Após testar positivo a covid-19, Ronaldo Silva aconselha: “Não levem isso na zombaria”

O vereador Ronaldo Silva (DEM) testou positivo para covid-19 e está em isolamento domiciliar. Ele participou do programa Super Manhã com Waldiney Passos nessa sexta-feira (8) e pediu aos petrolinenses que levem a sério a doença.

LEIA TAMBÉM

Vereador de Petrolina Ronaldo Silva testou positivo para o novo coronavírus

“Não é fácil, peço aos amigos que procurem ficar em casa e não levem isso na zombaria. Isso é sério. Graças a Deus eu estava com a imunidade muito alta, mas mesmo assim a falta de ar não é muito boa não. É como morrer afogado com sede“, comentou o edil que permanece em isolamento domiciliar por 14 dias.

A família de Ronaldo também foi submetida a exames, mas apenas ele testou positivo. “Infelizmente contrai esse vírus há 12 dias, tive uma tosse muito forte, falta de ar, diarreia, perdi o paladar e fiquei logo isolado”, disse.

FBC emite nota sobre o socorro a estados e municípios aprovado pelo Senado

O Plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (6), em sessão deliberativa remota, novo texto para o projeto de Lei Complementar (PLP) 39/2020, que cria o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus para prestar auxílio financeiro de até R$ 125 bilhões a estados, Distrito Federal e municípios.

De acordo com a Agência Senado, o objetivo principal é ajudar os entes federativos no combate à pandemia da covid-19. O valor inclui repasses diretos e suspensão de dívidas. O Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) emitiu nota sobre a aprovação do Projeto de Lei Complementar.

LEIA MAIS

Hospital Universitário de Petrolina vai ganhar novos leitos para o enfrentamento à Covid-19

(Foto: Ascom/UNIVASF)

A ampliação da rede de atendimento disponibilizada pelo Hospital Universitário (HU) e pela Policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para pacientes com o novo coronavírus foi discutida pelo reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes Neves, em uma reunião realizada nesta quarta-feira (6) entre o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o secretário Executivo de Regulação em Saúde de Pernambuco, Giliate Coelho Neto, que participou via web conferência e outros representantes da prefeitura de Petrolina e do Hospital Universitário. O encontro aconteceu durante a manhã, no Gabinete da Reitoria, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

No início da manhã, a comitiva fez uma visita ao HU-Univasf e à Policlínica para conhecer a infraestrutura já existente e as possibilidades de ampliação. A Policlínica, no momento, conta com 8 leitos de UTI destinados a pacientes da Covid-19, que serão ampliados para 12.

LEIA MAIS

Sindicato dos Enfermeiros solicita que Justiça determine lockdown de 15 dias em Pernambuco

O Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (7), uma ação civil pública solicitando que a Justiça emita uma medida liminar para que o Governo de Pernambuco decrete um lockdown de 15 dias no estado. No documento, a continuidade da medida, a mais severa para conter a pandemia da Covid-19, poderia ser reavaliada após esse período quinzenal. O pedido se estende aos municípios do Recife, de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

O texto assinado pelo advogado João Gabriel Vieira Wanick afirma que se faz necessária a temporária extensão das medidas de isolamento e distanciamento para reduzir a curva de contágio. O Sindicato argumenta que cientista aconselham o bloqueio geral, que já está sendo realizado em cidades de estados como Maranhão e Ceará. Ao detalhar o cenário atual, o documento afirma que o “quadro da saúde é desesperador”.

LEIA MAIS

Secretaria da Saúde de Petrolina confirma 2ª morte pela covid-19 e registra mais 8 casos positivos

Os casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolina subiram para 62, nesta quinta-feira (7). São 8 novos casos, sendo que um deles é o de uma menina de 11 anos, que faleceu na última segunda-feira (4) no Hospital Dom Malan (HDM)/Imip.

A criança tinha cardiomegalia (crescimento do tamanho do coração em proporções anormais) e, antes de falecer, apresentou sintomas respiratórios. O exame analisado pelo laboratório do governo do estado saiu nesta quinta-feira, atestando positivo para o novo coronavírus.

Dos oito casos, a Secretaria de Saúde confirmou 6 casos positivos através de testes rápidos. São 4 homens (de 25, 35, 38 e 51 anos) e 2 mulheres (de 36 e 48 anos).

