Afrânio realiza ações do Outubro Rosa em todo município

(Foto: ASCOM)

A secretaria de Saúde de Afrânio está com uma programação intensa em toda a rede municipal para comemorar o Outubro Rosa. As atividades, que já aconteceram nas comunidade de Extrema e no bairro José Ramos, devem seguir durante todo o mês, em todas as comunidades da zona rural e sede, com palestras, auto exame, consultas médicas e outras atividades para prevenção do câncer de mama entre as mulheres.

Já bastante conhecida, a campanha visa alertar  as mulheres e toda a sociedade, da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha é mundial, apesar de ser mais frequente entre as mulheres, o câncer de mama também pode ocorrer em homens.

Os profissionais da Saúde de Afrânio alertam para importância da prevenção.”Ficar alerta em relação aos sinais, sintomas e fatores de risco para o câncer de mama é fundamental para um diagnóstico e tratamento o mais precoce possível, o que aumenta muito as chances de tratamento e cura”, reforça a secretária de Saúde Mara Gonçalves. “O auto-exame da mama, além da mamografia são fundamentais e todos precisam saber disso e se examinar sempre”, finaliza.

Programação

20.10 Cachoeira do Roberto e Arizona

24.10 Umbuzeiro e Barra das Melancias

25.10 Três Paus e Izabel Gomes(sede)

30.10 Aracá

31.10 Poção

Semana da Visibilidade Lésbica segue com ações em Petrolina e fórum discute combate ao preconceito

(Foto: ASCOM)

O combate a qualquer tipo de discriminação foi o tema central de um fórum realizado na noite desta terça-feira (29) no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina. O encontro que reuniu dezenas de pessoas faz parte da programação em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado no último dia 29 de agosto.

O evento promovido pela Secretaria Executiva da juventude e Direitos Humanos em parceria com a Associação Sertão LGBT – Vale do São Francisco – contou com apresentação musical e muitas discussões acerca dos direitos  da população LGBT.

Segundo a gestora da pasta, Bruna Ruana, o objetivo é dar visibilidade à causa e alertar sobre o respeito. “Mobilizações como estas são importantes para conscientizar as pessoas sobre os direitos garantidos por lei à população LGBT. Mas, além disso, nós precisamos lutar para que as pessoas tenham o direito de sair de suas casas sem ser alvo de qualquer preconceito”, disse.

LEIA MAIS

Ações da Eletrobras sobem quase 50% após anúncio de desestatização

O Ministério de Minas e Energia havia informado ontem (21) que iria propor a redução da participação da União no capital da Eletrobras. (Foto: Arquivo)

As ações da Eletrobras saltaram quase 50% após o anúncio de que o governo pretende desestatizar a companhia. As ações ordinárias (com direito a voto em assembleia de acionista) da empresa subiram 49,3%, para R$ 21,20. Os papéis preferenciais (com prioridade na distribuição de dividendos) valorizaram-se 32,08%, fechando em R$ 23,55.

A alta impulsionou a bolsa de valores, que fechou no maior nível em mais de seis anos. O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, encerrou esta terça-feira (22) com alta de 2,01%, aos 70.011 pontos. O indicador encerrou a sessão no maior valor desde 19 de janeiro de 2011, última vez em que tinha ficado acima dos 70 mil pontos.

Alerta da Moody’s

O otimismo entre os investidores ocorreu mesmo com o alerta da agência de classificação de risco Moody’s de que a privatização pode ser negativa à nota de crédito da Eletrobras. Em comentários na conta oficial no Twitter, a agência informou que o plano introduz incertezas sobre como o governo apoiaria a companhia em caso de dificuldades financeiras.

De acordo com a Moody’s, o plano de privatização cria “distrações” que podem prejudicar a reestruturação da Eletrobras iniciada em novembro do ano passado. A agência, no entanto, informou que o rating (nota que indica a capacidade de a empresa pagar as dívidas) da companhia não mudará no curto prazo e que depende do detalhamento da forma e do cronograma da privatização, assim como do aparecimento de interessados.

Fonte Agência Brasil

Ações preventivas marcam os 11 anos da Lei Maria da Penha em Petrolina

(Foto: ASCOM)

A Lei Maria da Penha completou 11 anos de existência nesta segunda-feira (7), mas a data será celebrada durante todo o mês de Agosto com ações voltadas ao combate à violência contra a mulher em Petrolina.

A primeira mobilização promovida pela prefeitura já foi realizada ontem (7) no Residencial Vivendas onde dezenas de mulheres receberam orientações sobre a Lei nº 11.340/2006 que é a principal ferramenta legislativa no combate à violência doméstica contra mulheres.

