Sesc Petrolina oferece serviços gratuitos de saúde nesta sexta

(Foto: Arquivo)

Nesta sexta-feira (31), o Sesc Petrolina, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), oferece a trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo e a população em geral, acesso a diversos serviços de saúde gratuitos.

A ação acontece a partir das 7h30, no hall de entrada do Sesc. Serão oferecidos: avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e colesterol. A iniciativa integra o projeto “O Sesc cuidando da sua saúde” e acontece sempre na última sexta-feira de cada mês, com o objetivo de orientar e prevenir doenças como hipertensão e diabetes.

Prefeitura amplia serviços e facilita cuidado com animais na zona rural de Petrolina

(Foto: Ascom)

Levando serviços de vacinação antirrábica e orientações clínicas à população, o projeto ‘CCZ Móvel’, da Prefeitura de Petrolina atenderá duas comunidades da zona rural, neste mês de junho. Desta vez, as localidades de Tapera e Assentamento Água Viva I receberão os serviços do Centro de Controle de Zoonoses.

Na tapera, a equipe de veterinários estará na próxima segunda-feira (10), das 8h às 12h. Já no Assentamento Água Viva I, a atividade contará com o apoio dos profissionais do IF Sertão e acontecerá no dia 27 de junho, também no período da manhã. Durante as ações, será realizado um trabalho de conscientização e informações educativas sobre zoonoses.

A vacina antirrábica é a única forma de prevenção contra a raiva animal. A transmissão da raiva para humanos ocorre principalmente através de mordedura e pode ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura de animais infectados. Cães e gatos, a partir dos três meses de idade já podem receber a vacina.

Hospital Regional de Juazeiro divulga lista de aprovados em processo seletivo

(Foto: Arquivo)

O Hospital Regional de Juazeiro (BA), divulgou nesta nesta quinta-feira (30), a lista dos candidatos aprovados na seleção para cadastro reserva de enfermeiros. Maiores informações, através do número (74) 3614-8350.

Confira a lista dos aprovados:

1. Ana Karina de Carvalho Viana
2. Emanuela Érica Alves da Silva
3. Thayse Iandra Duarte Barreto

LEIA MAIS

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira

(Foto: Internet)

Termina amanhã (31) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, destinada exclusivamente a vacinar o público prioritário, entre eles, idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e professores. De acordo com o Ministério da Saúde, a partir de segunda-feira (3), as doses restantes da campanha ficarão disponíveis para a população em geral. Até a última quarta-feira (29), 44,6 milhões de pessoas que buscaram os postos de vacinação, o que representa 75% da população-alvo.

A meta do ministério é vacinar 90% do público-alvo, formado por 59,4 milhões de pessoas. Dois estados já bateram a meta de 90%: Amazonas (94,4%) e Amapá (94,7%). Os estados com menor cobertura vacinal são Rio de Janeiro (57,6%), Acre (64,9%) e São Paulo (65,4%). Segundo a pasta, a campanha mantém, em todo o país, uma estrutura com mais de 41,8 mil postos de vacinação e a participação de aproximadamente 196,5 mil pessoas.

LEIA MAIS

Atendimentos agendados na Policlínica de Juazeiro estarão suspensos nesta sexta-feira

(Foto: Ascom/PMJ)

Nesta sexta-feira (31), os atendimentos agendados para Policlínica Municipal serão suspensos em virtude da transferência dos atendimentos para o novo prédio.

De acordo com a SESAU, esses mesmos agendamentos  já estão remarcadas para o dia 7 de junho no mesmo horário de cada marcação na nova unidade da Policlínica instalada no prédio do CERPRIS, localizado na Travessa Dr. José  Araújo  de  Souza, bairro Santo Antônio.

Hospital Regional de Juazeiro lança processo seletivo para Médico do Trabalho

(Foto: Arquivo)

No período de 30 a 31 de maio de 2019, estará aberto o processo seletivo do Hospital Regional de Juazeiro (BA), na modalidade cadastro reserva, para o cargo de Médico do Trabalho. As inscrições serão realizadas através do envio de currículo para o e-mail: [email protected]

O seleção será feita em etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório.

