Rede Básica de Dormentes tem ótima classificação no Ministério da Saúde

Resultado positivo aumenta em 100% a captação de recursos para a saúde básica do município.

O levantamento do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade a Atenção Básica (PMAQ) avaliou positivamente a rede básica de saúde de Dormentes (PE). De acordo com os resultados divulgados pelo Ministério da Saúde, das sete equipes avaliadas no município, duas obtiveram desempenho dos padrões de qualidade classificados como “ótimo” e cinco como “muito bom”.

A avaliação é realizada a cada dois anos com todas as equipes que fazem parte da Atenção Básica no Brasil e verifica itens como o acesso e qualidade da Atenção Básica, estrutura física, qualidade de atendimento, acolhimento, demanda espontânea e processo de trabalho da equipe.

“Estamos muito felizes, estes resultados são reflexos de todo o trabalho que o município vem desenvolvendo na promoção da saúde e prevenção de doenças junto às unidades. Nosso bom desempenho é fruto da união dos esforços de todas as nossas equipes”, destaca a secretária de Saúde, Talita Mirele.

LEIA MAIS

Paulo Afonso ganha duas ambulâncias para atender a população

Os moradores de Paulo Afonso (BA) ganharam um reforço na saúde pública. A Prefeitura foi contemplada com duas ambulâncias, para compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do Ministério da Saúde. Os veículos zero quilômetro foram entregues na sexta-feira (24).

O secretário de Saúde de Paulo Afonso, Ivaldo Sales Júnior comemorou a chegada das duas ambulâncias, entregues na sede do SAMU no BTN. “Essas ambulâncias irão reforçar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura no atendimento da população“, disse.

As ambulâncias estarão disponíveis 24 horas por dia para atender pacientes de urgência e emergência. O serviço pode ser acionado através do número 192.

Prefeitura leva serviços de saúde para área irrigada de Petrolina

Atendimentos serão ofertados através da equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro Pedra Linda.

Os moradores do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, N-9, em Petrolina (PE), devem receber, neste sábado (25), uma ação desenvolvida pela prefeitura municipal na área da saúde. Os atendimentos acontecerão das 8h às 12h.

No local, serão ofertados diversos serviços, através da equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro Pedra Linda: consulta médica; confecção do cartão SUS; dentista para crianças; vacinação; investigação de Tuberculose e Hanseníase, entre outros. Para receber atendimento não precisa agendar, basta levar um documento de identificação; cartão SUS e a caderneta de vacinação.

“A gestão municipal vem trabalhando para eliminar todas as filas de espera para todos os serviços de saúde, além disso, muita gente trabalha durante a semana e esse atendimento, no final de semana e dentro do bairro, permitirá que esse público tenha acesso”, destacou a coordenadora do posto de saúde, Juliane Padilha.

Unidades de Saúde de Petrolina abrem no sábado para Campanha de Vacinação contra Gripe

Unidades abrem neste sábado para atender público-alvo. (Foto: ASCOM)

A Campanha de vacinação contra a gripe, iniciada no último dia 10 de abril, está prevista para terminar no próximo dia 31 de maio. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de que 90% do público-alvo seja vacinado, porém, em Petrolina (PE), até o momento, cerca de 73% se vacinaram.

Para que a meta seja alcançada, a prefeitura ordenou a abertura das unidades de saúde de alguns bairros do município neste sábado (25), das 8h às 12h.

As unidades Ricardo Soares, na Cohab Massangano; Manoel Possídio, na Areia Branca; Bernardino Coelho, na Vila Eduardo; Júlio Andrade, no Cacheado; Roza Maria Ribeiro, no Gercino Coelho; Josefa Bispo, no João de Deus e um posto volante no N-9, serão os locais que estarão disponíveis para vacinação do público-alvo de campanha da gripe.

LEIA MAIS

Guarda Municipal de Juazeiro lança projeto ‘Viva Luciana’ neste sábado

Projeto “Viva Luciana” será lançado neste sábado.

