HU-Univasf e AMMPLA promovem ações de educação no trânsito

(Foto: Ascom)

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) e a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) realizaram atividades educativas para prevenção de acidentes de trânsito. As ações aconteceram na quarta e quinta-feira (8 e 9), no hall e nas enfermarias do hospital.

Os pacientes, acompanhantes e colaboradores do HU-Univasf participaram de palestras ministradas pelo Gerente de Educação da AMMPLA, Gilmar Barros, sobre os principais erros cometidos pelos condutores que acarretaram acidentes, bem como as técnicas para evitá-los. O objetivo é propagar práticas para um comportamento mais seguro no trânsito.

LEIA MAIS

Gripe já matou 99 pessoas no Brasil; vacinação segue até 31 de maio

(Foto: ASCOM)

Até 27 de abril, pelo menos 535 pessoas foram hospitalizadas este ano no Brasil por síndrome respiratória aguda grave causada por influenza e 99 morreram em decorrência do quadro. De acordo com o Ministério da Saúde, do total de óbitos, 90% ocorreram em pessoas que já apresentavam fatores de risco para a gripe, como idosos, pacientes com doença crônica, crianças, gestantes, indígenas e puérperas.

LEIA MAIS

Projeto de fotos newborn presenteia mães de prematuros do Hospital Dom Malan/IMIP

(Foto: Divulgação/Ascom)

Pela segunda vez a farmacêutica e fotógrafa Denise Brecci encabeça um projeto de fotos newborn no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (PE). A primeira edição intitulada de “Click Dourado” aconteceu no ano passado e contemplou as mães da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Dessa vez, o ensaio “Amor de Mãe” presenteia as puérperas do Berçário Externo (BE).

Através do projeto muitas mulheres puderam ter o primeiro contato verdadeiro com o bebê e ainda eternizaram a emoção em imagens que valem mais do que mil palavras. Para a mãe de primeira viagem Fabíola da Silva Bastos, de 22 anos, o sentimento de participar do ensaio foi quase que indescritível. “Incrível, maravilhoso, inexplicável. Um presente enorme”, confessou emocionada. E olha que de emoção a Fabíola entende.

Ela entrou em trabalho de parto ainda em Carnaubeira da Penha (cidade de origem), foi transferida para Salgueiro (PE) e regulada para Petrolina (PE). No meio do caminho, mais precisamente no trevo de Cabrobó a Maria Vitória nasceu de parto natural e pelos pés. “É tudo novo para mim, até porque a gravidez não foi planejada, mas cheia de muito amor”, revelou.

LEIA MAIS

Ação em Petrolina alerta sobre o alto índice de automedicação pelos brasileiros

(Foto: Ascom)

Tomar remédios sem prescrição médica é uma realidade preocupante no Brasil. De acordo com Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), o país é recordista mundial na automedicação, com 79% da população tendo essa prática. Pensando nisso, e para celebrar o Dia Nacional do Uso de Medicamentos (5 de maio), a Faculdade UNINASSAU Petrolina promoveu atividades de conscientização no processo de administração dos fármacos.

Estudantes do 1ª período do curso de Farmácia produziram banners informativos com orientações sobre o uso, armazenamento, dosagem e descarte. “A intenção dessa mobilização nacional é, realmente, conscientizar sobre o uso adequado dos medicamentos, evitando a automedicação. É necessário que a população tenha a ciência que o medicamento que serve para um pode não servir para outro”, alertou a farmacêutica e professora da Instituição, Maria Alice Bezerra.

LEIA MAIS

Médico especialista do HDM/IMIP alerta sobre os perigos da endometriose 

(Foto: Arquivo)

Especialista em medicina fetal do HDM/IMIP, o médico Marcelo Marques, alerta sobre os perigos da endometriose,  doença que não tem cura, mas que pode ser manejada para uma melhor qualidade de vida e alívio dos sintomas, através de práticas simples, como alimentação saudável e exercícios físicos.

A endometriose é caracterizada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste a parte interna do útero) e atinge cerca de 6 milhões de mulheres no país, de acordo com dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Entre os sintomas mais comuns estão presentes cólicas e outras dores intensas na região íntima. “Apenas de 20% a 25% das pacientes com endometriose não sentem dores. A dor começa durante o período menstrual, mas com o avanço da doença a paciente começa a sentir dor em todo o ciclo, podendo atingir toda a pelve. A localização da dor depende do avanço da doença e do foco da endometriose”, esclarece Marcelo.