Na oportunidade, o público pode acompanhar palestras com a psicóloga, Grace Liz; a assistente social, Karielle  Meneses e  a promotora da Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Petrolina, Cíntia Micaela.

LEIA MAIS

Juazeiro: Programa “Atender Melhor” realiza ações de acolhimento na casa do TFD

(Foto: ASCOM)

Na última semana, a casa do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), local que recebe usuários do SUS de Juazeiro em Salvador, recebeu a visita do Programa Atender Melhor. Na oportunidade, além de dinâmicas de acolhimento com os pacientes e servidores, também foram realizados treinamentos com a equipe e atividades externas com os hóspedes da casa.

De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Lorena Pesqueira, a visita teve o objetivo de atualizar dados dos Recursos Humanos, bem como o de promover o cuidado integral com a saúde mental dos servidores e usuários.

“Fizemos os treinamentos de acolhimento do Atender Melhor, além da apresentação do projeto ‘Remendar-se’, que fala sobre autoestima e autocuidado”, explica.

LEIA MAIS

Congresso tenta retomar trabalhos em meio a denúncias; Aécio terá dia decisivo no STF

(Foto: Internet)

Amanhã (20) será um dia decisivo para o senador afastado Aécio Neves (PSDB). A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) analisará duas ações relativas ao parlamentar.

A primeira, é o pedido de prisão de Aécio feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Os ministros deverão analisar o caso com base no artigo da Constituição que diz que os parlamentares “não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável”.

O outro é o pedido para que Aécio Neves possa retomar suas atividades parlamentares. Ele está afastado do mandato desde o último dia 18 de maio.

A Executiva Nacional do PSDB se reúne na quarta-feira (21) para definir a data da convenção do partido, que vai escolher o novo presidente da legenda. A convenção foi antecipada justamente por causa da situação de Aécio Neves.

LEIA MAIS

Pernambuco: Cartão vai liberar R$ 25 milhões para vítimas das enchentes

Ministro das Cidades, Bruno Araújo. (Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco)

Em visita ao Recife nesta quinta (1°), o ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciou que o Governo Federal vai liberar nesta sexta-feira (2) R$ 25 milhões, por meio do cartão reforma, para os 31 municípios atingidos pelas chuvas em Pernambuco.

O cartão vai contemplar famílias com renda até R$ 2.800 que tiveram as casas afetadas pelo desastre. Já o Ministério da Integração autorizou o repasse de R$ 17,5 milhões para que o Estado compre cestas básicas, água, kits de limpeza e higiene pessoal, colchões e outros materiais.

A ideia do cartão é que o proprietário use a verba para reformar o imóvel danificado. Segundo o último balanço do Estado, Pernambuco contabiliza 4.363 desabrigados (abrigados em prédios públicos) e 41.768 desalojados (abrigados em casa de parentes e amigos).

Cada cartão pode vir com um crédito de R$ 2 a 9 mil. “A pessoa não recebe dinheiro [em mãos]. O cartão vem com o crédito para tirar o material de construção em casas de construção que estão pré-selecionadas no programa”, explicou o ministro.

LEIA MAIS

Temer anuncia ajuda para recuperar danos da chuva em Pernambuco

(Foto: Internet)

Diante dos estragos causados pela chuva em Pernambuco, o presidente Michel Temer esteve no estado nesse domingo (28) para se reunir com o gestor estadual. Temer cancelou uma reunião para verificar a situação das cidades atingidas pelas fortes chuvas.

O presidente autorizou ações emergenciais, além de se comprometer a liberar recursos voltados a obras hídricas. Entre eles, está um empréstimo de R$ 600 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao governo estadual – que quer utilizar os recursos para retomar obras de barragens que serviriam para prevenir problemas como os registrados no fim de semana.

Temer informou que o empréstimo já está aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional e que vai providenciar a liberação dos recursos. O dinheiro deve ser usado para concluir quatro barragens que tiveram as obras anunciadas em 2010, na última cheia que atingiu Pernambuco, mas que foram paralisadas por falta de recursos federais, de acordo com o governo estadual. “Me comprometi com o governador a providenciar a liberação desse empréstimo, que é fundamental: R$ 600 milhões”, disse.

LEIA MAIS

OAB promove ações de bem-estar para a advocacia de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Com o compromisso de interiorizar suas ações, a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) promove em Petrolina s primeira edição do CAAPE Presente. O evento acontece no próximo sábado (13), das 09h às 13h, na subseccional da OAB na cidade e vai promover uma série de ações gratuitas em benefício da advocacia na região.