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), através da Guarda Civil Municipal (GCM), irá lançar o projeto ‘Viva Luciana’ neste sábado (25). A ação irá acontecer das 7h às 12h na Escola Municipal de Educação Infantil Leni Lopes de Araujo Santos, no bairro Piranga I, em Juazeiro (BA), e vai ofertar serviços gratuitos para a população.

Dentro da perspectiva de responsabilidade social e com o intuito de manter viva a bravura e proatividade da ex-Guarda Municipal Maria Luciana de Aquino Costa, vítima de câncer de colo de útero em dezembro de 2018, a Guarda Municipal de Juazeiro resolveu criar o projeto ‘Viva Luciana’.

De acordo com a GCM Isabel Cristina Silva, idealizadora do projeto, “o objetivo é conscientizar as mulheres, pois muitas vezes, em função da jornada dupla de trabalho e atenção centrada na saúde da família, às mulheres negligenciam a própria saúde”.

O inspetor-chefe da Guarda Municipal, Israel Marcos, convida a população juazeirense, em especial as mulheres, para participarem desse lançamento. “Iremos oferecer palestras sobre o combate à violência doméstica e prevenção de doenças, recadastramento do Bolsa Família, serviços de saúde, massagem e outros. As mães podem levar os filhos menores, que serão acolhidos com atividades recreativas pela equipe teatral da CSTT”, destacou.

Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco promove evento nesta sexta-feira em Petrolina

(Cartaz/Divulgação)

Com o tema “Reconhecimento e Valorização do (a)  Enfermeiro (a): Sem assédio, Mais Direitos”, acontecerá nesta sexta-feira (24), em Petrolina (PE), o evento promovido pelo Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE).

De acordo com a organização, o evento em alusão ao Dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio, já teve suas edições em Caruaru e Recife. Na ocasião, serão discutidos os seguintes assuntos: assédio moral, piso salarial do (a) enfermeiro (a) e Reforma da Previdência.

O evento será realizado na Univasf, Campus Petrolina. As inscrições podem ser feitas por e-mail, através do endereço: [email protected] ou no local do evento, que terá início às 8h, e término previsto para às 17h.

Ronaldo Silva apresenta projeto de lei em combate ao bullying e à obesidade em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta quinta-feira (23), o vereador Ronaldo Silva (PSDB) vai apresentar o Projeto de Lei nº. 037/2019, que prevê a instituição de política de combate ao bullying, obesidade e ao sobrepeso de adultos e crianças em Petrolina (PE).

Segundo o parlamentar, “a obesidade e o bullying já são considerados epidemia mundial independente de condições econômicas e sociais”. Além disso, ainda de acordo com Ronaldo, “o risco de mortalidade [devido à obesidade e à prática do bullying] vem aumentando consideravelmente”.

O Projeto de Lei prevê a criação da “Rede de Apoio pela Saúde”, que, dentre outras atribuições, disponibilizará informações relacionadas à obesidade, bem como ao combate ao bullying.

LEIA MAIS

STF restringe fornecimento de remédio de alto custo sem registro da Anvisa

(Foto: Internet)

Por decisão unânime o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nessa quarta-feira (22) impor restrições no fornecimento de remédios através do poder público. Agora está proibida a provisão de medicamentos de alto custo que não tenham registro na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O tribunal também considerou que o poder público não deve ser obrigado a fornecer medicamentos sem registro na Anvisa que estejam em fase de testes. Nesses casos, a situação será analisada individualmente. Outra decisão foi  facilita a vida de pacientes com doenças raras.

O Estado pode ofertar o medicamento sem registro quando houver “mora razoável”, ou seja, se a Anvisa ultrapassar o prazo para análise do registro do remédio. O prazo é de 365 dias para remédios comuns e de 120 dias para aqueles voltados para doenças raras.