LEIA MAIS

Câmara de Vereadores de Salgueiro realiza audiência pública para debater falta de insulinas na cidade

(Foto: Imagem: pittawut/iStock)

Um dos principais problemas na saúde de Salgueiro, Sertão de Pernambuco, será tema de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores. No próximo dia 22 a falta de insulinas e insumos será debatida entre os edis, representantes da Prefeitura, Governo do Estado e pacientes.

A audiência foi proposta pelo vereador Ednaldo Barros (PTB) e começará às 9h. A participação popular é importante para apresentar as demandas dos usuários das redes de saúde. Além das entidades listadas acima, a Promotoria Pública e Conselho Municipal de Saúde também foram convocados.

A falta de insulina é um problema constante no município sertanejo e vários pacientes estão desassistidos, prejudicando o tratamento contra a diabetes.

Hospital Regional de Juazeiro divulga lista de enfermeiros aprovados em seleção

(Foto: ASCOM)

O Hospital Regional de Juazeiro (BA) divulgou a lista de cadastro de reservas para enfermeiros. Os profissionais passaram por uma seleção simplificada e no total 10 candidatos foram selecionados para a lista.

Hoje (8) a unidade também convocou 24 candidatos que estão pleiteando uma vaga para agente operacional de Higienização, para comparecer às 7h30 na unidade no dia 13 de maio.

Eles darão seguimento ao processo seletivo para cadastro de reserva na próxima semana e deverão aguardar o resultado final da seleção.

Máquina de raio-x do hospital de Casa Nova volta a funcionar

(Foto: Ascom/PMCN)

Os pacientes do Hospital de Casa Nova (BA) ganharam mais uma melhoria no atendimento. A máquina de raio-x passou por uma revisão geral e um conserto e está pronta para servir a comunidade. A máquina foi resgatada pela atual gestão e havia sindo enviada a uma unidade básica de Juazeiro, deixando os casanovenses desassistidos.

“Resgatamos, porque é patrimônio do povo e temos feito manutenção, garantindo a estabilidade de funcionamento da máquina. Um procedimento comum a todos os demais equipamentos hospitalares”, disse a secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos.

A diretora do hospital, Viviane Brito comentou os investimentos recebidos na atual gestão do prefeito Wilker Torres. “Temos poucos recursos e o prefeito já investe mais que os 15% determinado pela lei, trabalhamos com equipamentos que praticamente resgatamos, pois estavam abandonados e sem cuidado e hoje estão servindo à população”, afirmou.

CERPRIS realiza manhã de cuidados para as mães das crianças atendidas na unidade de Juazeiro

(Foto: Ascom)

Nesta quarta-feira (8) ao chegarem no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) as mães das crianças atendidas na unidade de Juazeiro (BA) tiveram uma recepção diferente. Uma manhã de cuidados e atenção foi preparada para elas, que cuidam exclusivamente dos filhos todos os dias.

Café da manhã, cuidados com a pele, designer de sobrancelhas e realização de auriculoterapia. Essas foram as atividades promovidas com a finalidade de mostrar para as mães a importância de ter um momento só para elas. “Tenho uma criança de quatro anos com paralisia cerebral e meu tempo é totalmente dela, Eu e meu marido alternamos para vir ao CERPRIS para que os dois possam participar do tratamento e, chegar aqui hoje encontrar tudo tão lindo foi de uma emoção tão grande. Meu filho já ama esse lugar e eu só tenho a agradecer por isso, fiz pela primeira a auricoloterapia e aproveitei para arrumar as sobrancelhas”, contou Clenilda de Lima Rocha.

LEIA MAIS

SAMU de Petrolina abre inscrições para curso de primeiros socorros em crianças 

(Foto: Ascom)

Situações de emergência decorrentes de acidentes são motivo dos crescentes registros de mortalidade e invalidez na infância, gerando preocupação para mães e pais. Pensando nisso, a Prefeitura de Petrolina (PE), através da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), abriu para o curso de primeiros socorros em crianças.

O evento é voltado para a população dos bairros Cohab Massangano, Cohab VI, Rio Corrente e São Gonçalo. As inscrições podem ser feitas nas Unidades Básicas de Saúde das respectivas comunidades. O curso acontecerá no dia 16 de maio, às 9h, no auditório do SAMU. Estão sendo disponibilizadas 100 vagas para os quatro bairros.

