PRF alerta sobre o risco de queimadas às margens das rodovias federais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta os motoristas para o risco de queimadas às margens das rodovias, principalmente neste período mais seco e de estiagem, que acontece na Bahia. Equipes da PRF têm flagrado com frequência queimadas ilegais às margens das rodovias. Essa semana, na BR 324, foram vários os registros da pastagem em chamas.

Com a vegetação seca, os ventos fortes e a baixa umidade do ar, o fogo se propagou rapidamente e a fumaça cobriu a pista, atrapalhando a visibilidade dos motoristas. A inalação da fumaça pode provocar mal estar e confusão mental nos ocupantes do veículo.

Além de provocarem acidentes, as queimadas também destroem as placas de sinalização e prejudicam a fauna. Diversos animais silvestres são flagrados agonizando no acostamento do leito da rodovia ou morrem atropelados ao fugir do fogo. Geralmente as queimadas são provocadas por latas, vidros e tocos de cigarros jogados no capim seco de forma irresponsável pelos próprios usuários das rodovias, podendo levar a um incêndio incontrolável.

É preciso conscientizar os usuários das rodovias que jogar apenas uma bituca de cigarro pela janela do veículo é o suficiente para desencadear um incêndio de grandes proporções. Do mesmo modo, é preciso sensibizar aqueles que moram nas redondezas da rodovia que evitem fazer fogueira, colocar fogo em lixo, pois até a fumaça atrapalha a visibilidade do motorista e pode ser causadora de graves acidentes.

Dicas importantes

Ao se depararem com uma nuvem de fumaça nas proximidades da via, é recomendável que os condutores parem o veículo distante do local e fora da via ou em último caso, no acostamento – ligando o pisca alerta, e acionem a PRF, pelo número de emergência 191, para que seja feita a orientação e controle do trânsito. Também é importante acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Ao trafegar sob essas condições, o condutor nunca deve atravessar a cortina de fumaça. É necessário fazer uma avaliação criteriosa da situação, estimar a extensão que deverá ser transposta e só prosseguir se realmente tiver segurança. Caso decida seguir, o motorista deverá permanecer com o farol de luz baixa aceso, reduzir a velocidade, manter os vidros fechados, ligar o sistema de ventilação interna do veículo e seguir em frente. Jamais deve parar no meio do fumaceiro, pois isso pode provocar graves colisões.

O que diz a lei

De acordo com o artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro, atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias é infração média. O motorista ou o passageiro, que for pego praticando este ato, terá quatro pontos computados na carteira de habilitação e receberá uma multa no valor de R$130,16.

Já quem for flagrado ateando fogo nas margens da rodovia poderá ser enquadrado em crime ambiental, cuja pena prevista é de 2 a 4 anos de reclusão. Se você vir alguém colocando fogo em locais proibidos, denuncie por meio do número 191 – PRF. Além disso, quem causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem tem uma pena de reclusão, de três a seis anos, e multa, conforme o artigo 250 do Código Penal.

PRF/Foto: Divulgação PRF

Defesa Civil de Juazeiro emite alerta de chuva entre os dias 23 e 26 de novembro

A Defesa Civil de Juazeiro alerta sobre a previsão de chuvas, de 23 a 26 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100mm/h, com ventos intensos de 60-100 km/h e risco de corte de energia elétrica. Em Juazeiro, a temperatura pode chegar a mínima de 20°C, na segunda e na terça-feira, com ventos moderados e possibilidade de chuva e trovoada.

As equipes da prefeitura de Juazeiro seguem em prontidão. O coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, está acompanhando as ações e alerta sobre os cuidados que devem ser tomados durante esse período. “Com a chegada da chuva, há o risco de queda de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. Então é importante que a população fique em alerta a esses sinais. É necessário também desligar os aparelhos das tomadas e não ficar próximo às árvores, por exemplo”, disse Ramiro Cordeiro.

