Equipe do Bloco Cirúrgico da UPAE/IMIP de Petrolina passa por treinamento

(Foto: Ascom)

A equipe do Bloco Cirúrgico da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participou este mês de um treinamento sobre riscos biológicos (biossegurança), importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), segurança do paciente, segregação de resíduos e precauções padrão.

A atualização em serviço foi ofertada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Segurança do Trabalho. Outros setores já participaram do mesmo treinamento e o objetivo é que toda a Unidade seja alcançada.

LEIA MAIS

Juazeiro: Farmácia da Família do bairro Argemiro estará fechada nesta quinta-feira para atualização de sistema

(Foto: ASCOM)

Por meio de um comunicado, a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro (BA), informou que nesta quinta-feira (02) a Farmácia da Família do bairro Argemiro estará fechada para realização de ajustes no Sistema da referida unidade.

Ainda de acordo com a SESAU, quem precisar de medicação pode buscar as demais farmácias municipais localizadas nos seguintes bairros: João Paulo II, Dom Thomaz e Angary. Na sexta-feira (03) os atendimentos serão retomados.

Dia D da vacinação contra gripe em Salgueiro acontece neste final de semana

(Foto: ASCOM)

Iniciada no dia 10 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe chega ao seu Dia D neste sábado (4) em Salgueiro, município do Sertão pernambucano. Devem se vacinar todos os membros do público alvo, incluindo crianças de seis meses até cinco anos e gestantes, primeiro público a poder se vacinar contra a Influenza.

Os salgueirenses devem procurar os postos de saúde mais próximos de suas residências, munidos do cartão de vacinação. Também estão incluídos no público alvo da vacinação professores, portadores de doenças crônicas, puérperas, idosos, profissionais da saúde, detentos e funcionários do sistema prisional.

A campanha nacional de vacinação segue até o dia 31 de maio e tem como meta imunizar 90% de cada grupo tido como público alvo. A secretaria de Saúde de Salgueiro, no entanto, não informou o horário de atendimento durante o Dia D.

Pernambuco: fornecimento de medicamentos só deve ser normalizado em três meses

(Foto: Internet)

Os problemas enfrentados pelos pacientes da rede estadual de saúde em Pernambuco somente devem ter uma solução daqui a três meses. Isso porque a Farmácia do Estado, que hoje está com taxa de desabastecimento em 60% deve normalizar seu estoque em 90 dias.

O compromisso foi estabelecido na segunda-feira (29), por representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), durante audiência realizada no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça em Defesa da Saúde, no Recife.

“Já em maio, iniciaremos um abastecimento mais efetivo. Aproveitamos a audiência para pedir apoio também junto ao Ministério Público Federal. Hoje são 37 medicamentos deveriam ter sido fornecidos pelo Ministério da Saúde, mas não foram. Nessa lista, há medicações para câncer, artrite psoriática e esclerose múltipla. Então, isso também gera a desassistência”, disse o diretor-geral de Assistência Farmacêutica de Pernambuco, Mário Moreira.

LEIA MAIS

1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste acontece de 1º a 3 de maio no Complexo Mutieventos da Univasf

O Congresso será realizado no Complexo Multieventos da Univasf.

O 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste acontecerá de 1º a 03 de maio, no Complexo Multieventos da Univasf, campus Juazeiro (BA). O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Pediatria e traz um programa cuidadosamente elaborado para atualizar os profissionais médicos da região.

A proposta é oferecer um momento singular em termos acadêmicos, com experiências inovadoras de sessões interativas, debates personalizados e aulas convencionais.
LEIA MAIS

Secretaria de Saúde aplica cal nas margens do Canal do Macarrão para combater Aedes aegypti e muriçoca

(Foto: Ascom)

A equipe do Núcleo de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde no combate à reprodução das larvas do Aedes aegypti, realizou na última sexta-feira (26), a aplicação de cal nas margens do Canal do Macarrão. A ação tem por objetivo impedir a reprodução dos mosquitos Aedes aegypti e Cullex (muriçoca comum). Foram utilizados 480kg de cal.

“Quando a cal entra em contato com a água eleva a temperatura da mesma e cria um ambiente alcalino, eliminando todas as larvas existentes naquele local e impedindo a reprodução”, esclarece Klynger Farias, diretor de Vigilância em Saúde. O trabalho realizado pelo núcleo de combate às endemias acontece após a limpeza dos canais, realizado pela Secretaria de Serviços Públicos.

LEIA MAIS

Relatório da ONU aponta que uso excessivo de remédios pode matar 10 milhões ao ano até 2050

(Foto: Internet)

Relatório de entidades ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta segunda-feira (29), alerta que o uso excessivo de medicamentos e os consequentes casos de resistência antimicrobiana podem causar a morte de até 10 milhões de pessoas todos os anos até 2050.

Segundo o documento, o prejuízo à economia global pode ser tão catastrófico quanto a crise financeira que assolou o mundo entre 2008 e 2009. A estimativa é que, até 2030, a resistência antimicrobiana leve cerca de 24 milhões de pessoas à extrema pobreza.

Atualmente, pelo menos 700 mil pessoas morrem todos os anos devido a doenças resistentes a medicamentos – incluindo 230 mil por causa da chamada tuberculose multirresistente.

LEIA MAIS

Confira o cronograma de atendimento das Unidades Móveis de saúde no mês de maio em Petrolina

(Foto: Alexandre Justino)

A Prefeitura de Petrolina já divulgou o cronograma de atendimento das Unidades Móveis que devem percorrer cerca de 40 localidades no mês de maio. O principal objetivo da Secretaria de Saúde é facilitar o acesso aos serviços médicos e odontológicos aos moradores da zona rural.

Na unidade móvel odontológica, são ofertadas consultas e serviços de saúde bucal. Já na unidade de atendimento médico, são oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas, caso necessário.

