Inscrições para concurso público da Policlínica de Jacobina podem ser feitas até 24 de maio

(Foto: Internet)

Estão abertas até o dia 24 de maio as inscrições para o concurso público de provas objetivas e provas de títulos da Policlínica da Região de Saúde de Jacobina (BA). Há vagas para as áreas de saúde e também cargos administrativos na unidade.

As inscrições começaram ontem (15) e devem ser feitas exclusivamente no site da banca examinadora. As vagas são para Médico, Enfermeiro, Psicólogo, Farmacêutico, Nutricionista, Ouvidor, Assessor Técnico, Assistente Social, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Assistente Administrativo.

A taxa de inscrição varia de R$ 60 a R$ 85, a depender do nível de escolaridade. As provas terão 40 questões e serão aplicadas no dia 16 de junho. O conteúdo do concurso e o cronograma do certame pode ser consultado no site da Planejar.

Salgueiro: Prefeitura realiza seleção para contratação emergencial de Agentes de Combate a Endemias

Inscrições podem ser feitas na Secretaria de Saúde da cidade

De hoje (16) até a próxima segunda-feira (20) estão abertas as inscrições para a seleção emergencial da Prefeitura de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, que visa a contratação de Agentes de Combate a Endemias. Segundo o Executivo, o processo seletivo também resultará na formação de um cadastro de reserva.

São ofertadas 10 vagas, uma delas para deficientes. As inscrições podem ser feitas presencialmente na secretaria de Saúde, das 08h às 13h30. Os contratados terão carga horária de trabalho de 40 horas semanais, com salário de R$  1.250,00 e é necessário ter concluído o ensino Médio.

Mais informações sobre a seleção, critérios de avaliação e a ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial da Prefeitura e ou no seguinte link: Seleção Salgueiro.

SAMU de Petrolina orienta alunos da rede municipal de ensino sobre prejuízos causados pelos trotes

(Foto: Arquivo/SESAU)

O projeto “Amigos do SAMU”, iniciado em agosto do ano passado pela Prefeitura de Petrolina (PE) já contemplou quase 2.500 alunos de 18 escolas municipais. A Escola Municipal Miguel Arraes, no bairro Vila Vitória, será a próxima a receber as atividades do projeto educativo que leva orientações sobre o perigo dos trotes ao serviço do SAMU, além de noções de primeiros socorros às crianças.  O evento irá acontecer nesta quinta-feira (16), a partir das 9h.

Na unidade de ensino, a equipe do órgão fará demonstrações sobre o trabalho de rotina do SAMU, como deve ser a agilidade do serviço e como as chamadas falsas podem, inclusive, impedir de salvar uma vida. Para auxiliar no trabalho educativo, o SAMU veste algumas crianças de socorrista, mostra como é uma ambulância por dentro e faz simulações de situações como engasgos, desmaios e convulsões.

Para Cristiane Nunes, coordenadora do SAMU, o projeto rende bons resultados, sendo uma experiência positiva, tanto para o órgão, como para os alunos das escolas. “A gente percebe que as crianças ficam atentas, fazem perguntas, têm vontade de aprender. Esse aluno se torna um multiplicador de informações em casa, na rua, com outros colegas, alertando sobre o prejuízo que um trote pode trazer, auxiliando assim em nosso trabalho diário” explica.

Senado aprova fim de carência de planos de saúde para emergência

(Foto: Internet)

Casos de urgência e emergência de beneficiários de planos de saúde podem ficar fora dos prazos de carência. A mudança está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 502/2017, aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (15). A iniciativa, da senadora Rose de Freitas (Pode-ES), também reduz para 120 dias o período de carência nas internações hospitalares.

Atualmente a legislação define prazo de carência de 24 horas, para atendimentos de urgência e emergência; 300 dias, para parto; e 180 dias, para cirurgias. Apesar dos argumentos das operadoras de que a fixação de períodos de carência proteja as operadoras contra eventuais abusos e fraudes do consumidor, Rose argumenta que essa regra não pode inviabilizar o atendimento de saúde em circunstâncias excepcionais e imprevisíveis, que exijam solução imediata.