O trabalho preventivo segue para garantir a segurança da população. Em caso de emergência, entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone (74) 98836-8272 (WhatsApp).

Ascom

Irã alerta sobre risco de ‘propagação’ da guerra para além do Oriente Médio

Teerã alertou, neste sábado (9), sobre o risco de que os conflitos em Gaza e no Líbano, onde Israel está em confronto com as organizações pró-Irã Hamas e Hezbollah, se espalhem para outras regiões do mundo.

“O mundo deve saber que, se a guerra se espalhar, seus efeitos nocivos não se limitarão ao Oriente Médio”, advertiu o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, em discurso transmitido pela televisão estatal. “A insegurança e a instabilidade podem se espalhar para outras regiões, mesmo distantes”, acrescentou.

Israel, um dos principais inimigos regionais do Irã, está em guerra com o Hamas na Faixa de Gaza e com o Hezbollah no Líbano, dois movimentos aliados a Teerã, que, por sua vez, pede um cessar-fogo em ambas as frentes. A tensão entre os dois países cresceu no calor dos conflitos em Gaza e no Líbano e, em 26 de outubro, caças israelenses bombardearam instalações militares no Irã, em retaliação a um ataque balístico iraniano contra Israel em 1º de outubro. Teerã prometeu responder, e Israel deixou claro que atuaria com mais força se isso acontecesse.

Na quinta-feira, Ali Larijani, assessor do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, disse que o Irã deve se proteger contra uma reação “instintiva” contra Israel para “não cair na armadilha” do governo de Benjamin Netanyahu. Já o presidente iraniano, Masud Pezeshkian, declarou no domingo que um eventual cessar-fogo entre os aliados do Irã e os de Israel poderia influenciar a resposta de seu país aos ataques israelenses.

Neste sábado, o Irã também pediu ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que “mude” sua política de “pressão máxima”, aplicada durante sua primeira administração na Casa Branca.

“Trump deve demonstrar que não segue as políticas errôneas do passado. Como um empresário, ele deveria avaliar os prós e os contras e decidir se deseja continuar ou mudar esta política prejudicial”, disse Mohamad Javad Zarif, vice-presidente iraniano de assuntos estratégicos, à imprensa.

AFP

Defesa Civil de Petrolina alerta e dá dicas de como prevenir incêndios e queimadas

Durante o período em que são registradas temperaturas elevadas, a Defesa Civil de Petrolina orienta mais uma vez sobre os principais cuidados que a população deve ter com os incêndios e queimadas, que geralmente acontecem na vegetação. Isso ocorre em função da baixa umidade e das altas temperaturas predominantes em nossa região, que chegam muitas vezes até 38 graus.

A primeira recomendação é não colocar fogo em lixo e em resto de poda de árvores nas áreas com vegetação. Além disso, para minimizar o risco, também deve-se observar a proibição de fumar em locais com grande quantidade de material combustível, além de não jogar cigarros e fósforos acesos nessas regiões.

A Defesa Civil ainda orienta que a comunidade evite armazenar materiais inflamáveis, mas se for necessário manter, que estejam devidamente organizados e em um local limpo. Também é necessário lembrar de apagar com água o resto de fogueiras em acampamentos, dessa forma se evita que o vento leve as brasas à vegetação.

Outra dica importante é manter produtos voláteis, como álcool, fósforos ou isqueiros, fora do alcance de crianças, de preferência mantê-los em um local ventilado e afastado de fontes de calor. Por último, em caso de emergência solicite o apoio da Defesa Civil através do telefone (87) 99132-9568 ou do Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

Luzete Nobre/Ascom Secretaria de Segurança Pública

Onda de calor e baixa umidade neste final de semana, alerta o Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu pelo menos três avisos para diversas regiões do país que devem sofrer com ondas de calor e baixa umidade ao longo deste fim de semana.