Além disso a Corte determinou que cidadãos os quais queiram judicialmente obter remédios sem registro devem acionar a Justiça Federal contra a União, e não contra estados e municípios. O debate teve início em 2016, com três votos distintos. (Com informações do Estado de Minas).

Bairro Mandacaru ganhará UBS, investimento supera R$ 900 mil

UBS começou a ser construída nessa semana (Foto: Ascom)

O bairro Mandacaru será contemplado com uma Unidade Básica de Saúde (UBS), construída pela Prefeitura de Petrolina em apoio com o Governo Federal. A UBS deverá, quando pronta, atender aproximadamente sete mil moradores da comunidade.

Segundo a Prefeitura a obra deve ser concluída ainda nesse ano e tem o investimento de R$ 912 mil, obtido através de emenda do senador Fernando Bezerra Coelho. A UBS está localizada na Avenida Antônio Tavares de Melo e segue o padrão II do Sistema Único de Saúde (SUS). O prédio contará com salas de vacina; observação e inalação coletiva; consultório odontológico; sala para a guarda de material esterilizado; banheiros masculino, feminino e adaptado para pessoa com deficiência; além de depósito para resíduos hospitalares.

LEIA MAIS

Petrolina passa a oferecer acompanhamento odontológico para crianças com microcefalia

O CEO funciona de segunda a sexta, de 7h às 17h, na Rua Antônio Padilha, nº 30, Vila Mocó. (Foto: Ascom)

Buscando avanços na saúde bucal dos petrolinenses, a Prefeitura de Petrolina traz um novo programa: o acompanhamento especial às crianças com microcefalia do município. A equipe de odontopediatria do Centro de Especialidades Odontológicas de Petrolina desenvolveu o programa de apoio ao paciente com microcefalia, integrando estes pacientes ao tratamento bucal, desde orientações de cuidados diários às famílias, até atendimentos mensais com as crianças. A primeira consulta acontecerá na próxima terça-feira (28), a partir das 8h.

De acordo com a coordenadora do CEO, Clara Vasconcelos, a iniciativa pretende, além de cuidar da saúde bucal, criar um vínculo com os pacientes. “O papel do cirurgião-dentista no acompanhamento de pacientes com a doença é fundamental. Então, queremos sensibilizar as famílias sobre o tratamento preventivo, além de tratar problemas como atraso no nascimento dos dentes, cárie, doenças na gengiva, dentre outros”, destaca.

A microcefalia é uma doença rara em que a cabeça e o cérebro da criança são menores do que o normal para a sua idade. As crianças que desenvolvem a microcefalia possuem alta incidência de doenças bucais, em função da dieta, alterações salivares, dificuldade de compreensão e realização da atividade de higiene bucal, além de alterações de mastigação e deglutição.

Prefeitura entrega mais de 600 aparelhos auditivos para pacientes em Petrolina

(Foto: Ascom)

A perda da audição traz sérias consequências psicossociais para o indivíduo. Isso porque a deficiência auditiva quando não tratada faz com que a pessoa se afaste do seu convívio social por sentir vergonha da limitação que o problema traz. Por isso, o uso do aparelho auditivo é fundamental. Em Petrolina, a prefeitura vem intensificando o trabalho para atender esse público no Centro Auditivo. Para o mês de maio está programada a entrega de 130 aparelhos.

No período de 2017 a 2019 já foram entregues 638 equipamentos. A secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, ressaltou a importância desse cuidado com a população do município. “Quando entregamos um aparelho, na verdade, estamos reinserindo essas pessoas na sociedade. Ver a satisfação do paciente em voltar a ouvir, nos deixa mais motivados para continuar trabalhando”, frisou a secretária.

A gestora destacou os serviços oferecidos no órgão. “Aqui no Centro nós fazemos todas as etapas da reabilitação e cuidamos desses pacientes. Mais de 70% da depressão do idoso é causada pela perda auditiva. Então, a gente vê a mudança de vida no rosto de cada um que está recebendo seu aparelho, e ficamos muito felizes”, concluiu.