LEIA MAIS

Cidade de Curaçá na Bahia já registra 24 casos positivos do novo coronavírus

(Foto: Internet)

Em novo boletim divulgado nesta quinta-feira (7), a Secretaria de Saúde da cidade de Curaçá, na região norte da Bahia, confirmou 24 casos positivos do novo coronavírus.

Agora, o município conta comm 100 notificações da doença, ou seja, cem pessoas foram identificadas com os sintomas, mas dessas 100 pessoas, 42 tiveram o exame negativo para Covid-19, ou seja, foram descartados e 08 já estão curadas clinicamente.

Na última segunda-feira (4) o município de Curaçá tinha 20 casos positivos.

Em relação a gripe H1N1, cinco pessoas apresentaram sintomas, mas o exames deram negativos.

Órgãos de Segurança Pública e MP vão aumentar fiscalização para reforçar isolamento social e prevenção à Covid-19 em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A partir da próxima segunda-feira (11) todos os órgãos de segurança pública, dentre eles, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Civil de Petrolina, a Polícia Militar, a Polícia Civil, e o Corpo de Bombeiros, com apoio do Ministério Público, passarão a atuar em conjunto no apoio às medidas de isolamento social em Petrolina.

A operação consistirá na realização de diligências por todo o território da cidade para garantir que todas as medidas de restrição possam ser efetivamente cumpridas. O foco principal é a prevenção de vidas, já que os órgãos internacionais de saúde recomendam o isolamento como uma das medidas mais estratégicas no enfrentamento ao coronavírus.

LEIA MAIS

Brasil ultrapassa 128 mil casos da Covid-19 e presidente vai ao STF pedir redução de medidas restritivas

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

Nesta quinta-feira (7) o Brasil somou um total de 8.685 mortes provocadas pela Covid-19 e 128.975 casos confirmados da doença em todo o país.

Em um mês, foram mais de 8.022 mortes no país. Em 6 de abril, as secretarias de saúde registraram 566 fatalidades. Das 20 cidades com maior mortalidade e incidência de casos, 18 se concentram no Norte e Nordeste.

Mesmo com esses números, o presidente Jair Bolsonaro atravessou a pé nesta quinta-feira (7) a Praça dos Três Poderes, em Brasília, para se dirigir ao Supremo Tribunal Federal (STF) acompanhado de ministros e um grupo de empresários.
Em uma visita que não estava previamente agendada, Bolsonaro se reuniu com o presidente do tribunal, Dias Toffoli, e fez um apelo para que as medidas restritivas nos estados, motivadas pela crise do coronavírus, sejam amenizadas.

Um mês após lançamento do aplicativo da Caixa, 19 milhões de brasileiros aguardam auxílio emergencial

Ministro da Cidadania afirma que ninguém será deixado para trás

Nessa quinta-feira (7) completa-se um mês que o governo lançou o aplicativo para cadastro do auxílio emergencial. Contudo, até hoje cerca de 19 milhões de brasileiros estão na chamada fila de espera, aguardando aprovação no sistema para ter direito ao famoso coronavoucher.

Um levantamento feito pelo jornal Correio Braziliense aponta que 51,1 milhões de brasileiros pediram os R$ 600 no aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal. Desse total, 6 milhões ainda não tiveram o cadastro avaliado pela Dataprev e mais cerca de 12 ou 13 milhões tiveram o cadastro classificado como inconclusivo, não tendo direito a uma reavaliação.

Através do seu Twitter, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou ontem (6) que ninguém será deixado para trás. “Há questões ainda pendentes, mas todos aqueles que têm direito vão receber. Entendemos a urgência daqueles que ainda não tiveram seus processos concluídos, mas a segurança é um importante pilar da operação“, escreveu.

Capim Grosso registra terceira morte pela covid-19

Um idoso de 89 anos é a terceira vítima fatal do coronavírus em Capim Grosso (BA). De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura nessa quinta-feira (7), o paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) na noite de ontem (6) em uma ambulância do SAMU já sem vida.

A equipe de plantão realizou a testagem que confirmou o diagnóstico de covid-19. A pedido dos familiares o teste foi refeito e novamente positivou ao coronavírus. Capim Grosso tem ainda 21 casos suspeitos, 15 descartados, seis confirmados: um curado e os três óbitos:

Bahia contabiliza 4.466 casos confirmados de covid-19

A Bahia chegou a 4.466 casos confirmados do novo coronavírus. O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) nessa quinta-feira (7) aponta ainda 1.030 pacientes recuperados e 161 mortos por conta da covid-19.