O primeiro aviso, de onda de calor com grau de severidade classificado como “grande perigo”, permanece em vigor ao longo de todo este sábado (28). Segundo o Inmet, as temperaturas devem ficar até 5 graus Celsius (°C) mais altas nas seguintes regiões: centro goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, leste goiano, Central Mineira, sul goiano, sul/sudoeste de Minas, Belo Horizonte, noroeste goiano, Ribeirão Preto, oeste de Minas, noroeste de Minas, norte de Minas, Distrito Federal, extremo oeste Baiano, Jequitinhonha e norte goiano.

O segundo aviso, de baixa umidade com grau de severidade classificado como “perigo”, segue em vigor até as 19h. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12% nas seguintes regiões: leste goiano, oriental do Tocantins, norte goiano, sul maranhense, ocidental do Tocantins, extremo oeste baiano, noroeste de Minas, sudoeste piauiense, Vale São-Franciscano da Bahia, centro goiano, norte de Minas, Distrito Federal, centro sul baiano, centro norte baiano, noroeste goiano e sul goiano. Há risco de incêndios florestais e riscos à saúde, incluindo ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

As instruções do instituto para este caso são:

– beber bastante líquido;

– atividades físicas não são recomendadas;
– evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
– usar hidratante para pele e umidifcar o ambiente.

Já o terceiro aviso, também de baixa umidade, mas classificado como “perigo potencial”, entra em vigor às 11h deste domingo (29) e segue até as 21h.

Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20% nas seguintes regiões: centro goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, leste goiano, Central Mineira, sul cearense, Vale São-Franciscano da Bahia, Ocidental do Tocantins, sudeste piauiense, sertões cearenses, sertão pernambucano, São Francisco Pernambucano, centro-norte piauiense, sertão paraibano, sul goiano, oeste potiguar, Oriental do Tocantins, norte goiano, sul maranhense, Jaguaribe, sudoeste piauiense, centro norte baiano, extremo oeste baiano, centro-sul cearense, metropolitana de Belo Horizonte, nordeste mato-grossense, noroeste goiano, noroeste de Minas, leste maranhense, norte de Minas, centro sul baiano, Distrito Federal, Jequitinhonha, oeste de Minas e centro maranhense. Há baixo risco de incêndios florestais e baixo risco à saúde.

Para este caso, as instruções do instituto são:- beber bastante líquido;
– evitar desgaste físico nas horas mais secas;
– evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Agëncia Brasil

Estado alerta para prevenção a casos de Mpox

Com 10 casos confirmados de Mpox, Pernambuco reforça as ações contra a doença. Mesmo com um cenário considerado “controlado”, a  Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) alerta a população para a  importância da adoção das medidas de prevenção. Em 14 de agosto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retomou o status de emergência de saúde pública de importância internacional visto os altos índices de diagnóstico da Mpox em diversos países do mundo.

A SES-PE informa que Pernambuco não registra circulação da variante do Clado I, responsável pelo aumento de casos, especialmente na República Democrática do Congo. Fora do continente africano, essa variante foi confirmada na Suécia. Além disso, o Ministério da Saúde (MS) instalou um Centro de Operações de Emergência em Saúde para ações de resposta ao Mpox. O Governo Federal  aponta que o Brasil apresenta sinal “de controle e estabilidade”.

O que – o Mpox é um vírus pertencente ao gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, com manifestação clínica majoritariamente dermatológica.  “Além das lesões dermatológicas características, o paciente pode apresentar febre, dor de cabeça, astenia (sensação de fraqueza e falta de energia), como também o aumento de gânglios, tanto na região do pescoço como na região da axila e da virilha”, explica o diretor-geral de Vigilância Epidemiológica, Lucas Caheté.

Transmissão – são necessários cuidados extras para impedir a manifestação do vírus.  “A doença possui um período de transmissibilidade determinado até a cicatrização das lesões de pele, pois, enquanto elas estiverem ativas, a transmissão é possível. A forma que você tem de evitar essa transmissão é principalmente o isolamento enquanto estiver com essas lesões e os demais sintomas da doença”, destaca o médico infectologista.

