Vereadores de Juazeiro debatem fechamento da UPA e crise na saúde pública municipal

Informação de que a UPA iria fechar foi assunto mais debatido na Casa.

Durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (20), os vereadores de Juazeiro discutiram sobre a saúde pública municipal. A falsa informação do fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) esteve entre os assuntos debatidos pelos parlamentares.

Os vereadores criticaram a necessidade da UPA de Juazeiro atender diversos municípios, prejudicando, segundo os parlamentares, os pacientes da cidade. “Juazeiro não suporta mais. Nós queríamos que todos os municípios se responsabilizassem por seus munícipes, mas isso não acontece”, disse Neguinha da Santa Casa (MDB).

Outro que se posicionou contra a vinda de pacientes de outras cidades foi o vereador Florêncio Galdino (PDT). “Nós juazeirenses estamos pagando um preço muito alto por essas pessoas que vêm de fora. Juazeiro está penalizando os seus pacientes justamente por uma obrigação que não temos. O compromisso do prefeito e desta Casa é com o povo de Juazeiro”, destacou.

II Encontro de Serviço Social da UPAE/IMIP de Petrolina discute a “Judicialização na Saúde”

(Foto: Ascom)

O II Encontro de Serviço Social do Vale do São Francisco, promovido pelo Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), no último sábado (18), teve como tema central a “Judicialização na Saúde”.

Para auxiliar nas discussões foram convidados o promotor de justiça, Marcos Elesbão, que falou especificamente sobre o tema central; e a assistente social Maria Lúcia da Silva Souza, que discorreu sobre a atuação do profissional de serviço social frente à judicialização da saúde no contexto hospitalar.

Dentro da programação aconteceram os minicursos: “Violência contra a Mulher” (ministrado pela assessora jurídica do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Talita Nunes) e “O Direito do Idoso e o Cuidado Familiar” (ministrado pela atual presidente do Conselho do Idoso de Petrolina, Francineide Santos).

LEIA MAIS

Semana de Enfermagem do Senac acontecerá em Petrolina com palestras gratuitas e minicursos

(Foto: Internet)

Uma extensa programação de palestras gratuitas e minicursos sobre o tema “Segurança do paciente: responsabilidade de todos” dão corpo a Semana de Enfermagem do Senac, promovida pela instituição nos próximos dias 22 e 23. O evento, que chega a sua quinta edição unificada, tem parte do acesso às atividades gratuito. Além de Petrolina (PE), a Semana de Enfermagem do Senac acontece em Cabrobó, Caruaru, Garanhuns, Paulista e no Recife.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro divulga resultado final de processo seletivo das Secretarias de Saúde e Administração

(Foto: ASCOM)

O Edital de Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo Nº 01/2019, das Secretarias de Municipais de Saúde e de Administração de Juazeiro (BA), está disponível no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (20).

Resultado final

O certame prevê o preenchimento de 421 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Mais informações através do telefone (74) 3612-5674.

Palestra sobre transformação digital na Odontologia traz à Petrolina um dos maiores especialistas do país

Alan Costa é implantodontista e especialista em Odontologia Digital. (Foto: Divulgação)

A tomografia que permite diagnósticos com alta precisão, os scanners intra-orais que vieram para substituir as moldagens causadoras de náuseas e fobias aos pacientes e o escaneamento de face que vem se tornando uma valiosa ferramenta para a Odontologia moderna em todo mundo.

Estes são alguns dos temas que serão apresentados na palestra ‘Transformação Digital – Uma Nova Era da Odontologia’ que o renomado professor, implantodontista e especialista em Odontologia Digital, Alan Costa, vai ministrar na próxima sexta-feira (24), às 19h30, no Petrolina Palace Hotel.

De acordo com Alan Costa, esses avanços tecnológicos são cada vez mais indispensáveis nos tratamentos reabilitadores e em praticamente todas as especialidades odontológicas. “Podemos fazer desde o teste drive do sorriso – antes de iniciar o tratamento de lentes de contato, por exemplo – até as cirurgias de implante. Tudo feito previamente no computador, colocando esses implantes em uma posição perfeita e com uma impressora 3D se constrói um guia cirúrgico para fixação”, exemplificou.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro desmente boato sobre fechamento da UPA

Unidade passará por reformas, afirma Prefeitura

Mensagens que circularam nas redes sociais durante esse final de semana afirmavam que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro (BA) seria fechada, deixando a população desassistida na saúde pública. Contudo, a Prefeitura emitiu uma nota nessa segunda-feira (18), desmentindo o boato.

De acordo com a secretaria de Saúde (SESAU), não haverá fechamento. A UPA passará por reformas, cujo “prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de três meses”, fato este responsável por alterar o funcionamento da unidade.