Hospital Dom Malan/IMIP comemora Dia Nacional de Doação de Leite Humano em Petrolina

(Foto: Ascom)

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, através do seu Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama), deu início na segunda-feira (20) às comemorações do Dia Nacional de Doação de Leite Humano. As ações fazem parte da Campanha de Doação de Leite Materno do Ministério da Saúde e tem como objetivo sensibilizar as mães que estão amamentando, os profissionais de saúde e a sociedade em geral da importância dessa doação para as crianças prematuras e de baixo peso, que estão internadas em unidades neonatais e não podem ser amamentadas diretamente no seio das suas mães.

No Dom Malan, as ações acontecerão durante toda a semana (de 20 a 27) e estão sendo voltadas para os profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas). “No treinamento nós explicamos os benefícios do leite materno, perfil e critérios para ser uma doadora, como acontece a captação de doações, cadastro e seleção, distribuição e funcionamento do Biama”, explica a enfermeira gerente do Banco, Kaliane Medeiros.

LEIA MAIS

Com premiação total de mais de R$13 mil, prefeitura de Juazeiro lança edital de Concurso de Quadrilhas

(Foto: Internet)

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, divulgou nesta terça-feira (21), o edital do Concurso de Quadrilhas Juninas 2019. Os interessados em participar devem preencher formulário de inscrição e entregar, juntamente com os projetos, na Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, situada nas proximidades da  Praça da Bandeira, nº 20, Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A inscrição é gratuita e segue até o dia 21 de junho.

Os materiais necessários para inscrição são: currículo/histórico da Quadrilha; cópia autenticada do RG, CPF e comprovante de residência do proponente; declaração de não plágio ou autoplágio; relação completa dos participantes (identificando Rainha e Marcador).

LEIA MAIS

Programa “Farmácia Itinerante de Pernambuco” desembarca em Dormentes

(Foto: Francisco Coelho/Prefeitura de Dormentes)

A partir de hoje (21), os pacientes que necessitam de medicamento de alta complexidade em Dormentes (PE), não precisarão mais sair da cidade para receber os remédios. A prefeita, Josimara Cavalcanti, lançou na manhã desta terça-feira o programa “Farmácia Itinerante de Pernambuco”, uma parceria inédita entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado.

O programa “Farmácia Itinerante” tem como objetivo facilitar a vida de pacientes que necessitam de medicamentos especiais de alto custo e uso crônico. “Até então nossos pacientes tinham que se deslocar até Petrolina para pegar os remédios, agora vai ficar bem mais fácil porque é a farmácia que vai vir até eles. Uma vez por mês eles estarão aqui entregando esse medicamentos tão importantes”, comemorou Josimara.

Durante o lançamento, os pacientes já cadastrados no programa, receberam medicamentos para Glaucoma, Alzheimer, Oncologia, Parkinson, entre outros.  “Para receber os medicamentos, é preciso atualizar ou iniciar o cadastro. O paciente precisa ir até a sede da Farmácia Básica, das 8h às 13h e procurar a nossa farmacêutica responsável para que ela pegue a relação de exames, receituário e  documentos pessoais e assim garantir o cadastro”, explica a secretária de Saúde, Talita Mirele.

Juazeiro: moradores do distrito de Pinhões serão beneficiados com a Caravana da Saúde nesta quarta-feira

(Foto: Ascom)

Nesta quarta-feira (22), moradores do distrito de Pinhões, zona rural de Juazeiro (AB), vão receber a 166º edição da Caravana da Saúde. O programa tem como objetivo reduzir as demandas reprimidas de guias para especialidades médicas e realização de exames. Serão ofertados aos moradores consultas com endocrinologista, cardiologista, psicóloga, atendimentos odontológicos, realização de exames laboratoriais e eletrocardiograma.

LEIA MAIS