LEIA MAIS

Mutirões de cirurgias ortopédicas e pediátricas são realizados em Petrolina

(Foto: Ascom)

Nesta terça-feira (14), dezenas de pacientes participaram dos mutirões de cirurgias ortopédicas e pediátricas, ofertados pela Prefeitura de Petrolina. Foram realizados diversos procedimentos, entre eles, cirurgia de joelho; retirada de tumores e fimose.

Na ortopedia, a força- tarefa aconteceu em um hospital particular do município, através do projeto Saúde em Dia, da plataforma Petrolina Cuida. O projeto é uma parceria com clínicas e hospitais privados, que oferecem seus serviços permitindo a compensação de dívidas com a prefeitura, a exemplo de Imposto Sobre Serviço (ISS) vencido.

“Uma ação pioneira da Prefeitura de Petrolina que vem dando bons resultados para as pessoas que aguardavam há anos por consultas, exames ou cirurgias. Anteriormente, esses pacientes precisariam ser encaminhados para a capital pernambucana, através, do Tratamento Fora de Domicilio (TFD)”, destacou a Secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, que foi acompanhar pessoalmente os procedimentos.

LEIA MAIS

Programa Musicoterapia leva alegria a pacientes do Hospital Regional de Juazeiro

(Foto: Ascom)

A direção do Hospital Regional de Juazeiro (BA) deu início na terça-feira (14), ao Programa Musicoterapia, em parceria com o Grupo Musical Trio Granah. A iniciativa partiu do Grupo de Humanização do HRJ. e acontecerá a cada 15 dias, com a presença do Trio Granah. A primeira edição contará também com a participação do Grupo da Alegria.

“Nosso  grupo já vem trabalhando há quatro anos e o projeto musicoterapia a gente pensou há um bom tempo e acabou se consolidando agora nessa parceria com a Banda Trio Granah, que é bastante conhecida e respeitada na região, e por ter já participado de outros eventos no HRJ”, pontuou o enfermeiro João Henrique Andrade.

Maria Eugênia, paciente do HRJ  ficou encantada com o grupo e garante que a música fez ela se animar. “Que momento lindo, alegre e emocionante, fiquei encantada com tudo que vi e ouvi; jamais imaginei que um hospital realizasse algo assim. Garanto que até me sinto melhor, estou mais animada e com a autoestima elevada. Aproveito para agradecer a todos os envolvidos, toda equipe do hospital por organizar tudo isso, ao trio Granah e ao grupo da Alegria. Foi incrível!”.

LEIA MAIS

Estão abertas as inscrições para o “I Simpósio de Fisioterapia em Terapia Intensiva do HU-Univasf”

(Cartaz/Divulgação)

O “I Simpósio de Fisioterapia em Terapia Intensiva do HU-Univasf” acontecerá entre os dias 18 e 19 de julho e reunirá profissionais e estudantes de toda a região para discutir o papel da fisioterapia na reabilitação de pacientes críticos. O período de inscrições começou na última sexta-feira (10), disponibilizando 120 vagas.

A programação conta com palestras, mesas-redondas, cursos e apresentações de trabalhos científicos. As atividades e discussões serão baseadas em quatro eixos temáticos: Fisioterapia em Terapia Intensiva-Adulto; Fisioterapia em Terapia Intensiva-Neonatal e Pediátrica; Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Cardiovascular. Serão oferecidos também cursos em: Interpretação de imagens, Fisioterapia pediátrica, Neurointensivismo e Fisioterapia cardiorrespiratória.

As inscrições e submissões de trabalhos científicos estão sendo realizadas pela internet. Para participar do evento, os profissionais deverão pagar uma taxa de R$ 40,00 e estudantes R$ 20, 00. Os cursos também custam R$ 20,00. Toda a programação acontecerá na Biblioteca da Univasf, Campus sede, em Petrolina (PE).