“Temos um compromisso de interiorização das ações, de replicar no interior tudo o que acontece no Recife”, afirma o presidente da CAAPE, Bruno Baptista. “O CAAPE Presente tem um simbolismo muito grande, pois estamos levando todas as ações da CAAPE para o interior”, completa.

Para o presidente local da OAB, advogado Alexandre Torres, o momento é muito importante para confraternização e socialização dos advogados. O representante da CAAPE em Petrolina, Deivson Alves, reforça o convite para participação dos colegas. “Todos os colegas estão convidados para participar, inclusive as advogadas que são mães, pois vamos comemorar o dia. Essa ação é muito importante, pois aproxima a Caixa da advocacia do Sertão”, comenta.

Entre as ações que serão promovidas pelo CAAPE Presente estão serviços maquiagem, design de sobrancelha, distribuição de brindes, limpeza dentária e esclarecimentos sobre planos de saúde odontológico.

Secretaria de Educação e Univasf levam ações educativas em saúde ambiental e humana para escolas do município

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Educação de Petrolina (Seduc) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estão desenvolvendo ações educativas em saúde ambiental e humana. O projeto atende os estudantes do ensino Fundamental I de escolas da Rede Municipal de Ensino com a realização de atividades lúdico-educativas que abordam a questão de hábitos relacionados ao ambiente que impactam diretamente na qualidade de vida da população.

A proposta é fruto de um projeto da instituição de ensino superior que reúne alunos de vários cursos com o objetivo de promover a prevenção e introduzir importância do cuidado integral da saúde. As atividades realizadas nas escolas são realizadas em sábados letivos e utilizam de pinturas faciais, origamis, teatro de fantoches, distribuição de cartilhas ilustradas com linguagem acessível, jogos e brincadeiras.

“As ações introduzem conceitos relacionados ao conhecimento sobre parasitoses e a relação com o meio ambiente, de maneira simples e acessível para as crianças. Estamos transformando este público alvo em agente multiplicador do conhecimento a partir das atividades que estimulam o imaginário e que já fazem parte de sua realidade, conseguindo, assim, conquistar a aceitação desse público, e tornando a ação realmente efetiva diante da comunidade”, explicou René Cordeiro, professor da Univasf e coordenador do projeto.

Mais de 50 escolas já receberam as atividades do grupo. O coordenador do projeto avalia de forma positiva a recepção dos alunos e a parceria com a Seduc. “É muito gratificante perceber que os alunos estão participando, se divertindo e prendendo com nossas atividades, num dia diferente. Tenho uma alegria muito grande com essa parceria que possibilita uma integração com a família, comunidade escolar e formação extraclasse de aula”, pontua.

Compesa firma parceria com a prefeitura de Petrolina

Um dia após a posse do novo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo, fez uma visita ao município, numa demonstração de que a companhia deseja estabelecer uma parceria efetiva com o novo chefe do executivo municipal em prol dos petrolinenses. Eles estiveram nesta terça-feira (03), nos bairros de São Gonçalo, Dom Avelar e Jatobá, verificando de perto a questão de extravasamento de esgoto nas  vias desses bairros, cujos sistemas de esgotamento sanitário nunca chegaram a ser operados efetivamente pela Compesa.

Durante a visita, foi anunciado o primeiro fruto do entendimento das duas gestões: a execução de um Plano de Ação de 100 dias, para a realização de um mutirão, uma ação conjunta, para solucionar os extravasamentos de esgotos  nos bairros de São Gonçalo, Dom Avelar e Jatobá. Os custos serão compartilhados entre a Compesa e a Prefeitura. As ações consistem em serviços de desobstrução da rede coletora, recuperação dos poços de visitas ( equipamento por onde se faz a manutenção do sistema), interligação de redes condominiais às redes coletora, implantação de ligações domiciliares, entre outas intervenções.

O diretor Marconi de Azevedo, acompanhado do gerente da Unidade de Negócios de Petrolina, João Raphael, explicou ao prefeito Miguel Coelho as razões pelas quais a Compesa não assumiu com efetividade as unidades de esgotos implantados pela prefeitura. Os sistemas apresentaram uma série de não conformidades técnicas, o que impossibilitou a Compesa assumir a gestão dessas unidades”, esclareceu o diretor. Ele adiantou ao prefeito que a Compesa tem todo interesse em recuperar as unidades existentes, adequar o sistema e passar a operar.” Agora o cenário é outro e ambas as instituições estão em harmonia para melhorar ainda mais o saneamento na cidade de Petrolina. Vamos corrigir problemas graves de esgotamento sanitário que nunca puderam ser sanados em função da falta de diálogo com a gestão municipal anterior”, disse o diretor.