O especialista também aborda os fatores igualmente importantes para transmissão da doença, entre eles o contato por via sexual e respiratória. Para isto, reforça-se a importância do uso de preservativo interno ou externo, do uso de máscara, da lavagem das mãos e do isolamento social em casos de suspeita ou confirmação do diagnóstico. É imprescindível a busca por atendimento nas unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento (UPAs), caso haja o aparecimento de lesões em órgãos genitais e demais áreas da pele.

Perfil – ainda conforme a SES-PE, o último informe epidemiológico, que avaliou  dados desde 2022, foi identificado o seguinte perfil:  O grupo prioritário é o formado por homens (87,2%), na faixa etária entre 20 e 49 anos (301 casos).

Dados – em  2023, foram diagnosticados 23 casos da doença. Em 2022, foram contabilizados um total de 325 casos de Mpox. De 2022 até a presente data, a  redução foi de 96,9% nos números de casos.

Diagnóstico – em Pernambuco, o diagnóstico da doença é realizado no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), que analisa as amostras de swab (coleta por meio de esfregaço nas lesões cutâneas ou de mucosas) realizadas em pacientes com o perfil de quadro suspeito.

Atendimento – quanto à rede de atendimento disponível no estado, todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são capacitadas e responsáveis em realizar os atendimentos e a coleta do exame de Swab dos casos suspeitos de Mpox e, quando necessário, realizar o encaminhamento para serviços de referência, sendo eles: Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Hospital Correia Picanço (HCP), Hospital das Clínicas (HC), Hospital Agamenon Magalhães (HAM) e Hospital Barão de Lucena (HBL).

Diário de Pernambuco

Inmet emite novo aviso de vendaval para Pernambuco e outros estados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso sobre vendavais que devem atingir a região Nordeste nesta quarta-feira (28). A notificação, válida até esta sexta-feira (30), classifica os fortes ventos como “Perigo Potencial”, uma vez que eles podem variar entre e 40 km/h e 60 km/h.

Todas as regiões de Pernambuco, Sertão, Agreste, região Metropolitana e Zona da Mata, devem ser atingidas pelo vendaval e, por conta disso, o  Inmet recomenda que  as pessoas não se  abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado que as janelas e portas fiquem fechadas, os aparelhos elétricos fiquem desligados e que a pessoa busque um abrigo seguro.

Agosto é conhecido nacionalmente como o “Mês dos Ventos” e isso acontece porque o Sol aquece de diferentes maneiras as partes do planeta. Com isso, há alteração na pressão atmosférica, originando os ventos. Em agosto, o Brasil tem um centro de alta pressão no Atlântico-sul, que modula nossos ventos e faz com que eles fiquem mais intensos. Neste período, as rajadas de vento podem chegar a 70 km/hDe acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no litoral de Pernambuco, a média da velocidade dos ventos no mês de agosto é de 11.2 km/h.

Diário de Pernambuco

24 cidades pernambucanas são alvo de onda de baixa umidade, alerta Instituto Nacional de Meteorologia

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) liberou um alerta meteorológico com grau de severidade classificado como perigo potencial na manhã desta terça-feira (23). De acordo com a notificação, 24 cidades pernambucanas serão acometidas por uma onda de baixa umidade que atinge o território brasileiro ao longo do dia de hoje.

Ao todo, segundo a instituição, mais de 2.000 cidades brasileiras serão afetadas. De acordo com o informe, os riscos potenciais da umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% são: baixo risco de incêndios florestais e à saúde. Confira os municípios pernambucanos que vão receber a onda de baixa umidade:
Orocó, Bodocó, Exú, Lagoa Grande, Afrânio, Araripina, Cabrobó, Parnamirim, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Trindade, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes, Cedro, Terra Nova, São José do Belmonte, Serrita, Santa Cruz, Santa Filomena, Petrolina, Salgueiro, Verdejante.

