Projeto ‘CCZ Móvel’ da Prefeitura de Petrolina atende comunidades do interior

Vacinação em cães e gatos acontece na próxima sexta.

Na próxima sexta-feira (10), a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), atenderá três comunidades do interior do município: Atalho, Caititu e Baixa Alegre. A equipe de veterinários estará das 8h às 12h, promovendo atividades de cuidado animal por meio do projeto ‘CCZ Móvel’.

Durante as atividades, serão ofertados serviços de orientações clínicas à população e vacinação antirrábica. Além disso, será realizado um trabalho de conscientização e informações educativas sobre zoonoses.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Vasconcelos, cães e gatos a partir dos três meses de idade já podem receber a vacina. “Vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenção contra a raiva animal. A transmissão da raiva para humanos ocorre principalmente através de mordedura e pode ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura de animais infectados com a doença que sempre leva à morte”, frisou.

Casa Nova: Dia D de vacinação contra a gripe atinge expectativas

(Foto: Ascom)

De acordo com os resultados preliminares do Dia D de Vacinação contra a gripe, apresentados por Samantha Ravenna Vieira de Araujo, enfermeira responsável pela vacinação no município de Casa Nova (BA), os índices não são excelentes, mas estão dentro das expectativas. O dia D aconteceu no última sábado (4) em todo o país.

“Sempre queremos atender a todos, vacinar todos, mas Casa Nova é um imenso município, de mais de 9 mil quilômetros, e com pessoas em localidades acima de 200 quilômetros da sede. Por isso, ainda há gente dentro do grupo de risco sem receber a vacina. Intensificamos os chamados para que possamos repetir o que fizemos ano passado: Nenhuma notificação de gripe, nenhum óbito”, disse Samantha Ravena.

LEIA MAIS

Campanha contra gripe em Pernambuco atingiu apenas 42% do público alvo

A imunização protege contra as influenzas A (H1N1), A (H3N2) e B.

Após as ações do Dia D, nesse sábado (04), da Campanha Nacional de Vacinação contra à Influenza, somente 42,35% do público-alvo de Pernambuco foi atingido. Até o dia 31 de maio, a meta é imunizar, no mínimo, 90% do público-alvo, que representa mais de 2,6 milhões de pessoas no estado.

Até o final da campanha podem se vacinar: crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, idosos (60 anos ou mais), puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas e povos indígenas.

A imunização, que protege contra as influenzas A (H1N1), A (H3N2) e B, ainda contempla portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, que devem apresentar prescrição médica no ato da imunização, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde (MS); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Além disso, o Ministério da Saúde orienta vacinar policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, que devem apresentar documento comprobatório no ato da vacinação, assim como os professores e profissionais de saúde.

Com Dia D de vacinação, Juazeiro já conseguiu imunizar mais de 32% do público alvo da campanha

(Foto: Ascom/PMJ)

O Dia D de vacinação contra a gripe em Juazeiro levou diversos cidadãos e cidadãs aos postos de saúde no sábado (4) e o número de pessoas imunizadas no município atualmente é de 17.864, ou 32,86% do público alvo.

A campanha nacional foi aberta em abril e segue até 31 desse mês. O Dia D tinha como missão possibilitar àqueles qu trabalham durante a semana e não conseguem se vacinar, a oportunidade de imunização. Foi o que aconteceu com a vendedora Valdicleia  Lima dos Santos, que levou seu filho de cinco anos para tomar a vacina.

“É mais uma oportunidade para nós que trabalhamos durante a semana em horário comercial e não temos como levar nossos filhos até as unidades. Estamos vendo que o momento é de alerta para todos os públicos pertencentes aos grupos prioritários, por isso é importante vir buscar a vacinação para realmente estarmos todos protegidos contra o vírus”, disse.

LEIA MAIS

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado em todo o país; confira programação em Petrolina e Juazeiro

(Foto: Alexandre Justino / Arquivo Ascom)

O Dia D de mobilização contra a gripe acontece neste sábado (4) em todo o país. A previsão, de acordo com o Ministério da Saúde. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no último dia 10 e prossegue até 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% de cerca de 59,5 milhões de pessoas.

Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Profissionais das forças de segurança e salvamento também passaram a fazer parte do público-alvo da campanha neste ano. Por meio de nota, o ministério informou que o grupo inclui policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, totalizando cerca de 900 mil pessoas.

Petrolina

Em Petrolina (PE), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficarão abertas neste sábado (4) para o Dia D da vacinação contra a gripe. De acordo com a Secretaria de Saúde, os postos da sede abrirão das 8h às 17h, e no interior, das 8h às 13h.

Juazeiro

No município de Juazeiro (BA), as unidades básicas de saúde de Juazeiro (BA) estarão abertas sábado (4) a partir das 7h30 para realização do Dia D de vacinação contra gripe. As unidades ficarão abertas até às 13h. Estima-se que na cidade baiana 54.356 pessoas sejam vacinadas.