Além das ações do Plano dos 100 dias, a Compesa tem projetos para universalizar os serviços de esgotamento sanitário de Petrolina, onde em parceria com a Prefeitura,irão pleitear recursos de diversas fontes

A cidade de Petrolina  já apresenta uma situação privilegiada  na área de saneamento, que apresenta os melhores índices de cobertura de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado de Pernambuco. Nos últimos anos, o município ganhou um novo sistema de água, o Sistema Vitória e um novo sistema de esgotamento sanitário. Foram investidos mais de R$ 150 milhões nos últimos anos.

Segundo TRE-PE, 13 cidades de Pernambuco podem ter novas eleições

(Foto: Internet)

As eleições de 2016 não terminaram para 13 cidades do Estado de Pernambuco. De acordo com o Tribunal Reginal Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), as cidades apresentam algum tipo de ação que requer a anulação das eleições que aconteceram no dia 2 de outubro.

As cidades contabilizadas pelo TRE são Cabrobó, Jataúba, Água Preta, Cabo de Santo Agostinho, Carnaubeira da Penha, Casinhas, Chã de Alegria, Cortês, Dormentes, Gravatá, Ipubi, Riacho das Almas.

LEIA MAIS

Projeto ‘Compesa no meu bairro’ realiza ações no Fernando Idalino, em Petrolina (PE)

Os usuários podem renegociar dívidas com descontos especiais de até 70%. (Foto: Ilustração)

Os usuários podem renegociar dívidas com descontos especiais de até 70%. (Foto: Ilustração)

O projeto social “Compesa no meu bairro” praticará as suas ações, até o dia 31 de agosto, no bairro Fernando Idalino, em Petrolina (PE). O atendimento ocorre na Associação de Moradores do bairro, localizada na Rua 10, nº 10, de segunda a sexta, das 9 h às 12 h e das 13 h às 16 h 30 e sábado, das 9 h às 12 h.

Os usuários podem renegociar dívidas com descontos especiais de até 70%. Aqueles que moram no bairro e em comunidades circunvizinhas como Henrique Leite, Vila Vitória, Novo Horizonte e Carneiros também poderão se inscrever na tarifa social, solicitar religação, conserto de vazamento de água, entre outros.

As negociações ainda podem ser feitas na loja virtual da Companhia, através do site da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), nas lojas de atendimento localizadas no Expresso Cidadão, no River Shopping, e na Rua da Simpatia, 70, Centro de Petrolina,  ou através do telefone 0800 081 01 95.

Com informações da ASCOM

Justiça britânica suspende ações contra OI

Martelo da justiça - lei

A Justiça britânica decidiu suspender ações de execução contra a Oi por 180 dias (Foto: Arquivo)

A Justiça britânica decidiu suspender ações de execução contra a Oi por 180 dias, logo após decisão similar dos Estados Unidos. Com a medida, a empresa se previne de multas e outras cobranças por ação judicial, enquanto aguarda a decisão sobre seu pedido de recuperação judicial.

Na quarta-feira (22), a Oi havia informado que um tribunal nos EUA aceitou o pedido de tutela provisória, que impede que credores iniciem ações e rescindam contratos com a operadora e suas subsidiárias que pediram recuperação judicial.

LEIA MAIS

Assembleia debate ações para os servidores municipais de Petrolina

Sindsemp 1

A primeira assembleia do ano da categoria dos servidores públicos municipais realizada pelo Sindsemp nesta segunda-feira (29), no Centro Cultural Dom Bosco em Petrolina (PE), debateu algumas pautas engessadas da categoria.

Na abertura da pauta temas como a Escolinha do Servidor, relógio de ponto nos locais de trabalho, Igeprev, Novo Jurídico e atendimento, Lei dos readaptados, Projetos dos ASG’s e o Projeto das 30 horas para técnicos de enfermagem entre outros foram abordados com os sindicalizados.

O presidente do Sindsemp, Walber Lins, considera a participação do servidor como de suma importância para a discussão. “Estamos juntos com o intuito de fortalecer o sindicato. Esse avanço, esse ganho do servidor é em detrimento da proposta de campanha salarial. A luta classista se faz dessa forma com a participação ativa de todos na construção de uma luta firme e consistente”.

Os presentes aprovaram também, sem divergência, a proposta da realização da campanha “Servidor Nota 10”. A ideia é valorizar o funcionário público, ao posso de incentivar a arrecadação municipal. De acordo com o diretor financeiro do Sindsemp, Juvênio Barbosa, cada servidor público que solicitar nota fiscal de serviços, ganhará um cupom para concorrer a prêmios ao final da campanha.

3456