-feira (4). De oito infectados, duas pessoas já se recuperaram e há também uma morte. Das 26 notificações, seis pacientes ainda aguardam resultados de exames, 12 já foram descartados.

LEIA MAIS

Araripina: casos confirmados de coronavírus sobem para 4

Araripina teve salto em casos confirmados

O boletim divulgado pela Prefeitura de Araripina (PE), na noite de segunda-feira (4), informou mais três casos positivos do coronavírus na cidade. Dessa forma, sobe para quatro o número de pacientes infectados com a covid-19.

LEIA TAMBÉM

Município de Araripina registra primeiro caso positivo para Covid-19

A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes – como faixa etária e atual estado de saúde – sobre os pacientes que testaram positivo. O município tem ainda cinco casos em investigação e 18 já descartados através de exames feitos no LACEN e dos testes rápidos.

 

Santa Mª da Boa Vista confirma 2º caso positivo de covid-19

Segundo paciente testou positivo (Foto: Internet)

A Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista (PE) atualizou, na segunda-feira (4), o número de casos confirmados do coronavírus na cidade. Agora são duas pessoas infectadas. O novo paciente é do sexo feminino e apresenta sinais leves da doença.

Ela teve contato com o primeiro caso confirmado na cidade. A mulher, cuja idade não foi informada, está em isolamento social e continua sendo acompanhada pela Secretaria de Saúde. Todas as pessoas que tiveram contato com a paciente também estão em isolamento.

Até ontem o município tinha sete casos notificados, dos quais cinco já testaram negativo. Veja o boletim completo de Santa Maria da Boa Vista:

LEIA MAIS

Petrolina registra primeira morte por Covid-19

Petrolina tem sua primeira morte pelo novo coronavírus (Covid-19). O óbito aconteceu nesta segunda-feira (4). A vítima é um homem de 27 anos, com doença crônica. Ele estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Petrolina e foi regulado neste domingo (3) para o Hospital Regional de Juazeiro-BA (HRJ) por outro agravo de saúde. Durante o internamento no hospital baiano ele apresentou insuficiência respiratória, foi testado para Covid-19 e positivou.

Também nesta segunda-feira, a Prefeitura de Petrolina registrou a morte de uma menina de 11 anos que estava internada no Hospital Dom Malan (HDM)/Imip e foi notificada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ela tinha cardiomegalia (crescimento do tamanho do coração em proporções anormais) e nesta segunda apresentou sintomas respiratórios. Foi coletado o material biológico e enviado para o laboratório do governo do estado.  Não há ainda confirmação do tipo de síndrome respiratória. A prefeitura aguarda resultado do exame de laboratório do Estado.

Boletim

Com a morte do paciente por Covid-19 e mais um caso registrado por testagem rápida nesta segunda-feira, o total de pacientes infectados chega a 51. Agora são 35 casos confirmados através dos testes rápidos da prefeitura e 16 diagnosticados pelo laboratório do governo do estado. Já são 16 casos considerados curados clinicamente.

Quanto aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 20 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

URGENTE: Curaçá confirma 20º caso positivo para o novo coronavírus e ultrapassa Juazeiro

Em live que está sendo realizada nesta noite de segunda-feira (4), pelo secretário de Saúde Adriano Araújo, o município de Curaçá, na região norte da Bahia, chega a 20 casos positivos para o novo coronavírus. Com esses números a cidade ultrapassa Juazeiro que continua com 16 casos positivos para a Covid-19.

Até a última sexta-feira (1), Curaçá apresentava 13 casos positivos da Covid-19. A boa notícia é que 6 pessoas contaminadas já apresentam cura clínica.

Bebê indígena morre de Covid-19 na cidade de Floresta

Prefeitura de Floresta. (Foto: Internet)

O primeiro caso de morte causada pelo novo coronavírus, registrado no município de Floresta, em Pernambuco, é de uma recém-nascida de 3 dias, indígena da etnia Pipipã. De acordo com a Secretaria de Saúde, a bebê sentiu desconforto respiratório e faleceu na residência dos pais no dia 30 de abril.

O material coletado foi enviado ao Laboratório Central do Estado de Pernambuco (LACEN), em Recife, e o resultado deu positivo para Covid-19.

A administração municipal de Floresta com os familiares da vítima e reforça o pedido de isolamento social da população, usando máscaras, lavando as mãos com água e sabão frequentemente fazendo a higienização com álcool geo.

Prefeito de Salvador diz que vai fechar ruas, avenidas e acessos a bairros se isolamento não for cumprido

Salvador pode ter algumas de suas vias e até bairros fechados pela Prefeitura para conter a circulação de pessoas na cidade por causa do coronavírus. Quem fez o anúncio foi o prefeito ACM Neto (DEM), nesta segunda-feira (4), em coletiva de imprensa.

De acordo com ele, o secretário de Mobilidade da cidade, Fábio Mota, está coordenando um grupo de trabalho que visa analisar a circulação em ruas, avenidas e bairros da capital.

“Se a dinâmica de um bairro não está se adequando às normas, eu não tenho o porque de prejudicar a cidade toda”, falou Neto, citando como exemplo a possibilidade de fechamento da Avenida Joana Angélica caso a circulação de veículos continue alta no local.

O fechamento de parte da cidade pode se dar pela interdição do comércio local, das vias de acesso ou das avenidas principais, de acordo com o prefeito. “Tudo isso será feito a partir desse grupo de trabalho coordenado pelo secretário Fábio Mota”, destacou.

Guarda Civil de Serra Talhada fortalece corrente solidária para ajudar famílias carentes

Guardas fizeram ação solidária nesse final de semana (Foto: Cortesia)

Os Guardas Civis Municipais de Serra Talhada  (PE) participaram de uma ação solidária para ajudar famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia do coronavírus. O grupo promoveu a entrega de cestas básicas doadas por uma boa samaritana que preferiu permanecer anônima.

A doadora leu uma notícia na imprensa da cidade e resolveu ajudar quem mais precisa nesse momento de isolamento social. Diante da generosidade dessa mulher, os Guardas organizaram a logística da entrega, nesse final de semana.

De acordo com a GCM, foram contempladas famílias com idosos e de profissionais que estão impedidos de atuar durante o isolamento social.