LEIA MAIS

Programa Glaucoma: Secretaria de Saúde de Campo Formoso convocava pacientes para retorno médico e entrega de colírios

(Foto: Ilustração)

Durante os dias 17, 18 e 19 deste mês, os pacientes cadastrados no ‘Programa Glaucoma’ da prefeitura municipal de Campo Formoso (BA), serão consultados e receberão colírios. De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes devem ir até a Central de Marcação e Regulação Municipal ou Secretaria de Saúde para confirmar o cadastro e o nome na lista de convocação.

Para ser atendido o paciente deve apresentar cópias do RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência, cartão do colírio da empresa Oftalmodiagnose e número de telefone. Só serão atendidos os pacientes já cadastrados na Oftalmodiagnose. Segundo a Secretaria de Saúde do município, não existirá cadastro de novos pacientes.

Os atendimentos de retorno médico e entrega de colírios acontecerá a partir das 7h, no II Centro de Saúde, bairro Populares, em Senhor do Bonfim (BA).

Hospital Regional de Juazeiro convoca para processo seletivo

(Foto: ASCOM)

O Hospital Regional de Juazeiro (BA) divulgou nesta terça-feira (7), a lista de candidatos convocados para participar do processo seletivo para o cargo de Enfermeiro (a).

De acordo com a Assessoria de Comunicação do HRJ, para participar da seleção, os candidatos devem comparecer ao Hospital na próxima quinta-feira (9) ás 7h30.

Confira a lista de convocados

1.    Amanda Larissa Souza dos Santos

2.    Áquila Noábia de Morais Santos Pinheiro

LEIA MAIS

Juazeiro: ação de vândalos compromete atendimentos do posto de saúde do bairro Alto da Aliança

(Foto: Ascom)

Na manhã de hoje (7), os profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro Alto da Aliança, em Juazeiro (BA), foram surpreendidos ao chegarem para trabalhar, com a ação de vândalos que danificou a sede e equipamentos do posto.

De acordo com a prefeitura municipal, sinais de arrombamento eram visíveis e vários equipamentos, utensílios e medicamentos foram arrancados de seus lugares e jogados pelo posto e entorno. A sala de vacina também foi alvo da ação de vandalismo e teve termômetros arrancados da geladeira que ficou aberta acarretando a perda do estoque de vacina.

Toda a rede elétrica também prejudicada, bem como a de internet e as paredes da unidade foram pichadas. A secretaria já está com Boletim de Ocorrência após registro do fato na Delegacia de Polícia Civil e informa que durante toda esta terça-feira os técnicos da SESAU estarão na unidade para realizar os devidos reparos. Amanhã (8), os atendimentos voltarão ao normal.

Caravana da Saúde e Cuidar da Gente atendem  moradores do bairro João Paulo II nesta quarta-feira 

(Foto: Ascom)

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) realiza nesta quarta-feira (8) a 164º edição da Caravana da Saúde no bairro João Paulo II, em Juazeiro (BA). Os moradores terão atendimentos especializados nas áreas de cardiologia, endocrinologia, odontologia, realização de exames laboratoriais e eletrocardiograma.

Através do Programa ‘Cuidar da Gente’, a SESAU vai ofertar serviços como: realização de testes rápidos, vacinação, avaliação de pacientes com manchas suspeitas para Hanseníase e pacientes sintomáticos respiratórios. Além disso, também haverá serviços realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade que toda semana está presente com o Estação Cidadania para atualização os cadastros dos moradores para os programas sociais.

Em pouco mais de três anos, a Caravana da Saúde já realizou mais de 38 mil atendimentos e zerou demandas de cardiologia e endocrinologia em inúmeras unidades de saúde.

Oportunidade: Prefeitura de Paulo Afonso inicia seleção para médicos

A Prefeitura de Paulo Afonso (BA) abriu uma seleção para médicos, com remuneração que varia entre R$ 8 e R$ 16 mil aos profissionais contratados.

Os médicos atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com regime de 20 e 40 horas semanais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17 de maio, das 8h às 13h, na secretaria Municipal de Saúde, que fica localizada na Avenida Apolônio Sales, 266, Centro.