1ª Jornada Internacional de Ortodontia e Ortognática do Vale do São Francisco acontece em Petrolina

Equipe Vale Ortognática: Márcio Cardoso Carvalho, Igor Nascimento e Leonardo Morais Godoy Figueiredo. (Foto: Divulgação)

A Vale Ortognática, equipe multidisciplinar especializada no tratamento cirúrgico de alta complexidade das deformidades dentofaciais, traz para Petrolina (PE) a 1ª Jornada Internacional de Ortodontia e Ortognática do Vale do São Francisco (JOO). O evento acontecerá nesta sexta (31) e sábado (1), no Nobile Suites Del Rio, Avenida Cardoso de Sá, Orla 2 de Petrolina (PE).

O encontro voltado para profissionais da odontologia e estudantes da área, com foco no desenvolvimento acadêmico/científico, visa estimular a Educação Continuada em aprimoramento constante e deve contar com nomes renomados da ortodontia.

“Para a jornada internacional nós estamos trazendo um palestrante dos Estados Unidos, Helder B. Jacob, um dos grandes nomes da ortodontia mundial, e dois Fellowship, que também estarão aqui no Vale do São Francisco, Daniel Rodrigues e Marcos Pita, um do maiores cirurgiões do Brasil. Esse é um evento ímpar, com palestrantes com currículos de peso, que com certeza vão trazer tudo que há de mais novo dentro da ortodontia e da cirurgia ortognática para a nossa região”, disse Igor Nascimento, cirurgião bucomaxilofacial, ressaltando que este é considerado o maior evento do interior do Nordeste sobre a temática.

LEIA MAIS

Horário de funcionamento do posto de saúde do bairro Palmares sofre alteração nesta quinta-feira

(Foto: Ascom/PMJ)

Nesta quinta-feira (30), os atendimentos na Unidade Básica de Saúde do bairro Palmares, em Juazeiro (BA), serão suspensos das 9h às 15h, em virtude da necessidade de manutenção dos serviços  de energia  fornecido pela Coelba.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a empresa comunicou  aos moradores  do bairro a necessidade  do  desligamento da rede de energia para a manutenção dos equipamentos  da rede elétrica. Os atendimentos voltam à  normalidade na sexta-feira, 31 de maio.

Dormentes é o primeiro município do Sertão a atingir meta de vacinação contra a gripe

Com prorrogação da campanha, prefeitura espera imunizar 100% do público-alvo.

Dormentes é a primeira cidade do Sertão de Pernambuco a atingir a meta global de vacinação proposta pelo Ministério da Saúde na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta era vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, porém, o município já contabiliza a imunização de 94,37% do público alvo da campanha.

Inicialmente programada para ser encerrada no próximo dia 31 de maio, a campanha foi prorrogada por tempo indeterminado em todo o país. “A vacina continua disponível nas nossas unidades básicas de saúde. Quem faz parte do grupo prioritário e ainda não se vacinou ganhou mais tempo. É importante lembrar também que as crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, que já completaram 30 dias da primeira dose, precisam voltar as unidades para tomar a segunda dose da vacina, para que assim estejam totalmente imunizadas contra a gripe”, explicou a secretária de Saúde de Dormentes, Talita Mirele.

A prefeita Josimara Cavalcanti, comemorou a boa notícia. “Nossos profissionais da saúde estão de parabéns, fizeram um lindo trabalho. E a nossa população também merece reconhecimento, pois procuraram as unidades e se protegeram. Com a prorrogação da campanha, tenho certeza que em breve atingiremos 100% de pessoas imunizadas”, anseia Josimara.

Juazeiro: Caravana da Saúde atenderá moradores do bairro Maringá nesta quarta-feira

(Foto: ASCOM)

Nesta quarta-feira (29), moradores do bairro Maringá, em Juazeiro (BA), vão receber a 167º edição da Caravana da Saúde. Serão oferecidas consultas com endocrinologista, cardiologista, psicóloga, atendimentos odontológicos, realização de exames laboratoriais e eletrocardiograma, além dos atendimentos com clínico geral.

Desde sua primeira edição em 2016, o programa já registra mais de 38 mil atendimentos e já zerou demandas de cardiologista e endocrinologista em inúmeras unidades de saúde de Juazeiro. Parceira que acompanha o programa desde o início, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, leva toda semana o Estação Cidadania para realização de cadastro e atualização de programas sociais.

Pacientes do TFD de Araripina ganham novo ônibus para viagens a Recife

(Foto: Ascom)

Pacientes de Araripina, na Região do Araripe pernambucano ganharam um novo ônibus para transportá-los até Recife, onde fazem acompanhamento do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O veículo da empresa Progresso foi entregue à secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (24).