O INMET disponibilizou instruções para o decorrer do dia:

  • Ingestão de bastante líquido.
  • Evitar desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Para obter mais informações, acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Diário de Pernambuco

Estado reforça ações contra vírus em aves migratórias que cruzam o Sertão

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro) e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) reforçam ações contra o vírus do grupo paramixovírus aviário, que provoca a Doença de Newcastle (DNC). Segundo portaria 702/2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), é  doença viral contagiosa.

Segundo a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), aves silvestres migratórias, conhecidas como avoantes ou arribaçãs, apareceram mortas nos municípios de Afrânio, Santa Maria da Boa Vista e Dormentes, no Sertão de São Francisco. Amostras das aves foram coletadas pela Adagro e encaminhadas à análise do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA),  em Campinas (SP).

Ele é referência em diagnóstico de casos de síndrome respiratória e neurológica das aves. O resultado da análise laboratorial deu positivo para a Doença de Newscastle. De acordo com gerente estadual de defesa animal da Adagro, Samy Bianchini, novos casos de aves doentes e mortas pelo vírus foram notificados pela Adagro nos municípios de Lagoa Grande, Parnamirim e Orocó, entre os dias 8 e 14 de agosto.

Para a diretora de defesa e inspeção animal da Adagro, Glenda Holanda, “diante desta mortandade em aves de arribaçã, além do trabalho integrado entre os órgãos estaduais e as prefeituras, é necessário o reforço junto à população para que notificações de novas ocorrências sejam feitas o mais rápido possível à Adagro e que os produtores mantenham as aves de criação longe do contato de aves silvestres”, ressaltou a diretora da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco.

Os animais acometidos pela doença apresentam dificuldade para respirar e para voar, andam cambaleantes, tem diarreia e edema na cabeça. Esses são os principais sintomas das aves afetadas, segundo a Adagro. E, apesar de ser fatal para algumas espécies de aves, “não tem a mesma repercussão na saúde humana. Ou seja: não causa perigo iminente às pessoas”, explicou o gerente do setor de Gestão de Fauna da CPRH, Iran Vasconcelos. O vírus Newcastle foi registrado pela primeira vez, no Brasil, no ano de 1953.

O diretor-presidente da Agência CPRH, José de Anchieta dos Santos, ressaltou que “a migração do bando em que houve a mortandade das aves encontra-se centralizado no Sertão do São Francisco, em um intervalo geográfico de cerca de 400 km do Agreste, onde está localizado o maior polo aviário do estado. Esse panorama traz segurança aos aviários comerciais importantes, assim como para a sociedade, não afetando a economia do estado”.

Entre as medidas emergenciais que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento ao vírus, está a notificação de todas as ocorrências recebidas, desde as informadas pelos produtores da região até aquelas notificadas pelas prefeituras ou via Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias. A identificação dos locais onde as aves migratórias estão fazendo pouso também é outra estratégia fundamental, executada pela CPRH, para monitorar e mapear o caminho feito pelo vírus. “Essas aves costumam pousar em local favorável à sua alimentação, descanso e reprodução da espécie”, explicou Anchieta.

A partir desta semana, a CPRH também deverá atuar junto a instituições com especialistas em migrações de aves silvestres – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Univasf, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco em  Garanhuns e no Centro de Manejo de Fauna Silvestre (Cemafauna), da Univasf, em Petrolina – para que pesquisadores, junto com os técnicos, consigam ter uma compreensão macro do fenômeno, a fim de que o Governo do Estado tome medidas preventivas e mitigatórias.