Arcoverde recebe mutirão de atendimentos voltado para doenças neuromusculares

(Foto: Divulgação)

Dando continuidade à mobilização de assistência a pacientes com doenças neuromusculares, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) junta-se novamente ao Projeto InterAÇÃO, organizado pela Associação dos Amigos e Portadores de Doenças Neuromusculares (Donem), e realiza a 2ª etapa do mutirão de atendimentos para casos suspeitos e confirmados. Desta vez, a iniciativa, que também contará com circuito de palestras para profissionais da área da saúde, acontecerá na próxima sexta-feira (17) e sábado (18), em Arcoverde (PE). Os interessados em participar, tanto do mutirão como das palestras, devem se inscrever previamente.

Os atendimentos e avaliações acontecerão na sexta, das 8h às 15h, na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Arcoverde. A expectativa é atender cerca de 25 pacientes, com assistência em fisioterapia motora, respiratória, terapia ocupacional, além de apoio jurídico e psicológico. “Além de buscar aumentar a visibilidade das doenças neuromusculares na sociedade, o principal objetivo do projeto InterAÇÃO é minimizar os problemas que os pacientes enfrentam por causa da distância entre a capital e o interior do Estado”, reforça a coordenadora da Donem, Suhellen Oliveira. O paciente interessado em ser avaliado no mutirão deve agendar seu atendimento pelo número (81) 9.9898.2889.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro divulga lista de cadastro reserva para o cargo de Agente Operacional de Higienização

(Foto: ASCOM)

O Hospital Regional de Juazeiro (BA) divulgou na tarde desta segunda-feira (14), a lista de candidatos aprovados no processos seletivo, modalidade cadastro reserva, para o cargo de Agente Operacional de Higienização.

A seleção aconteceu na manhã da última segunda-feira (13). 24 candidatos foram convocados para participar do processo, destes, 14 foram aprovados. Clique aqui e confira a lista dos candidatos aprovados.

Mais Médicos: governo abrirá edital ainda nesse mês

O programa Mais Médicos continuará e um novo edital foi anunciado pelo Governo Federal na segunda-feira (13). Segundo o Ministério da Saúde, as inscrições poderão ser feitas de 27 a 29 de maio, para vagas de assistência básica, o chamado atendimento primário e de baixa complexidade. O edital está disponível no Diário Oficial da União.

A perspectiva do ministério é contratar cerca de 2 mil médicos, com especialidades diferentes, para trabalharem em 790 municípios, inclusive em áreas de difícil acesso como aldeias indígenas, comunidades quilombolas e moradores de casas ribeirinhas isoladas e assentamentos à margem de rios.

Nesse novo edital a preferência é para médicos brasileiros, com CRM nacional e título de especialista e/ou residência médica em medicina da família, obtidos no país. Contudo, o Ministério assegura que “caso haja vagas remanescentes dessa primeira etapa, as oportunidades serão estendidas, em um segundo chamamento público, aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da Medicina no exterior”.

Com apenas 51% do público alvo vacinado, Secretaria de Saúde de Juazeiro alerta população sobre a importância da vacinação contra gripe

(Foto: Ascom)

Faltando apenas 19 dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal da Saúde informa que o registro de cobertura está em 51% do seu público alvo vacinado. A campanha teve inicio no dia 10 de abril e em Juazeiro a meta é vacinar 54.356 pessoas pertencentes aos grupos prioritários.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

LEIA MAIS

Após vídeo que mostra animais na Feira da Areia Branca, Vigilância Sanitária tenta identificar feirante

Uma cena chamou atenção nas redes sociais nessa segunda-feira (13). Um cidadão flagrou a presença de animais na Feira Livre do bairro Areia Branca, próximo as carnes comercializadas no local. No vídeo (confira abaixo) é possível ver gatos comendo pedaços de carne exposta nos galpões.