UPA será reformada

“A Secretaria Municipal da Saúde informa que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro precisa de reformas em sua estrutura. O prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de três meses. No período em que isto ocorrer, os serviços prestados pela UPA serão compartilhados pelo Hospital Regional e rede privada credenciada”, diz a nota.

Ainda segundo a Prefeitura de Juazeiro, todo os detalhes sobre “a redistribuição dos serviços e as datas em que esse remanejamento vai acontecer, visando orientar os usuários e garantir a prestação dos serviços”.

Corte no orçamento das universidades já atinge hospitais universitários

O bloqueio de 30% dos recursos disponíveis a universidades federais anunciado pelo Governo Federal no final de abril deve afetar o funcionamento dos hospitais universitários. Três unidades – Natal, Palmas e Dourado – já sentem os reflexos da falta de verba.

De acordo com o UOL, quase R$ 40 milhões foram bloqueados de três instituições, afetando obras que quando concluídas devem criar 755 novos leitos na rede pública e servir para atender um público de 2,7 milhões de pessoas. Os hospitais universitários atendem a população e também servem para a residência dos alunos da área de saúde, por isso são vinculadas às universidades e recebem verba do Ministério da Educação (MEC).

Corte de 100%

Segundo o painel de cortes da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), a verba de 2019 para construções de hospitais ligados às universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Tocantins (UFT) foram 100% cortadas.

MEC justifica corte

Dos R$ 6,99 bilhões previstos para as universidades federais, R$ 2,08 foram cortados (29,7% do orçamento total). Em nota, o MEC informou que se trata de um “bloqueio da dotação orçamentária”, que ocorreu por motivo “operacional, técnico e isonômico para todas as universidades e institutos, em decorrência da restrição orçamentária imposta a toda Administração Pública Federal”.

Petrolina tem o Hospital Universitário, antigo Hospital de Traumas, vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que também pode sofrer com o corte nos recursos.

Hospital de Parnamirim passa a ofertar cirurgias de pequeno porte

(Foto: Ascom)

Em mais uma conquista da gestão do prefeito Tácio Pontes, a Unidade Mista Raimunda de Sá Barreto Cabral, localizada em Parnamirim, no Sertão de Pernambuco, passou a ofertar cirurgias de pequeno porte. Com equipamentos modernos e infraestrutura reformada, o bloco cirúrgico da unidade oferece condições para a realização de diversos procedimentos.

“Estamos muito felizes com esta conquista que vai beneficiar quem mais precisa. Com atendimento aqui, as pessoas não precisarão mais ser transferidas para outros hospitais da região. É uma grande evolução para a saúde do nosso município. Além das cirurgias, conquistamos também a realização de ultrassonografias e endoscopias. Estamos trabalhando todos os dias para oferecer a melhor saúde ao nosso povo”, disse o prefeito Tácio Pontes.

Para realizar os procedimentos, os pacientes precisam ter encaminhamento médico. “É necessário que a pessoa possua as indicações para fazer os exames e ter o Cartão Nacional do SUS. As ultrassonografias e endoscopias podem ser marcadas no Setor de Marcação, da Secretaria de Saúde. O atendimento seguirá um calendário, de acordo com o número de pessoas que precisam passar pelos procedimentos”, explica a secretária de Saúde, Helga Sampaio.

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo para Farmacêutico e Fisioterapeuta

(Foto: ASCOM)

No período de 20 a 21 de maio de 2019, estará aberto o Processo Seletivo do Hospital Regional de Juazeiro (BA), na modalidade cadastro reserva, para os cargos de Farmacêutico (a) e Fisioterapeuta.

As inscrições serão realizadas através do envio de currículo para o e-mail [email protected]. O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório.

De acordo com a direção do HRJ, Para disputar o cargo de Farmacêutico (a), os candidatos devem possuir o registro no CRF-BA.

UPAE/IMIP de Petrolina realização ação contra arboviroses

(Foto: Ascom)

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou na última quinta-feira (16), uma ação contra as arboviroses, com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A iniciativa que contou com o apoio da Segurança do Trabalho, Supervisão Operacional, Manutenção e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – teve como base a conscientização através da informação e do lúdico. “Distribuímos panfletos, cartazes, conversamos com profissionais, usuários e tivemos a participação de um colaborador nosso fantasiado de mosquito para que as pessoas consigam identificar em suas casas o agente transmissor”, esclarece a técnica em segurança do trabalho, Monaliza Carvalho.