No mês de combate ao tabagismo, Prefeitura de Petrolina lança programação especial

(Foto: Ascom)

O ‘Dia Mundial Sem Tabaco’ é comemorado no dia 31 de maio. Essa data foi criada para conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Em Petrolina (PE), durante todo o mês de maio, a prefeitura irá realizar uma programação especial coordenada pela Secretaria de Saúde para alertar sobre os perigos do tabagismo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morrem em decorrência do fumo todos os anos no Brasil. No município, as equipes das Unidades Básicas de Saúde, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), promovem durante todo o ano, atividades de combate ao uso do cigarro.

LEIA MAIS

Paciente viajou a Bahia e apresentou sintomas de gripe após retornar a Petrolina, informou Secretaria Municipal de Saúde

Após a publicação da matéria sobre a primeira morte por gripe confirmada em Pernambuco ter sido registrada em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde informou em nota encaminhada ao Blog que o paciente de 50 anos, residente na cidade, havia viajado para a Bahia.

De acordo com a secretaria, a pasta foi notificada pelo Hospital Neurocardio no dia 5 de fevereiro, após o empresário apresentar “suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”. O caso clínico do paciente piorou e ele veio a óbito em 18 do mesmo mês.

LEIA TAMBÉM:

Pernambuco registra primeira morte por gripe em 2019, vítima é de Petrolina

A causa da morte atestada foi “hipóxia (falta de oxigênio em tecidos do corpo) e SRAG”, confirmando-se então o primeiro óbito por gripe no Estado. Outro caso – uma estudante de 17 anos do Recife – também é investigado.

“O paciente viajou para o município de Chorrochó, na Bahia no dia 24 de janeiro, retornando à Petrolina no dia 28 de janeiro, sem apresentar nenhum sintoma”, destacou a nota. Em seguida ele fez outra viagem a Inhambupe, também na Bahia e começou a apresentar sintomas de resfriado no dia 3 de fevereiro, já em Petrolina.

Leia a seguir a nota da Secretaria de Saúde de Petrolina:

LEIA MAIS

Pernambuco registra primeira morte por gripe em 2019, vítima é de Petrolina

(Foto: Miva Filho/SES/Divulgação)

A primeira morte por gripe em Pernambuco no ano foi confirmada nessa sexta-feira (3) pelo Governo do Estado. A vítima é um homem de Petrolina, na faixa etária de 50 anos, informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ele morreu em fevereiro.

Nossa produção buscou mais informações junto à secretaria Municipal de Saúde de Petrolina sobre o caso, mas até o momento não obtivemos retorno. É importante lembrar que neste sábado (4) acontece o Dia D de vacinação contra a Influenza e os postos de saúde estarão abertos até 17h.

Casos em análise

Além do óbito confirmado, a SES contabilizou um caso de adoecimento por H1N1, fato que aponta a circulação do vírus no Estado. De acordo com o Governo de Pernambuco, até o dia 13 de abril foram registrados 894 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srga), das quais 790 em crianças menores de seis anos.

Do total, 9 tiveram resultado laboratorial positivo para a influenza B, 1 para influenza A(H1N1) e 1 para influenza A não subtipado. Outra morte está sendo investigada pela SES. Conforme o Blog mostrou ontem, trata-se de uma jovem de 17 anos, moradora do Recife. (Com informações do JC Online).

Vereadores de Juazeiro engrossam cobranças ao Governo da Bahia a respeito de investimentos na saúde pública

Vereadores cobraram mais recursos para a Maternidade, UPA e SOTE de Juazeiro (Foto: Arquivo)

A saúde de Juazeiro foi o principal tema debatido pelos vereadores nessa semana. Eles aproveitaram a passagem do secretário de Saúde da Bahia para cobrar melhorias no Hospital Maternidade e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Neguinha da Santa Casa (MDB) criticou a Rede PEBA, que segundo ela “é peba mesmo”. A vereadora se revoltou com uma colocação do secretário Fábio Vilas-Boas, a respeito dos gastos com a maternidade local e o chamou de “frio” por ver o descaso do Governo do Estado e não buscar soluções.

“A gente vê que não tem o mínimo de interesse de resolver as coisas das pessoas que estão lá na ponta, os pacientes. Quando eu vejo o secretário de Saúde do Estado dizer que se resolve os problemas da saúde com R$ 600 mil reais. Cadê a responsabilidade, cadê a humanização? Eu peço que peguem esses R$ 600 mil para ele gerenciar a Maternidade de Juazeiro, com a quantidade de partos que tem na nossa cidade. São pacientes de 55 municípios e se ele tiver condições de gerenciar a maternidade com R$ 600 mil ele é o cara”, ironizou.

LEIA MAIS

Dia D de vacinação contra a influenza em Juazeiro acontece neste sábado

Neste sábado (04), todas as unidades básicas de saúde de Juazeiro (BA) estarão abertas a partir das 7h30 para realização do Dia D de vacinação contra gripe. As unidades ficarão abertas até às 13h. Estima-se que na cidade baiana 54.356 pessoas sejam vacinadas.