Segundo a CPRH, as aves chegaram ao estado pelo município de Afrânio, que faz divisa com os estados da Bahia e do Piauí. “A arribaçã é uma ave migratória e, neste período, faz passagem por Pernambuco. Acredita-se que as aves mortas foram contaminadas pelo vírus, ao consumirem alimento de galinhas não vacinadas e criadas em quintais. Nossa missão é evitar que o vírus se propague”, reforçou José de Anchieta.

A previsão da CPRH é de que as aves se movimentem neste momento para o Sertão Central, depois para o Sertão do Araripe e, em seguida, para o Piauí, sempre no sentido do fluxo das chuvas. Um ponto de alerta da Agência Estadual de Meio Ambiente é a respeito da captura ilegal de animais silvestres. “A mortandade das aves migratórias ocorreu em áreas de rica biodiversidade, onde muitas vezes são capturados animais silvestres, sobretudo aves, o que se configura crime ambiental. Neste momento crítico, alertamos para que a população obedeça à legislação ambiental, inclusive para não oportunizar a propagação do vírus, tendo em vista que a doença se propaga não só em galinhas e pombos, mas também em outras espécies de aves e outros animais”.

Como denunciar
Também é possível notificar as ocorrências através da Ouvidoria da Adragro (0800 081 1020), do WhatsApp (81) 99488-2976 e também via Internet, na ferramenta Sisbravet, disponível do site do Ministério da Agricultura e Pecuária. Adagro e CPRH recomendam ainda que as pessoas não manuseiem aves silvestres, especialmente se estiverem doentes ou mortas. Caso seja necessário, é fundamental o uso de luvas.

Diário de Pernambuco

TCU alerta governo e diz que há duplo risco para meta fiscal em 2025

O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que as projeções do governo para o resultado primário em 2025 apresenta “duplo risco”, devido à possibilidade de frustrações de receitas e aumento das despesas obrigatórias.

O órgão chama atenção ainda para a limitação nas regras de contingenciamento de gastos. O alerta foi feito à equipe econômica em relatório que analisa o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, enviado pelo Poder Executivo em abril ao Congresso Nacional.

Os auditores do TCU avaliaram que as estimativas apresentadas no PLDO para 2025 referentes à receita primária líquida são “otimistas”, ficando de R$ 35,6 bilhões a R$ 50,7 bilhões acima das projeções feitas com base em dados do mercado. A discrepância nos dados explicaria os riscos de frustração de receitas no ano que vem.

Os técnicos também apontam que os aumentos das despesas primárias totais ultrapassam o limite de crescimento real de 2,5% ao ano permitido pelo arcabouço fiscal, o que leva à compressão dos gastos discricionários, com exceção das emendas obrigatórias e dos pisos mínimos constitucionais de saúde e educação. Estes últimos, apesar de estarem na categoria de discricionários, têm execução obrigatória.

O TCU aponta, inclusive, que as estimativas para a despesa discricionária líquida de emendas e mínimos constitucionais preveem uma queda de R$ 100,9 bilhões em 2024 para R$ 11,7 bilhões em 2028, uma redução de 88%. “Caso não haja alteração substancial na composição do gasto, a compressão daquelas despesas pode elevar o risco de shutdown da máquina pública ou aumentar o incentivo ao abandono da âncora fiscal trazida pelo RFS arcabouço fiscal”, menciona o relatório.

Os técnicos citam que a estimativa da dívida apresentada no PLDO 2025 parte da premissa de que a despesa, ao longo de todo o período, crescerá em ritmo inferior à receita. A projeção, no entanto, pode ser irrealista se não houver revisão das despesas obrigatórias ou das discricionárias vinculadas à receita, dizem.

O órgão destaca ainda que o projeto enviado pelo governo trata sobre revisão de despesas como foco na revisão e redução de benefícios irregulares, “mas sem mencionar propostas legislativas específicas para endereçar o desafio das despesas obrigatórias”.