De acordo com a coordenadora médica da Unidade, Bruna Spíndola, a campanha veio em boa hora. “Nós temos percebido um aumento no número de pacientes que têm chegado à UPA 24h com sintomas típicos das arboviroses, e não há forma de prevenção melhor do que educação em saúde”, garante.

LEIA MAIS

Prefeitura alerta para o prazo de vacinação contra a gripe em Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

Faltando duas semanas para finalizar a campanha anual de vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Petrolina faz um alerta sobre a imunização. A meta recomendada pelo Governo de Pernambuco para o município é de vacinar 75.887 pessoas, mas apenas 64,7% fizeram uso da vacina, que é gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde da cidade.

O público-alvo para a vacinação inclui idosos a partir de 60 anos; crianças de seis meses a seis anos; trabalhadores da área de saúde; professores da rede pública e privada; mulheres gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); policiais militares, civis, bombeiros e militares na ativa; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, além de funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro abre seleção para enfermeiro e técnico de enfermagem

(Foto: Arquivo)

O Hospital Regional de Juazeiro (BA) abriu processo seletivo para Enfermeiro (a) e Técnico (a) de Enfermagem. Nos dias 20 e 21 deste mês, o HRJ estará recebendo os currículos para o cargo de Enfermeiro (a), que devem ser enviados por e-mail, através do endereço: [email protected].

Já para disputar o cargo de Técnico de Enfermagem, os candidatos devem enviar os currículos, nos dias 22 e 23 de maio, também pelo e-mail: [email protected].

O Hospital Regional de Juazeiro está localizado na Tv. do Hospital, s/n , bairro Santo Antônio. Mais informações, através do telefone (74) 36148350.

Governo de Pernambuco convoca 580 profissionais aprovados em concurso público para a Saúde

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou nesta quinta-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, a convocação de 580 novos profissionais de diversos segmentos da saúde aprovados no último concurso da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O objetivo é fortalecer áreas estratégicas para o serviço público, como o atendimento de emergência adulto e pediátrico e a assistência materno-infantil.

“Nos últimos anos, diante do aumento da procura pelas nossas unidades de saúde, a gente buscou dotá-las de mais profissionais. São 580 contratados nomeados, sendo mais de 300 médicos que vão atuar em 11 hospitais, os maiores hospitais da rede pública do Estado. O intuito é cuidar das emergências, das urgências, da saúde materno-infantil e salvar vidas”, afirmou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Projeto da prefeitura de Petrolina já capacitou 1.300 crianças sobre cuidado animal 

(Foto: Ascom)

Em um ano, o projeto voltado para educação em saúde, posse responsável e bem estar animal, ‘Aprendizes do CCZ’, ação pioneira da Prefeitura de Petrolina (PE), já capacitou cerca de 1.300 crianças no município. Em parceria com a Secretaria de Educação, o projeto recebe estudantes das redes pública e privada para conhecer o trabalho realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia, o projeto vem dando bons resultados. “Nós acreditamos que a educação, principalmente da base, é o melhor caminho. Petrolina hoje possui um número muito grande de animais abandonados e isso é um sério problema de saúde pública. Nós temos certeza que, as crianças que já participaram do projeto serão adultos mais responsáveis com os animais. Além disso, elas levam o conhecimento e as orientações para dentro de casa”, frisou.

O projeto promove palestras com as temáticas das zoonoses e da posse responsável de animais, além da abordagem sobre maus tratos e abandonos, com visitas monitoradas ao canil e gatil. A próxima edição do ‘Aprendizes do CCZ’ já acontece no próximo dia 24, na Escola Municipal Prof.ª Anete Rolim.

SESAU realiza ‘CAPS na Praça’ nesta sexta-feira em Juazeiro 

(Cartaz/Divulgação)

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro (BA), através do setor de Saúde Mental promove o ‘CAPS na Praça’ com objetivo de antecipar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial que é no sábado (18). O evento está marcado para às 8h e segue até às 11h, na praça ao lado do Caps AD III, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, bairro Country Clube.

O ‘CAPS na Praça’ vai proporcionar aos usuários das três unidades dos Centros de Atenção Psicossocial de Juazeiro uma manhã de atividades e exposições fora das unidades de acompanhamentos. No período da manhã, contará com apresentação cultural, exposições com material produzido pelos usuários, recital de poesia e demais atividades culturais.

“Essa ação visa potencializar esse modelo de cuidados com os pacientes. Além de propor reflexão, é um dia de luta onde não podemos deixar voltar o modelo antigo quando os pacientes eram temidos e não recebiam cuidados. Convidamos toda a comunidade juazeirense a se fazer presente e prestigiar esse momento com nossos usuários do CAPS”, explicou Siane Cavalcante, diretora de Saúde Mental da SESAU.