Com banheiro, frigobar, internet wifi e poltronas mais confortáveis, o ônibus atenderá com melhor qualidade esses pacientes. Segundo o prefeito Raimundo Pimentel, os usuários terão mais conforto na cansativa viagem até a capital pernambucana.

“Essa é mais uma prova do respeito do nosso governo ao povo de Araripina. Os passageiros vão com todo conforto e comodidade, chegam no Recife e descem na porta da Casa de Apoio de Araripina, uma casa ampla, organizada com atendimento humanizado e alimentação de qualidade”, disse o prefeito.

Campanha de vacinação contra gripe será prorrogada, diz ministro

Pernambuco conseguiu vacinar 72,2% do público-alvo.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse hoje (27) que a Campanha da Vacinação contra a Gripe, inicialmente prevista para se encerrar no próximo dia 31, será prorrogada. O ministro não informou por quanto tempo a campanha permanecerá ativa.

“Sempre prorroga [a campanha]. A gente prorroga porque não tem porque não prorrogar. A gente coloca uma meta no tempo para ver se as pessoas se conscientizam, se as secretarias [estaduais de Saúde] se conscientizam. Eu vou premiar as que fizeram o dever de casa. Essas sim. E vamos ajudar, vamos ver o que que se pode ajudar naquelas que não conseguiram”, disse após participar de um evento em Sorocaba (SP) na tarde desta segunda-feira.

A meta do Ministério da Saúde era vacinar 90% do público-alvo, composto por 59,4 milhões de pessoas, até o dia 31. No entanto, até esta segunda-feira, 42,5 milhões de pessoas haviam sido vacinadas. O número corresponde a 71,6% do público-alvo.

“Estados que tradicionalmente vacinam bem, a frente fria demorou muito para entrar. Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que sempre foi um estado de excelentes campanhas, esse ano atrasou”, disse Mandetta.

LEIA MAIS

SESAU alerta população de Juazeiro para última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

(Foto: Ilustração)

Faltando menos de uma semana para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o município de Juazeiro (BA) aplicou 36.657 doses da vacina o que representa 67,44% do público alvo. A meta é de que, até o dia 31 de maio, quando encerra a campanha, um total de 54.356 pessoas estejam protegidas dos vírus H1N1, H3N2 e influenza B. A vacina é gratuita e está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

O público alvo da campanha é composto de:  gestantes, puérperas,  crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde,  professores,  povos indígenas, jovens e adolescentes de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, pessoas  privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional,  militares,  civis, bombeiros,  membros das forças armadas e guardas municipais.

LEIA MAIS

Em apenas quatro meses, Centro de Especialidades Odontológicas já atendeu mais de mil pacientes em Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

Os serviços odontológicos da Prefeitura de Petrolina (PE) receberam um grande reforço nos últimos quatro meses após a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Tipo III).  Desde o dia 24 de janeiro, a unidade já realizou cerca de 2.400 procedimentos em mais de mil pacientes.

O CEO Tipo 3 oferece procedimentos clínicos especializados e cirúrgicos à população. Com sete consultórios odontológicos, a unidade trouxe um avanço significativo à saúde bucal dos petrolinenses, através da oferta de serviços inéditos no município, como a ortodontia preventiva e o tratamento de disfunção temporomandibular (DTM). Além dessas duas novas especialidades, o serviço de prótese dentária foi reativado pela gestão do prefeito Miguel Coelho. Até o final de maio, 58 pessoas terão seus sorrisos modificados e a autoestima revigorada.

LEIA MAIS

Campanha nacional de vacinação entra na última semana

(Foto: ASCOM)

A campanha nacional de vacinação termina nesta sexta-feira (31) e quem faz parte do público alvo deve procurar um posto de saúde para se imunizar o quanto antes. A campanha foi iniciada em 10 de abril e segundo o Ministério da Saúde, até o dia 21 de maio, 63% do público já havia se vacinado.

LEIA TAMBÉM:

Campanha de vacinação contra Influenza começa hoje em Petrolina; até dia 19 grupo prioritário é formado por crianças

Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Também devem tomar a vacina profissionais das forças de segurança e salvamento. Em Petrolina os postos de saúde funcionam das 7h às 17h, na sede e no interior, das 8h às 13h. É necessário levar o cartão de vacinação. (Com informações da Agência Brasil).