O relatório aponta ainda que mirar o limite inferior do arcabouço fiscal como referência para o resultado primário e adoção de contingenciamento pode elevar o risco de descumprimento das metas fiscais, além de afetar a credibilidade das regras e comprometer a gestão das contas públicas no futuro. A estratégia já tem sido adotada pelo governo este ano.

O TCU aponta que a estratégia de mirar o limite inferior da banda, embora não seja ilegal, pode gerar ainda inconsistências a longo prazo na trajetória da dívida, a depender das projeções de resultado primário utilizadas nas estimativas.

Estadão Conteúdo

 

Casos de rinovírus e covid-19 crescem no país, aponta Fiocruz

As internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram em Goiás, Bahia, Paraíba, Sergipe e São Paulo. Em Goiás, a principal causa é a covid-19 entre a população idosa. Nos demais estados, a maior ocorrência é de rinovírus entre crianças e adolescentes de 2 até 14 anos de idade. Os dados estão no Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (22) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em relação às capitais, sete apresentam crescimento nos casos de SRAG: Aracaju, Brasília, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Salvador e São Paulo. A análise é referente à Semana Epidemiológica 33, do período de 11 a 17 de agosto. Nos dados nacionais, os casos de SRAG oscilaram na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e há indícios de aumento na de curto prazo (últimas três semanas).

As ocorrências de SRAG por vírus sincicial respiratório (VSR) e influenza A mantêm tendência de queda na maior parte do país. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, os casos positivos tiveram prevalência de 22,6% por VSR; 19,4% por Sars-CoV-2 (covid-19); 16,3% por influenza A; e 1,8% por influenza B.

Sobre o aumento dos casos de covid-19, a pesquisadora Tatiana Portela, do Programa de Processamento de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz) e do Boletim InfoGripe, reforça a importância da vacinação em dia para todas as pessoas dos grupos de risco.

“Apesar dos casos de influenza A estarem diminuindo em todo o país, geralmente agora é a época em que a influenza B começa a aumentar. Por isso, é importante também que todos estejam em dia com a vacinação contra a influenza”, recomenda a pesquisadora.

No ano epidemiológico 2024, foram notificados 115.152 casos de SRAG. Desse total, 55.912 (48,6%) tiveram resultado laboratorial positivo, 45.477 (39,5%) negativo, e ao menos 7.499 (6,5%) aguardam resultado. Dos casos positivos, 43,1% são VSR; 19,1% são influenza A; 7,7% são Sars-CoV-2 (covid-19); e 5% são influenza B.

Nas últimas oito semanas epidemiológicas, a incidência e mortalidade semanal média mantêm o cenário de maior impacto nos extremos das faixas etárias.Entre as crianças até 2 anos de idade, a incidência e mortalidade de SRAG são causadas em maior parte pelo VSR e do rinovírus. Entre os maiores de 65 anos de idade, a incidência e a mortalidade de SRAG por covid-19 já se aproxima da incidência e mortalidade por influenza A.

Agência Brasil

Especialista alerta sobre problemas bucais que podem afetar a saúde geral

As doenças periodontais, infecções que afetam a gengiva e o osso de suporte dos dentes, são fatores de risco para as principais enfermidades que acometem a população mundial: doenças cardiovasculares e o diabetes.

Estudos recentes revelam que tem sido cada vez mais frequente a abordagem integrada da odontologia e medicina na busca e entendimento das conexões entre as doenças. As complicações, invariavelmente surgem com o acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes e gengivas. Na sequência, as bactérias periodontais entram na corrente sanguínea e aumentam os níveis dos mediadores inflamatórios, provocando o risco cardiovascular.

De todas as doenças periodontais, a periodontite é certamente a de maior poder destrutivo do aparelho de suporte dos dentes e também a que apresenta a ligação de mão dupla mais forte com o diabetes. A presença de doença periodontal pode dificultar o controle glicêmico em pacientes com diabetes, aumentando o risco de complicações, a exemplo de neuropatia, retinopatia e doença renal.