Outras 3.275 pessoas seguem em observação pela vigilância epidemiológica, com sintomas da doença. Até hoje a Bahia tem 18.803 notificações e 10.712 casos descartados. O número de profissionais da saúde infectados é de 215. As 161 mortes, elas aconteceram nos seguintes municípios:

Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Buerarema (3); Camaçari (1); Capim Grosso (2); Catu (1); Coaraci (1); Feira de Santana (2); Gandu (1); Gongogi (2); Ibirataia (1); Ilhéus (11); Ipiaú (2); Itabuna (6); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Jequié (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5); Maraú (1); Nilo Peçanha (1); Salvador (98); Ribeiro do Pombal (1); São Francisco do Conde (1); Ubaitaba (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vereda (1); Vitória da Conquista (4).

Jacobina confirma primeiros casos de coronavírus; Jaguarari soma mais um paciente infectado

Cidades têm dois casos confirmados, cada

Jacobina (BA) é mais uma cidade do interior baiano a confirmar casos de coronavírus. Duas pessoas testaram positivo na quarta-feira (6). Segundo prefeito Luciano Pinheiro os pacientes já estavam sendo monitorados desde o final de semana, bem como as pessoas que tiveram contato com elas.

“Na data de hoje tivemos a confirmação de dois casos. A secretaria [de Saúde] já vinha monitorando essa família e dentre os familiares e pessoas que acompanharam, cerca de 50 pessoas fizeram o teste“, relatou o gestor.

A Prefeitura não forneceu mais informações sobre o estado de saúde dos pacientes, nem a faixa etária dos mesmos. Em Jaguarari os números também subiram. Mais uma pessoa testou positivo a covid-19, totalizando dois infectados.

“O paciente que deu entrada em uma unidade de saúde do município na última terça-feira (28), com quadro característico da doença, foi transferido para uma unidade de referencia, quando o mesmo foi submetido ao exame de Swab naso-orofaríngeo, confirmado pelo Laboratório Central – Lacen o resultado positivo para SARS-Cov2“, explicou a Prefeitura.

Juazeiro: SESAU confirma mais dois novos casos de covid e celebra novos recuperados

Cidade está há nove dias (Foto: Blog Waldiney Passos)

Juazeiro (BA) contabilizou nessa quinta-feira (7) mais dois casos positivos de coronavírus, algo que não acontecia há nove dias. Porém, enquanto o número de pacientes positivados subiu, o de curados também. Agora das 18 confirmações, 11 estão curados.

Há ainda uma morte pela covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU), os novos infectados são um homem de 63 anos e uma mulher, ambos sem gravidade. No total Juazeiro tem 290 notificações: 154 negativos e 118 ainda em análise.

Para H1N1 os números se mantém em 73 notificações: 18 casos positivos – com duas mortes – 27 já descartados e 28 em investigação. Confira a seguir o boletim completo de hoje:

Secretário de Saúde de Floresta reafirma que bebê indígena testou positivo a covid-19

Criança estava sim com vírus, afirma Prefeitura de Floresta (Foto: Internet)

No começo da semana a Floresta (PE) registrou a primeira morte por conta do coronavírus. A vítima é uma criança indígena de apenas três dias, que testou positivo ao vírus, mas ao longo dos dias, boatos circularam na cidade questionando a infecção da bebê.

LEIA TAMBÉM

Bebê indígena morre de Covid-19 na cidade de Floresta

Em uma live veiculada na página oficial da Prefeitura, o secretário de Saúde relatou como a criança foi notificada e estava sim com covid-19, como atestou o LACEN-PE. “Decidimos testar a criança para poder encaminhar o exame ao Recife para lá sair o resultado do exame. O exame foi realizado é o de secreção das faringes. Testamos a criança e encaminhamos para o LACEN“, afirmou Dácyo Ferraz.

LEIA MAIS

Trindade registra 2ª morte pelo coronavírus

Município confirmou segunda morte (Foto: Google Street/Reprodução)

Trindade (PE) registrou a segunda morte pelo coronavírus. O boletim divulgado pela Prefeitura na quarta-feira (6) também contabilizou mais três casos positivos da doença. A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes sobre a vítima.

“Lamentamos profundamente, e nos solidarizamos com os familiares. É preciso que todos nós continuemos fazendo nossa parte“, comentou o prefeito Everton Costa nas redes sociais.

O município da região do Araripe tem ainda 12 casos confirmados, com essas duas mortes e três pacientes recuperados. Há 35 notificações, das quais 14 já foram descartadas e nove pacientes seguem em observação.