A imagem preocupa os petrolinenses com hábito de comprar carne nas feiras livres e levantou o questionamento a respeito da fiscalização municipal no recinto. Nossa produção entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina que, através de nota explicou como é feita a fiscalização.

LEIA MAIS

Vereadora Maria Elena celebra conquista de pacientes com microcefalia em Petrolina

O SUS tem 180 dias para incorporar o medicamento. (Foto: Divulgação)

Além do projeto que ampliou o número de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que foi aprovado na sessão de quinta-feira (9), a vereadora Maria Elena de Alencar (PRTB) celebrou uma conquista encabeçada por ela e as mães de crianças microcefálicas de Petrolina.

A secretaria Municipal de Saúde firmou uma parceria com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) o fornecimento de transporte da residência dos pacientes até a UPA. “Nós entramos com uma luta enorme no ano passado e recebi a grande notícia da secretária [de Saúde] Magnilde [Albuquerque], que ela em conversa com a UPA, pactuaram dois dias na semana e a van estará o dia todo para pegar e deixar as crianças para fazer seu tratamento e não perder as consultas”, comemorou a vereadora.

Avanço no tratamento

Segundo Elena, a disponibilização da van representa uma conquista às mães já que marcações de consultas na saúde pública são difíceis. “Essas consultas não são fáceis, são marcadas com antecedência e quando falta, é um atraso para a criança. Parabenizo as mães pela luta e agradeço ao prefeito e à secretária. A gente considera um avanço dentro do tratamento das crianças com microcefalia”, finalizou.

Consultório odontológico irregular é interditado em Rajada

Estabelecimento foi interditado ontem pela Vigilância Sanitária de Petrolina (Foto: Ascom)

Um consultório odontológico que funcionava de maneira irregular no distrito de Rajada, interior de Petrolina, foi interditado pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária. Segundo a Vigilância, denúncias anônimas levaram os fiscais até o local na manhã de sexta-feira (1o).

Além de não possuir os documentos necessários para funcionamento, o local também abrigava um consultório oftalmológico em que as consultas eram feitas por um optometrista (profissional responsável pelas medições de amplitude visual).

As equipes de fiscalização apreenderam receitas médicas e todo o material do consultório oftalmológico foi apreendido. A Guarda Municipal deu suporte a ação. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, a clínica já tinha sido notificada para regularizar a documentação junto ao órgão.

“É importante explicar que o optometrista pode atuar normalmente dentro dos limites previstos na legislação, ou seja, ele não pode exercer a função do oftalmologista, nem utilizar os equipamentos restritos a esses profissionais. A oftalmologia e a optometria são áreas afins e complementares. Os riscos aos pacientes são inúmeros, pois somente o médico especialista é capaz de identificar e prevenir doenças. Então, nosso papel é zelar pela segurança sanitária da população do nosso município”, disse.

Mais de 11 mil alunos de escolas municipais são beneficiados com kits de saúde bucal em Petrolina

(Foto: SESAU)

A tarde de quinta-feira (9) foi de muitos sorrisos para as 100 crianças da creche municipal Criança Esperança, no N-9, zona irrigada de Petrolina (PE). É que os alunos receberam kits para prevenção de saúde bucal, além de atividades educativas, escovação e aplicação tópica de flúor.  A ação faz parte do projeto ‘Um Sorriso do Tamanho do Brasil’, uma parceria da prefeitura, através da Secretaria de Saúde com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Colgate, que já entregou cerca de 11 mil kits em 33 escolas municipais.

A proposta do projeto é promover saúde bucal em crianças de 0 a 13 anos. Cada aluno recebe a sacolinha do “Dr. Dentuço”, contendo uma escova, creme dental, sabonete e folheto explicativo. Aliado à entrega, a diretoria de Saúde Bucal de Petrolina procura desenvolver atividades lúdicas com os alunos.

LEIA MAIS