“O dia D é uma estratégia comum adotada em campanhas de vacinação e é realizado aos sábados como uma alternativa para o usuário que não pode ir ao posto durante a semana, no horário de funcionamento das unidades. Além disso, é uma oportunidade a mais para que as equipes de saúde possam alcançar suas metas”, afirma Tatiane Malta, superintendente da Vigilância em Saúde.

A vacina é  disponibilizada  para os seguintes públicos-alvos: gestantes, puérperas, crianças de um a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, além de militares, civis, bombeiros, membros das forças armadas e guardas municipais, todos na ativa.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. Com a inclusão dos grupos militares, civis, bombeiros, forças armadas e guarda municipal na campanha, a Bahia deve vacinar 62 mil profissionais.

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo

(Foto: Arquivo)

A partir do dia 4 de maio, estará aberto o processo seletivo para os cargos de Enfermeiro (a) e Agente Operacional de Higienização do Hospital Regional de Juazeiro (BA).

Para participar da seleção, os interessados devem encaminhar o currículo para o e-mail: [email protected] nas datas correspondentes ao cargo escolhido.

Cronograma

Candidatos para o cargo de Enfermeiro (a) terão de 4 a 5 de maio para enviar o currículo, já os interessados pelo cargo de Agente Operacional de Higienização deverão enviar o currículo de 6 a 7 de maio. Maiores informações, através do telefone (74) 3614-8350.

Morte de adolescente é investigada por suspeita de H1N1

Pernambuco registrou a primeira morte suspeita de H1N1. A vítima é uma estudante de medicina de 17 anos morreu vítima da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada por vários tipos do vírus influenza, sendo um deles o H1N1.

A Secretaria de Saúde do Recife investiga o caso. A adolescente deu entrada em um hospital particular do Recife no último sábado (27) com sintomas como vômito, febre e dores no corpo. Ela morreu no mesmo dia que chegou à unidade de saúde.

Em 2019 o Brasil registrou, até 13 de abril, 369 casos de influenza. Desde a última segunda (29), além de crianças, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade podem procurar postos de saúde pelo país para participar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. (Com informações do NE 10).

Postos de Saúde de Petrolina ficarão abertos no sábado para o Dia D de vacinação contra a gripe

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficarão abertas neste sábado (4) para o Dia D da vacinação contra a gripo. De acordo com a secretaria de Saúde, os postos da sede abrirão das 8h às 17h e no interior, das 8h às 13h.

LEIA TAMBÉM:

Campanha de vacinação contra Influenza começa hoje em Petrolina; até dia 19 grupo prioritário é formado por crianças

A unidade do bairro Vila Mocó foi escolhida como referência para a abertura do Dia D. “Convidamos o público-alvo para aproveitar o Dia D e ficar imunizado contra as formas mais graves da gripe. Importante que estejam com um documento de identificação e, se possível, o cartão do SUS. A vacinação é o melhor meio para se prevenir contra a gripe”, destaca a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Petrolina, Marianna Araújo.

LEIA MAIS

Representantes da Prefeitura de Petrolina discutem saúde pública com gestores do Norte e Nordeste

Ocupando posição de destaque em saúde pública, a Prefeitura de Petrolina continua ampliando conhecimento de seus profissionais para melhorar, ainda mais, a oferta de serviços. Pensando nisso, representantes da gestão municipal participam, no Ceará, do 7° Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. O evento – que acontece entre os dias 29 de abril e 1° de maio em Fortaleza – tem como tema principal tema a “Atenção básica e regionalização: Desafios e Perspectivas”.

A Secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, acompanhada pelas secretárias executivas de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire, e Gestão em Saúde, Cássia Guimarães, participam do Congresso o qual conta com vasta programação, que vai desde mesas e palestras com a participação de diversos nomes importantes locais e nacionais, abordando as temáticas da saúde, políticas públicas, gestão orçamentária, atenção básica, controle social e mercado farmacêutico. Ainda durante os três dias de evento, os congressistas terão a oportunidade de sanar dúvidas com técnicos do Ministério da Saúde.

De acordo com a gestora da pasta de saúde de Petrolina a experiência está sendo bastante construtiva. “A oportunidade de estar neste evento tem sido exitosa, pois, conseguimos perceber a dinâmica das demais secretarias de saúde, trocando experiências e vivências. Vamos voltar para Petrolina com ótimas ideias para  colocar em prática, qualificando ainda mais o serviço ofertado em nosso município”, diz Magnilde Albuquerque.

Prefeitura de Juazeiro divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado das Secretarias de Saúde e Administração

(Foto: Ascom/PMJ)

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (BA), divulgou na última terça-feira (30) o resultado preliminar, com os nomes dos candidatos classificados no Processo Seletivo Público Simplificado, edital 01/2019, para as Secretarias Municipais de Saúde e de Administração.

Resultado preliminar

Realizado para atender às necessidades excepcionais de manutenção dos serviços essenciais das Secretarias, o certame oferece 421 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior.

Os candidatos podem apresentar recurso nos dias 2 e 3 de maio. Mais informações através do telefone (74) 3612-5674.