LEIA MAIS

Feira de Saúde atende mais de 550 pessoas no Monsenhor Bernardino

(Foto: Alexandre Justino)

A comunidade do Residencial Monsenhor Bernardino, em Petrolina (PE), recebeu no último sábado (27) uma feira  promovida pela prefeitura com diversos serviços de prevenção e promoção à saúde. O evento totalizou mais de 550 atendimentos.

Dentre os serviços ofertados estavam consulta médica e odontológica; preventivo; testes rápidos para HIV e hepatites B e C; auriculoterapia; atualização de situação vacinal; aferição de pressão arterial e glicemia; avaliação antropométrica; orientações sobre prevenção de acidente de trânsito e violência contra mulher; prevenção e acidentes de trabalho, além de acompanhamento de saúde do Bolsa Família.

“A realização dessas feiras é uma maneira de nos aproximar da população levando esses serviços de promoção à saúde nos bairros, auxiliando também a diminuir a demanda das unidades de saúde”,  diz a gerente do Núcleo de Educação e Saúde, Lorenna Ferraz.

Superlotação em unidades de saúde compromete atendimentos em Juazeiro

(Foto: Ascom PMJ)

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro (BA), os serviços  municipais de saúde de estão com os atendimentos  comprometidos devido a superlotação em que se encontra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Materno  Infantil de Juazeiro (HMIJ). O aumento no número de atendimentos  diários é  elevado, e aos finais de semana triplica, com isso as equipes dos serviços  enfrentam dificuldades para atender à  todas as demandas.

Na tentativa de evitar um colapso, a SESAU  solicita aos usuários que busquem pelos serviços em caso de urgência e emergência, caso contrário esperem até o primeiro dia útil e busquem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A solicitação também serve para os municípios que são pactuados na rede PE/BA.

LEIA MAIS

UPAE e HDM ressaltam perigos da Hipertensão Arterial

(Foto: Internet)

A Hipertensão Arterial afeta um a cada quatro brasileiros adultos e contribui para a morte de 84 pessoas por hora, visto que a hipertensão é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, como o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

No último dia 26, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, alertam justamente para os perigos relacionados à doença.

LEIA MAIS

Hospital de Casa Nova amplia canais de comunicação com pacientes

(Foto: Ascom)

O Hospital Municipal de Casa Nova (BA) ampliou os canais de comunicação com a comunidade. Dois números de telefone celular foram criados, com a intenção de melhor atender pacientes e usuários da rede municipal de saúde.

Através desses números será possível agendar atendimento, comunicar acidente ou solicitar atendimento com ambulância, vagas e informar-se sobre data e hora de atendimento de médicos especialistas, bem como obter informações.

Os pacientes poderão utilizar os seguintes números: (74) 99819-0856 ou (74) 98823-9127. A diretora do Hospital, Viviane Santos Brito comenta a mudança. “Somos um equipamento público, municipal, de referência regional. Temos um município com mais de 9 mil quilômetros quadrados e comunidades a 150 quilômetros da sede. Há comunidades em que só há um ou dois celulares e por isso estamos disponibilizando estes números para que o contato seja possível a qualquer hora, de qualquer distância e em qualquer ocasião. Isso nos foi colocado pelo prefeito, com a determinação que implantássemos este serviço. Está feito e à disposição da população “, finalizou.

Petrolina recebe Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco

(Foto: Edivaldo Landim/Cortesia)

Petrolina recebe nesse sábado (27) a 9ª Conferência Estadual da Saúde de Pernambuco. Essa é a terceira etapa do evento que tem como tema “Saúde não é favor, é direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular”, a discussão será encerrada ao final do dia.

A Conferência é realizada no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). Na programação os convidados discutirão temas ligados à saúde pública, montarão grupos de trabalho e farão a eleição dos pré-delegados estaduais. Antes de Petrolina, Salgueiro já havia recebido o evento.

Leitor denuncia caos no Dom Malan; Hospital nega acusações

(Foto: Arquivo)

Um leitor que preferiu não se identificar, entrou em contato com o Blog Waldiney Passos na tarde desta sexta-feira (26) para denunciar uma série de problemas enfrentados pelos usuários do Hospital Dom Malan em Petrolina (PE), principalmente as dificuldades de gestantes que chegam na unidade em busca de serviços.

De acordo com o relato do denunciante, hoje (26), um episódio chamou atenção. Segundo a fonte, dois médicos discutiram publicamente por conta de um impasse sobre uma medicação. Um médico teria receitado um tipo de medicamento que não induzia o parto das gestantes. Ao se dar conta da ação do profissional, uma médica discordou e suspendeu a medicação. Ainda de acordo com as informações da testemunha, a discussão foi presenciada por pacientes, acompanhantes, funcionários e demais usuários do HDM.

Além desse ocorrido, o leitor informou ao Blog que várias gestantes estavam no Hospital há mais de dez dias aguardando a realização do parto. E contou ainda, que algumas pacientes não tinham nem entrado na lista das cesarianas.

LEIA MAIS

Para ampliar número de crianças imunizadas contra gripe, prefeitura faz vacinação em creches de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Para alcançar um número maior de crianças entre seis meses e seis anos incompletos, que fazem parte do público-alvo da campanha nacional de vacinação contra a gripe, a prefeitura municipal, desenvolveu a estratégia de vacinar os alunos das creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) de Petrolina.

A ação coordenada  pelas secretarias de Saúde e Educação em paralelo à vacinação nas unidades básicas de saúde, será voltada às crianças e professores que atuam nas escolas e será realizada por servidores de unidades de saúde dos respectivos bairros. As crianças serão vacinadas mediante autorização prévia dos pais e apresentação da carteira de vacinação.

LEIA MAIS