De acordo com a cirurgiã-dentista e especialista em Periodontia pela UNESP- SP, Silvia Borges, o primeiro passo para evitar as doenças periodontais é a prevenção, através de um rigoroso controle de higiene bucal e das visitas frequentes ao dentista. “O diagnóstico baseia-se em um exame clínico com inspeção e exploração do periodonto, além de avaliações radiográficas. O tratamento, feito no consultório odontológico, se dá com uma série de procedimentos para a total desinfecção oral, seguido de um programa de manutenção periodontal e orientações para um rigoroso cuidado domiciliar de higiene bucal. Casos avançados podem requerer antibióticos e cirurgia”, ressaltou.

Silvia Borges, que também é especialista em Implantodontia, pela ABO Bahia, alerta ainda que a periodontite também pode estar relacionada a doenças não transmissíveis, a exemplo de obesidade, diversos tipos de câncer, artrite reumatoide e complicações da gravidez. “O tratamento e a prevenção eficazes das doenças periodontais não só melhoram a saúde bucal, mas também podem ter um impacto significativo na saúde geral. Investir em uma abordagem multidisciplinar na saúde pode levar a melhores resultados para os pacientes, promovendo uma vida mais saudável e de qualidade”, concluiu a especialista.

CLAS Comunicação

 

Corpo de Bombeiros alerta para golpe do falso boleto

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) veio a público, nesta quarta-feira (21), alertar empresas e a população em geral sobre um novo golpe que tem sido aplicado em nome da corporação.

“Golpistas estão enviando e-mails cobrando taxas e serviços. Qualquer comunicação oficial do CBMPE ocorre exclusivamente através dos canais oficiais, e não por e-mails de origem duvidosa”, alertou o CBMPE.

Ao receber qualquer comunicação suspeita, o cidadão pode checar a autenticidade junto à corporação, de preferência por meio dos canais de atendimento oficiais disponíveis no site.

Diário de Pernambuco

PRODECON de Petrolina mantém alerta sobre golpes do consórcio com contemplação imediata

Nas últimas semanas, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON) vem registrando um novo aumento no número de denúncias relacionadas a venda de consórcios em Petrolina. Segundo os clientes, as empresas estão prometendo contemplação imediata. No entanto, de acordo com as normas legais de um consórcio, somente há contemplação por meio de sorteio ou lance.

A prática geralmente é realizada por vendedores de consórcio de automóveis e, para atrair os clientes, eles aplicam o golpe da falsa promessa de que o automóvel ou dinheiro serão liberados no primeiro mês. Mas, na prática, isso não acontece. O PRODECON está notificando as empresas por propaganda enganosa e alerta a população para que fique atenta e leia o contrato, todos os termos e condições antes de assinar.

Para denúncias e dúvidas, as pessoas podem ir até o PRODECON Petrolina, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, n° 174, no bairro Parque Bandeirantes (Atrás da Banca). O telefone de contato e Whatssap é o (87) 3983- 6435.

Ascom

Criminosos usam apagão cibernético para aplicar golpes e coletar dados

(Foto: Ilustração)

O apagão cibernético que afetou o mundo nesta semana tem sido usado por criminosos como isca para aplicar golpes na internet, coletando dados confidenciais de pessoas e empresas. Nos Estados Unidos (EUA), a Agência de Defesa Cibernética (CISA) alertou sobre os riscos de se cair em ações criminosas.

“Vale ressaltar que a CISA observou ameaças de agentes tirando vantagem deste incidente [apagão cibernético] para phishing e outras atividades maliciosas. A CISA pede que organizações e indivíduos permaneçam vigilantes e sigam apenas instruções de fontes legítimas. A CISA recomenda que organizações lembrem seus funcionários de evitar clicar em e-mails de phishing ou links suspeitos”, afirmou o órgão dos EUA.

LEIA MAIS
23456